Primeiro Passo

21:31 2 Comments

Para começar pensei fazer um não muito breve post sobre o meu começo nesta coisa da corrida e assim sendo aqui vai:

O ano passado deu-me para começar a correr ao fim do dia, nada de especial apenas uma corridinha algo curta para fazer algum exercicio, entretanto ouvi falar da Corrida do Tejo 2010 e sabendo que um amigo já andava nisto da corrida há algum tempo tendo feito já esta prova falei com ele para saber a dificuldade da mesma. Prontamente tive resposta a incentivar-me para me inscrever, que era uma prova relativamente simples e com um optimo ambiente.

Ora bem acabei por me inscrever e comecei a treinar. Dado que nos ultimos meses não costumava fazer grande coisa e estava desabituado a fazer exercicio, deveria ter começado a treinar com mais antecedência, mas isso não aconteceu, e dei por mim com cerca de 1 mês para conseguir fazer 10km de corrida. Acabei por treinar menos vezes do que pretendia e com menos eficácia, sendo que o treino mais longo que fiz foi de apenas 6km.

O dia da corrida acabou por chegar e lá me meti no carro para o deixar junto à meta e apanhar o comboio para Algés, logo ai comecei a ficar surpreendido com a quantidade de gente que se dirigia para a estação e depois a quantidade de gente já na partida.

Ia fazer a prova sem nenhum grande objectivo definido, queria obviamente terminá-la e tinha a esperança de a fazer com um tempo muito proximo da 1hora, para baixo se possivel. Foi dada ordem de partida e lá fui eu, primeiro a caminhar depois finalmente com espaço pude começar a correr impressionando-me a quantidade de camisolas amarelas que se via pela estrada fora, um espectaculo realmente bonito. Os quilometros iam passando, ia a sentir-me bem, fiz a 1ª subida sem ter necessidade de andar e ia satisfeito com o meu desempenho, passei no KM 5 com a marca de 29minutos o que estava dentro do meu desejo de acabar com pouco menos de 1hora, o que não previ foi a quebra que vim a ter, o ritmo foi descendo e ao km 6 e pouco tive de parar e ir a andar durante cerca de 1km, voltei a correr novamente mais um bocado mas durou pouco, fui a caminhar ate ao km 9 onde fiz um esforço enorme para conseguir fazer o ultimo km a correr, acabando a prova com tempo oficial de 1h08 e tempo de chip 1h06. Estava feito, recebi o saquinho e satisfeito la me dirigi para o carro.

Chegado a casa banho e depois uma tarde péssima, em que estava extremamente mal disposto, não conseguia comer nada, doía-me tudo e só dizia "nunca mais volto a fazer isto"... e realmente foi praticamente assim até ao fim do ano.

Fui entretanto desafiado  para ir a corrida do Jamor no dia 31 de Outubro, mas sendo esta no dia a seguir aos meus anos acabei e achando não estar em condições para tal depois do "trauma" que foi o pós Corrida do Tejo acabei por não ir. Até ao fim do ano corri só muito de vez em quando e fui lendo sobre provas que me pareciam interessantes para se particiar: GP do Natal em Lisboa e São Silvestre de Lisboa.

2011 chegou e quis voltar a correr desta vez mais a sério, estive a ver calendarios de provas e escolhi umas quantas para participar.

A primeira que vi foi o IV GP de Mem Martins, o que era excelente, (apesar de me parecer uma prova mt acidentada) porque é onde moro e é praticamente "correr em casa". Comecei a treinar para esta prova, estou com mais peso do que tinha na Corrida do Tejo e parece-me que em pior forma, mas o objectivo mantém-se: simplesmente acabar em condições a prova, não me incomoda se for o ultimo, se tiver de ir a andar parte do percurso, quero simplesmente acabar e sentir-me bem o resto do dia.

Considero que desta vez tenho a vantagem da experiencia da outra corrida e acho que consigo controlar melhor o que estou a fazer ao longo da corrida.

Como este post já vai muito longo, deixo para depois um update sobre os treinos feitos ate ao momento para esta prova.

Cumprimentos

2 comentários:

  1. [...] da experiência na Corrida do Tejo no final do ano passado decidi começar em Janeiro a treinar de forma mais regular e participar em [...]

    ResponderEliminar
  2. [...] à um ano que fiz a minha primeira prova, exactamente na Corrida do Tejo 2010 e como relatei no primeiro post deste blog foi na altura uma má experiência, não tanto a corrida em si, mas sim o pós-prova. [...]

    ResponderEliminar