Corrida do Sporting 2011

Deste que comecei a correr há quase um ano que sempre me questionei sobre o porquê do Sporting, tendo a história que tem no atletismo não ter uma corrida própria, como por exemplo o Benfica. Felizmente esta minha questão durou apenas até meio deste ano quando foi anunciada a Corrida Sporting 2011 com 10Km, desde esse dia defini esta corrida como presença obrigatória e deixar tudo na estrada para fazer um excelente tempo.



Comecei por ir cedo para o estádio para ter tempo de dar uma voltinha por lá e ver o ambiente enquanto esperava pelo amigo João Catarino que ia fazer a sua estreia em provas de atletismo. Entretanto acabei por conhecer pessoalmente o José Magro do Mundo da Corrida e deu para estar em animada conversa enquanto aquecíamos para a corrida.



Com o aproximar da hora da partida fomos para o meio do pelotão e acabei por encontrar o Carlos Neves. Passado uns minutos foi finamente dado o tiro (ou buzina) de partida e lá fomos nós tentando começar a correr o que era complicado visto o percurso afunilar logo na 1ª curva. Passada esta dificuldade e com o Carlos a insistir para seguir com ele lá fui eu, a um ritmo bem mais alto do que estava habituado mas a conseguir aguentar-me. Segui com ele até ao Km 2.5 mas depois tive de abrandar para não estoirar antes do final. De qualquer forma tenho de agradecer ao Carlos senão fosse ele a puxar tanto por mim no inicio não tinha feito o tempo que fiz.

Já sozinho lá continuei com a minha corrida a um ritmo maior do que estava habituado mas a aguentar-me bem. Por volta do Km 4 estava o 1º abastecimento, o que foi uma surpresa visto estar a espera de apenas 1 abastecimento ao Km 5, peguei numa água e continuei a impor um ritmo forte até chegar ao Saldanha e começar a descer a Av. Fontes Pereira de Melo. Chegado ao ponto de retorno era altura de subir e relembrar o conselho do José Magro no inicio "Não pensar que é uma subida" foi o que fiz e praticamente não dei por ela, a meio estava bem colocado um tapete para controlo de tempos e evitar alguma batotice. Neste momento tinha feito 5Km e batido o meu record nessa distância intermédia - 26:52. Era um bom sinal para uma melhoria do meu tempo final. O Km 5 e 6 foram aqueles em que acabei por ter um ritmo pior mas mesmo assim consegui manter-me abaixo dos 6 min / km.



Chegado ao Km 7 novo abastecimento, e cada vez mais a certeza que ia conseguir bater o meu record pessoal e por uma boa margem. Sentia-me bem, ia a correr a um ritmo na ordem dos 5:30 / km e o facto de estar a correr em casa com a camisola do Sporting dava uma enorme motivação.

Deste ponto para a frente lembro-me de tudo ter passado muito rápido, a emoção e felicidade que sentia era cada vez maior à medida que me aproximava do estádio. No último quilómetro ainda consegui acelerar mais e nem a subida do fosso para o relvado onde estava instalada a meta me atrapalhou a emoção de entrar no "meu" estádio a correr com a camisola do meu clube vestida era demasiada, e foi com uma imensa felicidade que cortei a meta com o tempo final de 53:12 (Tempo Garmin).

Terminada a prova foi altura de tirar o chip e ficar no relvado a aguardar que o amigo João Pires terminasse a sua prova. No final foi entregue uma medalha engraçada e um saquito com águas, uma bebida isotónica e uma maçã.



Quanto a organização, para uma primeira prova considero que correu quase tudo de forma perfeita. Deixo apenas três sugestões: Mudar o local da partida, aquele afunilar logo 20metros depois do inicio é bastante perigoso para os atletas; Colocar mais pessoas nos abastecimentos a dar as águas e fazer uma separação na partida entre quem vai andar e quem vai correr também seria uma boa ideia.



Resumindo, esta prova foi bastante especial para mim é complicado explicar a emoção que se sente quando se veste a camisola do nosso clube e se entra no nosso estádio a correr para cortar a meta, julgo que todos os Sportinguistas sentiram uma enorme felicidade por fazer parte desta prova e poderem de certo modo vestir a camisola do Sporting e representar o clube do seu coração.

Dados Garmin

  • Distancia – 09.77 Km

  • Tempo – 00:53:12

  • Ritmo Médio – 05:27

  • BPM Médio – 172


——————————————————————–

Tracking: Tracking Corrida do Sporting

Classificação Oficial: 00:53:09 - 1639 / 3320

Classificações: Classificação Corrida do Sporting (Classificação em PDF)

Fotos: 

4 comentários:

  1. Parabéns por este post! E também por teres completo a prova! :)
    Também tenho um Garmin 610 (é bem recente) e estive a comparar os nossos resultados. Estes são os meus: http://connect.garmin.com/activity/122232507
    Uma diferença que eu notei, foi que nos splits o meu Garmim marcou sempre a cada 1Km (o último foi 0,63Km) e o teu ora marcou 1, 0.97, 0.99Km, etc.
    Será que o modo de gravação de dados terá a ver com isto? O meu estava em modo "Smart" (ainda não experimentei o "Every second").
    Bons treinos!

    ResponderEliminar
  2. Obrigado, deixo também os parabéns pelo excelente tempo que fizeste.

    O que se passou com o meu foi que eu em alguns quilometros ao passar pela placa que assinalava o Km carregava no Lap do relogio dai as diferenças. Isto porque andei a ler uns artigos neste blog: http://www.dcrainmaker.com/2011/03/art-of-pacing-with-garmin.html e quis fazer umas experiências.

    Ah estou a usar o every second como método de gravação de dados, ainda não consegui analisar com pormenor se existe uma grande diferença para o método smart.

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Concordo totalmente contigo em relação ao local da partida e à questão de colocarem as pessoas que vão a andar na parte final do pelotão. Aquele início foi uma confusão de todo o tamanho. De resto, foi perfeito, o Sporting está de parabéns!!!

    ResponderEliminar
  4. António Cunha, muito boa a track desse Garmin 610. As tracks dos 305 (como o meu) que tenho visto para a corrida do Sporting, ficaram bem mais "tortas".

    ResponderEliminar