8ª Corrida da Solidariedade ISCPSI / APAV

À medida que a data desta corrida se aproximava as minhas expectativas iam aumentado, isto porque as duas ultimas semanas de treino tinham corrido bastante bem e pela primeira vez sentia-me em forma para enfrentar os 10km sem parar de correr. Este era o principal objectivo para esta prova.

No dia da prova encontrei-me antes da corrida com uns amigos e ficámos um pouco a conversa até nos dirigirmos para o local onde ia ser dado o tiro de partida e onde já se encontrava imensa gente. Após uns momentos de alguma confusão e apertos lá começamos a correr em direcção ao Cais do Sodré.

Tinha decidido começar a prova devagar correndo a cerca de 6:30min/km e se possível ir aumentando o ritmo na parte final. Foi neste ritmo que cheguei até a primeira viragem onde comecei logo a sentir algum vento de frente mas por enquanto nada de extraordinário.

Aos 5km o habitual abastecimento e encontro aqui o Nuno que tinha começado mais rápido e estava agora a recuperar um pouco do esforço inicial. segui com ele durante um bocado mas como me estava a sentir bastante bem segui com o meu plano inicial e comecei a aumentar o ritmo para um pouco abaixo dos 6min/km.

O vento começava a sentir-se um bocado mais e eu tentava correr de grupo a grupo para me resguardar um pouco, entretanto começo a aperceber-me que estava a começar a deixar de ser ultrapassado para ser eu a ultrapassar outros atletas, isto a juntar ao continuar-me a sentir-me bastante bem deu-me uma motivação ainda maior

Por volta do quilómetro 7 encontro o Bruno que também seguia a um bom ritmo e vou durante um bocado com ele, mas nesta altura começo a olhar para o tempo que estava a fazer e a pensar que talvez fosse possível fazer menos de 1hora

Entramos no Km 8 com cerca de 50 minutos o que me obrigava a fazer os últimos 2km a 5min/km, ou seja toca a acelerar. Km 9 com 55:08 e deixo o Bruno para acelerar ainda mais em direcção a meta aproveitando o facto de já ter o vento a favor. os minutos passavam, o relógio mostrava que ia a 4:30 min/km mas a meta nunca mais aparecia, quando finalmente a vi faço um último sprint carrego no botão stop do relógio e 1:00:00.

Segundo objectivo cumprido, sei que o percurso era totalmente plano, mas acabei extremamente feliz, tinha conseguido correr 10km, controlar muito bem o meu esforço ao longo da corrida e baixar o meu record pessoal para 1hora.



É sem duvida uma prova para repetir no próximo ano

Tracking: Corrida da APAV

Tempo Oficial: 0:59:59

Classificação: 669 / 823

Actualizei o calendário de provas com a Corrida do Benfica no próximo dia 10, só mesmo a vontade de correr é que me faz la ir, senhores do Sporting com a história que temos no atletismo criar uma "Corrida do Sporting" era capaz de ser uma ideia interessante

6 comentários:

Corrida do ISCPSI / APAV - Percurso

21:49 , 0 Comments

Tenho-me sentido bastante bem nos últimos treinos que fiz e consigo nas ultimas semanas fazer sem dificuldades 7.5Km, por isso tenho como grande objectivo para esta prova fazer pela primeira vez os 10km sem ter a necessidade de ir a caminhar.

Como objectivo de época quero baixar o meu tempo aos 10km para menos de 1hora, claro que é algo que vou ter em mente já esta corrida ainda para mais sendo o percurso praticamente todo plano mas é um objectivo secundário pelo menos para já.

Depois deste pequeno resumo dos treinos e objectivos deixo aqui o percurso para a prova , o local da partida e da chegada podem não ser exactamente onde os marquei mas deve ser la perto.

Percurso 8ª Corrida da Solidariedade ISCPSI / APAV



Boa prova e atenção à mudança de hora de sábado para domingo.

0 comentários:

Mini Maratona de Lisboa 2011

Dia de prova começa a ser sinónimo de acordar cedo ao domingo, e desta vez não foi diferente. O dia começou um pouco antes das 8h, levantar, tomar o pequeno almoço e pouco depois era altura de sair de casa e ir para lisboa onde tinha combinado com 2 amigos apanharmos o comboio que nos ia levar até à ponte.

Chegado à estação lá nos metemos no comboio e iniciámos a viagem ate ao Pragal em modo hora de ponta. Em cada estação que o comboio parava e mesmo não havendo espaço para mais ninguem dentro do comboio, havia sempre 2 ou 3 que conseguiam entrar. Se calhar um reforço dos comboios neste dia não era uma má ideia.

Após a chegada ao pragal a meia hora seguinte foi passada no meio de uma enorme confusão de pessoas a espera para descerem pelos acessos a praça das portagens, não haverá outra alternativa? Só vi 2 caminhos de acesso e ambos demasiado estreitos para tanta gente, o que me pareceu pouco e uma situação potencialmente perigosa, de qualquer forma lá acabámos por chegar ao local da partida.

Da corrida propriamente dita desde o início e até meio da ponte não havia outra solução que não fosse andar aos "S" pelo meio das pessoas que iam a caminhar ou a tirar fotos, por entre famílias a pé e com carrinhos de bebé la fui correndo e passando pessoas ficando cada vez mais fácil manter um ritmo constante.

Quando comecei a descer para Alcântara aproveitei a descida para embalar mas acho que exagerei um bocado e só via as pulsações a subirem bem mais que o ideal tendo começado logo a pensar que mais para o fim ia pagar este aumento de ritmo. Foi mais ou menos o que aconteceu, até então estava a conseguir ir abaixo dos 6min/km mas assim que cheguei a parte plana baixei para 6:20min/km não conseguindo baixar das 180bpm, apesar disso não me sentia mal e como ir a andar não estava nos meus planos deixei-me ir a correr calmamente até ao final.

Mais uma vez foi com grande alegria que passei a meta, a sensação de acabar mais uma prova, de tudo ter corrido bem, de ter conseguir fazer a distância toda sem parar é algo de fantástico. Fiz os 7.89km em 48:38 (tempo garmin) e com 175bpm médias.

Em relação à organização da prova fiquei um bocado desapontado, não com os chamados brindes ou abastecimento mas com a grande confusão ao inicio e com a marcação dos quilómetros, a única marca que vi foi a dos 2km numa placa pequeníssima perto do chão, não é algo que me faça grande diferença porque tenho a felicidade de poder ir controlando pelo relógio, mas acaba por dar jeito durante a corrida. Na minha curta experiência de 2 provas ambas estavam melhores neste aspecto.


Venha agora a próxima prova já este domingo nos 10km da  8ª Corrida Solidariedade ISCPSI / APAV

1 comentários:

Treino ao Sol

18:47 , 0 Comments

Sabe mesmo bem correr com sol:

http://connect.garmin.com/activity/73228660

Não estava a planear fazer um treino tão longo hoje, mas estava a saber mesmo bem correr com sol que continuei.

Já agora o que fazem quando encontram cães soltos na rua durante os treinos? Há uns tempos fui perseguido durante uma centena de metros e não achei muita piada. Hoje voltei a ver ao longe os meus "amigos" da outra vez e decidi fazer um desvio para não me aproximar mt deles.

0 comentários:

Balanço de Fevereiro

19:32 0 Comments

Com alguns dias de atraso fica aqui um resumo das actividades em Fevereiro

Nº Treinos: 7 (1 prova)

Distância: 41.57 km

Tempo: 4h 37m

Ritmo médio: 6:41

BPM Médio: 168

Calorias: 3555

0 comentários: