9ª Meia Maratona dos Palácios

Não estava nos meus planos fazer uma meia maratona antes de Setembro, mas o desafio apareceu por uns amigos com quem tinha feito os 15km do 1º de Maio por isso mesmo sem ter feito uma preparação adequada para correr 21km, siga e depois logo se vê o que acontece, em último caso podia sempre ir a caminhar.

Assim que foi dado o tiro de partida meti um ritmo lento com o objectivo de tentar aguentar o máximo tempo possivel a correr. Resultado deste plano: uns 100metros depois da partida e já ia a ouvir o motor da ambulância atrás de mim. Lado positivo se precisasse de alguma coisa tinha apoio mesmo ali ao pé.

Continuamos a correr em direcção ao Tribunal de Sintra e aos poucos fui-me conseguindo distanciar da ambulância mas já não via praticamente nenhum atleta na estrada, ia sozinho com o Nuno e assim fizemos toda a longa descida do Lourel aproveitando para descansar para a subida que de certeza nos esperava.

Ao Km5 estava o 1º abastecimento, e foi também a altura em que o Nuno ficou para trás e eu segui sozinho, ao contrário de outras provas decidi levar a garrafa de água comigo para ir bebendo / despejando na cabeça para refrescar, o que se revelou uma excelente ideia. Enquanto seguia sozinho comecei a ficar preocupado com o facto de não saber o caminho mas visto que tinha chegado a Recta da Granja não tinha grandes alternativas que não fosse ir em frente debaixo de um sol abrasador.

Depois de uma recta interminável o que aparece a frente? Uma subida também ela interminável até ao Algueirão. No inicio da subida encontro o Bruno que me acompanha durante um bocado, e quase no fim encontro o Sérgio que estava a participar na sua 1ª prova e que estava a ir bastante bem.

Aos 10km novo abastecimento onde aproveitei para levar comigo 2 garrafas de água, nunca tinha despejado tanta agua em cima de mim como nesta prova, estava realmente calor e água sabia bastante bem. Fui com o Sérgio ate ao km12 onde começava a ultima dificuldade do dia, aos poucos ia começando a ver mais atletas na estrada o que era bom sinal para mim começava a ganhar algum terreno, mas ainda faltava muito.

A subida "final" foi bastante dura o cansaço já se começava a acumular e estava a chegar ao meu limite de quilómetros a correr, 15km que tinha feito na corrida do 1º de Maio, dali para a frente seria tudo novidade e não sabia quanto tempo ia aguentar. Por volta do km 14 aproveitei um bocado de terreno mais plano e tomei o gel que tinha levado para se ajudava a fazer os últimos quilómetros.

Do fim da subida até à meta não há muito mais a contar, foi sempre a descer mas nem assim consegui aumentar o ritmo, já me doía tudo, e era só ver os quilómetros a passar, por volta do Km 18 ainda vi o Pedro a minha frente mas não tive força para acelerar e apanha-lo.

Quando entrei no último quilómetro convenci-me finalmente que ia conseguir, tinha superado todas as expectativas e ia concluir a minha primeira meia maratona abaixo das 2h e 30minutos e sem parar de correr, foi sem conseguir parar de sorrir que fiz os últimos 500 metros e cortei a meta.

É complicado explicar o que senti no momento que cortei a meta, ainda hoje custa-me a acreditar que fiz uma Meia Maratona, que corri 21km, foi uma experiência fantástica, muito dura mas sem qualquer dúvida que valeu a pena. como disse um amigo no fórum do mundo da corrida "São sensações unicas, que só aquele que passa por elas, é que sabe dar o valor".

Em relação a prova, gostei muito do percurso apesar de duro, gostei dos abastecimentos de 5 em 5km. Não gostei de parte do percurso ter de me encostar a berma da estrada para não levar com carros vindos de trás, não gostei de a partir do km14 a carrinha da organização levar as placas com a marcação do km e para finalizar qualquer coisa para beber além de agua no final também era bem vindo, mas pronto por 4€ não se pode reclamar muito o que me chateou mais foi mesmo os carros na estrada.

Resumindo um pouco o texto que já vai muito longo, superei tudo o que tinha previsto para esta corrida, incluindo a mim mesmo, em Janeiro quando comecei a correr não pensava completar uma meia maratona em Maio, não sabia sequer que era capaz de o fazer.

Classificações: Classificações 9ª Meia Maratona dos Palácios

Tracking: Tracking 9ª Meia Maratona dos Palácios

Fotos: Fotos Meia Palacios 1, Fotos Meia Palacios 2, Fotos Meia Palacios 3, Fotos Meia Palácios 4

Classificação Oficial: 717 em 741 atletas com tempo chip 02:21:27 (no garmin registou 02:21:23 para 21.23km)

5 comentários:

Meia Maratona dos Palácios - Percurso

Como vem sendo hábito deixo aqui algumas informações sobre a Meia Maratona dos Palácios 2011.

O Início da prova está marcado para as 10h junto ao Palácio da Vila em Sintra, sendo que o levantamento dos dorsais é feito no mesmo local até 30 minutos antes da partida.

O percurso deverá ser mais ou menos o seguinte: Percurso Meia Palacios

[caption id="attachment_212" align="aligncenter" width="300" caption="Percurso Meia Maratona dos Palácios"][/caption]

Altimetria:

[caption id="attachment_211" align="aligncenter" width="300" caption="Altimetria Meia Maratona dos Palácios"][/caption]

Deixo ainda algumas informações adicionais sobre o tempo previsto e os horários dos comboios para quem os usar para se deslocar para o local da partida´



Horários dos Comboios para Domingo

Por fim em relação a minha prova estou com grandes expectativas não a nível de fazer grandes tempos mas sim por ser a minha 1ª Meia Maratona, vamos a ver se aguento tudo sem parar, a ter de definir um objectivo seria esse.

0 comentários:

Próximas Provas e Objectivos

Antes de falar nas próximas provas em que vou participar tenho de falar na excelente notícia que li ontem à noite: a Corrida do Sporting vai avançar dia 16 de Outubro deste ano.

Vamos a ver o que vai sair dali, mas é uma corrida em que faço questão de estar presente ou não fosse o meu clube. Espero que seja algo bem organizado, participado e para continuar nos próximos anos.

Em relação ao meu plano para os próximos meses, houve uma antecipação. Tinha planeado fazer a minha 1ª meia Maratona em Setembro na Vasco da Gama, mas depois de um desafio de uns amigos, fiz a inscrição na 9ª Meia Maratona dos Palácios já no próximo dia 22 de Maio. Não tenho a preparação que queria mas um bocadinho a correr um bocadinho a andar hei-de chegar ao fim.

Depois da meia maratona já tenho inscrição feita na Corrida do Oriente dia 05 de Junho, e na Marginal a Noite dia 18 de Junho.

Não vou poder participar na Corrida de santo António em Lisboa visto ser no dia antes da Corrida do Oriente. E para finalizar devo ir também a corrida do ambiente em Sintra que se realiza no dia 11 de Junho.

Criei uma página (ainda em actualização) para registar os meus objectivos e as datas em que os consegui cumprir. De um modo geral quero até ao fim do ano baixar dos 55minutos nos 10km e conseguir fazer uma meia maratona toda a correr, depois logo se vê.

0 comentários:

Balanço de Abril







Abril foi mais um mês de evolução, mais quilómetros feitos, menos treinos, um record pessoal aos 10km batido e a conclusão de uma prova de 15km.

Nº Treinos: 11 (2 provas)

Distância: 83.56 km

Tempo: 8h 52m

Ritmo médio: 6:23

BPM Médio: 163

Calorias: 6840





0 comentários:

30ª Corrida do 1º de Maio

Estava bastante curioso com esta prova, ia testar-me numa nova distância e fazer uma subida mais longa do que é costume, dado que iamos ter de subir toda a Almirante Reis, no entanto estava confiante para a prova sendo o meu único problema uma dor na zona do tendão de aquiles que me perseguia desde o último treino na semana antes da prova.

No dia da prova e após alguma confusão  devido ao facto dos senhores da CGTP terem perdido a ficha de inscrição da nossa equipa, lá consegui levantar os dorsais e os chips e preparar-me para a partida.

Não sabia como ia reagir a 15km de corrida por isso estava a planear ir com calma até pelo menos ao km 10 e depois logo via como me estava a sentir e se dava +ara acelerar ou não. Começamos a corrida devagar saindo do estádio em direcção ao Campo Grande, o Bruno e o Pedro ainda se distanciaram um bocado no início mas depois acabámos por seguir sempre a mesma velocidade eles mais a frente e eu e o Nuno cá atrás a tentar manter os 6:30min / km que tinha planeado.

Nos restauradores estava localizado o 1º abastecimento, toca a beber um bocado de água para refrescar e vamos embora que já só falta metade, seguimos em direcção a Praça do Comércio ouvindo uns aplausos de turistas que passeavam por ali e damos a volta para começar a enorme subida até ao fim da Almirante Reis.

Nesta altura apanhamos finalmente o Bruno e seguimos com ele, estava a sentir-me bem mas como tinha 4km de subida pela frente e não sabia como ia reagir para lá do Km 12 mantive-me com o mesmo ritmo. Por volta do Km 9 reparei que já estava a ir sozinho e perto do km 10 apanho o Pedro que ainda me acompanhou até ao próximo abastecimento.

Por volta do Km12 cheguei acabou finalmente a Almirante Reis e tenho de confessar que foi um alívio parar de subir. Foi nesta altura que me senti realmente cansado e a começar a quebrar, fui recuperando devagarinho até ao Km14 e como sempre a placa do último quilómetro dá uma força extra. Consegui ainda aumentar o ritmo para acabar com um tempo de 01:34:48.

Objectivo superado, 15km a correr sem parar, para mim é óptimo pensando que em Janeiro não corria mais do que 3km ... Sinto que os treinos e provas estão a dar resultado e a minha forma física está a melhorar aos poucos.

Já tenho o próximo objectivo em mente, feitos 15km só tenho de conseguir fazer mais 5. Venha dai uma Meia Maratona, e em princípio será já dia 22 de Maio, na 9ª Meia Maratona dos Palácios.

1 comentários: