Meia Maratona de Portugal

Tinha definido esta Meia Maratona como o primeiro grande objectivo da época, no entanto tenho de admitir que nos dias antes da prova e no próprio dia antes da partida não estava nada confiante. O que mais me preocupava era a minha falta de treinos adequados para fazer uma Meia Maratona, não tinha feito nenhum treino superior a 14 Km e nas últimas duas semanas tirando a Corrida do Destak não tinha calçado os ténis.

Apesar de não ter feito a inscrição com o resto da equipa Squadra, combinamos encontrar-nos ao pé dos autocarros que nos iam transportar para a Ponte para estarmos a conversa pelo menos antes da partida visto que depois acabámos por seguir a ritmos diferentes.

A partida foi dada e lá fui desta vez sem a confusão que apanhei na mini maratona da 25 de Abril fruto de uma boa divisão entre os atletas da Meia e Mini. Saímos da ponte e logo ao Km 3 estava o primeiro abastecimento, água e powerade para todos o único problema foi o abastecimento ser dos dois lados da estrada e num espaço reduzido o que criou alguns atropelamentos entre os atletas que paravam e os que queriam continuar a correr.

Da minha corrida até ao Km 10 recordo a alegria de por volta do Km 5 ter seguido pela direita no caminho que dizia "Half-Marathon" em vez de seguir para a Mini como o fiz na outra ponte, de ter visto do outro lado da estrada a placa a dizer "KM 20" e pensar que uma hora e mais qualquer coisa depois estaria realmente no km 20, e por fim de um senhor da organização por volta do Km 6 ou 7 a dizer "Hidratem-se que hoje está muita humidade, bebam sempre em todos os abastecimentos".



Durante este período fui calmamente a manter um ritmo controlado e até me ia a sentir bastante bem passando aos 10Km com 1hora e 4minutos. Por volta do Km 13 estava a o ponto de viragem e mais a frente estava o suposto abastecimento sólido, bananas nem vê-las e laranjas só as cascas. Tal como tinha feito na meia dos Palácios tinha levado um gel de casa e ao Km14 antes de passar outra vez no viaduto que ali existia foi altura de o tomar para recuperar algumas energias para a parte final da prova. Passei ao Km 15 com 1hora e 39 minutos, nesta altura o meu ritmo começava a descer mas ainda conseguia continuar a correr, pelo menos até ao Km 17.

Ao Km 17 a falta de treinos fez-se sentir, as pernas não aguentaram mais e tive mesmo de parar e ir a andar, a juntar ás pernas o calor estava insuportável e a camisola molhada a roçar nos mamilos estava a tornar muito complicado correr. Nesta altura já ia com 2horas de prova, ou seja era meio dia e meio. Lá me fui "arrastando" só a pensar no abastecimento do Km18 para beber um bocado de água que tanto precisava. Chegado ao Km18 a única coisa que vi foi as mesas dos abastecimentos já todas arrumadas e ninguém da organização, pois... pelos vistos a água tinha acabado. Lembram-se de ter falado do senhor no inicio a dizer "hidratem-se bem" ?... nesta altura só me apetecia bater-lhe...

Se já me ia a sentir pessimamente a falta de água acabou comigo e foi com grande esforço que fiz os últimos 3Km a andar, se corri uns 200 metros foi muito, sendo parte deles na recta da meta muito por culpa do speaker que tentava motivar os atletas que chegavam -  "o senhor de amarelo lá ao fundo não vai acabar a andar? Vamos lá uma corridinha, um esforço final, está quase".  Obrigado senhor do Speaker :)



Acabei a minha 2ª Meia Maratona em 2horas e 40 minutos, pior que na dos Palácios algo que não estava à espera, mas lá está, sem treinos não há milagres. Foi a minha pior prova na curta "carreira" de corredor de Domingo, os últimos quilómetros mesmo a andar foram um sacrifício enorme, só me apetecia parar completamente e ficar sentado, a chegada à meta foi tão complicada que só me lembrei de desligar o relógio já ia quase ao pé da Estação do Oriente.

Se esta Meia Maratona correu tão mal, foi muito por culpa minha e de vários erros que cometi, mas acho inadmissível que numa prova destas com uma inscrição nada barata, não haja água suficiente num abastecimento na parte final da corrida onde muitos atletas já levam 2horas de prova, ainda para mais num dia extremamente quente como estava.

Dados Garmin

  • Distancia - 21.09 Km

  • Tempo - 2:40:08

  • Ritmo Médio - 07:48

  • Tempo Médio - 164


-----------------------------------------------------------------------------

Tracking: Tracking Meia Maratona de Portugal

Classificação Oficial: 3226 / 3343

Classificações: Classificação Meia Maratona (Ficheiro Excel)

Fotos:

6 comentários:

Meia Maratona de Portugal - Percurso

No próximo domingo dia 25 de Setembro 2011 realiza-se pelas 10:30 mais uma edição da Meia Maratona de Portugal com início em cima da Ponte Vasco da Gama e a meta colocada em frente ao Pavilhão Atlântico.

O levantamento dos dorsais deverá ser feito entre os dias 22 e 24 de Setembro no Pavilhão Atlântico, entre as 10h e as 20h, mediante a apresentação do comprovativo de inscrição (atenção que não são aceites cópias). No dia da prova haverá autocarros para transportar os atletas para o local da partida colocado em cima da ponte. Os Autocarros estão estacionados na Av. D. João II, entre a Gare do Oriente e o Centro Vasco da Gama sendo que o ultimo parte as 09:00.

Esta vai ser a minha segunda meia maratona e mais uma vez não fiz a preparação devida, em comparação com a dos Palácios tenho, talvez, a vantagem de já ter corrido os 21 Km. Ok... foi só uma vez mas já ajuda a ter alguma noção da distância e do que custa a percorre-la. Tinha definido no inicio da época o objectivo de fazer um tempo na ordem das 2horas e 15minutos ou seja tirando 15minutos ao meu anterior tempo, mas com certeza que tal não vai ser possível, por isso vou continuar a dar o meu máximo mas com o objectivo de fazer a prova toda em corrida tal como fiz a Meia dos Palácios, no final venha o tempo que vier se a completar já será uma excelente vitória.

Mapa e PercursoPercurso da Meia Maratona (mapa retirado do site oficial da prova)



Altimetria (Apesar de parecer acidentado é preciso ter em atenção que a altura varia apenas entre os 0 e os 20 metros)



Previsão Meteorológica

3 comentários:

4ª Corrida do Destak

Mais um domingo a acordar cedo para ir fazer uma prova de atletismo, no entanto este teve a particularidade de me ter deixado dormir mais do que devia, o que resultou na minha chegada ao local da partida da prova apenas 5 minutos antes do seu início, mas ainda consegui fazer uma corridinha de aquecimento entre a Estação de Comboios de Carcavelos e a partida.



Apesar de ter partido perto do final do pelotão o primeiro quilómetro foi, como de costume nestas provas, um pouco confuso. Talvez por ter partido do final ou por já não correr à quase 2 semanas empolguei-me e parti num ritmo mais rápido do que tinha planeado. Com a falta de treinos não sabia quando tempo conseguiria aguentar por isso queria poupar-me tendo acabado por fazer um 2º e 3º Km mais lentos .

Correr na marginal é bastante agradável e tirando o vento um pouco forte estava a ser uma óptima corrida, até chegar ao 3ºkm onde estava (ou deveria estar) o 1º abastecimento e ver que água apenas a do mar ao nosso lado... Não havia uma única garrafa de água para quem vinha mais atrasado, não sei que contas fizeram ao número de participantes mas acho lamentável não haver água suficiente para todos. Apesar de não estar a desesperar por uma garrafa, tinha sabido bem beber qualquer coisinha.

Tirando o problema da água até me estava a sentir bem e comecei a aumentar o ritmo conseguindo manter-me durante os quilómetros seguintes sempre na ordem dos 5:50m/km. Perto do Km 7 aparece aquela que me pareceu a maior dificuldade deste percurso, a subida que existe antes do Casino Estoril que apesar de curta é bastante inclinada. Acabei por me safar bastante bem e no cimo, para prémio, estava o 2º abastecimento desta vez bem abastecido com garrafas (pelo menos na altura em que passei, já agora tenho curiosidade em saber se haveria para os últimos), peguei numa e siga para a meta que já está quase.



Consegui acelerar mais um pouco e entrar no último quilómetro com 53:46, se nada corresse mal conseguiria fazer abaixo da hora mas dificilmente iria bater o meu record, mesmo assim tentei acelerar um bocado a ver no que dava. Resultado, acabei abaixo da hora e surpreendido por me ter safo tão bem praticamente sem treinos desde a Corrida do Avante.

Dados Garmin:

  • Distância - 10,09 km

  • Tempo - 59:30

  • Ritmo médio - 5:54

  • BPM média - 175


---------------------------------------------------------------

Tracking: Tracking Corrida Destak

Classificação Oficial: 2235 / 2920

Classificações: Classificações Corrida Destak

Fotografias: Fotos Corrida Destak


2 comentários:

Corrida do Destak - Percurso

Realiza-se dia 18 de Setembro de 2011 a 4ª Edição da Corrida do Destak. A partida será dada pelas 09:30 na Avenida que liga a estação de Carcavelos à Marginal.

 

Quanto aos meus objectivos, dada a falta de treinos desde a Corrida do Avante não posso ambicionar a grande coisa, por isso vou ficar satisfeito se fizer os 10 Km sem qualquer paragem.

O percurso deverá ser mais ou menos o seguinte: Percurso Corrida do Destak

 

Deixo ainda algumas informações adicionais sobre o tempo previsto para o dia da prova



 

 

0 comentários:

Classificações Corrida do Avante

Estão disponíveis as classificações da 24ª Corrida do Avante -

http://www.festadoavante.pcp.pt/2011/noticias/classifica%C3%A7%C3%B5es-da-24%C2%AA-corrida-da-festa-do-avante

0 comentários:

Novas Corridas

Realizam-se no dia 2 de Outubro duas novas corridas na zona de Lisboa:

 

Corrida da Cruz Vermelha

Corrida da Água



2 comentários:

24ª Corrida do Avante

Se à uns anos atrás alguém me dissesse que no dia 4 de Setembro de 2011 eu ia acordar as 7h da manhã para me deslocar para a Margem Sul e correr 11.4Km, depois de ter estado na festa do Avante na noite anterior e de me ter deitado por volta das 3h eu diria que essa pessoa estava louca e desatava-me a rir... Bem afinal o "louco" sou eu e mais uns milhares de pessoas que estiveram neste dia numa agradável manhã a correr pela marginal do Seixal.

Cheguei cedo ao Seixal dando tempo para levantar os dorsais com calma e, ao contrário do que é costume, fazer um pequeno aquecimento antes do início da corrida.

Dado o tiro de partida, a habitual mas "simpática" confusão nos primeiros metros devido ao elevado número de atletas por umas estradas mais estreitas. Como é costume eu comecei lento mas com a ideia de ir aumentado o ritmo para o final.

Consegui ir cumprindo o plano e até aos 4Km fui a um ritmo na ordem dos 6:30 min/km, foi por volta desta altura que os primeiros atletas começavam a passar no sentido contrário a uma velocidade que mais pareciam ir a voar... incrível o ritmo a que seguiam.

Talvez motivado pela passagem dos primeiros a um ritmo tão alto acabei por aumentar um pouco o meu até aos 6min/km. Cheguei ao ponto de retorno no Km6 e um pouco mais a frente estava o abastecimento, e já só faltava metade.

Quando só faltavam cerca de 2km para o fim o reduzido jantar e as poucas horas de sono da noite anterior fizeram-se sentir e comecei a quebrar, acabei por ir um pouco à boleia de grupo em grupo de atletas, até chegar a meta onde desta vez não consegui sequer fazer um pequeno sprint.

Acabei os 11.4km da Corrida do Avante em 1:11:32 a uma média de 06:16 mas o melhor mesmo foi ter voltado às provas e ao imenso colorido que preenche as estradas nestas manhãs de Domingo

Agora é continuar os treinos com o pensamento na Meia Maratona da Ponte Vasco da Gama, com um intervalo no meio para fazer a 4ª Corrida do Destak.

Classificações: Classificação Corrida do Avante

Tracking: Tracking 24ª Corrida do Avante

Fotos: Fotos Corrida Avante; Fotos Corrida do Avante 2

Classificação Oficial: (01:10:33)  1387 / 1556

0 comentários:

Corrida do Tejo 2011 - Informações

Já estão abertas as inscrições para a Corrida do Tejo 2011 - http://www.corridadotejo.com/cms/

 

Senhores da Organização 14€ começa a ser demasiado não? Por esse preço quase que espero ser levado ao colo até ao final.

 

 

2 comentários: