Corrida do Tejo

Foi à um ano que fiz a minha primeira prova, exactamente na Corrida do Tejo 2010 e como relatei no primeiro post deste blog foi na altura uma má experiência, não tanto a corrida em si, mas sim o pós-prova. Nunca me tinha sentido tão mal e tão cansado ao ponto de mal conseguir sair da cama.

Este ano apesar da xulice da organização em pedir 14€ pela inscrição, decidi voltar e ajustar contas com esta Corrida.

No inicio da época defini como objectivo fazer um bom resultado nesta Corrida, e depois do excelente tempo que consegui na Corrida do Sporting a expectativa estava muito alta, como tal passei a semana a tentar controlar um pouco a "euforia" e a dizer para mim mesmo que um resultado na ordem dos 55minutos seria excelente.



Como de costume arrumei tudo de véspera para não ter de andar a preparar coisas a pressa no dia da corrida de manhã, claro que como de costume atrasei-me e cheguei a Carcavelos, onde ia deixar o carro, já perto das 9h, ou seja só apanhei o comboio das 9:16. Mesmo assim não me posso queixar muito visto ter conseguido o ultimo lugar sentado no comboio... Chegado a Algés foi altura de tentar aquecer um bocadinho e esperar pela partida.

Enquanto se aguardava ia-se vendo os característicos vídeos de motivação da Nike e um animador a tentar, lá está, animar as pessoas até se dar inicio à contagem decrescente 10, 9, 8 etc etc e chegado ao 0 lá foi dada finalmente a partida. Tal como na corrida do Sporting tentem impor um ritmo forte logo desde o início o que é sempre complicado nestas corridas com tanta gente pois é necessário andar um pouco aos "S" nos primeiros quilómetros, mesmo assim acho que não me safei nada mal e consegui andar a um ritmo bem jeitoso no inicio



Tal como o ano passado consegui fazer a 1ª subida a um bom ritmo e chegado ao cimo ia uma senhora a minha frente a um ritmo mais lento e há um atleta que decide gritar algo do género "oh senhora deixe passar quem está a correr", a senhora vira-se para trás e era nem mais nem menos que a Rosa Mota, nesta altura desata toda a gente que estava ali a volta a rir.

Não sei se pelo cansaço acumulado da Corrida do Sporting e dos últimos treinos ou se por outro motivo qualquer, não me ia a sentir tão fresco como no fim de semana anterior, de qualquer forma tentei manter-me sempre abaixo dos 5:30 para fazer um tempo na ordem dos 55minutos. Os quilómetros iam passando e estava a conseguir cumprir o objectivo, passei aos 5km com 27:11 e mais a frente passei a vontade pelo local onde no ano anterior tinha parado, meia vitória estava conseguida.

Do Km 6 até ao final não se passou nada de extraordinário, não tinha pernas para aumentar o ritmo por isso limitei-me a dosear o esforço para chegar ao fim. No último quilómetro lá fui buscar aquela energia que milagrosamente aparece sempre com a aproximação a meta tendo passado a mesma com o tempo de 00:54:27 -> Objectivo Cumprido. Tenho de confessar que apesar de ter cumprido o objectivo dos 55 minutos, fiquei um bocadinho desapontado por não ficar próximo dos 53m da Corrida do Sporting, mas pronto essa prova teve alguma circunstâncias especiais.

Resumindo, Corrida do Tejo 2011 concluída e objectivo cumprido, tinha a minha "vingança" feita, em relação à minha prova de estreia. Nada a apontar a organização, talvez com a excepção da já famosa polémica da entrega da medalha, que para ser sincero nem me apercebi até ler os relatos nos blogs e já no final de Domingo ter olhado com atenção para dentro do saco que deram no final. Apesar da boa organização, do percurso muito agradável e de ter sido a prova onde fiz a minha estreia em 2010, não sei se volto em 2012, o valor da inscrição é demasiado alto e apesar de ser uma imagem linda ver a marginal com tanta gente a correr, é demasiada confusão.

Dados Garmin

  • Distancia – 10.11 Km

  • Tempo – 0:54:28

  • Ritmo Médio – 05:23

  • BPM Médio – 174


——————————————————————–

Tracking: Tracking Corrida do Tejo 2011

Classificação Oficial: 00:54:27 - (3706 / 9346)

Classificações: Classificação Corrida do Tejo 2011

Fotos: 

5 comentários:

Corrida do Sporting 2011

Deste que comecei a correr há quase um ano que sempre me questionei sobre o porquê do Sporting, tendo a história que tem no atletismo não ter uma corrida própria, como por exemplo o Benfica. Felizmente esta minha questão durou apenas até meio deste ano quando foi anunciada a Corrida Sporting 2011 com 10Km, desde esse dia defini esta corrida como presença obrigatória e deixar tudo na estrada para fazer um excelente tempo.



Comecei por ir cedo para o estádio para ter tempo de dar uma voltinha por lá e ver o ambiente enquanto esperava pelo amigo João Catarino que ia fazer a sua estreia em provas de atletismo. Entretanto acabei por conhecer pessoalmente o José Magro do Mundo da Corrida e deu para estar em animada conversa enquanto aquecíamos para a corrida.



Com o aproximar da hora da partida fomos para o meio do pelotão e acabei por encontrar o Carlos Neves. Passado uns minutos foi finamente dado o tiro (ou buzina) de partida e lá fomos nós tentando começar a correr o que era complicado visto o percurso afunilar logo na 1ª curva. Passada esta dificuldade e com o Carlos a insistir para seguir com ele lá fui eu, a um ritmo bem mais alto do que estava habituado mas a conseguir aguentar-me. Segui com ele até ao Km 2.5 mas depois tive de abrandar para não estoirar antes do final. De qualquer forma tenho de agradecer ao Carlos senão fosse ele a puxar tanto por mim no inicio não tinha feito o tempo que fiz.

Já sozinho lá continuei com a minha corrida a um ritmo maior do que estava habituado mas a aguentar-me bem. Por volta do Km 4 estava o 1º abastecimento, o que foi uma surpresa visto estar a espera de apenas 1 abastecimento ao Km 5, peguei numa água e continuei a impor um ritmo forte até chegar ao Saldanha e começar a descer a Av. Fontes Pereira de Melo. Chegado ao ponto de retorno era altura de subir e relembrar o conselho do José Magro no inicio "Não pensar que é uma subida" foi o que fiz e praticamente não dei por ela, a meio estava bem colocado um tapete para controlo de tempos e evitar alguma batotice. Neste momento tinha feito 5Km e batido o meu record nessa distância intermédia - 26:52. Era um bom sinal para uma melhoria do meu tempo final. O Km 5 e 6 foram aqueles em que acabei por ter um ritmo pior mas mesmo assim consegui manter-me abaixo dos 6 min / km.



Chegado ao Km 7 novo abastecimento, e cada vez mais a certeza que ia conseguir bater o meu record pessoal e por uma boa margem. Sentia-me bem, ia a correr a um ritmo na ordem dos 5:30 / km e o facto de estar a correr em casa com a camisola do Sporting dava uma enorme motivação.

Deste ponto para a frente lembro-me de tudo ter passado muito rápido, a emoção e felicidade que sentia era cada vez maior à medida que me aproximava do estádio. No último quilómetro ainda consegui acelerar mais e nem a subida do fosso para o relvado onde estava instalada a meta me atrapalhou a emoção de entrar no "meu" estádio a correr com a camisola do meu clube vestida era demasiada, e foi com uma imensa felicidade que cortei a meta com o tempo final de 53:12 (Tempo Garmin).

Terminada a prova foi altura de tirar o chip e ficar no relvado a aguardar que o amigo João Pires terminasse a sua prova. No final foi entregue uma medalha engraçada e um saquito com águas, uma bebida isotónica e uma maçã.



Quanto a organização, para uma primeira prova considero que correu quase tudo de forma perfeita. Deixo apenas três sugestões: Mudar o local da partida, aquele afunilar logo 20metros depois do inicio é bastante perigoso para os atletas; Colocar mais pessoas nos abastecimentos a dar as águas e fazer uma separação na partida entre quem vai andar e quem vai correr também seria uma boa ideia.



Resumindo, esta prova foi bastante especial para mim é complicado explicar a emoção que se sente quando se veste a camisola do nosso clube e se entra no nosso estádio a correr para cortar a meta, julgo que todos os Sportinguistas sentiram uma enorme felicidade por fazer parte desta prova e poderem de certo modo vestir a camisola do Sporting e representar o clube do seu coração.

Dados Garmin

  • Distancia – 09.77 Km

  • Tempo – 00:53:12

  • Ritmo Médio – 05:27

  • BPM Médio – 172


——————————————————————–

Tracking: Tracking Corrida do Sporting

Classificação Oficial: 00:53:09 - 1639 / 3320

Classificações: Classificação Corrida do Sporting (Classificação em PDF)

Fotos: 

4 comentários:

Plano de Treinos

Depois do descalabro que foi a Meia Maratona da Ponte Vasco da Gama, também por culpa do calor mas principalmente pela falta de treinos, decidi pegar num plano da runnersworld para 2:15 e fazer algumas alterações para melhor se adaptar a mim.

Deste modo tenho previsto:

Outubro

  • 12 Treinos

  • 3 Provas (Corrida da Cruz Vermelha + Corrida do Sporting + Corrida do Tejo)

  • 116.4 Km no Total

  • 86.4 Km de Treinos


Novembro

  • 19 Treinos

  • 0 Provas

  • 154 Km


Claro que isto acaba por ser apenas um plano, estou a fazer o possível por o seguir, no entanto este domingo passado o corpo estava a pedir para descansar e cortei num treino de 11Km que estava programado. Enfim, faltam 2 meses até à Meia Maratona julgo ser tempo suficiente para conseguir fazer uma preparação decente e completar a prova sem parar de correr.

0 comentários:

Corrida do Sporting - Percurso

Realiza-se no próximo dia 16 de Outubro de 2011 a 1ª edição da Corrida do Sporting. A partida para a prova de 10Km será dada às 10:30 enquanto que a Corrida Jubas (Prova para Crianças)  tem partida marcada para as 9:30.

Uma última nota para a entrega dos dorsais que decorre no Hall Vip do Estádio José Alvalade no dia 14 de Outubro das 15h as 20h e no dia 15 de Outubro das 10h as 20h.

Percurso - 1ª Corrida do Sporting



Altimetria



Previsão meteorológica

0 comentários:

Balanço Setembro

Setembro foi o mês do regresso às provas e foi com bastante vontade que fui participar na Corrida do Avante, mesmo depois do "treino" do dia anterior na festa. O desempenho não foi mau, para uma corrida de inicio de época.

Duas semanas depois foi altura de fazer a corrida do Destak onde consegui fazer um bom resultado (abaixo da hora), uma semana depois do Destak veio o descalabro da Meia Maratona da Vasco da Gama, as últimas duas semanas sem treinos fizeram mossa e tive a minha pior corrida de sempre e um pós corrida também péssimo.

Resumo de Setembro:

Nº Treinos: 5 treinos + 3 provas

Distância: 63.30 Km

Tempo: 7:08:51

Ritmo Médio: 6:46  min/km

BPM Médio: 165

Calorias: 4,924

Peso: 80Kg

 

0 comentários:

1ª Corrida da Cruz Vermelha

Domingo dia 2 de Outubro foi um dia em cheio para quem gosta de correr, como uma corrida em Lisboa não era suficiente havia 2 no mesmo dia, a Corrida da Água com passagem pelo Aqueduto e a Corrida da Cruz Vermelha, tendo eu optado por fazer esta última.

Com a inscrição feita dirigi-me Sábado ao local da Partida para levantar o dorsal e tenho uma surpresa, ao contrário do que é costume, os dorsais não tinham o número em grande mas sim o nome do atleta, quase que parecia que era um atleta profissional (falta "só" o ter pernas).



A partida foi dada as 10:45, na minha opinião uma hora  já um pouco tarde para o calor que se fazia sentir. Sabia que os primeiros quilómetros seriam a descer e tentei não entrar em grandes loucuras para depois não dar o estoiro quando no final tivesse de voltar a subir para a meta, por isso lá fui eu controlando o ritmo nos quilómetros, primeiro a descer uma Rua Lateral do Parque Eduardo VII e depois a sempre bela Avenida da Liberdade, passagem pelos Restauradores e toca a seguir pela Rua Áurea onde estavam as únicas pessoas que vi a aplaudir os atletas em todo o percurso: 2 crianças que batiam palmas e gritavam "força" a todos os que passavam :)

Mais a frente já depois do Terreiro do Paço estava o 1º abastecimento, julgo que antecipado devido ao muito calor que se fazia sentir. Foi altura de beber um pouco de água e continuar pela 24 de Julho fora até ao ponto de viragem onde estava colocado, e bem, um tapete para controlar os chips dos atletas. Era altura de regressar e passar pelo mesmo abastecimento que entregava águas para os dois lados da estrada.

Ao começar a subir a Rua da Prata (nunca me tinha apercebido mas é mesmo a subir) o meu ritmo começou a cair e comecei a tentar gerir o esforço para aguentar os 2 últimos quilómetros que seriam os mais puxados. Felizmente consegui fazê-lo bem e apesar de ter custado a ultrapassar a Av. da Liberdade e logo a seguir a ainda mais inclinada Alameda Edgar Cardoso, não precisei de parar e ainda consegui acelerar nos metros finais para acabar numa espécie de Sprint lento.

Após a meta havia logo alguém a entregar uma garrafa de água sem ser necessário esperar pelo típico saco, e depois uns voluntários muito prestáveis a oferecerem-se para ajudar a tirar o chip dos ténis dos atletas.

Em jeito de conclusão tenho de dar os parabéns a Cruz Vermelha  pela excelente iniciativa, julgo que correu tudo bastante bem, e gostei bastante da prova e organização. Claro que há sempre lugar a pequenas melhorias como por exemplo separação na partida da Caminha e da Corrida para evitar os atropelos e tentar começar a corrida mais cedo (entretanto li no facebook a organização a dizer que as 10:45 foi a única hora que tiveram autorização para fazer a corrida).

Dados Garmin

  • Distancia – 09.82 Km

  • Tempo – 01:02:56

  • Ritmo Médio – 06:21

  • BPM Médio – 174


--------------------------------------------------------------------

Tracking: Tracking Corrida Cruz Vermelha

Classificação Oficial: 436 / 590

Classificações: Classificação Corrida Cruz Vermelha

Fotos: Fotos Corrida da Cruz Vermelha

1 comentários: