Lisboa - Maratona das 7 Colinas

21:29 1 Comments

Nunca fiz uma maratona, ou melhor ainda não fiz uma maratona, no entanto gostava de fazer a estreia nos míticos 42.195 metros em Lisboa. O que tenho lido sobre a Maratona de Lisboa é que a mesma deixa muito a desejar e que é uma pena não se aproveitar a bela cidade de Lisboa como se devia.


A propósito desta falta de aproveitamento para fazer uma excelente Maratona deparei-me hoje com um post no blog do Jorge Branco que tomei a liberdade de partilhar  (carregar na imagem para ler o post original). Quem sabe se a ideia não pega e daqui a uns anos temos em Lisboa uma maratona ao nível das melhores que se fazem pela Europa fora.

1 comentários:

Treino Nocturno

Fez hoje uma semana que fiz algo que à um ano atrás seria impensável, e que se pensasse nisso diria imediatamente para mim mesmo "Está mas é calado, deixa-te de parvoíces". Acontece que as coisas mudam e 4ª feira da semana passada eram 6 e pouco da manhã e estava eu a sair a rua para fazer um treino longo a apontar para os 18Km.

Com muito custo lá me levantei, equipei-me e sai para a rua onde encontrei alguma chuva e nevoeiro. Meia hora mais tarde do que o planeado (eram 6:30) lá comecei o treino. Nunca tinha corrido a esta hora, e só por uma outra vez tinha corrido a chuva, mas a cada passo que dava sentia-me bem, sentia-me feliz.


As ruas estavam praticamente desertas, tirando algumas pessoas nas paragens dos autocarros que olhavam e deviam pensar que eu era louco,  a chuva caia ora com mais força ora mais fraca, o suficiente para molhar. Quilómetro a quilómetro lá fui fazendo o treino, vi o nevoeiro levantar, os carros a começarem a circular e supostamente o sol a nascer, porque claridade havia, mas o sol tinha devia ter tirado férias.

Infelizmente o meu atraso ao levantar não me permitiu fazer os 18Km que pretendia, tendo acabado por ficar nos 13.6. Cheguei a casa e fui directo para o banho já que estava assim pro ensopado. Terminado o banho foi altura de tomar o pequeno almoço, e ir com uma energia adicional para o trabalho.

Ah... os ténis... ficaram o dia todo em frente ao desumidificador, quando voltei a noite estavam ainda ensopados, foi altura de procurar um jornal e aplicar as dicas que tinha visto na net. Conclusão, no dia seguinte de manhã estavam como novos.

2 comentários:

1ª Corrida da Ajuda

Este domingo foi dia de fazer mais uma prova de 10Km, não era algo que estivesse planeado, mas acabei por me inscrever a ultima hora para participar em conjunto a Squadra Running e fazer assim a estreia das camisolas. Estava com algum receio de apanhar uma molha valente nesta prova, e de manhã havia fortes indicações de tal poder acontecer mas felizmente não chovia e assim se manteve até chegar a casa já com a prova feita.

Meti-me a caminho de Lisboa para me encontrar com o resto da equipa para distribuir camisolas e levantar os dorsais da prova. Deixámos o carro relativamente perto da meta e lá fomos Monsanto fora para o local de inicio, dorsais e chips colocados e toca a fazer um pequeno aquecimento.

As 10:30 foi dada a partida e tentei seguir atrás do Bruno Marques mas ele ia demasiado rápido e só o consegui apanhar por volta do Km 1 já depois de ter acelerado bastante para me conseguir juntar, mas até acabou por ser bom pois o 1º e 2º Km rápidos contribuíram bem para o tempo que fiz no final. Continuámos já juntos a um bom ritmo e ao Km 3 foi altura de passar novamente pela casa da partida, visto os primeiros quilómetros serem em circuito. Ainda tive esperança de ser como o monopolio e na casa da partida estar alguem a entregar notas, mas não aconteceu!

Entre o Km 4 e o Km 5 acabei por ir ficando um pouco para trás mas tentando manter sempre o Bruno em vista, passei ao Km 5 com 26:33, um bom indicador para o tempo final e entrei naquela que, para mim, foi uma das piores fases da corrida: uma enorme descida e relativamente inclinada onde senti que as pernas não estavam lá muito bem e por isso acabei por ir mais devagar e a tentar controlar para não ir por ali a baixo descontrolado. Acabada a descida já tinha o Bruno a uns 100 metros, mas o abastecimento estava logo ali para repor algumas forças.

Como tinha estudado o percurso em casa sabia que por volta do Km 7 a estrada iria subir bastante, por isso fui-me preparando psicologicamente, aos 6.5 começou a subir um bocadinho e ao longe via-se um bocado de estrada a ir direito ao céu... Chegado lá e era um troço bastante inclinado mas felizmente não muito longo, toca a meter um passo mais curto e com alguma dificuldade cheguei lá acima. Entretanto o terreno ficou mais plano e deu para recuperar um bocado antes da descida para a meta.

Do Km 8 até ao final era sempre a descer, aproveitei para embalar e de uma forma um bocado louca lá fui por ali a baixo a tentar chegar-me ao bruno, a uns 100 metros da meta chego-me finalmente a ele "Vai um Sprint Final?" e lá fomos nós ainda mais rápido, curva apertadissima à esquerda, onde só pensava "não posso escorregar, não posso escorregar", nova curva a direita e estava ali logo ali a chegada :)

Não fui para esta prova com ideia de fazer um grande tempo, ia apenas correr e conviver um bocado com o resto do pessoal, por isso o resultado final acabou por ser algo que não estava à espera. Pensando agora se na primeira descida tivesse acelerado um bocado talvez tivesse feito menos de 53min. Mas não importa provas não faltam e agora é altura de voltar ao plano de treinos para a Meia Maratona de Lisboa que está ai quase a porta.

Dados Garmin

  • Distancia – 9.99  Km

  • Tempo – 00:53:48

  • Ritmo Médio – 05:23 min/km

  • BPM Médio – 173


—————————————————————————————————————————————————

Tracking: Tracking Corrida da Ajuda

Classificação Oficial: 515 / 816 (Tempo Oficial - 00:54:29  / Tempo Chip - 00:53:48

Classificações: Classificação Individual / Classificação por Equipas

Fotos: 

6 comentários:

1ª Corrida da Ajuda - Percurso

Realiza-se no próximo Domingo pelas 10:30 a 1ª Corrida da Ajuda em Lisboa. Esta prova terá uma distância de 10Km com partida na Estrada dos Montes Claros - Keil do Amaral em Monsanto e chegada no Largo da Memória na Ajuda.

A prova tem organização da Xistarca que publicou a uns dias algumas informações úteis sobre o levantamento dos dorsais e como chegar ao local da Partida

 

Em relação à minha prova, não tenho nenhum objectivo definido, estou em preparação para a Meia Maratona de Lisboa no dia 4 de Dezembro e esta prova nem fazia parte dos meus planos, visto ter agendado um treino de 18Km para o mesmo dia, no entanto à ultima hora decidi juntar-me ao resto da minha equipa e participar para estrearmos todos as novas camisolas.

 

Percurso1ª Corrida da Ajuda



Altimetria



Previsão metereológica

3 comentários:

Balanço de Outubro

Outubro foi um mês bastante preenchido tanto a nível de provas como de treinos visto ter  começado o meu plano de treinos para a Meia Maratona de Lisboa a 4 de Dezembro. Logo para começar o mês fui participar na Corrida da Cruz Vermelha uma 1ª edição desta prova que correu bastante bem e gostava de voltar no próximo ano. Cerca de 15 dias o grande objectivo para provas de 10Km este ano - Corrida do Sporting, no final da corrida objectivo largamente superado, fiz uma excelente prova e tirei 5 minutos ao meu melhor tempo aos 10Km. Uma semana depois havia de aparecer a Corrida do Tejo onde também tive um bom desempenho.

Nº Treinos: 10 treinos + 3 provas

Distância: 95.23 Km

Tempo: 9:50:20

Ritmo Médio: 6:12  min/km

BPM Médio: 160

Calorias: 7691

Peso: 80 Kg

Em relação ao plano de treinos que decidi seguir, o saldo não é mau de todo. Estavam previstos 12 treinos acabei por fazer 10. Dos que faltei um deles era um treino lento de 5 Km e o outro um treino Longo de 12Km.

0 comentários: