São Silvestre de Lisboa 2011

Ultimo dia do ano equivale a Corrida de São Silvestre. Este ano com duas opções para o mesmo dia, acabei por escolher a prova de Lisboa em detrimento da Amadora.

A partida estava marcada para as 16h na Praça dos Restauradores o que dava tempo mais que suficiente para almoçar e ir ter com uns amigos antes da Partida.



Apesar de ter um dorsal de -60 optei por entrar na zona dos +60 para acompanhar o João Pires durante a prova. Não sei o porquê mas a 5 minutos da hora da partida esta zona era a única onde não deixavam entrar as pessoas, os ânimos começavam a ficar mais exaltados até que bastou alguém passar pelas fitas para toda a gente entrar de seguida.

Antes da partida foram tiradas as fitas que separavam as zonas e dei por mim com pessoas da caminhada à minha frente. Inclusive nos primeiros 500 metros após o tiro de partida foi uma confusão enorme para conseguir passar pessoas que ou dos 5 ou dos 10km estavam a andar no meio da estrada sem sequer terem o cuidado de se encostar a um dos lados.

Passada a confusão foi altura de acelerar e começar a ganhar tempo para depois ser mais fácil de gerir a difícil subida. Os primeiros quilómetros foram feitos a um ritmo bastante alto e estava com algumas dificuldades para conseguir acompanhar o João e o Nelson.

Com alguma dificuldade cheguei-me novamente a eles e fomos já em modo piloto automático até ao inicio da Avenida da Liberdade.



No inicio da subida estava uma mensagem motivadora, algo do tipo: "não te assustes com a subida", não nos assustámos mas o nosso ritmo continuava a cair e aos poucos o balão dos 60 minutos ia-se aproximando.

No final da subida, já junto ao Saldanha, fomos apanhados pelo balão dos 60' mas não me preocupei muito porque estávamos com folga de 1minuto para fazer abaixo da hora, o senhor do balão é que vinha acelerado.

Do Saldanha até à meta era sempre a descer e aos poucos o senhor da bandeirinha foi ficando para trás. Já muito próximos da meta vemos o relógio a entrar no minuto 00:59:50, fazemos um sprint mas acabámos por cortar a meta com tempo oficial de 1:00:08. De qualquer forma o garmin marcava 00:58:54 e para mim isso é que importa.



De modo geral gostei da prova e tirando a confusão do inicio não tenho nenhuma critica a fazer à organização. Foi bastante agradável correr por Lisboa no último dia do ano e ver tanta gente a assistir, especialmente na zona do Rossio e Restauradores.

Deixo só um pedido a quem assiste a estas provas, não custa nada aplaudir  e incentivar os atletas, é que com tanta gente a beira da estrada se vi 10 pessoas a incentivar foi muito.

Um bom ano para todos.

Dados Garmin

  • Distancia – 10.08 Km

  • Tempo – 00:58:54

  • Ritmo Médio – 05:51 min/km

  • BPM Médio – 174

  • Calorias – 883

——————————————————————–

Tracking: Tracking São Silvestre Lisboa 2011

Classificação Oficial: 1924 / 2454 (Oficial: 1:00:08 / Chip: 00:58:53)

Classificações: Classificação São Silvestre Lisboa  2011

Fotos: 

4 comentários:

  1. Ganfas, tenho tentado ler todos os relatos que têm sido publicados sobre as S. Silvestre de Lisboa e Amadora e tenho reparado que a opinião geral é que tudo correu bem. É curioso como antigamente eu achava muito estranho que um grupo de 'malucos', com muito frio e em camisolas de alças, se reunisse no último dia do ano para correr. Só podia ser por terem muito gosto em correr. Hoje, a minha vontade seria estar nessas corridas, sobretudo na de Lisboa por motivos pessoais.
    Achei curiosa a presença dos 'marcadores de tempo', já que se tratava de uma prova de 10Km. Julgava que era coisa que só existisse nas maratonas. E mesmo assim, tendo em conta que quase tudo corre com um Garmin, até perguntamos o porquê de haver esses marcadores. De qualquer forma, acredito que também possam servir como incentivo à corrida, já que, tal como te aconteceu a ti, tu só querias era fugir desse 'balão' que se estava a aproximar.
    Li há pouco noutro blogue, alguém que era para ter ido de seguida correr à Amadora, mas que cometeu a gafe de deixar o carro onde não devia. Ou seja, perdeu uns bons 45m para tirar o carro, pois o trânsito estava entupido. Para o ano, acredito que vá apostar no Metro.
    No caso do público parece ser coisa crónica. Por mais provas que vão havendo, o público continua a não corresponder às expectativas, infelizmente.
    Parabéns pela prova e votos de bons treinos

    ResponderEliminar
  2. Tenho a mesma ideia que tu, à uns anos quando via no Telejornal o pessoal a correr nas provas de São Silvestre também pensava que eram uns malucos que ali andavam e que eu nunca iria fazer aquilo.

    Os marcadores de tempo nas provas de 10Km já tinha visto também na Corrida do Tejo, de qualquer forma prefiro guiar-me pelo garmin até porque o senhor da bandeirinha ia 1 minuto adiantado.

    Em relação ao publico é mesmo pena que não seja tão interventivo como dizem que é na Amadora, talvez para o ano vá lá experimentar.

    Nos próximos tempos é para cumprir (ou tentar) um plano para 2horas na Meia Maratona, espero consequentemente baixar os tempos aos 10Km. Começo a tentar baixar o tempo já esta Domingo

    ResponderEliminar
  3. Eu também vou tentar baixar as 2 horas na proxima meia...so vai depender duma pequena lesão que agora tenho porque tentei forçar e baixar os 50 min aos 10 Km que até deu.
    Quanto ao teu plano também já pensei seguir isso mas o problema é que os que encontro lá metem treino muitas vezes por semana e eu só treino no máximo 3 vezes
    Espero ver te ai em mais corridas

    ResponderEliminar
  4. Pois, o plano que tenho tem 4 treinos por semana, regra geral é 1 de series a terça, depois ou treinos lentos ou em ritmo mais rápido, e um longo ao fim de semana. Não sei se conseguirei fazer sempre os 4 mas vou tentar. Nos próximos dias vou fazer um post com o plano que estou a seguir.

    Parabéns pelo excelente tempo na São Silvestre e as melhoras, a ver se nos encontramos numa próxima prova

    ResponderEliminar