Corrida de São João

Já tinha sido desafiado para ir a esta prova no ano passado, mas por motivos dos quais já não me lembro acabei por não estar presente. Este ano apesar desta prova coincidir com a Corrida do Tejo fui até a Praça Paiva Couceiro para participar na Corrida de São João.

No dia da prova lá fui para Lisboa debaixo de uma chuva miudinha para me encontrar com o meu amigo José Borges que me tinha feito o favor de levantar o Dorsal.

Já com o dorsal colocado fiquei um bocado a conversa e cerca de 30 minutos antes do inicio da prova aproveitei a chuva ter parado para começar o aquecimento. Logo de inicio avisto o José Magro e continuámos os 2 o nosso aquecimento em animada conversa. Após o aquecimento e enquanto não se podia ir para a o local da partida fiquei à conversa com a Menina sobre as supostas subidas desta prova e o desafio do próximo fim de semana - Corrida do Monge.



Com um ligeiro atraso resultante da chegada do ultimo participante da prova de 3Km, lá foi dada a partida. Como é costume parti da parte de trás do pelotão a tentar manter um bom ritmo. Não sabia bem o que esperar da prova, a minha vontade era impor um ritmo forte logo desde a partida mas estava com medo que a anunciada subida final fosse demasiado complicada se me esticasse muito no inicio. Acabei por seguir a um ritmo confortável e a aproveitar a grande descida inicial para as pernas embalarem. No inicio da descida acabei por encontrar novamente a Menina e seguimos à conversa por ali abaixo.

Terminada a descida era altura de fazer parte do percurso da Meia Maratona de Portugal, desta vez correu-me bem melhor e quando dei por isso já ia a seguir sozinho. O ritmo ia mais ou menos estável nos 5:45 mas à medida que os metros passavam ia-me sentindo melhor e inconscientemente acabei por ir acelerando um pouco. Claro que esta aceleração durou pouco porque rapidamente cheguei aquela que foi baptizada por "Subida do Inferno".



 

Tenho de confessar que até gosto de subidas, mas não estava preparado para o que me apareceu pela frente. O ritmo claro que desceu, alias não havia outra hipótese, consegui manter-me sem parar de correr mas a cada curva que aparecia a estrada parecia que inclinava ainda mais. Custou realmente bastante mas acabei por chegar ao fim da subida e olhar finalmente para a meta lá ao fundo.

Durante toda a subida tinha ido ora a frente ora atrás de uma rapariga que seguia mais ou menos ao mesmo ritmo que eu. Quando a subida finalmente acabou e só tínhamos pela frente a recta da meta começamos ambos a acelerar. Esta aceleração foi sendo cada vez maior e, a determinada altura, sem termos dito nada estávamos num sprint louco em direcção da meta. Foi um final de prova bastante engraçado, mesmo depois daquela subida conseguimos fazer um sprint onde corri mais rápido do que alguma vez tinha feito. No final acabei por passar a meta em 1º lugar, mas com o cansaço destes últimos metros mas mal consegui dizer umas palavras a rapariga, foi só algo do género: "bom final" ou "bom esforço".



 

Conclusão

Em relação à minha prova não tenho nada de mal a apontar. Não sei o que se passa comigo mas depois de uma desapontante performance na corrida do Sporting, tive uma excelente manhã na Corrida de São João. Fiz os 7.77 Km em 44 minutos e pouco o que dá uma média de 5:45 min/km. Senti-me bem nos ritmos que fiz durante toda a prova e mesmo depois da subida ainda consegui aquele sprint brutal. Fiquei bastante motivado com este resultado.

Em relação à organização, a única sugestão que posso fazer é o passar a prova para 10 Km. De resto esteve tudo impecável, percurso engraçado, sim a subida é muito dura mas se fosse tudo plano não tinha piada, 2 abastecimentos para uma prova de 7 Km é mais do que muitas de 10 têm, quilómetros bem marcados, trânsito cortado em todas as ruas e uma organização bastante simpática, à e claro a inscrição é gratuita e ainda oferecem uma medalha e t-shirt no final, que mais se pode pedir? Faço questão de voltar a esta prova no próximo ano e não posso deixar de a recomendar.



 

Dados Garmin

  • Distancia – 7.77 Km

  • Tempo – 00:44:38

  • Ritmo Médio – 05:45 min /km

  • BPM Médio – 172

  • Calorias – 570

  • Elevação - 142+ m


-----------------------------------------------------------

Tracking - Tracking Corrida de São João

Classificação Oficial - N/A

Classificações

  • N/A


Fotografias

2 comentários:

  1. Sabes aquele rapaz que passou a corrida a apertar os atacadores? Eu e ele também tivemos um sprint/batalha final (ele ganhou, por pouco... ;) )

    Estiveste bastante bem! Eu gostei da prova e da montanha Afonso III. :)

    Já me responderam da Corrida do Monge. Domingo lá estamos!

    ResponderEliminar
  2. Bem me parecia que te tinha visto lá...ainda bem que continuas nisto já que não nos temos cruzado em muitas provas

    ResponderEliminar