3º Corre Jamor

Decorreu este domingo a 3ª Edição da corrida Corre Jamor, ou como eu a vou chamar: Corre na Lama do Jamor.

Com o que choveu na véspera já estava convencido que ia apanhar lama, mas ainda tinha a esperança que não chovesse no dia da prova, afinal sempre ouvi falar do Verão de São Martinho. O santo ajudou e acabou mesmo por não chover durante a prova.

Cheguei ao Jamor por volta das 10h e fui fazer um pequeno aquecimento para a pista do estádio, acabei por voltar ao carro 10 minutos depois para ir buscar as luvas já que estava assim pro fresquinho e tinha lido um artigo interessante sobre o correr com frio no dia anterior (A minha Corrida).

Já com luvas calçadas fui novamente para a frente do estádio, local onde a prova ia começar. Confesso que não sabia bem o percurso da prova, tinha olhado para o mapa em casa mas com tantas linhas de cores diferentes fiquei mais baralhado que esclarecido. Tinha ouvido dizer que a prova era muito dura e tinha subidas complicas, pois bem iria ver passados uns minutos.

Jamor2012_Dorsal

Foi dada a partida e começamos por descer em direcção à zona das piscinas, quase no fim da descida esbarro num molho pessoas que ao verem uma poça de água praticamente pararam… A sério? por causa de uma poça? É só agua não morde. Desviei-me um bocado e splash splash splash. Acho que quem estava a minha volta não achou grande piada.

Já dentro da zona do Jamor, mais poças de água e mais gente quase a parar em casa poça. Claro que quando podia desviava-me mas não parava nem andava aos saltinhos para não molhar os pés. Optei por seguir sempre num ritmo certo e a direito pela água ou pela areia, até porque suspeitava que na mata estivesse bem pior, sujar por sujar mais valia começar já.

Depois de cerca de 2.5Km saímos de estrada e fizemos a 1ª subida para chegar novamente à partida. Para a direita iam os atletas da prova de 3Km enquanto que os de 9 seguiam em frente para a mata do Jamor.

Esta parte do percurso já era minha conhecida e estava bastante satisfeito por poder mais uma vez correr por ali fora, desta vez no entanto tinha a lama como companhia e em diversas zonas tinha de ir com extremo cuidado para não ir ao chão.

Se os dois primeiros quilómetros tinham sido rápidos, dai para a frente não mais consegui ir num ritmo certinho dado o sobe e desde do percurso

Jamor2012_Pace

 

 

Todo o resto da prova foi feito na mata do Jamor por algumas caminhos onde ainda não tinha passado mas que quero lá voltar e fazer novamente.

A determinada altura passámos numa zona onde vinham atletas já em sentido contrário sendo que a separação dos 2 sentidos era feita por uns pinos vermelhos. Ora bem nesta zona vi pelo menos 2 pessoas assim como quem não quer a coisa, assobiarem para o lado e meterem-se já no outro sentido… Muito feio senhores atletas, muito feio.

Antes do final ainda houve tempo para dar uma voltinha pela pista de tartan do Estádio Nacional na qual ainda tive forças para aumentar o ritmo e fazer um sprint final.

Cortei a meta com 55:45 e com o relógio a marcar 8.92Km. Fiquei bastante satisfeito com o resultado. Desde a Corrida do Monge que não corrida e contava estar em pior forma depois de 2 semanas sem treinos.

Em relação à prova é mais uma para repetir (já começam a ser bastantes). Adoro correr no Jamor e diverti-me bastante nesta prova, muito em parte por culpa do piso molhado e enlameado. A pequena criança que há em mim gostou de andar a “chapinhar” pelas poças e correr em cima de lama Sorriso

Jamor2012_Tenis1Jamor2012_Tenis2

Detalhes da Prova:

Jamor2012_Workout

 

Tracking – 3º Corre Jamor

Classificação Oficial – 782 / 1035

Tempo Oficial – 00:56:23

Tempo Chip – 00:55:54

Tempo Ano Anterior – N/A

 

Classificações

Fotografias

8 comentários:

  1. Percurso duro, mas divertido e de paisagem única!
    Parabéns pela prova!

    ResponderEliminar
  2. A mata do Jamor foi a minha segunda casa de tanto treinar nela numa altura em que nem se falava de trail!
    Infelizmente nunca consegui fazer essa prova pois tem calhado sempre no dia do Monge e este ano calhou no dia dos Trilhos de Casainhos que seriam sempre a minha opção não estivesse eu a recuperar um pé!
    Lama? Bem ou sou um "corredor rural" sempre que vou a uma prova de estrada o meus sapatos destacam-se por serem sempre os mais sujos!

    ResponderEliminar
  3. Boas João.

    Não te vi mas a Carla disse-me que te tinha visto passar.
    Foi uma corrida muito gira e a lama, não sendo em excesso, deu uma dificuldade adicional que tornou a prova ainda mais interessante. Já corri várias vezes no Jamor mas sempre do lado de baixo, nunca tinha ido mesmo para a mata e gostei bastante.
    Também tive um problema idêntico nas poças de água. Na tal das piscinas disse mesmo que estava tudo a preocupar-se com a água da chuva quando ainda iriam apanhar bastante lama. Ainda deu para rir um pouco.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  4. Boas Pedro,

    A Carla não cheguei a ver, mas vi-te foi a ti depois de passares por mim, mas já ias com um bom andamento :)

    Já tinha corrido em baixo e em cima, mas prefiro a parte da mata é bastante agradável. Mesmo assim acabei por passar em alguns trilhos por onde nunca tinha corrido.

    Achei mesmo a cena da água logo no inicio um bocado surreal, especialmente tendo em conta que iamos para o meio da mata e que era altamente provável que estivesse bem pior.

    Abraço

    ResponderEliminar
  5. Boa Tarde Jorge,

    Também nunca tinha feito mas gostei bastante e não achei a prova assim tão dura como diziam. O facto de ter feito a Corrida do Monge 2 semanas antes deve ter mudado o meu nível de classificar as provas como duras ou não :)

    Não conhecia os Trilhos de Casainhos mas fiquei curioso, talvez experimente para o ano.

    Cumprimentos e as melhoras do pé.

    ResponderEliminar
  6. Obrigado Luís. Existiam umas subidas complicadas mas não achei o percurso assim tão duro como me tinham avisado. A paisagem é realmente fantástica especialmente quando entramos na mata do Jamor e vamos na direcção do Tejo :)

    ResponderEliminar
  7. Olá João! Parabéns! Depois do Monge já nada te assusta. :)
    Pela descrição (e pela foto dos teus ténis!) pareceu-me uma boa experiência. Eu também gosto muito de chapinhar em poças, os meus pés é que depois não gostam tanto.

    Continuação de boas corridas!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Olá João.
    Também lá estive e também gostei bastante.
    Tenta não faltar aos treinos.

    Até uma próxima.

    ResponderEliminar