55º GP de Natal

Participei neste Domingo, pela segunda vez, na prova natalícia de Lisboa o GP de Natal. A organização desta prova é meio esquisita, em anos anteriores houve problemas para passar a meta, o ano passado o levantamento de dorsal e chip em sítios diferentes também foi pouco usual e o abastecimento estava uma desorganização enorme. Este ano para não ficar atrás houve problemas com os dorsais e chips.

Tinha pedido ao João Pires para levantar o meu dorsal no sábado, até que recebo uma sms a dizer: "Deram o teu chip a outra pessoa". Resultado acabei com um dorsal com outro número, nome escrito à mão e o chip também com o numero escrito a mão.

Natal2012_Dorsal

No dia da prova encontrei-me com o João no Campo Pequeno as 10:00, para irmos a correr com calma até ao Saldanha, fazendo assim um pequeno aquecimento. Começamos a correr lentamente e reparo que ele não tinha chip, resposta: "O meu kit nao tinha chip". Organização da prova no seu melhor...

Após o aquecimento fomos para o local da partida até que à hora marcada lá se houve o tiro para as cerca de 2000 pessoas começarem a correr na direcção do Campo Grande.

A nossa ideia era tentar fazer a prova toda nos 5:45 min/km e acabar assim com mais ou menos o mesmo tempo que o ano anterior. Acabámos por alinhar no entusiasmo de inicio de prova e começámos logo ali a ganhar tempo em relação ao previsto. Os dois primeiros Km foram feitos a 5:22 e 5:32 respectivamente.

Seguimos a bom ritmo em direcção ao Campo Grande, fazendo a 1ª passagem pelos túneis  o que deixa sempre mossa, no entanto conseguimos manter o ritmo estável no que tínhamos planeado antes da prova.

Já em direcção ao Saldanha, nova passagem pelos túneis e aqui o ritmo começou a cair um bocado. Desde a subida do último túnel e até ao Saldanha foi o nosso quilómetro mais lento nos 6:05 min/km. Foi também nesta última subida que vi o muito recente Maratonista Pedro a passar por mim a alta velocidade :)

Natal2012_Splits

Chegados ao Saldanha, aproveitámos o inicio da descida para descansar um bocado e depois foi embalar por ali abaixo. Já que estranhamente estávamos a conseguir manter um bom ritmo desde o inicio, bora lá tentar bater o record do ano anterior.

Fomos aumentado o ritmo ao longo da descida para cortar a meta com um tempo  de 00:48:11, menos minuto e meio que o ano anterior mais coisa menos coisa.

Natal2012_Chegada

Conclusão:

A nível de organização a prova deixa muito a desejar a propósito da entrega dos dorsais e chips, até estou para ver qual o tempo que o meu chip oficial fez.

Em relação à minha performance, fiquei agradavelmente surpreendido, acabei com uma média de 05:36, bem melhor do que estava à espera e do que julgava conseguir fazer nesta altura. É verdade que os últimos 2 km a descer ajudaram mas isso a motivação do bom resultado continua cá e ainda bem :)

Detalhes da Prova:



















Natal2012_StatsTracking – 55ª GP de Natal
Classificação Oficial – 1190 / 1505
Tempo Oficial – 00:48:09
Tempo Chip – 00:48:09
Tempo Ano Anterior – 00:49:38

Classificações

Fotografias

10 comentários:

  1. Boa prova João. Continua. ;)
    Gostei da "alta velocidade", sinto-me um atleta à séria. :)

    Abraço!!!

    ResponderEliminar
  2. http://ultkm.blogspot.pt17 de dezembro de 2012 às 23:47

    Pois parece que a Associação de Atletismo de Lisboa ainda não aprendeu a organizar provas de estrada. A mim não é coisa que me surpreenda pois já ando nesta "má" vida há uns anitos!
    Parabéns por mais uma excelente participação!

    ResponderEliminar
  3. Parabéns, fizeste a prova praticamente a "voar"! :) Vais entrar bem em 2013!
    Estranho numa prova que já se realiza há tantos anos ainda haver problemas assim... O pior que já me aconteceu numa prova foi não ter água (que acho que é mesmo a maior falha de todas).

    Bjs e boas corridas!

    ResponderEliminar
  4. Com o meu dorsal e chip não tive problema, achei estranho o local da partida, pensava que seria antes do pórtico, afinal enganei-me foi depois....

    ResponderEliminar
  5. Parabéns pela prova.
    É pena é as pequenas falhas da organização, mas o importante é que fizeste uma óptima prova.

    ResponderEliminar
  6. Muitos Parabéns pela prova e ainda mais pelo Blog , não conhecia , fiquei surpreendido pela Positiva , Bom trabalho

    ResponderEliminar
  7. Ouvi falar de pessoal que ainda estava a caminhar para trás do pórtico quando se deu a partida mas não me apercebi já que estava quase no fim do pelotão.

    ResponderEliminar
  8. Obrigado :) Fiquei surpreendido pela positiva, não contava manter aquele ritmo a prova toda, a ver se ainda dá para melhorar até à São Silvestre.

    Em relação à organização, fora os dorsais e chips não foi do pior, é como dizes, ao menos não faltou água.

    ResponderEliminar
  9. Obrigado :)

    É verdade que houve algumas falhas mas felizmente nada de grave, há coisas piores, por exemplo o faltar a água como a Rute referiu. Nesta prova isso felizmente não aconteceu

    ResponderEliminar
  10. Adoro esta prova :p o ano passado fui enganado pelo gajo do relógio que ia ao meu lado :p este ano não tinha chip, o certo é que os tempos que temos feito estão a mostrar evolução :)

    ResponderEliminar