Corrida do Oriente - Antevisão

Domingo dia 03 de Junho realiza-se mais uma edição da Corrida do Oriente. Esta prova que já vai na sua 11ª edição tem um percurso simples e agradável pelas ruas do Parque das Nações.

Informações Úteis: 

  • A prova tem inicio marcado para as 10h

  • O levantamento dos dorsais deve ser feito no Arraial dos Santos Populares (localizado junto ao local da partida) nas seguintes datas:

    • Sexta, 1 de Junho de 2012, das 19:00 às 21:00

    • Sábado, 2 de Junho de 2012, das 17:00 às 19:00

    • No dia da prova das 8:30 às 9:30, junto à Meta, exclusivamente para prova dos 2 Km e Corrida Infantil.




Objectivos:

Mais uma prova que vou repetir e como tal tenho um termo de comparação com o ano passado. Há um ano acabei com 58:36 o que na altura foi novo Record Pessoal e que se manteve até Outubro.

Para este ano vou tentar baixar dos 58 minutos, é capaz de ser um pouco ambicioso para a minha forma actual mas se for sem qualquer objectivo acabo por fazer menos do que consigo, por isso acho que os 58 é uma marca fazível com um bocadinho mais de esforço.

Percurso:



Altimetria:



Previsão Meteorológica: 

4 comentários:

6ª Corrida do Guincho - Entre a Serra e o Mar

E está feita a estreia no Trail, correu bastante bem, ainda torci para lá os pés algumas vezes mas aparentemente sem problemas de maior (até agora).

Desta vez não tive de levar carro já que consegui convencer os meus pais a acordarem cedo, darem-me boleia e tirar umas fotos ao longo da prova, por isso foi só aguardar pela chegada do João Pires que também ia participar e lá partimos calmamente para Janes onde esta a partida e meta.

Chegados lá fomos levantar o jornal e ficámos na conversa com o Eduardo e o José Magro até ser dado o tiro de partida

 Eh pah isto é "muita" giro -> Km 0 até Km 4

Os primeiros metros eram feitos em alcatrão mas isso durou pouco, primeiro passámos para empedrado e finalmente chegámos à terra, tudo isto era uma experiência nova e entre subidas e descidas lá fomos correndo ou saltando. Tirando o óbvio do piso ser diferente aqui notei uma grande diferença em relação a provas de estrada - é preciso estar muito mais atento a onde se mete os pés. Havia imensas pedras soltas e tinhamos de ir com imenso cuidado.



Por entre estradas de terra e túneis estranhos começámos a chegar junto do mar. Estava a contar com cerca de 500 metros no areal do Guincho mas este ano o percurso não ia por ai por isso depois de atravessar a estrada nacional entrámos num tipo de piso diferente do que tínhamos apanhado até então

Mau começo a ficar cansado -> Km 4 até Km 6

Depois do sobe e desce em estradas largas de terra começamos a andar aos "s" nas falésias?? (não sei o nome técnico daquela zona) junto ao guincho. O piso aqui até era relativamente plano, mas ao contrário da estrada plano é só porque não sobe, o plano aqui era a direito mas os pés andavam sempre tortos, aos saltinhos entre buracos e pedras e em alguns sítios vegetação mais densa



Com tudo isto começava a sentir-me um bocado desgastado mas ainda conseguia continuar a correr, não sabia se ia ser assim até ao fim, mas não era uma preocupação no momento. Por volta do Km 5 passámos junto do forte onde estavam os meus pais a tirar fotos e onde aproveitei para deixar as mangas e telemóvel que tinha levado comigo e que nesta altura já so atrapalhavam (obrigado, mãe, obrigado pai)



Já não da mais, tenho de andar - Km 6 até Km 8

Por volta do Km 6 tinha acabado a descida, dali para a frente era sempre a subir e a minha falta de preparação fez questão de se mostrar em grande estilo, já não dava mais as pernas queixavam-se imenso, e comecei na fase do andar / correr. Ia aproveitando para olhar à volta e infelizmente já não tinha o telemóvel comigo a paisagem era fantástica - mais uma diferença em relação à estrada, não me lembro de participar em nenhuma prova de estrada e dizer "a paisagem era fantástica".



Por todo o percurso via-se gente espalhada a correr ou a andar, a imagem de cima é uma das que guardo desta prova, só por isto vale a pena participar.

Nesta parte do percurso ainda deu tempo para ser apanhado numa foto que a minha querida namorada descreveu como algo do tipo "Abominável Homem das Neves fotografado no Guincho"



AH AH AH estão a gozar não pode ser por ali - Km 8 até Km 9.5

Pois é, não sei bem como descrever esta parte da corrida, ou melhor, caminhada já que correr ali estava fora de questão. Ora bem estão a ver uma parede? Ok agora imaginem a parede ligeiramente inclinada, mas só um bocadinho. Resumindo foi isso que encontrei ao Km8. Ok posso estar a exagerar um bocado mas nunca subi nada tão inclinado na vida e não vi ninguém a conseguir subir aquilo a correr (desculpem senhores dos primeiros lugares mas vocês iam demasiado à frente para eu ver).

Foi um sacrifício enorme subir aquilo, até a andar custava e arrastei-me a grande custo até lá acima. Chegado ao cimo, parei um bocadinho, olhei a volta e imediatamente esqueci a subida, a vista daquele ponto era impressionante e espelhava o nome da corrida "Entre a Serra e o Mar". De um lado o mar e cascais lá ao fundo, do outro lado a Serra de Sintra, era realmente impressionante e se todos os trails forem assim quero continuar a participar.

Sem palavras - Km 9.5 até Km 10.5

Não sei como descrever este bocado do percurso, gostava de ter comigo uma máquina para filma ou fotografar. Quando começámos a descer saímos das estradas de terra e entrámos no meio da vegetação, o caminho mal dava para uma pessoa e estávamos totalmente rodeados de plantas, árvores, raízes e pedras, e do lado esquerdo um pequeno riacho. Acho que foi o bocado de prova que mais gostei de fazer. Como disse não sei como descrever estes 1000 metros, posso usar apenas uma palavra - Lindo.

Está quase Km 10.5 até à Meta

Saídos do meio da vegetação regressámos às estradas largas de terra e foi praticamente assim até ao final, era já quase tudo a descer e voltei a correr para parar só na meta onde já estava o José Magro e o João Pires, que tinha seguido sozinho no muro dos 8Km, a aplaudir.



Conclusão

Para primeira experiência no trail o balanço é muito positivo. Foi uma prova diferente, um percurso lindo e com paisagens fantásticas que fazem esquecer as dores nas pernas e as dificuldades que senti para fazer algumas partes do percurso.

Julgo que a grande diferença em relação às provas de estrada é realmente o que está a nossa volta, os percursos são mais duros, a preparação tem de ser outra, mas no fim compensa. Já respeitava e admirava quem faz aquelas provas de trail de 50 / 60 / 100Km ou mais (ultra trail du mont blanc), mas depois de ter feito estes míseros 12Km e experimentar o tipo de percurso que têm, passei a admirar ainda mais.

Em relação à organização só não gostei de ter de entregar o dorsal no fim. Podia ir lá buscar outra vez mas tinha de esperar por todos os atletas e classificações. Para mim que gosto de coleccionar os dorsais das provas em que participo não gostei nada de ter de o deixar la. Tirando este ponto não tenho nada a apontar, circuito bem marcado com fitas, 2 abastecimentos, pessoal da organização espalhados ao longo de todo o percurso e sempre com palavras simpáticas e de incentivo quando passava por eles.

Prova altamente recomendada para quem se quer estrear no Trail.

Dados Garmin

  • Distancia – 11.60 Km (O GPS só sincronizou com os satélites uns 100 metros depois do inicio)

  • Tempo – 1:38:28

  • Ritmo Médio – 08:29

  • BPM Médio – 167


——————————————————————–

Tracking: Tracking Corrida do Guincho 2012

Classificação Oficial: 428 / 453 ( Tempo Oficial 1:38:51)

Classificações: Resultados_Guincho 2012 (Ficheiro Excel)

Fotos: 

9 comentários:

Corrida do Guincho - Entre Serra e Mar - Antevisão

Realiza-se no próximo domingo dia 27 de Maio a 6ª Edição da corrida do Guinho -  entre Serra e Mar. Esta prova que faz parte do circuito nacional de montanha 2012 tem partida marcada para as 10h na localidade Janes em frente à Sociedade de Instrução e Recreio Janes e Malveira.

A entrega dos dorsais é feita no dia da prova a partir das 08:30 no local da partida.

Objectivos

Já andava com vontade de experimentar uma prova de trail à algum tempo, o problema é que estas provas têm sempre uma distância enorme, mesmo na vertente mini-trail. Os 12Km desta corrida parecem-me ser uma distância boa para fazer uma estreia neste tipo de provas.

Segundo as informações que recolhi (Agradeço ao Jorge Branco pelas dicas dadas e pelo track da prova) a prova faz-se quase toda por estradas e carreiros de terra, o percurso não é complicado de seguir e costuma estar muito bem marcado (uma das minhas grandes preocupações quando penso em trail).

Resumindo, parecem estar reunidas todas as condições para fazer uma boa estreia neste tipo de provas, falta ver como se comportam as pernas.

Como já vem sendo hábito nas ultimas provas que participo, não tenho qualquer objectivo de tempo. Vou tentar apreciar todo o percurso, de certeza que será mais bonito que correr em alcatrão e espero não me lesionar.

Percurso:



Altimetria:



Previsão Meteorológica: 

3 comentários:

8ª Corrida das Pontes - Data

Este post vem já um bocado em cima da data da prova, mas de qualquer forma fica aqui para quem estiver interessado.

8ª Corrida das Pontes

  • Data: 27 Maio às 10:30

  • Local: Coruche com partida e chegada no Parque do Sorraia

  • Distância:

    • Corrida: 10 Km

    • Prova Família: 5Km



  • Inscrição:

    • 5€ até 21 de Maio para a Corrida. A Prova da Familia é gratuita

    • 7.5€ após 25 de Maio para ambas as distâncias



1 comentários:

Corrida Volkswagen - Data da Prova

Vi ontem no blog do João Lima um post sobre uma nova corrida que me pareceu bastante interessante por ser diferente do habitual, ficam aqui os dados da mesma.

Corrida Volkswagen

Esta corrida tem a particularidade de se fazer parte do percurso nas linhas de produção da AutoEuropa.

  • Data: 24 de Junho 09:30

  • Local: Fábrica da AutoEuropa

  • Distância:

    • Corrida - 10Km

    • Marcha - 4.5Km



  • Inscrição:

    • Até 10 de Junho - 6€

    • Após 10 de Junho - 8€



6 comentários:

Marginal à Noite 2012 - Data Anunciada

Foi anunciada a data da Marginal à Noite 2012, prova onde participam sempre muitos atletas e que tem como particularidade ser corrida à noite.

Marginal à Noite 2012

  • Data: 16 Junho 21:30

  • Local: Oeiras com partida e chegada em Santo Amaro de Oeiras

  • Distância: 8Km

  • Inscrição:

    • 8€ até 25 de Maio

    • 10€ após 25 de Maio



0 comentários:

IV Meia Maratona da Areia

Os meus preparativos para esta prova começaram uns dias antes, aproveitei a componente solidária que a prova ia ter com a entrega de donativos de roupa / comida à Santa Casa da Misericórdia de Almada e fiz uma limpeza à roupa que tinha cá por casa. O resultado foram 3 sacos que foram entregues no dia da prova quando levantei o dorsal.



Pelas previsões do tempo não esperava o sol que estava no dia da prova e estupidamente nem tinha boné no carro nem levei protector solar. Ora, se eu fosse um gajo com uma farta cabeleira não seria um problema, mas a maior parte do meu cabelo já la vai, e os escaldões na cabeça são quase sempre uma realidade quando vou correr em dias de muito sol. 1ª Solução: tinha uma farmácia à frente do sitio onde estacionei por isso bora lá comprar um protector solar e resolve-se o problema. O papel na porta com o horário dizia "Domingos 09:00 - xx:xx". Eram 09:00 porta fechada. 09:05 porta fechada, 09:15 porta ainda fechada, mas a 15 minutos do inicio da prova não podia esperar mais. Quando volto para o carro vejo as pessoas do carro ao lado a por protector e pronto aproveitei para pedir um bocado "emprestado" para evitares males maiores, só então reparei que uma das pessoas era um antigo colega de trabalho que também ia participar.

O aquecimento foi feito a caminho da partida e quando lá cheguei só tive tempo de ir para a zona do pórtico ouvir a contagem decrescente e começar a correr. Correr talvez não seja a melhor palavra já que a prova começa numa zona de areia solta e correr neste tipo de areia não é fácil por isso entre corrida e saltos chegámos finalmente à "auto-estrada" que nos ia acompanhar toda a prova.

Para quem não sabe esta prova é feita num dia de maré vazia o que faz com que haja uma largura de praia enorme com piso duro e liso onde se pode correr na perfeição, a ajudar no dia da prova estava um tempo perfeito, temperatura boa e não havia vento nenhum. Não se podiam pedir melhores condições para esta prova.

Não sei bem como relatar esta prova, de um modo geral achei-a dura, não só fisicamente mas também psicologicamente é que como o percurso é sempre a direito cada quilómetro parecem 3 ou 4.

Inicio -> Km 5

Deixei-me ficar na cauda do pelotão e fui vendo a praia a ficar preenchida com imensa gente a correr, uma imagem fantástica. Os primeiros 2 Km foram custosos, sentia as pernas pesadas e comecei logo a pensar que o melhor era fazer só os 10 Km.

À medida que os quilómetros passavam comecei a ficar melhor e cheguei ao Km5 onde estava o amigo José Magro na organização do 1º abastecimento. Ao contrário de todas as outras provas em que participei até hoje nesta decidi parar no abastecimento e beber lá a água. Água bebida e agradecimento feito ao pessoal da organização e toca a seguir.

Km5 - Km 10

Comecei a correr e consegui durante 2 Km ir a um ritmo um bocado mais rápido (6:30 é rápido não é?) Já tinha deixado o retorno da prova dos 10Km para trás e não havia volta a dar, ia fazer os 21Km. Algures entre estes dois abastecimentos comecei a ver os primeiros atletas a voltarem para trás.

O dia continuava óptimo, um sol bastante agradável, o mar mesmo ali ao lado, estava perfeito para correr e foi o que fiz até ao abastecimento seguinte.

Novo abastecimento mais uma paragem, e novamente grande simpatia de todos os elementos do Mundo da Corrida que lá estavam, bebi novamente água e inovei comendo um bocado de laranja que soube mesmo bem.



Km 10 - Km15

Nesta altura a areia estava muito mais pisada o que fazia com que custasse um bocadinho mais correr, a juntar a isso o tal factor psicológico de se olhar para a frente e parecer que nunca mais chegamos complicavam um bocado, mas consegui chegar ao ponto de retorno onde surge o pensamento "Pronto já só falta regressar até se vê os prédios da costa lá ao fundo".

Nova passagem pelo abastecimento dos 10 Km mas agora no sentido contrário e nova paragem para beber água. Claro que nesta altura o ritmo já ia bem mais devagar e ao Km 14 faço o primeiro bocado de prova a andar, estes bocados iriam tornar-se mais constantes até ao fim da prova.

No abastecimento do Km 15 aproveitei para tomar o gel que levava comigo e para estar uns segundos a descansar enquanto bebia àgua.

Km 15 - Meta

Pouco depois do Km 15 estava o abastecimento inicial dos 5Km e claro que aproveitei para nova paragem. Sim eu sei que isto era uma prova de atletismo, mas os abastecimentos estavam ali pk não parar para beber água e conversar um bocado. Depois de um bocadinho à conversa com o sempre animado José Magro lá segui viagem.

Nesta altura já não conseguia ir muito tempo a correr e fazia mais ou menos 900metros de corrida 100 a andar, foi assim que cheguei aos últimos 2 onde decidi a partir dali correr até à meta.

Agora que estávamos a voltar para trás houve algo que achei interessante, como a prova era vai e vem, as marcações dos Km no regresso serviam de contagem decrescente, do género "só faltam7, só faltam 6". Para mim foi uma motivação extra e foi com este pensamento que fui Km a Km até à chegada.

Não sei bem como fiz os últimos 100 metros em areia solta, mas consegui correr e atravessar a meta com um sorriso e feliz.



A juntar ao excelente dia providenciado pelo amigo São Pedro, tenho de dar os parabéns e agradecer à Associação o Mundo da Corrida por proporcionarem uma excelente prova em todos os aspectos, tudo correu de forma impecável e sempre com a boa disposição de todos os envolvidos na organização, diria que é um exemplo para muitas outras provas por ai.

Da minha parte quero voltar para o ano, vale a pena participar em provas com este ambiente.

Ah uma imagem final para o prémio oferecido aos atletas no final:



Dados Garmin

  • Distancia – 21.23  Km

  • Tempo – 02:31:26

  • Ritmo Médio – 07:08 min/km

  • BPM Médio –169

  • Calorias - 1849


——————————————————————–

Tracking: Tracking IV Meia Maratona da Areia

Classificação Oficial: 277 / 284 (Tempo Oficial 02:31:44)

Classificações: Classificação IV Meia Maratona da Areia

Fotos: 

6 comentários:

IV Meia Maratona da Areia - Antevisão

Realiza-se no próximo Domingo pelas 09:30 a IV Meia Maratona da Areia nas praias da Costa da Caparica. Esta prova organizada pela Associação Desportiva O Mundo da Corrida tem a particularidade de ser toda feita em Areia. Aproveitando a maré baixa no horário previsto para a corrida vai ser possível num piso liso parecido com estrada.

Ao mesmo tempo que se realiza a prova de 21Km decorre também uma prova de 10Km de corrida, uma caminhada e uma caminhada Nórdica.

O levantamento dos dorsais deverá ser feito na tarde do dia anterior à prova ou no próprio dia entre as 7:30 e as 09:00 numa das tendas da organização. É importante referir também que esta é um prova solidária e que todos os atletas podem levar no acto do levantamento do dorsal alimentos ou roupa que já não usem. Estes donativos serão entregues à Santa Casa da Misericórdia de Almada.

Todas as informações sobre esta prova podem ser encontradas no respectivo Tópico do Forum do Mundo da Corrida: 

Minha Prova

Não sei o que esperar desta prova, tenho consciência que não fiz os treinos que devia, o mais longo que fiz foram os 15 (14.6) do 1º de Maio e que o mais provável é sofrer bastante nos quilómetros finais. Não tenho nenhum objectivo de tempo, quero acima de tudo aproveitar esta nova experiência, participar numa prova diferente de todas as outras em que participei e divertir-me. Já agora senhor São Pedro (que eu sei que é leitor deste blog), eu gosto de correr à chuva mas para esta prova,  uma vez que é na praia, dispensava chuva forte e especialmente vento ok? Obrigadinho.

Detalhes da Prova:

Desta vez não vou colocar informação sobre o percurso ou altimetria, sendo uma prova feita na praia junto ao mar seria, vá... parvo por aqui um gráfico com uma linha a direito durante 21Km. Em relação ao percurso também não à muito a dizer começa na costa, vai na direcção da Fonte da Telha onde algures nessa zona está o ponto de retorno.

Previsão meteorológica

5 comentários:

31ª Corrida do 1º de Maio

Apesar de ter sido a minha segunda participação esta é daquelas provas que considero obrigatórias, muito bom ambiente, percurso simpático, boa organização, inscrição barata, são tudo factores que acabam por influenciar e fazer com que esta prova seja bastante concorrida.

Não gosto de levantar o dorsal no dia da prova, obriga-me a levantar mais cedo e não posso deixar tudo preparado de véspera, mas como os horários para o levantamento do dorsal não eram os melhores teve de ficar para o próprio dia, por isso 30 minutos mais cedo que o pretendido lá fui para Lisboa. Deixei o carro relativamente perto do estádio do 1º de Maio e debaixo de uma chuva ligeira lá fui buscar o dorsal, felizmente não havia fila e despachei-me rápido.



Já com o aquecimento feito e quanto faltavam cerca de 5 minutos para a partida começa a chover, ora bem, eu gosto de correr a chuva, mas quando se está parado torna-se desagradável. Talvez por isso toda a gente ignorou a indicação de "vão ser dados 4 tiros de partida, devem sair só ao 4". Assim que se ouviu o primeiro desatou tudo a correr.

Depois de meia volta na pista do estádio saímos finalmente para a estrada onde encontrei o Nuno Silva, fui com ele durante um bocado, mas como ia um pouco mais rápido acabei por seguir sozinho.

Já na Av. do Brasil reparei que à minha frente corria uma colega blogger, acelerei um bocadinho para a apanhar e apresentei-me à Ana Pereira do blog Maria Sem Frio Nem Casa, com ela seguia a Eugénia do blog Diário de treinos-horticasa, o nosso ritmo era muito semelhante e acabei por seguir na conversa com elas.

Acompanhados pela chuva entrámos no circuito dos túneis, como estava tudo molhado, e bem molhado, tentei abrandar um bocado nas descidas para não transformar a prova de corrida em "prova de escorregar pela estrada abaixo", correu bem e rapidamente chegámos ao Saldanha onde a chuva parou.

O ritmo foi aumentado durante a descida que deveria ir até à Praça do Comércio mas este ano trocaram-nos as voltas e por causa das obras (penso eu) fomos obrigados a virar para trás logo na Rua de São Julião. Julgo que foi este desvio no percurso previsto que acabou por fazer com que o meu relógio marca-se menos 400 metros que os 15Km previstos.


De qualquer forma aproveitei o ligeiro inclinar da estrada na Rua da Prata para tomar o gel que tinha levado de casa, a Almirante Reis estava quase ali e queria recuperar algumas forças antes da longa subida. Inevitavelmente o ritmo diminuiu mas mesmo assim continuávamos a andar bem. Ao passar pela Alameda imensa gente assistia e aplaudia os atletas, deve ter das provas em que participei aquela em que vi mais gente a aplaudir. Obrigado pessoas que aplaudem os corredores, dá-nos uma grande motivação passar por gente assim e ouvir o vosso incentivo.

Continuando, finalmente chegámos à rotunda do Areeiro, onde ao contrário do ano passado não demos a volta (menos uns metros para os 15000 finais). Daqui até à meta faltavam apenas 3Km e era tudo a direito, voltámos a acelerar um bocado e já a custar um bocado lá aguentei. Obrigado Eugénia, obrigado Ana, se não fosse com companhia tinham sido 3 Km finais muito custosos. À chegada ao estádio novamente muitos aplausos de colegas que já tinham terminado a prova e ainda consegui vislumbrar o Pedro do blog Correr (a dois) é Vicio.



Acabámos os 3 a prova ao mesmo tempo, tal como a fizemos praticamente toda. Tinha dito no post de antevisão "Quanto à minha prova, a apenas 4 dias da Meia Maratona de Areia vou encarar esta participação mais como um treino" pois... um treino disse eu, graças à excelente companhia fiz toda a prova a um ritmo bem rápido e praticamente nem dei pela prova passar, ok vá os ultimos 3km custaram um bocadinho mas a satisfação de acabar compensa tudo.

É verdade falta falar do menos importante, o tempo final 1:27:14, extrapolando este tempo em 14.64Km para 15Km daria 1:28:18, comparando com os 1:34:49 do ano passado tirei cerca de 6 minutos e meio, é bastante bom :)

Próxima Prova: IV Meia Maratona da Areia

Dados Garmin

  • Distancia – 14.64  Km

  • Tempo – 1:27:14

  • Ritmo Médio – 5:57 min/km

  • BPM Médio – 174

  • Calorias - 1179


——————————————————————–

Tracking: Tracking Corrida do 1º de Maio 2012

Classificação Oficial: 1281 / 1442 (Tempo Oficial - 1:27:53)

Classificações: (ficheiros pdf)

Fotos: 

2 comentários: