Meia Maratona de Portugal - Rock 'n' Roll - Antevisão

Domingo dia 30 de Setembro é o dia de Portugal estrear-se no Circuito Maratona Rock ‘n’ Roll com a Meia Maratona de Portugal realizada na Ponte Vasco da Gama.

Esta prova tem cerca de 20.000 participantes inscritos entre a Mini e a Meia Maratona, fazendo com que as inscrições já estejam encerradas à 2 semanas.

Informações Úteis




  • Levantamentos dos  Dorsaisna Sport Expo no Pavilhão Atlântico:

    • Dias 27, 28 e 29 das 10:00h às 20:00h



  • A única forma de chegar à ponte é através dos autocarros da Organização que partem da Estação do Oriente (Paragem em frente ao Vasco da Gama) das 7.30h às 9h

  • Hora da Partida: 10:30

  • Os transportes para todos os participantes são grátis na cidade de Lisboa (mediante a apresentação do dorsal colocado no peito bem visível) são os autocarros da Carris, o Metro e os comboios da CP das 07.30haté às 15h.


Objectivos

Como já disse várias vezes neste blog a prova do ano passado correu bastante mal, por isso quis voltar este ano e conseguir acabar decentemente. O objectivo é mesmo acabar decentemente e apesar de não ser um bom tempo, se não acabar abaixo das 2:30 vou ficar desapontado

Percurso



Altimetria

Segundo o registado na prova do ano passado a altimetria é esta:



Previsão Meteorológica



 

3 comentários:

Lisboa - Urban Night Trail

Assim que ouvi falar desta prova fiquei logo bastante interessado. Finalmente ia haver uma prova em Lisboa com um percurso diferente do habitual e que passava pelas zonas mais emblemáticas da cidade. A juntar a um percurso com bastante potencial a prova ia ser nocturna, criando assim um ambiente diferente.



Optei por ir buscar o dorsal no sábado à tarde para poder lanchar / jantar e equipar-me calmamente e ter tempo de digerir tudo para não tornar a prova que ai vinha numa grande má disposição.



Depois de um aquecimento fomos finalmente para o local da partida onde já estava quase toda a gente a aguardar . Durante esse tempo fomos "entretidos" por um senhor aos saltos no palco que gritava números tipo "UM DOIS", "DOIS QUATRO" (se o objectivo era animar, foi no mínimo estranho).

Ao contrário do que estava à espera começamos logo em direcção ao Bairo Alto. Primeiro uma grande recta e plana mas era só para enganar já que rapidamente a estrada empinou permitindo a quem olhava à volta uma visão fantástica de todos os atletas a correr de luz na cabeça e com as camisolas reflectoras vestidas.



À medida que íamos avançando víamos várias pessoas paradas à porta de casa ou à janela a observar todo este movimento com ar um pouco surpreso.

Para finalizar esta primeira parte da prova acabámos por descer pela Calçada da Glória passando ao lado de um dos famosos "elevadores" de Lisboa.



Depois desta íngreme descida tivemos um período de transição entre os Restauradores e o Martim Moniz que deu para descansar um pouco as pernas antes de irmos à conquista da 2ª colina da noite.

Esta 2ª parte começou com uma incursão pela Mouraria onde encontrámos as primeiras escadinhas e o primeiro engarrafamento. Como ainda estávamos todos muito juntos acabámos por ter de caminhar nestas zonas mais estreitas.

Tal como já tinha acontecido no Bairro Alto, também nesta zona do percurso havia muita gente na rua e à porta de casa a incentivar e a ver os "malucos das luzes" passarem.



Por entre escadinhas, ruas, vielas lá continuamos a subir para o Castelo. Nesta altura da prova já tinha de ir a caminha em algumas subidas e aproveitei a chegada ao castelo para fazer toda a parte interior sempre junto da muralha enquanto observava Lisboa lá em baixo. Já não ia ao castelo à muitos anos e à noite nunca tinha ido, valeu bem a pena.

Após sairmos do castelo e até ao final foi um autêntico carrossel de sobe e desce com muitas escadas pelo meio, passagens ao lado de restaurantes com pessoas a jantar ou por zonas mais residenciais com os moradores na rua a incentivar e a aplaudir os atletas.



 

Foi uma prova excelente, diferente de tudo em que tinha participado e como ponto negativo só tenho a apontar os 8.9Km do percurso, estava à espera de mais, queria mais, podiam ser mais escadas ou rampas mas a vontade era de continuar a correr por Lisboa.

Não tenho nada de especial a dizer em relação ao meu resultado, não sei se 1h e 10 minutos é muito ou pouco, para mim foi 1h e 10 de diversão. Foi duro, sim foi mas deu-me um gozo enorme fazer estes 8.9Km. Prova altamente aconselhada.

Dados Garmin

  • Distancia – 8.89 Km

  • Tempo – 1:09:22

  • Ritmo Médio – 07:48 min /km

  • BPM Médio – 170

  • Calorias – 827

  • Elevação - 297 m


-----------------------------------------------------------

Tracking - Tracking Urban Night Trail Lisboa

Classificação Oficial - 831 / 1125

Classificações

Fotografias

3 comentários:

Resumo Semana (Semana 9 / 10)

Resumo da Semana 9 de 10


  • 1 Prova

  • 8.9 Km

  • 1h 09m 22s

  • 07:48 min/km ritmo medio

  • 170 bpm

  • 827 calorias

  • 297m + elevação


 




Mais uma semana de descanso, muito por culpa da preguiça mas também para dar descanso ao meu querido tendão de Aquiles do pé direito que tem andado a fazer algumas ameaças de "greve".


Acabei por calçar os ténis apenas uma vez  para participar no Urban Night Trail de Lisboa (relato a caminho). Foi uma prova excelente, bem divertida e dura como estava à espera, só tive pena de se ter ficado pelos 8.9Km em vez dos cerca de 12 anunciados.


Em relação a esta prova acabei por me sentir melhor do que estava à espera o que foi um bom teste para a Meia Maratona do próximo Domingo.


Esta semana é para recuperar e fazer 1 ou 2 treinos curtinhos apenas para mexer as pernas.


Boa Semana

1 comentários:

Lisbon Urban Night Trail - Antevisão

É já no próximo sábado a 1ª edição da prova que pretende trazer algumas das condições das provas de trail para a cidade. Esta prova vai ter cerca de 10 a 12 Km e vai percorrer as zonas mais emblemáticas da cidade de Lisboa tendo como particularidade ser realizada à noite


Informações Úteis




  • Levantamento dos Dorsais no Dia anterior na Xistarca - (Calçada da Tapada, 71A 1349-012 LISBOA)

  • Levantamento dos Dorsais no dia da prova das 10h as 20h no local da partida

  • Inicio do Alinhamento as 21h

  • Briefing as 21:15

  • A partida é dadas às 21:30


Objectivos

Sendo esta prova tão diferente das que costumo fazer é difícil definir um objectivo a nível de tempo final. Portanto mesmo sem objectivos de tempo vou dar o meu melhor, até porque serve para testar a minha condição para a prova da semana seguinte. Já agora não me lesionar também é extremamente importante.

Percurso

Achei que ficava interessante ter uma vista mais "deitada" do percurso para se ter uma boa visão do sobe e desce que vamos encontrar (também podem ver o mapa mais normal aqui)



Altimetria

Segundo o que consegui mapear no mapmyrun, a altimetria deverá ser algo do género da imagem abaixo



Previsão Meteorológica

1 comentários:

Como usar o Nike+ com um Garmin

Sempre tive alguma curiosidade em experimentar o site do nike+ já que pelo menos visualmente é bastante atractivo em comparação com o garmin connect.

Apesar da curiosidade como não uso nada da nike para registar a distância e tempo dos treinos nunca me preocupei muito em tentar importar as actividades para o site deles, ate que à uns dias mandaram-me este link: http://www.awsmithson.com/tcx2nikeplus/

Com este site é possível converter as actividades do garmin connect para o o nike+, de forma bastante fácil e rápida.



Para fazer a conversão basta ir ao garmin connect definir como pública a actividade pretendida e copiar o ID da mesma.



Esse ID deve ser colocado no sitio corresponde no conversor juntamente com os dados de login da conta do nike+



Depois é só carregar no botão para converter, aguardar um pouco e puff… faz-se magia. Ao fazer login no site da nike a actividade importada esta lá com os dados todos.

[caption id="attachment_1588" align="aligncenter" width="300"] Último Treino[/caption]

Até agora descobri apenas uma limitação, só consigo importar 5 actividades completas, quando faço o import da 6ª todas as estatística aparecem no site da nike excepto o mapa. 2 dias depois desses 5 imports, consegui fazer novamente mais 5 completos com estatísticas e mapa. Ainda não consegui confirmar se é alguma limitação ou protecção do conversor ou da nike.

[caption id="attachment_1586" align="aligncenter" width="300"] Dashboard com Achievements, e últimas actividades[/caption]

De qualquer forma este problema coloca-se apenas se quiserem importar os dados dos últimos anos de treino que tenham registados no garmin connect. É possível, vai é demorar algum tempo até terem tudo no site da nike Se for apenas o import diário não devem ter esse problema.

[caption id="attachment_1589" align="aligncenter" width="300"] Resumo Mensal[/caption]

4 comentários:

Resumo Semana (Semana 8 / 10)

Resumo da Semana 8 de 10


  • 1 Treino

  • 17 Km

  • 1h 57m 56s

  • 06:56 min/km ritmo medio

  • 166 bpm

  • 1417 calorias

  • 223m+ elevação




 


A semana começou em modo descanso após a corrida / treino do Avante, com o descanso a prolongar-se até ao domingo seguinte.


A ideia do treino era fazer um último treino longo antes da meia Maratona, 18Km seguidos para preparar o corpo para os 21 que vou ter de fazer. Ora bem o corpo não se portou lá muito bem e foi a grande custo que cheguei aos 17Km.


Os primeiros 2 ou 3 Km saíram um bocado a custo, mas depois acabei por entrar em piloto automático. Assim segui até ao Km 15 onde comecei a sentir algumas dificuldades e a sentir demasiado calor, apesar de ter levado agua comigo. No Km 16 tive de caminhar durante uma subida mais inclinada e a grande custo lá fiz os últimos metros ate ao 17. A vontade de fazer mais um estava lá as forças é que não.


Este treino não me deixa muito confiante para a meia, julgo estar melhor que o ano passado mas se estes 17 custaram, ter de fazer mais 4 não sei bem como vai ser. Gostava imenso que estivesse mais fresco no dia 30 só isso já ajudava e depois é deixar que o próprio ambiente da prova dê as forças necessárias para a parte final.


Boa Semana

4 comentários:

25ª Corrida do Avante

25ª Corrida do Avante, ou "O Treino dos quase 18 Km"

Como já tinha dito, a minha ideia para este domingo era fazer um treino longo de 18 Km, como calhava no mesmo dia da Corrida do Avante optei por dividir o treino em 3 partes


Parte 1 - A caminho do Avante

Domingo de manhã deixei o carro a cerca de 3Km da partida e fui a correr para lá. Chegado ao local de levantamento dos dorsais, parei o cronometro e fui esperar na fila para levantar o dorsal. Enquanto estava na fila não consegui evitar um sorriso quando ouvi dizer atrás de mim algo do tipo "hoje vim só rolar devagarinho, 5min/Km faz-se bem".




Já com o dorsal colocado, fui correr mais um bocado enquanto não chegava a hora da partida. No inicio deste 2º aquecimento encontrei o Pedro  e acabei por fazer mais uns metros à conversa com ele.


Quase as 09:30 dei por terminada a 1ª parte do treino com 3.7 Km


Parte 2 - Corrida do Avante

 

Com a parte 1 do treino terminada fui calmamente para o local de partida, onde fiquei à espera na parte final do pelotão. Não ia com nenhum objectivo nem de tempo nem de ritmo, queria apenas fazer quilómetros e não parar de correr.


Apesar de ser uma corrida com bastantes participantes rapidamente acabei por ficar quase sozinho. Parti com um ritmo lento de cerca de 6:30 min/km e logo na 1ª subida dei por mim a ver os últimos atletas do, vamos chama-lo, grupo rápido afastarem-se.


Fui conseguindo manter um ritmo certinho e sem preocupações lá ia correndo observando o ambiente a minha volta e agradecendo às simpáticas pessoas que ao longo do percurso iam aplaudindo. Aliás quando passei por uma das senhoras que estava a aplaudir já perto do fim da prova ouvia-a dizer para uma amiga que estava ao lado "daqui ninguém me tira vou aplaudir até passar o último"




Algures entre o Km 4 e 5 começo a ver os primeiros atletas a passarem em sentido contrário com uma passada assustadoramente rápida. Fico sempre admirado quando me cruzo com os primeiros, como é que é possível correr assim tão rápido...


A partir do ponto de retorno comecei a passar algumas pessoas mesmo sem ter aumentado o ritmo, e como ia bem comecei a pensar a partir de quando é que podia acelerar e a fazer algumas contas ao tempo final, apesar de não me lembrar do que tinha feito no ano passado.


A tal aceleração acabou por ser só no ultimo Km, e num sprint final ainda consegui ultrapassar mais 3 atletas. Acabei cansado mas muito por causa do sprint final. Para a história fica o tempo de 01:12:42 em 11.38 Km registados no Garmin.


Terminada a corrida, dei a voltinha habitual ao lago para receber a água, camisola e o diploma de participação que dava também acesso a entrar na Festa do Avante nessa tarde.




Apesar de ter feito a prova em ritmo de treino deu-me bastante gozo participar. Acaba por ser diferente correr com tanta gente espalhada pela mesma estrada. Em relação ao tempo final, se o ano passado fiz cerca de 1h e 11 minutos a muito custo este ano em ritmo lento acabei por fazer apenas mais um minuto, o que acaba por ser um bom indicador para as provas que ai vêm.


 Dados Garmin



  • Distancia – 11.38 Km

  • Tempo – 1:30:20

  • Ritmo Médio – 06:23 min /km

  • BPM Médio – 163

  • Calorias – 914


——————————————————————–------------------------------------

Tracking: Tracking Corrida do Avante 2012

Classificação Oficial: 1204 / 1314

Classificações:

Fotos: 

-------------------------------------------------------------------------



Parte 3 - Regresso ao Carro

Com a camisola enrolada na mão que segurava o diploma e a garrafa de água na outra comecei novamente a correr em direcção ao carro. Comecei bem mas ao chegar ao carro o desgaste ja era imenso e acabei por ficar pelos 2.3 Km feitos em cerca de 15 minutos. Ficavam a faltar cerca de 500 metros para o objectivo, mas já não tive força nem vontade para andar as voltas ao pé do carro para os fazer, até porque tinha de começar rapidamente a recuperar para aproveitar a entrada a borla na Festa do Avante nessa mesma tarde :)


Em relação ao treino, não foram os 18km pretendidos e bem sei que foram intervalados, mas considero a experiência positiva, cheguei ao carro bastante cansado pois claro, mas até aos ultimo quilómetro do treino fui andando relativamente bem.

9 comentários:

Corre Jamor 2012 - Data

Pelo 3 ano consecutivo vai para a estrada / trilho a corrida Corre Jamor. Alem de confirmada a data da prova as incrições também já se encontram abertas



Corre Jamor 2012


  • Data - 11 de Novembro às 10:30

  • Local - Complexo Desportivo do Jamor

  • Distância

    • 9 Km

    • 3 Km



  • Inscrição 9Km

    • 8€ até 4 de Novembro

    • 10€ a partir de 5 de Novembro



  • Inscrição 3 Km

    • 6 € até 4 de Novembro

    • 8€ a partir de 5 de Novembro





  • Levantamento dos Dorsais

    • Dia 10 de Novembro na SportZone do Oeiras Park das 10h as 23h




Este ano sou capaz de me aventurar nesta prova, tenho ido treinar com alguma regularidade para o Jamor e fazer uma prova pelos trilhos onde treino é capaz de ser interessante.


4 comentários:

Resumo Semana (Semana 7 / 10)



Resumo da Semana 7 de 10


  • 2 Treinos (1 Lento, e 1 Treino / Prova)

  • 21.64 Km

  • 2h 21m 06s

  • 06:30 min/km ritmo medio

  • 158 bpm

  • 1645 calorias

  • 160m+ elevação




 

Estava bastante cansado do treino de Domingo por isso e como tinha planeado os 18 Km para o dia da Corrida do Avante acabei por não fazer o 1º treino da semana.



Quinta feita, sai para fazer 4Km lentos só para mexer um bocado as pernas, foi um treino normal, sem nada de relevante.


Domingo era dia de fazer 18Km mas com a participação na Corrida do Avante tive de ser criativo para cumprir o plano. Visto a corrida ter cerca de 11 Km ficavam a faltar 7, para não os fazer todos no inicio ou no final da prova optei por fazer metade no inicio e metade no fim.


Foi mais ou menos isso que aconteceu, e fiquei com o treino dividido em 3 partes


1ª Parte - 3.7 Km em 24:50

 Corrida - 11.4 Km em 1:12:42

 2ª Parte - 2.3 Km em 15:21


Total: 17.45 Km em 1:52:55


Não foram os 18 que queria nem seguidos, mas andou lá perto. Em relação à parte da corrida irá ser relatada num próximo post.


Ao rever agora o plano para as restantes 3 semanas vou optar por ignorar os treinos de velocidade. O principal é fazer os 18km no próximo fim de semana e depois recuperar para o Urban Trail no dia 22 e recuperar novamente para a Meia Maratona dia 30.

1 comentários:

What I Talk About When I Talk About Running

Apesar de já ter ouvido falar bem do Murakami ainda não me tinha dado para ler nada dele. Entretanto descobri que o senhor também é corredor e que um dos seus livros era uma espécie de auto-biografia enquanto escritor / corredor, foi o que bastou para arranjar o livro e começar a ler.


O livro é pequenino e não senti que fosse muito complicado de ler, no entanto não foi um livro que me deixasse muito entusiasmado enquanto o lia.

Sendo uma auto-biografia é natural que o livro seja focado no autor, e isso era uma das coisas que estava à espera quando comecei a ler o livro, no entanto contava que fosse mais virado para a corrida do que para a parte da escrita.

Numa fase inicial o autor começa por descrever o inicio da sua carreira e o porquê de ter começado a correr. O livro vai mantendo a mesma lógica existindo sempre um paralelismo entre as corridas e a sua carreira como escritor.
Gostei bastante das partes em que Murakami descreve as motivações e o que lhe passa pela cabeça durante os treinos e provas, acabou por ser inevitável identificar-me com os pensamentos e sensações que ele ia descrevendo. No entanto apesar dessas partes do livro achei que o autor acabava por "dispersar" bastante acabando por me fazer perder o interesse e pousar o livro.


Ao contrário de um outro livro que acabei de ler à uns dias e sobre o qual farei um futuro post, não posso dizer que recomendaria a leitura deste livro. Não desgostei mas acabei por fazer um esforço para o acabar, gostei das descrições das corridas e treinos, mas achei aborrecida a parte dedicada à escrita. Compreendo que lá esteja dado que ele é escritor mas não me cativou por ai além.

 

Para mais informações sobre o livro e reviews como deve ser podem sempre ir aqui -> What I Talk About When I Talk About Running

4 comentários:

Corrida do Avante 2012 - Percurso

Já faltam poucos dias para o meu regresso às provas. O regresso está marcado para a Corrida do Avante que tal como o ano passado vai ser a primeira prova da época.

Informações úteis



  • Ínício da prova é às 09:30

  • Abastecimento aos 6.4Km e no final

  • Entrega do Dorsal no dia da prova a partir das 08:00

  • A prova o ano passado teve 11.41 Km


Objectivos


O ano passado estava em inicio de época e o resultado acabou por não ser grande coisa. Este ano apesar de achar que estou em melhor forma estou também em preparação para uma Meia Maratona e tenho um treino de 18Km marcado para o dia da corrida do Avante.

Não quis deixar de estar presente na prova mas muito provavelmente vai ser feita em ritmo de treino já que ou vou começar a prova já com 6Km ou ainda vou fazer 6Km quando ela acabar.

Resumindo se realmente cumprir o plano e for para fazer 18Km não tenho qualquer ambição de tempo. Caso contrário quero melhor da 1h e 11 minutos do ano passado

Percurso


A edição de 2011 teve o seguinte percurso, que segundo me parece mantêm-se:




Altimetria

Sendo uma prova repetida fica aqui o gráfico da altimetria registado o ano passado



Previsão Metereológica


0 comentários:

Balanço de Agosto

Corrida




  • 11 Treinos

  • 95.13 Km

  • 10h 28m 19s

  • 06:34 min/km 

  • 160 bpm

  • 7201 calorias

  • 1713m+ elevação


Natação




  • 0 Treinos


 


Foi um bom mês a nível de treinos e se não fosse a semana em que faltei a 2 treinos tinha conseguido passar dos 100Km mensais. Ainda não foi desta.

 

O aspecto mais relevante dos treinos deste mês acaba por ser os 1713 metros ganhos de elevação. Tenho feito bastantes treinos em percursos mais acidentados tornando os treinos mais duros mas também mais interessantes.

 

Para o próximo mês regressam as provas. Primeiro a corrida do Avante à qual vou juntar mais uns Km ou antes ou depois para fazer 18Km. Duas semanas depois a estreia no Urban Night Trail em Lisboa (espero que os treinos em terreno acidentado ajudem nesta prova). Finalmente no fim do mês a Meia Maratona da ponte Vasco da Gama que é o primeiro grande objectivo para 2012/2013.

 

Quero também aproveitar a reabertura das piscinas para voltar aos treinos de natação em Setembro.

2 comentários:

Resumo da Semana (Semana 6 / 10)


Resumo da Semana 6 de 10



  • 3 Treinos (1 Rápido e 2 Lentos)

  • 32.81 Km

  • 3h 33m 50s

  • 06:28 min/km 

  • 159 bpm

  • 2588 calorias

  • 475m+ elevação




 

Após uma grande luta comigo próprio acabei por me convencer a sair de casa na 3ª para o treino rápido, e ainda bem que o fiz. Nunca tinha corrido tão rápido em treinos. Foram 8 Km a uma média de 5:37, só os ultimos 500 metros é que foram um bocado a custo.


 

Na quinta foi dia de fazer 10Km lentos no Jamor com algum sobe e desce pelo caminho. Foi um treino sem nada de especial a apontar.

 

Finalmente para concluir a semana ia com ideia de fazer os 16 Km que não fiz na semana anterior. Os 16Km acabaram por se tornar em 14, a juntar ao não ter comido nada antes do treino fiz mal as contas e a fonte que contava ter ao Km7 acabou por ser ao 10. Nessa altura já eu estava desesperado por água. No caminho de regresso a casa acabei mesmo por ter de ir a andar em algumas subidas.

 

Para a proxima semana tenho a Corrida do Avante domingo. Acontece que coincide com o meu primeiro treino de 18Km, por isso estou a pensar fazer ou antes ou depois da prova mais ou menos 6 Km para chegar aos 18 do plano.

 

Como é que costumam fazer nestas situações? Fazem os Km a mais antes da prova, fazem depois? 

 

Boa Semana

2 comentários:

Corrida do Destak 2012 - Data

Se a Corrida do Tejo faz o percurso Algés - Carcavelos, tinha de existir uma prova para fazer o que falta até cascais. Essa prova existe chama-se Corrida do Destak e vai para a estrada pela 5ª vez este ano.

Corrida do Destak 2012

  • Data - 23 de Setembro 2012 às 10:00

  • Local - Av. Marginal (Carcavelos - Cascais

  • Distância

    • 10 Km

    • 3 Km - Caminhada (9:30)



  • Inscrição até 09 de Setembro

    • 10 €





  • Inscrições de 10 de Setembro até 22 de Setembro

    • 15 €



  • Crianças até 12 anos

    • 5 €





  • Levantamento dos Dorsais

    • Dias 20/9 e 21/09 – Xistarca, Calçada da Tapada, 71A, Alcântara, Lisboa – Horário: 9h30 / 18h30

    • Dia 22/09 - Feira do Desporto, Baía de Cascais – Horário: 10h00 / 20h00




Uma vez que este ano vou participar numa prova na noite anterior à corrida do Destak, não vou participar nesta 5ª Edição. Por isso ficam já aqui as informações do percurso e Altimetria para os interessados:

Percurso

<mapa percurso>

Altimetria

<mapa altimetria>

2 comentários: