RTP – Linha da Frente – Ultra Trail

Acabou à pouco na RTP um programa dedicado ao Ultra-Trail nacional com destaque para os atletas Carlos Sá, Armando Teixeira e Natércia Silvestre.

É uma reportagem fantástica, e inspiradora. Aconselho todos a usarem (porque não é tempo perdido) 30 minutos dos vossos dias a ver.

O vídeo está disponível aqui –> RTP - Linha da Frente

Parabéns Carlos, Armando, Natércia e todos os outros atletas que representam Portugal tão bem nas provas lá fora. São uma inspiração para todos.

4 comentários:

Corrida do Monge 2012 - Antevisão

Realiza-se no próximo domingo a edição de 2012 da Corrida do Monge, prova com a particularidade de se realizar em trilhos pela Serra de Sintra.

Informações Úteis




  • Levantamentos dos  Dorsais

    • No local da partida a partir das 9h no dia da prova



  • A caminhada tem inicio marcado para as 10:15

  • Corrida com inicio marcado para as 10:30



  • ATENÇÃO - A hora muda de sábado para Domingo com os relógios a atrasarem 1 hora.


Objectivos

Sendo uma prova de trail, tal como na do Guincho, também não tenho objectivos de tempo. Vou ver a paisagem, correr quando o terreno assim o permitir e acabar com o tempo que acabar. Espero não me lesionar e passar uma manhã agradável.

Normalmente até gosto de correr à chuva, mas acho que para uma prova de trail preferia que não chovesse nem tivesse chovido nos dias anteriores.

Percurso

Estive a pesquisar no Garmin Connect e encontrei este track da prova do ano passado: http://connect.garmin.com/activity/125313007



Altimetria

Tal como o percurso esta altimetria foi retirada do track acima mencionado




Previsão Meteorológica

6 comentários:

Corrida de São João

Já tinha sido desafiado para ir a esta prova no ano passado, mas por motivos dos quais já não me lembro acabei por não estar presente. Este ano apesar desta prova coincidir com a Corrida do Tejo fui até a Praça Paiva Couceiro para participar na Corrida de São João.

No dia da prova lá fui para Lisboa debaixo de uma chuva miudinha para me encontrar com o meu amigo José Borges que me tinha feito o favor de levantar o Dorsal.

Já com o dorsal colocado fiquei um bocado a conversa e cerca de 30 minutos antes do inicio da prova aproveitei a chuva ter parado para começar o aquecimento. Logo de inicio avisto o José Magro e continuámos os 2 o nosso aquecimento em animada conversa. Após o aquecimento e enquanto não se podia ir para a o local da partida fiquei à conversa com a Menina sobre as supostas subidas desta prova e o desafio do próximo fim de semana - Corrida do Monge.



Com um ligeiro atraso resultante da chegada do ultimo participante da prova de 3Km, lá foi dada a partida. Como é costume parti da parte de trás do pelotão a tentar manter um bom ritmo. Não sabia bem o que esperar da prova, a minha vontade era impor um ritmo forte logo desde a partida mas estava com medo que a anunciada subida final fosse demasiado complicada se me esticasse muito no inicio. Acabei por seguir a um ritmo confortável e a aproveitar a grande descida inicial para as pernas embalarem. No inicio da descida acabei por encontrar novamente a Menina e seguimos à conversa por ali abaixo.

Terminada a descida era altura de fazer parte do percurso da Meia Maratona de Portugal, desta vez correu-me bem melhor e quando dei por isso já ia a seguir sozinho. O ritmo ia mais ou menos estável nos 5:45 mas à medida que os metros passavam ia-me sentindo melhor e inconscientemente acabei por ir acelerando um pouco. Claro que esta aceleração durou pouco porque rapidamente cheguei aquela que foi baptizada por "Subida do Inferno".



 

Tenho de confessar que até gosto de subidas, mas não estava preparado para o que me apareceu pela frente. O ritmo claro que desceu, alias não havia outra hipótese, consegui manter-me sem parar de correr mas a cada curva que aparecia a estrada parecia que inclinava ainda mais. Custou realmente bastante mas acabei por chegar ao fim da subida e olhar finalmente para a meta lá ao fundo.

Durante toda a subida tinha ido ora a frente ora atrás de uma rapariga que seguia mais ou menos ao mesmo ritmo que eu. Quando a subida finalmente acabou e só tínhamos pela frente a recta da meta começamos ambos a acelerar. Esta aceleração foi sendo cada vez maior e, a determinada altura, sem termos dito nada estávamos num sprint louco em direcção da meta. Foi um final de prova bastante engraçado, mesmo depois daquela subida conseguimos fazer um sprint onde corri mais rápido do que alguma vez tinha feito. No final acabei por passar a meta em 1º lugar, mas com o cansaço destes últimos metros mas mal consegui dizer umas palavras a rapariga, foi só algo do género: "bom final" ou "bom esforço".



 

Conclusão

Em relação à minha prova não tenho nada de mal a apontar. Não sei o que se passa comigo mas depois de uma desapontante performance na corrida do Sporting, tive uma excelente manhã na Corrida de São João. Fiz os 7.77 Km em 44 minutos e pouco o que dá uma média de 5:45 min/km. Senti-me bem nos ritmos que fiz durante toda a prova e mesmo depois da subida ainda consegui aquele sprint brutal. Fiquei bastante motivado com este resultado.

Em relação à organização, a única sugestão que posso fazer é o passar a prova para 10 Km. De resto esteve tudo impecável, percurso engraçado, sim a subida é muito dura mas se fosse tudo plano não tinha piada, 2 abastecimentos para uma prova de 7 Km é mais do que muitas de 10 têm, quilómetros bem marcados, trânsito cortado em todas as ruas e uma organização bastante simpática, à e claro a inscrição é gratuita e ainda oferecem uma medalha e t-shirt no final, que mais se pode pedir? Faço questão de voltar a esta prova no próximo ano e não posso deixar de a recomendar.



 

Dados Garmin

  • Distancia – 7.77 Km

  • Tempo – 00:44:38

  • Ritmo Médio – 05:45 min /km

  • BPM Médio – 172

  • Calorias – 570

  • Elevação - 142+ m


-----------------------------------------------------------

Tracking - Tracking Corrida de São João

Classificação Oficial - N/A

Classificações

  • N/A


Fotografias

2 comentários:

GP Fim da Europa 2013 - Data

No inicio deste ano tivemos a noticia do cancelamento da edição 2012 do GP Fim da Europa. Esta prova é conhecida por ser uma das mais bonitas do Calendário Nacional e recebe um grande carinho por parte de muitos atletas.

Mesmo com a prova cancelada houve vários grupos a combinar para o dia em que a mesma se devia realizar um treino com o percurso da mesma. Esta iniciativa levou a Sintra nesse dia cerca de 300 pessoas.

Talvez fruto desta demonstração e dos esforços feitos para que a prova voltasse a verdade é que em 2013 vamos ter na estrada a 23ª Edição do Grande Prémio Fim da Europa.

Era para ter participado o ano passado com com o cancelamento não foi possível, por isso, assim que vi esta noticia fiz a inscrição para no dia 27 de Janeiro de 2013 estar em Sintra preparado para fazer 17Km muito duros mas que espero serem tão belos como dizem.

GP Fim da Europa

  • Data: 27 de Janeiro de 2013

  • Local: Sintra

  • Percurso: Sintra - Cabo da Roca em 17Km

  • Inscrições

    • No site da prova (clicar no link em cima)

    • 7 € e limitadas a 1000 inscrições



3 comentários:

2ª Corrida do Sporting

Sabia não estar com a mesma forma que o ano passado mas não foi isso que me fez baixar a motivação e entusiasmo por participar pela segunda vez na Corrida do Sporting.

Tal como o ano passado a camisola entregue pelo Sporting era bastante bonita e apesar de não ser aconselhável estrear roupa em provas decidi levar a camisola vestida.



Cheguei cedo a Alvalade e fui para perto do metro esperar uns amigos que também iam fazer a prova, um deles para fazer a estreia em provas. Depois da espera e de alguma conversa fomos a correr devagarinho em jeito de aquecimento até ao local da partida.

Ao contrário do ano passado este ano a partida estava separada por tempos e virada par ao outro lado do estádio para tentar que não houvessem os problemas de "apertos" que houve o ano passado. Uns minutos depois iríamos ver se a ideia funcionava ou não.



À hora marcada foi dada a partida e como de costume nestas provas grandes demorei cerca de 2 minutos até passar pela partida. A mudança de sentido na partida resolveu a parte da segurança que tinha havido o ano passado no entanto as grades colocadas de lado continuavam a evitar que os atletas dispersassem complicando assim a corrida nos primeiros metros. Assim que entrámos no túnel por baixo do Alvalaxia o problema ficou resolvido.

Parti juntamente com o João Pires e fomos num ritmo bastante animado (reter a expressão "ritmo animado"). Fizemos o primeiro e segundo quilómetro juntos mas o ritmo estava a ser demasiado alto para mim por isso acabei por ir ficando para trás.

Tentei seguir num ritmo que me permitisse fazer um bom tempo sem quebrar na parte final o que após os tuneis do Campo Grande significou seguir a cerca de 6min/km. O percurso da prova era igual ao ano passado no entanto este ano tivemos a visita de 2 das claques do Sporting. 1º a Torcida Verde junto à estação de Entrecampos a presentear os atletas com várias bandeiras. Mais à frente já quase no Saldanha estava a Juve Leo também com algumas bandeiras no ar.

Quase a chegar ao Saldanha foi altura da chuva mostrar-se timidamente mas até foi uma visita agradável e que nos acompanhou de forma algo intermitente até ao final. Do Saldanha até ao ponto de viragem é a descer e consegui recuperar um pouco.



Viragem e toca a subir, claro que o ritmo desceu um bocadinho mas mesmo assim continuava convencido que ia a bom ritmo. Por volta do Km 7 olho para o relógio para ver com que tempo ia e vejo 41 minutos... Começo a fazer contas: "Ora bem se for a 6min/km até ao fim demoro 18 minutos. 41 + 18 = 59... COMO? não pode ser"

Foi algo assim que se passou pela minha cabeça, fui desde o inicio convencido que ia a bom ritmo, pareceu-me ter feito os primeiros quilómetros muito rápidos e mesmo os outros estava com a sensação de estar a correr rápido (atenção que o termo rápido é segundo os meus padrões).

Tentei aumentar um bocadinho na parte final e depois de uma volta algo desinspirada pelo fosso do estádio acabei a cortar a meta com 00:59:10.



Ora bem depois de chegar a casa e com mais calma pensar na corrida que fiz, chego a conclusão que nesta altura os 59 minutos é o melhor que consigo fazer. Fiz a prova toda no limite, fui sempre com a sensação de ir rápido e chego ao fim com 59 minutos... é um bocado desapontante até porque estava a apontar para os 58.

Por outro lado fica ainda mais a certeza de me afastar das meias durante algum tempo e o aparecimento de alguma motivação para ser mais rápido e aproximar-me novamente de tempos que fiz o ano passado.

Dados Garmin

  • Distancia – 10.04 Km

  • Tempo – 00:59:10

  • Ritmo Médio – 05:54 min /km

  • BPM Médio – 178

  • Calorias – 814

  • Elevação - 144 m


-----------------------------------------------------------

Tracking - Tracking 2ª Corrida do Sporting

Classificação Oficial - 2686 / 4181

Classificações

Fotografias

8 comentários:

Corrida Solidária Bosch - Data

Corrida Solidária Bosch

  • Data - 04 de Novembro

  • Local - Aveiro

  • Distância

    • 10 Km - Corrida (11:00)

    • 4 Km - Caminhada (10:30)





  • Inscrições 

    • Até 18 de Outubro

      • 5€ caminhada

      • 8€ Corrida



    • Após 18 de Outubro

      • 7€ Caminhada

      • 10€ Carrida



    • Preço especial para Famílias que se inscrevam com mais de 4 participantes na Caminhada - 4 € p/ atleta.





  • Levantamento dos Dorsais

    • Levantamento dos dorsais: No dia da prova no local de partida entre as 08h00 e as 10h00.




Percurso



Altimetria

0 comentários:

Corrida de São João 2012 - Data

Está quase a chegar a versão 2012 da Corrida de São João. Esta prova é gratuita, uma das poucas que existem no nosso calendário e pode ser uma óptima alternativa a quem não quer pagar os 14€ / 16€ da Corrida do Tejo que se realiza no mesmo dia.

Vou participar nesta prova pela primeira vez. Vou sem qualquer objectivo, é apenas para aproveitar uma manhã de domingo (chuvosa ou de sol) para correr e divertir-me.

Corrida de São João 2012 (carregar para ver o Regulamento)

  • Data - 21 de Outubro

  • Local - Praça Paiva Couceiro, Lisboa

  • Distância

    • Percurso A - 7.1 Km - Corrida (10:30)

    • Percurso B - 3 Km - Caminhada (10:00)

    • Percurso C - 800 metros - Corrida para infantis (09:30)





  • Inscrições

    • Até as 16h de dia 17 de Outubro

      • Gratuitas



    • Junta de Freguesia de São João – Rua Morais Soares Nº 32/32-A – 1900-346 Lisboa

    • Telefones 218163290/8 – Fax: 218163299 – E-MAIL – corrida-sao-joao-accl@hotmail.com

    • Na inscrição deverá constar o dia, mês e ano de nascimento, além do percurso que irão efectuar e o BI para estarem cobertos pelo seguro da prova (consultar regulamento)





  • Levantamento dos Dorsais

    • Secretaria da Junta de Freguesia de São João, até às 16 horas do dia 19 de Outubro.

    • Local da partida até 45 minutos antes do inicio da prova.




Percurso A - Corrida 7 Km



 

Altimetria - Percurso A



 

Percurso B - 3 Km



Altimetria - Percurso B

4 comentários:

Meia Maratona de Portugal - Rock 'n' Roll

Ora bem, o que dizer sobre esta prova? Aquela que era o primeiro objectivo do ano e onde queria ter um desempenho razoável, ou seja, acabar sem me sentir a morrer. Pois... foi novamente um desastre, não tanto como o ano passado mas foi má o suficiente.

Nem tudo correu mal, ok acordei tarde e tive de ir um bocadinho mais rápido para o Parque das Nações mas consegui estacionar à primeira e meter-me na enorme fila para os autocarros às 09 horas conforme previsto. Depois foi só esperar tal como o ano passado:

09:30 - Entrar no Autocarro

10:00 - Sair do Autocarro já na ponte

10:15 - Chegar ao local da partida da Meia Maratona e esperar



Km 0 - Km 5

Assim que foi dada a partida meti o meu ritmo de 06:30 min /Km, lento, como queria, mas deu logo para ver que algo não estava bem, não ia cansado de pernas, mas o ritmo cardíaco estava mais alto do que devia e do que era costume, alem disso tinha aquela sensação estranha de que algo não esta a funcionar a 100%.

Estes primeiros Km passaram-se rapidamente sem problemas sem grandes motivos de interesse excepto a passagem pelo Oriente onde estavam algumas pessoas a aplaudir.

Km 5 - Km 10

O percurso desta meia maratona é extremamente aborrecido, sim o terreno é plano e dá para bons tempos, mas sinceramente andar a correr junto a edifícios abandonados de um lado, edifícios degradados do outro (e o rio) e  sem se ver ninguém na estrada é chato e apenas as bandas colocadas ao longo do percurso iam quebrando a monotonia.

Ao longo destes 5 quilómetros o meu ritmo ia caindo, não estava mal, mas inconscientemente fui abrandando. A única coisa que continuava a subir era o ritmo cardíaco.



Km 10 -  Km 15

Estes foram os últimos quilómetros decentes (com a excepção do km 17 e 18). Cheguei finalmente ao ponto de retorno e claro que os abastecimentos de gel / bananas já estavam vazios, nada de novo já contava com isso por isso acabei por tomar o gel que tinha levado de casa. No entanto o ritmo caia cada vez mais e a passagem no viaduto mandou-me abaixo e tive de ir a caminhar.



Km 15 - Km 20

Tal como o ano passado estes foram os piores quilómetros, desta vez ao menos tinha pensos nos mamilos e isso não era um problema. As pernas é que já não davam mais, fui alternando corrida com caminhada até que oiço atrás de mim "Olá João". Era a menina que vinha a correr, claro que aproveitei a boleia e fui com ela em conversa.

Esta "parceria" acabou por me rejuvenescer um bocado e do Km 17.3 até ao 19.8 consegui ir sempre a correr. Muito obrigado menina, se não fossem estes Km com companhia tinha sido uma parte final de prova extremamente complicada.

Apesar da boleia, a última subida entre 2 rotundas já a chegar ao Parque das Nações estoirou de vez comigo, sensação de cansaço extremo, mal disposto, e tal como o ano passado foi um sacrifício do caraças conseguir chegar ao fim.



Conclusão

2 participação, segunda vez que esta prova me corre mal. Desta vez com uma preparação melhor (não a ideal, apenas um pouco melhor) e continuei a acabar a sentir-me mal disposto e extremamente cansado. Não sei porquê se é do calor, se é da alimentação durante a prova e ao pequeno almoço, não sei.

Com base nesta ultima experiência vou optar por deixar as Meias Maratonas de lado nos próximos tempos (ou seja não vou participar na de Lisboa em Dezembro), e vou dedicar-me a treinar de forma mais regular e baixar o tempo nos 10 Km.

Dados Garmin

  • Distancia – 21.26 Km

  • Tempo – 02:30:50

  • Ritmo Médio – 07:06 min /km

  • BPM Médio – 166

  • Calorias – 1594

  • Elevação - 327 m


-----------------------------------------------------------

Tracking - Tracking Meia Maratona de Portugal

Classificação Oficial - 4509 / 4895(Tempo Oficial: 2:33:17 / Tempo Chip: 2:30:48)

Classificações

Fotografias

2 comentários:

Corrida da Ajuda 2012 - Data

Vai para a estrada no próximo dia 11 de Novembro a 2ª edição da Corrida da Ajuda. Esta prova que se desenrola em Monsanto tem 2 percursos disponíveis  Corrida de 10Km e uma caminhada com cerca de 3Km.

Fica ainda a nota para a oferta de Água pé e Castanhas à chegada

Corrida da Ajuda 2012

  • Data - 11 de Novembro

  • Local - Monsanto

  • Distância

    • 10 Km - Corrida (10:00)

    • 3 Km - Caminhada (10:30)





  • Inscrições

    • Até 26 de Outubro

      • 5€ Corrida

      • 3€ Caminhada



    • Após 26 de Outubro

      • 7.5€ Corrida

      • 5€ Caminhada







  • Levantamento dos Dorsais

    • No local de partida entre as 8:00 e as 9:30h.



4 comentários:

Corrida do Monge 2012 - Data

Para quem gostaria de experimentar uma prova de Trail mas acha sempre que as distâncias são demasiado grandes existe a Corrida do Monge. À semelhança da Corrida do Guincho(Entre a Serra e o Mar) esta prova tem uma distância de cerca de 12 Km e realiza-se na bela Serra de Sintra.

Corrida do Monge 2012

  • Data - 28 de Outubro

  • Local - Janes

  • Distância

    • 11,5 Km - Partida às 10:30

    • 3 Km - Caminhada  - Partida às 10:15





  • Inscrição até 24 de Outubro

    • Caminheiros Ate 17 anos - 2.5€

    • Corrida ou Caminhada para atletas FPME - 5€

    • Corrida ou Caminhada para não filiados - 7.5€





  • Levantamento dos Dorsais

    • No dia da prova a partir das 09:00 no local de partida




Em principio estou a contar fazer esta prova.

Apesar de não conhecer esta prova se for como a do Guincho aconselho a quem tem curiosidade de participar numa prova de Trail. A distância não é muita o percurso é com muito sobe e desce mas faz-se bem e a beleza da Serra de Sintra ajuda a tornar a prova bastante agradável.

10 comentários:

2ª Corrida do Sporting - Antevisão

Domingo dia 14 de Outubro vai para a estrada a 2ª edição da Corrida do Sporting. Pelo 2º ano não podia deixar de estar presente ou não fosse este o meu clube.

Informações Úteis




  • Levantamentos dos  Dorsais

    • Hall Vip do Estádio José Alvalade

    • Dia 11 das 12h as 19h

    • Dia 12 e 13 das 10h as 19h



  • As provas para os mais pequenos têm inicio marcado para as 9h

  • A corrida de 10km começa as 10:30


Objectivos

Não estou com a forma que queria e por isso o tempo que fiz o ano passado (00:53:12) é uma miragem. Apesar disso e por esta ser a prova do Grande Sporting vou com o objectivo de fazer a minha melhor marca do ano nos 10Km para tal tenho de fazer algo vou tentar fazer algo na ordem dos 58:00

Percurso



Altimetria

Segundo o registado na prova do ano passado a altimetria é esta:




Previsão Meteorológica

2 comentários:

Corrida da Ciência 2012 - Data

Vai para a estrada no final de Outubro a 2ª Edição da Corrida da Ciência. Esta prova é organizada pela Faculdade de Ciências de Lisboa em colaboração com a Xistarca e permite aos atletas inscritos percorrer algumas das ruas de Lisboa numa prova de 10Km ou numa caminhada mais curta

Corrida da Ciência 2012

  • Data - 28 de Outubro - 10h

  • Local - Lisboa (Jardim Botânico da Universidade de Lisboa)

  • Distância

    • 10 Km

    • 5 Km (Partida no Instituto Superior Técnico)





  • Inscrições

    • Até 12 de Outubro - 5€

    • Após 12 de Outubro - 7.5€





  • Levantamento dos Dorsais

    • Dia 25 (quinta): na FCUL, Campo Grande, banca no Edifício C5

    • Dia 26 (sexta) e 27 (sábado) (só até 12h30): no Núcleo de Desporto e Bem estar do SASUL,edifício do Refeitório I da Universidade de Lisboa, Cidade Universitária.




Percurso



Nota: A parte final do percurso dentro do estádio foi desenhada por mim já que a descrição no site da xistarca diz apenas "fazendo a restante distância dentro do EUL, com chegada ao Estádio."

Altimetria

3 comentários:

Resumo Semana (Semana 10 / 10)

Resumo da Semana 10 de 10


  • 1 Prova

  • 21.26 Km

  • 2h 30m 50s

  • 07:06 min/km ritmo medio

  • 166 bpm

  • 1594 calorias






E pronto chegámos à semana final, a semana da Meia Maratona que foi a única actividade que fiz. Fiz realmente os 21Km previstos o resultado final é que pronto... ficou aquém do que esperava mas mais sobre isso no post relativo à prova.

0 comentários: