1º Trail de Bucelas

Tu és maluco! Foi o meu primeiro pensamento quando o despertador tocou no Domingo as 07 da manhã. À 3 anos atrás nunca me passaria pela cabeça acordar as 7 para ir correr, mas ainda bem que isso mudou.

Depois de acordar levantei-me para fazer a típica manhã de pré prova, a começar pelo pequeno almoço, mas algo não estava bem. Ainda fiz 2 torradas mas só consegui comer meia e mai nada. Estava a sentir-me um bocado para o mal disposto e não quis arriscar meter grande coisa no estômago com medo do que poderia acontecer. Por isso foi com meia torrada que sai de casa para fazer 12 Km de Trail o que provavelmente não é o mais aconselhado.

Juntamente com o João e o Nelson fomos para Bucelas onde o frio não estava nada atrás do que fazia em Sintra, mas com o sobe e desce típico das provas de Trail não devíamos demorar muito a aquecer.

Fomos levantar os dorsais e juntamente com o dorsal toma lá uma garrafinha de vinho como recordação da prova, se calhar podíamos te-la usado logo para aquecer mais rapidamente :)

À hora marcada foi dada a partida e depois de cerca de 1.5 km em Alcatrão entrámos finalmente em terra, um bocado molhada mas sim ainda lhe posso chamar terra. Chegados ao Km 2 havia um engarrafamento e parou toda a gente, sinal que estariam a começar as dificuldades. O percurso afunilava um bocado e descia de forma um bocado mais íngreme, a terra também começou a desaparecer para dar lugar à lama.

Passada a tal descida íngreme claro que tínhamos de subir e foi isso que aconteceu nos 2 Km seguintes, pelo meio de... claro está, muita lama e um pequeno riacho que obrigou a nova paragem.

Eu tinha lido no site e facebook da prova que aconselhavam ténis com boa tracção mas nunca pensei que o piso estivesse naquele estado, aliás fiquei várias vezes a pensar se ténis de trail iriam fazer alguma diferença com o piso assim. Alguém com ténis desses que tenha participado na prova me pode elucidar?

Continuando, subida feita (quase toda a andar) restava a descida para se chegar ao 1º abastecimento onde aproveitei para tomar o meu pequeno almoço. Com um copo de água, meia banana e um bolinho no estômago estava pronto para a segunda parte da prova.

Passámos por algumas zonas de single track bastante bonitas e escorregadias, onde quase cai algumas vezes mas acabámos por não ter mais nenhuma grande dificuldade até ao fim.

Perto do Km 9 oiço alguém a chamar-me atrás de mim e era a Rute acabámos por seguir juntos alguns metros mas quando a estrada empinou novamente ela colocou em prática o treino do GP Fim da Europa, atacou a subida num ritmo excelente e continuou, eu acabei por ir a andar novamente :)

Dali até ao final foi praticamente tudo a direito e ainda deu para acelerar um bocadinho .Cortámos a meta com cerca de 1h e 29minutos de prova, e digo cerca porque tive de "martelar" os dados já que só me lembrei de desligar o relógio bastante depois.

O resultado final da prova vê-se nas calças e ténis que ficaram bastante enlameados, nada que uma lavagem não resolva.

SAMSUNG

Conclusão:

Para uma primeira edição acho que a prova esteve excelente, percurso variado e sempre muito bem assinalado, a entrega dos dorsais foi feita sem qualquer problema e tudo isto sempre com uma enorme simpatia de todos os colaboradores da prova. Assim "conquistam-se clientes" e se tudo correr bem é uma prova onde vou querer voltar para o ano e de preferência para os 22 Km.

Chegado ao final do meu 3º Trail reparo que gosto cada vez mais desta vertente da corrida e um dos meus objectivos até ao final do ano é participar num trail de cerca de 20 Km.

Vou começar a analisar a oferta para depois escolher uma prova.

Detalhes da Prova:



















Bucelas2013_ResumoTracking – 1º Trail de Bucelas
Classificação Oficial – 
Tempo Oficial – 1:29:31
Tempo Chip – N/A
Tempo Ano Anterior – N/A

Classificações

Fotografias

8 comentários:

  1. Fiquei cheia de pena de não ir a esta prova, mas infelizmente não dá para ir a todas.
    E agora ao ler isto estou cheia de inveja =P. Pelo que escreves deve ter sido uma prova espectacular, com belas paisagens, com uma dificuldade desafiante e com uma boa organização.
    Beijinhos e bons treinos.

    ResponderEliminar
  2. Mais um excelente prestação e uma prova que promete.
    Uma daquelas provas que gostaria muito de ir se voltar a ter joelho!
    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Fez uma grande diferença ir com ténis de trail! Claro que escorreguei, mas toda a gente escorregou, mas muito menos! Aproveito para sugerir o III Trail de Sesimbra: http://www.associacaomundodacorrida.com/UTSesimbra13.htm. São 20km muito bonitos!

    ResponderEliminar
  4. Olá João. Também acho que a Organização esteve de parabéns, com vários pormenores a destacar numa primeira edição. (Já tens os resultados no site da prova!)

    "atacou a subida num ritmo excelente"... que simpático, mas longe disso! :)

    Eu estou a pensar fazer os 20km de Sesimbra ou da Arrábida, em Abril. Mas vamos ver como me sinto até lá, que 12km ainda dão luta! :)

    Parabéns e beijinhos.

    ResponderEliminar
  5. Houve muita lama, mas no final o que ficou foi o desejo de voltar.

    Abraço

    ResponderEliminar
  6. Obrigado a todos,

    Tenho de pensar se vale a pena investir em Tenis de Trail ou não, se for só para fazer umas2 ou 3 provas por ano é capaz de ser caro demais.

    Já tinha visto o Trail de Sesimbra, vou analisar com mais atenção essa prova, talvez me inscreva.

    ResponderEliminar