23ª Meia Maratona de Lisboa

Há dois anos tinha participado na mini maratona e apesar de gostar de passar a ponte e aproveitar a vista fantástica sobre Lisboa, não posso dizer que seja uma prova (Mini / Meia) que eu goste, especialmente por 2 motivos: percurso aborrecido e toda a logística para chegar à partida.

Apesar de não ser das minhas provas preferidas, aproveitei a inscrição gratuita e fui acompanhar o João Pires e o Nelson na estreia deles nos 21 Km. Assim sendo por volta das 09:00 estávamos a encontrar-nos em Entrecampos para apanhar o comboio que nos levaria até ao Pragal. Chegados à estação fomos caminhando para a praça das portagens, estava com algum receio de ficar novamente quase 1h à espera para descer tal como tinha acontecido à 2 anos, felizmente não aconteceu e cerca de 10 minutos depois estávamos cá em baixo.

Fomos para o local reservado ao pessoal da Meia Maratona e aguardámos calmamente pelo inicio da prova, fazendo um curto aquecimento pouco antes do inicio.

5 minutos depois de dada a partida lá cruzamos a linha e tentámos começar a correr mas tal como à 2 anos atrás foi complicado seguir a direito e a um ritmo certo. Eu compreendo que se tenha pago para estar ali e que toda a gente ache que tem direito a ir a andar ou a correr ou parar para tirar fotos, mas quem vai a andar podia ter o bom senso de se encostar a um dos lados, não custa muito e evita-se bastante confusão.

Sugestão para a organização: Separar a partida da meia e da mini por 5 / 10 minutos. Facilitava tanto quem quer começar a correr logo na ponte.

Só quase no final da ponte é que começou a haver mais espaço e começamos a manter um ritmo mais certo. Íamos todos sem nenhum objectivo de tempo e fui tentando sempre controlar a euforia inicial para não se pagar na parte final da prova o esforço dispendido, mesmo assim acabámos por fazer os quilómetros mais rápidos na 1ª parte da prova.

No Km 5 fazia-se a separação da mini e da meia, e tal nas outras meias em que esta divisão ocorre, sinto algo especial ao seguir a seta que diz "Meia Maratona", não consigo explicar, é algo tipo o começar de um grande desafio, o saber que agora não à volta a dar que só mesmo no Km 21 é que vou acabar, não sei bem, mas é agradável :)

Entre o Km 5 e o Km 10 conseguimos fazer os quilómetros mais estáveis de toda a prova, sempre na ordem dos 06:30 mas de resto não há muito a contar, fomos correndo na direcção do Terreiro do Paço passando pela novo traçado da Avenida Ribeira das Naus, que infelizmente era em paralelo o que nunca dá jeito para quem está a correr.

A partir do Km 10 foi o regresso e que longo regresso foi este. O ritmo foi caindo aos bocadinhos e fomos sempre a levar com vento de frente.

[caption id="attachment_2253" align="aligncenter" width="584"] A seta mostra o sentido do temível vento[/caption]

Até ao Km 15 ainda aguentámos a correr mas entretanto o João que já ia a alguns Km's com dores no pé teve de parar e caminhar um bocado. Acho que tinha conseguido aguentar mais uns Km's a correr mas provavelmente teria de caminhar ainda antes do fim, mas como tínhamos combinado fazer a prova juntos acabámos por ir os 3 a caminha.

Daqui até ao final mantivemos sempre um corre / anda, pelo menos até entrar no último Km que foi todo feito a correr para cruzar a meta com um tempo final de 2 horas e 41 minutos.

Meia25Abril_Chegada1

Apesar de não ter feito toda a prova a correr foi óptimo ter terminado mais uma Meia Maratona, e ter acompanhado e presenciado a satisfação do João e do Nelson ao acabarem pela primeira vez os 21.195 metros.

Detalhes da Prova:

























Meia25Abril_Resumo
Tracking – 23ª Meia Maratona de Lisboa
Classificação Oficial – 7918 / 8126
Tempo Oficial – 2:41:16
Tempo Chip – 2:36:25
Tempo Ano Anterior – N/A

Classificações

Fotografias

4 comentários:

  1. Senti só umas rajadas de vento, se calhar foi por já estar habituado a treinar naquele percurso com o vento sempre de frente. Força que a próxima será melhor! Bons treinos!

    ResponderEliminar
  2. Deve ser uma sensação única poder acompanhar alguém que se está a estrear na distância. Parabéns pelo espírito de equipa e parabéns pela tua prova.
    Também não sou grande fã destas provas mais "comerciais". Acaba por ser muita confusão para o meu gosto.
    Beijinhos e bons treinos.

    ResponderEliminar
  3. Também tenho essa sensação quando viro para o separador da Meia! :)
    Ainda bem que todos terminaram bem (e com vontade de repetir?) :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Julgo que sim, não nos próximos meses, mas fica sempre a vontade de fazer outra Meia

    ResponderEliminar