Treino - Subida ao Palácio da Pena

22:51 5 Comments

Se na quinta tinha feito um treino no Jamor para experimentar os ténis, neste fim de semana fui fazer um treino que já estava na lista para fazer à algumas semanas e que baptizei de Treino da Subida ao Palácio da Pena

Tanto o treino no Jamor como o do Palácio têm como objectivo os 20 Km de Trail de Sesimbra no próximo Domingo. Se o 1º foi para dar algum uso aos ténis, este segundo foi para fazer um treino mais longo e com bastante subida.

Aproveitando o bom tempo sai de casa Sábado por volta das 10h e fui lentamente correndo até Sintra. Como de costume os primeiros custam sempre um bocado até as pernas entrarem em modo piloto automático, felizmente costumam ser só 2 ou 3 Km.

Passado o período de aquecimento já estava na portela de Sintra e cerca de 1 Km depois estava a fazer a 1ª pausa para abastecimento na Fonte Mourisca.

fonte-mourisca_509936Já hidratado novamente estava pronto para me fazer à mesma subida que já tinha feito no GP Fim da Europa. Não sei se foi por estar mais preparado, ou se fiz a subida mais lenta a verdade é que desta vez consegui não parar de correr, ok confesso que houve alturas em que o ritmo de corrida devia ser igual ao de andar, mas continuava a ser movimentos de corrida :)

Soube mesmo bem fazer novamente esta subida, Sintra é um local fantástico e é extremamente agradável estar a correr sozinho serra acima. Felizmente até passaram poucos carros por mim.

No final da subida comum ao GP Fim da Europa entra-se no empedrado que vai dar ao Castelo dos Mouros, esta foi para mim a pior parte. Apesar de ter uma fase a descer que dá para descansar um bocado, a seguir aparecem rampas com bastante inclinação que juntando ao piso fazem mossa.

19036_sintra_castelo_dos_mouros

Na zona do castelo já se via imensa gente a andar por lá e a aproveitar um bom dia de Primavera para visitar o Castelo e Palácio. Nesta altura também aproveitei para uma visita mas à casa de banho do castelo para beber água e experimentar um gel que tinha comprado.

Regressei à estrada para fazer os restantes metros de subida e chegar ao Palácio da Pena. Daqui para a frente seria tudo mais fácil já que era maioritariamente a descer, mas confesso que fiquei com vontade de subir mais.

palacio_pena1

Desci pelo outro lado indo dar a São Pedro e mais uma vez comprovei que prefiro subir do que descer, acho que o impacto nas pernas e o esforço de travar na descida acaba por ser pior.

No regresso a casa podia ter terminado o treino com cerca de 14 Km mas ainda tinha algum combustível para gastar e apeteceu-me fazer mais uns quilómetros por isso acabei por dar mais uma voltinha por aqui, acabando com uns bonitos 17.17 Km e 1 hora e 57 minutos de treino.

Foi um treino excelente, a subida foi durinha e diferente do que vou apanhar em Sesimbra, mas deu para meter quilómetros nas pernas e fazer subidas, alem disso foi um treino que soube mesmo muito bem.

O perfil do treino acabou por ser este, se não ligarem  aos números do lado direito dá a impressão que subi uma enorme montanha :P

TreinoSintra

5 comentários:

  1. Boas noite,
    A subida ao Palácio da Pena impõe algum respeito, pode não ser uma montanha mas temos que ter calma ao abordar aquela subida.
    Essa subida fez parte do inicio da prova de BTT que ocorreu em Abril do ano passado e que tive muito gosto em participar, e posso dizer que não foi pêra doce.
    A parte a descer também não é muito agradável pois parte do percurso é pedra e é necessário ter algum cuidado, mais ainda quando o chão está molhado.
    Concordo com a ideia que ao fazer alguns percursos mais a subir vai criar resistência e confiança para abordar certo tipo de provas, pelo menos aquelas em que a subida impera.
    Continuação de bons treinos e boa sorte para a prova.
    Manuel Nunes

    ResponderEliminar
  2. Uau! Grande e espectacular treino!
    Tiveste uma bela ideia.
    Beijinhos e boas corridas!

    ResponderEliminar
  3. Excelente treino em excelente paisagem.

    ResponderEliminar