12ª Corrida do Oriente

Pelo terceiro ano consecutivo participei na simpática Corrida do Oriente. Esta prova tem 10 Km (ou deveria ter) que acabam por percorrer o Parque das Nações de um lado ao outro.

Num dia de bastante calor optei por, pela primeira vez, levar comigo logo desde inicio uma garrafa de água. Acabou por se revelar uma óptima opção.

Logo depois de estacionar o carro fui fazer um pequeno aquecimento enquanto pensava que devia ir treinar para ali mais vezes. Só fiz um treino naquela zona mas acabei por gostar bastante do local.

Com o aquecimento feito fui para o local da partida que este ano estava um pouco mais para a frente do que é costume, na altura não me preocupei muito mas questionei-me onde é que íamos ter os metros que ficavam a faltar para os 10 Km.

Foi dada a partida e acabei por ir num ritmo acima do que tinha planeado, mas se ia bem porque não continuar?

A primeira viragem foi um bocado mais à frente de onde é costume, mas tudo bem, se tínhamos começado mais à frente íamos ter de compensar. A surpresa veio quando vejo a placa dos 2 Km e olho para o relógio onde vejo 2Km e 330 metros.

Também foi a partir da viragem que comecei a sentir mais a sério o calor e consequentemente o ritmo ia baixando até que chegou o 1º abastecimento.

Ao analisar agora os dados da prova vejo algo engraçado, o meu ritmo foi sempre a piorar até aos abastecimentos. Depois melhora um bocado e vai piorando novamente até ao próximoOriente2013_Splits.

 

 

 

A prova não teve grande história, debaixo de muito calor o "truque" foi ir de abastecimento em abastecimento até chegar perto do final. A diferença de quase 400 metros entre o GPS e as placas ia-se mantendo mas tinha a esperança de compensar com um ultimo Km mais curto. Tal não aconteceu.

DSCN2547

Quando finalmente virei para a parte de terra reparei que a prova ia ter mesmo mais de 10 Km o que me mandou bastante abaixo. Ainda pior que esta quebra psicológica foi mesmo a má disposição que comecei a sentir. As duas coisas juntas fizeram com que a média desses metros fosse de 6:18, a pior em toda a prova, mas nesta altura o tempo já não me interessava minimamente só queria acabar a prova para poder parar e sentar-me.

Acabei por cortar a meta com um tempo de 1hora e 55 segundos, mas segundo o meu relógio o tempo de passagem aos 10Km foi de 00:58:49 o que para os quase nulos treinos que tenho feito e o calor que estava não foi nada mau.

Detalhes da Prova:

Oriente2013_Resumo

 

Tracking – 12ª Corrida do Oriente

 

Classificação Oficial – 749/ 839

Tempo Oficial – 01:01:49

Tempo Chip / Relógio – 01:00:55

Tempo 10 Km: 00:58:49

Tempo Ano Anterior – 00:58:21

 

 

Classificações

Fotografias

12 comentários:

  1. Pois é, não treinas e depois é isto.
    Mas como dizes, até nem foi mau. ;)

    Abraço!!!

    ResponderEliminar
  2. Desta vez estive só a aplaudir, mas não te vi!
    A mim dá-me quase sempre mais do que a distância regulamentar, o que penso ser normal, já que é raro corrermos sempre em linha, mas não sei se alguma vez me deu 300 metros a mais. Acabo por contar sempre o tempo da prova total, para poder comparar com o ano seguinte! (Se o percurso for o mesmo..) :)
    Estava de facto calor e estás de parabéns!

    Beijinhos e boa semana

    ResponderEliminar
  3. Acho que muitos de nós fomos um pouco abaixo psicologicamente quando percebemos que a prova tinha mais de 10 km...
    Mas fizeste uma boa prova. Parabéns!
    Beijinhos e boas corridas.

    ResponderEliminar
  4. Ola amigo bom dia, tive a ler e queria dizer te que tb senti e vi no meu GPS que esta prova parece q tinhas mais uns metros do que os 10 km a mim deu me 10.500 +-, outra coisa onde foste buscar o tempo de chip?
    ja q n o encontro so mesmo o tempo de prova.

    Cumprimentos e continua a correr

    ResponderEliminar
  5. Também não encontrei tempo de Chip nas classificações. O tempo que pus nessa parte é o que o relógio deu.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  6. Não parece muito, mas perceber no ultimo quilómetro quando já se vai no limite, que afinal ainda temos mais uns 400metros para fazer é violento, mas pronto vingo-me nas fogueiras.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Tinha lido que ias estar algures a aplaudir mas também acabei por não te ver,

    Sim, normalmente o GPS tem sempre um bocado a mais ou a menos, mas este caso foi demasiado (até parece mal depois de fazer trails de 20Km queixar-me de mais 300 ou 400 metros de corrida).

    Eu normalmente registo os dois tempos (total e 10Km). O endomondo tem uma coisa engraçada que é a contagem do tempo em vários parciais, um deles é aos 10 Km.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. É verdade Pedro, tenho regularmente estas paragens nos treinos que não ajudam nada, a ver se entro outra vez no caminho certo este mês para fazer uma grande prova nas Fogueiras.

    Abraço

    ResponderEliminar
  9. ok, pois o pessoal da xistarca pelos visto n acerta o tempo da corrida com o tempo de chip.
    o pessoal q parte atras na corrida esta sempre com o tempo errado, como eu q demorei cerca de 1 m ou 1 m e trinta a chegar a partida,
    e os Km de prova sempre se confirma q foram mais de 10 pelos menos ao pessoal q vi la conhecido e perguntei todos disseram o mesmo, o q achas?

    ResponderEliminar
  10. Supostamente o tempo de chip devia ser o tempo da partida à meta mas ultimamente não tem havido esse controlo no inicio. A solução é por o relógio a contar só ao passar na partida.

    É costume o GPS dar um bocadinho a mais ou a menos que os 10 Km mas segundo ouvi no dia da prova e depois nos vários relatos que li, parece que desta vez não foi falha nos GPS, a prova teve mesmo uns 300 / 400 metros a mais

    ResponderEliminar
  11. :) cheguei até aqui por fazer uma pesquisa sobre a corrida das fogueiras, na qual tb vou participar... medo mto medo :) , é a terceira fez que faço uma prova e vão ser os primeiros 15km. A corrida do oriente foi a minha 2ª prova e serviu para chegar à conclusão que provas durante o dia e com muito calor, não são para mim... foi esgotante mas ainda assim acabei por fazer 54:44 mas ia morrendo... já agora, acrescento que a minha primeira prova foi uma para qual desde já te convido a participar para o próximo ano, é organizada pela equipa da qual faço parte (Scalabis Night Runners) e que tendo sido realizada este ano pela primeira vez em Santarém (20 de Abril), Scalabis Night Race, recebeu muito boas criticas, 10km de noite, tempo fresco, percurso regular e com passagem em locais emblemáticos da cidade, no final bifanas, um pampilho e boa disposição.
    (obrigada pelo link para as fotos, onde encontrei duas minhas :))
    saudações desportivas, continuação de boas corridas!

    ResponderEliminar
  12. Olá Ana, bem vinda :)

    54:44 foi um excelente tempo, estava realmente bastante calor naquele dia.

    Não estejas preocupada com a Corrida das Fogueiras, a prova é fantástica e nem notas que são 15 Km, somos quase "levados ao colo" pelo público. Os primeiros 5 Km são mais calmos nesse aspecto, mas quando entramos novamente em Peniche parece outro mundo para onde quer que olhes tens alguém a gritar por ti e a incentivar-te.

    Boa Corrida,
    Beijinhos

    ResponderEliminar