Duvidas Gerais

13:51 6 Comments

Ao longo do tempo vão surgindo várias questões que apesar da internet ajudar é sempre bom discutir também com outras pessoas

Para facilitar um bocado deixo as duvidas / questões em tópicos:

  1. O que costumam comer ao pequeno almoço em dias de provas? Quantas horas antes?

  2. Costumam ter algum cuidado especial com o que comem antes de provas mais longas?

  3. O que costumam ingerir (sólidos) em treinos / provas mais longas?

  4. Em provas com temperaturas como as que têm estado o que costumam vestir? Camisolas mais grossa e t-shirt? Camisola de manga comprida e t-shirt?


Não me preocupa muito fazer provas ou treinos à chuva, porque normalmente não são muito longos ou acabo em casa. No entanto preocupa-me se acontecer numa prova tipo o trail de bucelas a 2 de Fevereiro com 25 Km. Vale a pena ter um impermeavel ou qualquer coisa (relativamente barata) que se vista vai acabar sempre por se tornar inutil mais Km menos Km?

Que me lembro, de momento, são só estas as duvidas. Resumindo vestuário e alimentação pré e durante provas / treinos. Costumo ter alguma dificuldade em ingerir alimentos e beber isotónico em trails de 20 Km e Meias Maratonas.

6 comentários:

  1. Olá João!
    1. 90% das vezes: café com um pouco de leite (sendo que há pessoas que se dão mal com lacticínios pré-prova, ter atenção), torradas com marmelada e uma banana. Regra geral 2 a 3 horas antes, que é o tempo que leva entre o sair de casa e início da prova, ultimamente...
    2. Não. É igual quer corra 10 ou 20km. Se começar a fazer muito mais kms que isso tenho de repensar, é que me custa muito comer qualquer coisa de manhã, é sempre forçado.
    3. Treinos: barrinhas. Provas: o que houver no abastecimento - bananas, marmelada...
    4. Camisola de manga comprida e corta-vento. Se estiver muito frio + gorro e luvas.

    Em Bucelas, se não chover, penso que uma camisa de manga comprida e um corta-vento seja suficiente. E o impermeável ou é muito caro ou raramente é, de facto, "impermeável"... :/

    Gostei do questionário. :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Então cá vai o meu contributo:
    1) Faço uma paproca com aveia, iogurte (dou-me mal o leite), frutos secos e fruta fresca. Costumo comer pelo menos 2horas antes.
    2) Sim, tenho especial cuidado com as últimas 48h. Aprendi isso: que as últimas 48h devem ser ricas em fontes de energia.
    3) Em treino: barrinhas energéticas, principalmente. Em prova devoro tudo o que me dão.
    4) Uma primeira camada e um colete. Neste tipo de prova, nesta altura do ano, impermeável e corta-vento SEMPRE!!! Outra regra d'ouro que aprendi e que muitos desvalorizam...

    Espero ter ajudado!
    Bons treinos!

    ResponderEliminar
  3. 1- Costumo comer torradas com manteiga e bebo sumo ou chá, evito os lacticínios, no minimo 2h antes da prova.
    2- Antes das provas longas, em especial no jantar antes da prova tento comer massa e hidratar-me bebendo muito água, evitando os sumos e as bebidas alcoólicas.
    3- Em treinos/provas longos costumo comer marmelada, frutos secos e sandes de presunto, que têm gordura e sal! :P
    4- Habitualmente o corta-vento com tshirt por baixo e eventualmente gorro e luvas. Gosto mais de correr com calor.

    ResponderEliminar
  4. 1 - 1 Ovo mexido a acompanhar com uma torrada, outra torrada com doce ou geleia. Sumo de Laranja. Cafezinho e já está. 3 horas antes da prova ;)
    Daí até à prova só bebo água...
    2 - Antes da prova as refeições são normais... mas nada de álcool nessa semana.
    3 - Gel e cubos de marmelada.
    4 - T-shirt e calção... pois na prova aqueço sempre. Ao terminar, procuro vestir-me o mais rapidamente possível. Na úlitma corrida do Monge, em Sintra estava frio, mas rapidamente o esqueci.

    Bons treinos!

    ResponderEliminar
  5. Aqui vai a minha opinião perfeitamente pessoal:

    1º Penso que o pequeno-almoço antes das provas deve ser igual ao que é feito antes dos treinos (isto quando não se treina em jejum como é o meu caso).
    Eu como Muesli com leite 4 horas antes das provas mas há quem diga que leite antes das provas não é boa politica. Eu dou-me bem com o sistema.
    Na altura que fazia maratonas (década de 80!) comia sopa de legumes antes das provas e funcionava!

    2º Antes das provas mais longas ter um especial cuidado com o reforço dos hidratos de carbono, comendo, mais maça, arroz, batatas e mesmo algumas coisas doces na semana antes (mas tendo o cuidado de não arranjar algum problema devido a alguma dieta radical com a qual não estamos habituados.

    3 Eu advogo, e mesmo muitos treinadores e médicos mesmo a nível internacional, que os treinos longos devem ser feitos em jejum em particular quando se treina para a maratona. Ao treinar em jejum o organismo vai acabar por encontrar situações fisiológicas muito parecidas as que ocorrem na maratona e adaptar-se as mesmas.
    Estou a falar de treinos de duas horas em jejum que fui o que sempre fiz nos treinos para a maratona.
    Mas este tipo de treinos implica uma habituação gradual e muito cuidado com os mesmos.
    Quanto a ingestão de sólidos agora há os géis (que não são propriamente sólidos) que são óptimos para ingerir em provas longas.
    Claro que para uma ultra maratona provavelmente tem de se recorrer a outro tipo de alimentação.

    4 Em provas com temperaturas muito baixas talvez não seja disparate correr com calças de licra, camisola de manca comprida, corta-vento, gorro e luvas! Mas isso depende de cada um e da temperatura. Uma coisa é correr com 12 graus outra com 5, 0 ou mesmo temperatura negativa!
    Cada um é que sabe como reage ao frio.
    Chuva o problema é que os impermeáveis baratos não deixam passar a chuva mas também fazem um autêntico efeito de sauna e acaba-se por ficar encharcado com o suor e cheio de calor!
    Se for chuva sem grande frio penso que o melhor é um corta-vento leve que nos matêm quentes mesmos que molhados e seca depressa.
    Há impermeáveis de materiais que permitem a saída do suor mas a água não entra. Pelo menos é o que dizem pois nunca tive nenhum devido ao preço muito elevado dos mesmo.

    ResponderEliminar
  6. Obrigado a todos pelas respostas :)

    Reparo que ando a comer muito em cima das provas, tenho de me forçar a saltar da cama mais cedo pra comer com tempo em dias de prova.
    Nunca arrisquei beber café de manhã em dias de prova, tenho sempre algum receio dos efeitos que possa ter tipo, quando já estiver na linha de partida. Normalmente opto por um sumo, torrada(s) e uma ou duas fatias de bolo.

    Este fim de semana no treino longo fiz um teste de começar a comer e beber água mais cedo e experimentei ainda levar uns cajus para comer durante. Acabou por ser um bom teste, acho que o ir bebendo agua de 2.5 em 2.5 Km fez com que o estômago não chegasse ao ponto em que não aceita mais nada.

    O gorro e luvas são obrigatorios, especialmente porque o cabelo não é muito abundante por aqui :)
    Acho que vou adiar a compra do impermeavel, para ser uma coisa boa sai demasiado caro e acho que para o que corro actualmente não justifica.

    ResponderEliminar