Lesão - talvez sim, talvez não

12:00 7 Comments

Já à muito tempo que me venho a queixar de algo não estar bem com o tendão de Aquiles do meu pé direito. Tenho alguma dificuldade em explicar o porquê mas sinto que tenho algum problema, por vezes sinto-o mais dorido após as provas ou uma moinha maior quando tenho algumas subidas ou de subir escadas no dia a dia.

Como não sei o que se passa e se me irá obrigar a parar algumas semanas tenho optado por não ir ao médico, pelo menos até esta semana.

Esta segunda feira ganhei coragem, lá me convenci que se for necessário páro mesmo para resolver isto e fui ao médico. Ainda foi só a 1ª consulta, foi mais para sair de lá com um raio X e ecografia por fazer.

Só consegui marcar estes exames para a próxima segunda por isso para já resta-me aguardar e continuar a treinar como tenho treinado.

O mais estranho nisto tudo é que mesmo depois de ter feito os 17Km do GP Fim da Europa e de fazer 2 dias depois um treino de 10.5 Km, não tenho tido problemas no tendão. Será que me ouviu falar em médico e ficou com medo?

7 comentários:

GP Fim da Europa - Sim ou Não?

Pois é, fui a bocado mais o João Pires levantar o dorsal para o GP Fim da Europa no próximo Domingo e a senhora que lá estava disse para estarmos atentos ao e-mail / site da prova durante o dia de amanhã.

Isto porque parece que, infelizmente, há a possibilidade da prova poder ser cancelada devido ao meu tempo.

Não são as melhores noticias que podia dar, mas vamos ter a esperança que o tempo melhore um bocadinho e que a prova continue de pé.

Resumindo, se chegar algum mail ou aparecer alguma noticia no site é provável que a prova tenha sido cancelada, caso ninguém diga nada mantém-se tudo conforme planeado.

5 comentários:

GP Fim da Europa - Antevisão

Depois de ter sido cancelada o ano anterior, tendo sido realizado um treino com grande participação no dia da Prova, volta este ano à estrada o GP. Fim da Europa.

Esta prova é conhecida por ser das mais belas provas que temos e com um percurso bastante duro, ou não fosse feita entre a vila de Sintra e o Cabo da Roca.

GP Fim da Europa - Informações Uteis




  • Levantamentos dos  Dorsais

    • Dias 25 e 26 de Janeiro das 10h as 18h na Divisão de Juventude e Desporto da Câmara Municipal de Sintra, sita na Casa da Juventude, Rua Padre Alberto Neto, na Tapada das Mercês;

    • Dia 27 de Janeiro até as 09h



  • Abastecimento aos 4Km, 11Km e chá quente na chegada

  • Partida marcada para as 10h

  • Caso queiram que a organização transporte um saco para o local da chegada o mesmo deve ser entregue até as 09:30


Objectivos

Era para ter participado o ano passado, mas uma vez que foi cancelada ficou a estreia adiada para este ano. Não sei como é que o corpo vai aguentar uma prova de 17 Km, ainda por cima com um percurso tão duro, mas conto descobrir Domingo

Vou sem preocupações de tempo, apesar das previsões de frio, chuva e vento, quero aproveitar a tão falada beleza desta prova.

Percurso do Treino de 2012 (Tirado deste track no Garmin connect - http://connect.garmin.com/activity/148362359)

Europa2013_Percurso

Altimetria


Europa2013_Altimetria

2 comentários:

VI Corrida Luzia Dias

Por norma tento sempre chegar cerca de 45m / 1h antes da hora da partida das provas. Este fim de semana atrasei-me um bocado a sair de casa, mais o tempo a procura de lugar para o carro acabei por chegar à partida faltavam 20 minutos para as 10h. Isto não seria um problema se não estivesse uma fila enorme para levantar o dorsal.

Sem alternativa já que a solução era ter chegado mais cedo fui para o fim da fila. Passado um bocado colocaram-se mais uns atletas atrás de mim que começaram logo a mandar vir com a organização, que antes é que era bom e que filas assim não podia ser. Sou o único a achar que o problema da fila é as pessoas irem levantar o dorsal em cima da hora? Criticar a organização quando o problema resolve-se chegando mais cedo não me parece normal.

Continuando, 5 minutos antes da partida obtive o dorsal, e meti-me no fundo do pelotão a correr às voltas para tentar fazer um pequeno aquecimento. Não demorou muito a ouvir-se o tiro de partida.

LuziaDias2013_Partida1

Como tinha dito no post anterior o plano era dar o meu máximo para fazer um tempo na ordem dos 57 / 58 minutos. Para isso tinha de começar a acelerar logo de inicio e assim o tentei fazer.

Comecei a prova a sentir-me bastante bem e depois de toda a gente dispersar consegui manter um ritmo estável de 5:40

A prova começa logo a subir para uma primeira passagem na alta de Lisboa, apesar da subida consegui aumentar o ritmo e continuar a sentir-me bem, a motivação estava em alta, até que comecei a sentir uma dor na perna direita.

Chegados ao alto toca a descer para a alameda das linhas de torres, e como disse comecei a sentir a perna direita meio esquisita, primeiro foi joelho e depois passou para o resto da perna. Fui tentando não ligar muito aquilo e continuar já que a parte seguinte da prova seria toda a direito.

Fizemos quase toda a Alameda novamente até ao local da partida, mas apesar desta parte ser plana foram os piores kms a nível de ritmo. Comecei a sentir-me mais cansado e com a perna a incomodar não conseguia acelerar.

LuziaDias2013_Ritmo

Na zona da ameixoeira estava o abastecimento e à nossa frente ia começar novamente a subida. Estranhamente a dor da perna passou, comecei a sentir-me melhor e com alguma energia ainda para gastar. Já não é a primeira vez que me acontece isto. Ter uma primeira parte de treino / prova rapido, no meio quebrar e depois ao Km 7 sentir-me bem novamente.

Apesar de estarmos a subir novamente aproveitei estas boas sensações e aumentei o ritmo, o que teve como resultado começar a passar vários atletas que aumenta e de que maneira a motivação. Ia com receio da parte final da prova, mas se o corpo ia bem a 05:30 porque não continuar?

Entrámos no Parque da Quinta das Conchas onde se notava bem o temporal do dia anterior e ao aproximar-me da zona onde iríamos entrar nos trilhos somos mandados para o lado contrário, na altura pensei que fossemos entrar nos trilhos pelo outro lado, mas uns metros mais à frente vejo que afinal íamos cortar logo a meta. Não havia muito a fazer foi acelerar e cortar a meta com 52m30 e 9.4Km.

MA130120_2036

Confesso que na altura fiquei um pouco frustrado por a prova não ter os 10 Km, a manter o ritmo de 05:30 fazia um tempo final de 56 minutos, o que para mim seria excelente tendo em conta os últimos tempos aos 10K.

Passada esse curto período de frustração claro que compreendo o não irmos para os trilhos, com o temporal do dia anterior devia ser bastante complicado passar por lá, e acima de tudo deve estar a segurança dos atletas.

A história da perna direita esta agora a voltar, fiquei mais dorido nesta perna do que é costume, vamos a ver como corre o resto da semana sabendo que tenho 17Km para fazer no GP do Fim da Europa no próximo Domingo.

Detalhes da Prova:



















LuziaDias2013_ResumoTracking – VI Corrida Luzia Dias
Classificação Oficial – 786 / 1090
Tempo Oficial – 00:53:11
Tempo Chip – N/A
Tempo Ano Anterior – 01:00:52

Classificações

Fotografias

4 comentários:

Corrida Luzia Dias - Antevisão

Realiza-se no próximo domingo dia 20 de Janeiro a Corrida Luzia Dias no Lumiar. Esta prova tem 10Km e uma caminhada de 4Km.

Informações Úteis




  • Levantamentos dos  Dorsais

    • Não encontrei informação sobre o levantamento dos dorsais, mas assumindo que é como o ano passado será no local da partida.





  • Partida às 10h


Objectivos

Depois de um prova de 15 Km e uma semana antes de uma de 17 Km aparece esta mais curta. Ora bem, sei que o percurso é durinho com muito sobe e desce e uns últimos  500 metros ainda mais duros, mas gosto das provas assim. Tenho feito alguns treinos mais rápidos e por isso vou tentar dar o máximo nesta prova para fazer algo na ordem dos 57 / 58 minutos.

Percurso da prova no ano anterior

[caption id="attachment_2026" align="aligncenter" width="243"]LuziaDias2013_Percurso carregar para aumentar[/caption]

Altimetria

LuziaDias2013_Altimetria

2 comentários:

VI Corrida de São Domingos de Benfica

Depois de no ano anterior ter tido uma má experiência nesta prova estava com vontade de lá regressar e fazer o contrário. Acontece que em 2013 a Corrida de São Domingos de Benfica fazia parte dos Campeonatos Nacionais de Estrada e passou de 10 para 15Km.

Encarei o desafio dos 15Km com vontade e no dia da prova sentia-me capaz de pelo menos correr os 15 Km sem parar. O tempo não era o principal objectivo.

Quando acordei no dia da prova estava frio e tempo de chuva e acabei por ficar um bocado para o indeciso sobre que equipamento levar. (Nunca sei bem o que equipar nos treinos com frio e chuva). Camisola mais quente para o frio? Mas depois é mais grossa e se chove durante os 15 Km é capaz de ser desconfortável e tornar-se pesada, várias camadas de camisolas mais finas? Enfim... Acabei por deixar a camisola mais quente em casa e acabou por nem resultar mal.

Chegado a Lisboa vou levantar o dorsal e encontro-me com o João e o Nelson que já estavam por lá. Depois de alguma luta entre a camisola e o dorsal, lá acabei por o conseguir colocar, nitidamente tenho de treinar o por o dorsal com a camisola já vestida.

Durante o aquecimento e entre várias conversas passámos por um senhor que se torna conhecido por aparecer sempre na primeira fila de todas as provas com uma bandeira de Portugal. Sendo uma prova do campeonato nacional tive duvidas que conseguisse fazer o mesmo mas... vejam lá se descobrem o "Wally"

Partida_2

Ainda a propósito deste tema o João Lima fez um excelente post que vale a pena ler.

Sem saber bem que estratégia adoptar para fazer 15 Km, acabei por decidir seguir a um ritmo que fosse confortável e que desse para aguentar a prova toda. O inicio foi tal como o ano passado, uma voltinha em Sete Rios e passagem pela meta, para depois se seguir na direcção da Praça de Espanha, quase ao chegar lá, toda a inverter o sentido na mesma avenida. Estas inversões de sentido foram prática recorrente na prova deste ano...

Aproveitando o embalo inicial os 3 primeiros Km foram feitos a um ritmo ligeiramente abaixo dos 6 min /km, para depois aumentar um bocado e estabilizarem perto dos 6:15 o resto da prova. Ao passar novamente na zona de Sete Rios começamos a apanhar chuva, foi um pouco forte mas acabou por durar pouco tempo, deu apenas para refrescar.

SDomingBenfica2013_Ritmo

Depois da passagem por Sete Rios fomos na direcção do que seria a parte mais chata de toda a prova - a interminável recta que tivemos de fazer por 3 vezes e meia.

Em relação a esta parte não tenho grande história para contar, o mais interessante foi que pouco depois de ter entrado nesta zona, começam a passar motas e o carro com as horas. Lá nos chegámos para o lado para deixar os primeiros a passar. É que enquanto iamos a passar no Km 5 já eles iam no 10. É impressionante o andamento que os atletas da elite levam.

Ao longo dos quilómetros seguintes fomos sendo constantemente passados por mais atletas.

No treino longo para esta prova tinha ido a sentir-me bem até ao Km 12 para depois ter uma quebra muito grande do 12 ao 13. Estava com receio que o mesmo pudesse  acontecer e claro que aconteceu, o Km 13 e 14 foram os mais complicados. Entretanto acabei por recuperar um bocadinho o que permitiu cortar a meta com um bom tempo de 1h e 32 minutos.

Conclusão:

Depois de uma péssima prova no ano anterior, esta até que acabou por correr bastante bem. Não foi uma prova para bater records mas sim para ver como está o corpo em distâncias mais longas já que no fim de Janeiro é o fim da Europa e os seus 17Km.

Em relação à organização, foi eficaz como é habito na Xistarca. O percurso é que foi péssimo, qual a necessidade de passar 3 vezes no mesmo sitio e com montes de atletas constantemente a cruzarem-se na mesma estrada?

Detalhes da Prova:



















SDomingBenfica2013_ResumoTracking – VI Corrida de São Domingos de Benfica
Classificação Oficial – 829 / 924
Tempo Oficial – 1:32:55
Tempo Chip – N/A
Tempo Ano Anterior – N/A (foi em 10 Km)

Classificações

Fotografias

3 comentários:

Corrida de São Domingos de Benfica - Antevisão

Realiza-se no próximo Domingo dia 13 de Janeiro a VI Corrida de São Domingos de Benfica, esta corrida costuma ter 10Km no entanto este ano e por estar integrada nos Campeonatos Nacionais de Estrada passou para 15 Km.

Informações Úteis




  • Levantamentos dos  Dorsais

    • No dia da prova - 08:00h - levantamento de dorsais no local de Partida - com partida em Sete Rios, em frente ao Jardim Zoológico.





  • Partida as 10h


Objectivos

Depois de bastante tempo sem fazer longas distâncias vou fazer uma prova de 15 Km, o que esperar? Não sei bem. Fazer abaixo de 1h 30 é capaz de ser sonhar demasiado alto, por isso acho que vou apontar para algo na ordem das 1:35 / 1:40 como um bom resultado.

Percurso

SDomingBenfica2013_Percurso2

Altimetria

SDomingBenfica2013_Percurso

4 comentários:

Calendário de Provas 2013

Reparei à pouco que a Xistarca acabou de confirmar uma série de Provas em 2013. Podem ver todas as datas no Calendário de Provas que tenho publicado. Há medida que forem sendo confirmadas novas provas vou actualizando a página.

Calendário de Provas 2013:  http://runganfasrun.wordpress.com/calendario-provas-2013/

2 comentários:

Balanço de Dezembro

18:19 0 Comments

O último mês do ano serviu para tentar contrariar a irregularidade nos treinos que marcou todo o ano de 2012 e para voltar a pegar na bicicleta e fazer alguns quilómetros.




























































Corrida



Natação



Ciclismo



Total:


Nº Actividades 10 (3P) 01 11
Km’s59.95 0 15.36 75.31
Duração 6h 5m 12s 0 0h 41m 17s 6h 46m 29s
Ritmo Médio 0 22.3 Km/h
BMP médio 166 N/A
Calorias 4679 N/A1022 5701
Ganho Elevação 636m N/A 140 776

0 comentários:

1º Trail Running de Bucelas - Data

Recebi esta manhã pelo meu amigo João Pires o link para uma nova prova a realizar-se no dia 3 de Fevereiro e ainda por cima é uma prova de Trail.

TrailBucelas_Banner

Existem duas distâncias disponíveis: 22 ou 12 Km. As duas provas de trail que fiz até agora foram desta distância e apesar de um dos objectivos para 2012 ser participar num trail com cerca de 20 Km, este ainda deverei fazer na versão mais curta.

1º Trail Running Bucelas Aventura  (carregar para abrir site da prova)

  • Prova de Trail: 22 Km e 12 Km

  • Data: 03 de Fevereiro de 2013 as 09:00

  • Local: Bucelas

  • Inscrição (inscrições no link da prova)

    • 13€ com almoço

    • 8€ sem almoço



5 comentários: