36ª Corrida da Liberdade

Pelo terceiro ano consecutivo fui no dia 25 de Abril para a Pontinha para participar na Corrida da Liberdade, desta vez com a "novidade" de levar um amigo que se ia estrear nestas andanças.

Como de costume deixei o carro no Campo Pequeno e fui para o metro. A ideia este ano era  fazer a prova e no final voltar a correr até ao carro para fazer mais uns 4 ou 5 Km's.

Se o ano passado tinha sido o caos para levantar os dorsais este ano não havia qualquer fila. A explicação para este facto está na distribuição sequencial dos dorsais a toda a gente, realmente numa prova destas, não competitiva, é algo que faz todo o sentido e facilita imenso a distribuição.

Com o aquecimento feito tentámos ir para dentro do quartel mas está muito complicado, não sei quantas pessoas estariam presentes mas sem duvida que houve muito mais que em 2011 e 2012.

De qualquer forma com metade do pessoal dentro do quartel, metade fora lá foi dada a partida e como previa arrancou-se muito lento.

Apesar de nos ultimos tempos não ter feito trabalho nenhum de velocidade queria fazer melhor tempo que no ano anterior. Ia ser complicado mas comecei assim que houve mais espaço na estrada a esticar, o que acabou por ser um erro.

Fui mantendo um ritmo vivo durante os primeiros quilómetros forçando mesmo na subida em Carnide e depois na curta subida em Telheiras, mas por volta do Km 4 comecei a sentir-me a ir já muito em esfoço e ainda não tinha sequer chegado a meio da prova.

A nível de pernas estava impecável mas a respiração e a pulsação estavam já no limite, como o calor também não ajudava na passagem pelo Estádio de Alvalade comecei a abrandar e a desejar que chegasse o abastecimento.

O tão esperado abastecimento surgiu já no Campo Grande e deve ter sido das vezes que me soube melhor beber água. Apesar do refrescamento acelerar estava fora de questão por isso tentei apenas manter o ritmo.

AL130425_0660

Analisando agora os dados da corrida reparo que até nem fiz um tempo por quilómetro muito mau, e até consegui um tempo constante, aliás (acabei de ver) aos 10 Km até fiz um excelente tempo. De qualquer forma na altura a sensação era a de estar em grande quebra.

Nesta altura já estava a meio e não havia muito a fazer era mesmo aguentar até ao final e foi o que fiz. Nos túneis foi gerir o esforço na subida e do Saldanha para baixo tentar aproveitar a descida para meter um ritmo mais vivo.

Acabei por cortar a meta com 1 hora de corrida e 44 segundos, pior que o ano passado, mas vendo agora não foi assim tão mau.

JG130425_2017

Continua a ser uma prova que gosto bastante, tem um ambiente diferente das outras, é complicado explicar por isso a melhor maneira de perceberem o que quero dizer é para o ano estarem na estrada e participar num dos vários percursos que esta prova tem.

No final acabei por regressar para o Campo Pequeno a correr tendo feito mais 4.5 km. Mais uma vez as pernas responderam de uma forma excelente, o pior foi no dia seguinte...

Ora bem no dia seguinte, de manhã estava tudo óptimo mas ao longo do dia ao andar comecei a sentir uma dor no tendão de Aquiles (desta vez foi o do pé esquerdo). À noite andar sem coxear já era impossível e a preocupação também era grande.

Sábado foi fazer gelo e melhorar um bocadinho mas sempre com ligeiras dores ao andar e só hoje é que já andei sem dor.

Concluindo a Prova do 1º de Maio para a qual já tinha a inscrição vai ficar por fazer. Quero muito participar nos Trilhos das Lampas no Sábado e por isso prefiro abdicar da prova a meio da semana para conseguir recuperar totalmente.

Detalhes da Prova:

Liberdade2013_Resumo

Tracking – 36ª Corrida da Liberdade

Classificação Oficial – n/a

Tempo Oficial – n/a

Tempo Chip / Relogio – n/a

Tempo Ano Anterior – 01h 00m 25s

 

Km Mais Rapido - 05:33 min/Km

Km Mais Lento - 06:05 min/Km

 

Classificações

  • N/A


Fotografias

4 comentários:

Provas - Informação Geral: Nova página no Blog

Foi "inaugurada" ontem uma nova página no blog com o objectivo de compilar a informação dos percursos e altimetria das provas em que vou participando de forma regular ano após ano.

A ideia é ao longo do tempo ir  actualizando a página com mais provas e informação que ache pertinente sobre as mesmas. Será sempre um trabalho em progresso e aberto a sugestões :)

A página tem o nome - "Provas - Informação Geral" e está disponivel na barra superior do blog

Gostaria de fazer algo diferente mas o wordpress é um bocado limitado por isso, para já, apesar do formato que a página tem não ser o que eu pretendia vai ter de servir.

2 comentários:

Corrida da Liberdade 2013 - Antevisão

Realiza-se amanhã mais uma edição da Corrida da Liberdade, no ando em que se comemoram os 39 Anos do 25 de Abril, esta prova vai realizar a sua 36ª Edição.

Sendo uma das poucas provas gratuitas no nosso calendário acaba por atrair muitos atletas, mesmo não sendo uma prova com caracter competitivo, alias julgo que nem costumam existir classificações.

Quanto a mim, no meu 3º ano de corridas vou participar pela 3ª vez na prova e desta vez com o objectivo de baixar da hora.  Fiz 1h 05m e 1h 00m em 2011 e 2012 respectivamente.

Nos ultimos tempos não tenho feito qualquer trabalho de velocidade já que a maior parte das provas em que participei foi de 20Km por isso resistência sei que tenho, velocidade... vamos a ver.

Todas as informações desta prova podem ser encontradas na nova secção do blog: Provas - Informação Geral

0 comentários:

Cascais - Oeiras - Lisboa - Antevisão

Vou participar no próximo Domingo na 2ª de uma série de 5 provas que começou a semana passada em Sesimbra. Depois de 20 Km em Trilhos, é agora altura de fazer mais 20 mas em Estrada na 74ª Edição do Cascais - Oeiras - Lisboa.

Alem da possibilidade de fazer os 20Km, esta prova também possibilita que o percurso seja feito em modo de estafeta com equipas de 4 pessoas.

Se por um lado não consegui completar a Meia Maratona de Lisboa a correr, por outro já tenho mais treinos longos e um Trail de 20Km em cima, por isso estou muito curioso para ver como será o meu desempenho. Estou convencido que o treino de 17Km em Sintra e o Trail em Sesimbra devem ter algum impacto para pelo menos me permitirem correr os 20Km sem pausas. Quanto a tempo final... 2h 15 talvez? Enfim não quero ir com grandes expectativas e acabar desiludido.

Informações Uteis

  • Partida: 09:30

  • Local da Partida para 20 Km: Em frente ao casino do Estoril

  • Entrega de Dorsais

    • Dia 18 e 19 de Abril na sede da Xistarca entre as 10h e as 18h

    • Dia 20 na sede da Xistarca entre as 15h e as 18h




Percurso (Link mapmyrun: http://www.mapmyrun.com/routes/view/77125752)


CascaisOeirasLisboa2013_Percurso

Altimetria

CascaisOeirasLisboa2013_Altimetria

2 comentários:

III Mini Trail de Sesimbra

Posso dizer que o Objectivo 3 está cumprido. Participei num trail de 20Km e cheguei ao fim. E dando já um grande salto para o final deste relato tenho de dizer que fiquei a admirar ainda mais os Super Atletas que fizeram / fazem o Ultra Trail de 50 Km, se os 20 me custaram o que custaram fazer 50 ou mais é impressionante mas, vamos voltar ao inicio.

SAMSUNGSAMSUNG

 

 

 

 

 

 

 

 

preparação para a prova começou às 06:30 de Domingo quando o despertador desatou a tocar. Ora bem a esta hora o meu primeiro pensamento foi algo do tipo: daqui a meia hora está a partir o pessoal da Ultra, são ainda mais "loucos" que eu.

Com o pequeno almoço tomado fui para Lisboa onde tinha combinado encontrar-me com o Eduardo para irmos juntos para Sesimbra. Por volta das 07:40 estava por lá e arrancámos para a A2 ou pelo menos tentámos faze-lo... Alguém me explica porque é que as 07:40 a Av. Lusíada já estava fechada ao trânsito? É que ainda por cima segundo li a prova do Benfica só começou as 11h. Enfim se calhar sou só eu a embirrar com o Benfica :)

Continuando, chegámos a Sesimbra e por nabice estacionámos um bocado longe da partida / meta. Isto acabou por revelar-se complicado já que quando recebemos os dorsais recebemos também o saco com a t-shirt, ora não ia correr com 2 t-shirts por isso a 20 minutos do inicio da corrida toca a voltar pro carro deixar o saco. O tempo apertava e faltavam só 10 minutos para o inicio da prova por isso o regresso ao local da partida serviu de aquecimento... mas feito a ritmo de prova.

SAMSUNG

Chegámos a uns 2 minutos do começo, mas ainda deu tempo para encontrar novamente a Rute o Tiago e o André e tirarmos uma foto de grupo. Depois foi dar inicio à aventura.

20130414_Sesimbra_03

Tenho alguma dificuldade em relatar as provas de trail que fiz, acho que são provas muito mais visuais e por isso torna-se complicado descrever por onde andamos. Para este relato vou optar por uma espécie de foto-reportagem (Todas as fotos são do Tiago, a quem agradeço a sua disponibilização)

A prova começa com cerca de 2 Km por alcatrão e em terreno plano, o que não é mau de todo, dá para aquecer e fazer logo uma selecção dos atletas por via dos diferentes ritmos adoptados por cada um.

Mas claro que isto era uma prova de trail e tinham de aparecer a terra / trilhos

20130414_Sesimbra_90

Apesar de me sentir bem fui logo ficando para trás, e com a estrada a começar a empinar comecei também a caminhar. Chegado ao Km 5 estava o primeiro abastecimento, e com ele a 1ª paragem para receber um copo de água dos simpáticos voluntários que lá estavam.

Os primeiros 5 Km desta prova são num piso fácil de correr / caminhar, mas depois do abastecimento tudo muda.

20130414_Sesimbra_15

Uns quilómetros mais à frente aparece aquela que para mim foi a grande dificuldade da prova, primeiro a descida bastante ingreme

20130414_Sesimbra_22

No fim da descida uma praia fantástica.

20130414_Sesimbra_20

Mas não era altura de banhos e se tínhamos descido íamos ter de subir, não pensei é que fosse quase escalada!

20130414_Sesimbra_95

Apesar da dureza desta parte do percurso foi das que mais gostei, tanto pela paisagem como por ser alto tão diferente do habitual. Tive de fazer algumas paragens ao longo da subida mas acabei por chegar ao cimo.

20130414_Sesimbra_67

Nesta altura o terreno ficou mais plano e permitia alguma corrida, o problema era o estado das pernas eu bem tentava correr, mas estava bastante dorido e comecei a pensar que se já estava assim aos 6Km ia ser muito dificil chegar ao fim.

Felizmente foi só o pós subida e passado um bocado já conseguia correr normalmente.

O percurso era agora relativamente plano e com menos vegetação à volta dando para apreciar o belo dia que estava.

20130414_Sesimbra_31

20130414_Sesimbra_35

Ao Km 10 estava o segundo abastecimento e aproveitei para comer 2 bocados de laranja que souberam mesmo bem. Com metade da prova já feita ficava a faltar outro tanto, no entanto tinha ideia que já não haveria nenhuma grande dificuldade... não seria assim.

Mas antes da tal dificuldade ainda deu para correr mais um bocado.

20130414_Sesimbra_48

Para mim outro dos momentos altos da prova foi a passagem pela pedreira. Se numa 1ª fase a paisagem era impressionante mas natural, aqui apesar de feita pelo homem não foi menos impressionante.

20130414_Sesimbra_49

 

20130414_Sesimbra_52

No fim da pedreira estava mais um abastecimento e com ele veio mais uma pausa para recuperar

20130414_Sesimbra_58

Recomeçamos a correr e voltaram a aparecer as dificuldades, entre muitas pedras e descidas inclinadas às vezes era preciso fazer um bocado de ginástica para continuar

20130414_Sesimbra_64

A determinada altura surgiu o castelo lá ao fundo e começamos a falar entre nós se ainda iríamos subir ou não, a vontade não era muita e estávamos a tentar convencer-nos que já não o íamos fazer mas teve de ser

20130414_Sesimbra_70

20130414_Sesimbra_72

 

Não, claro que não íamos a andar a foto é que estava com o disparo demasiado rápido e ficou assim, Ao fim de 18 Km duros claro que estávamos todos a fazer esta subida a correr :)

Chegados ao topo foi altura de conquistar o abastecimento e descer até à meta por um trilho rápido e bastante interessante

20130414_Sesimbra_78

A parte final da prova foi novamente feita em alcatrão já em Sesimbra mas no sentido contrário ao do inicio, nesta zona acabei por me ir um bocado abaixo e ainda tive de caminhar por momentos, mas a grande custo lá fiz os últimos 500 metros a correr.

Cortei a meta com 3 horas e 10 minutos de prova, das quais 2h e 56m foram passadas em movimento.

Claro que tenho de agradecer aos meus 3 companheiros de prova pela companhia e conversa durante estes 20 Km, senão acho que tinha sido tudo muito mais complicado.

Conclusão

Agora uns dias depois de ter concluído aquela que é, até ao momento, a prova mais dura que fiz posso dizer que é também das mais bonitas. 

Já tinha participado numa prova organizada pelo Mundo da Corrida (Meia da Areia) e novamente a organização está de parabéns, foi tudo impecável, abastecimentos, marcações, entrega de dorsais, zona da partida / chegada, enfim o único reparo que posso fazer foi a falta ?? (eu n vi) de marcações ao sair do ultimo trilho e entrar no alcatrão. 

Prova aprovadissima, e dou por mim cada vez mais a gostar de fazer provas de Trail. Sim são duras mas toda a envolvência compensa bem a dureza.

Detalhes da Prova:

Sesimbra2013_Resumo

Tracking – III Mini Trail de Sesimbra

Classificação Oficial – 171 / 191

 

Tempo Oficial – 3:11:13

Tempo Chip – 3:10:25

Moving Time - 2:55:49

Média por Km - 09:08 min/Km

Tempo Ano Anterior – N/A

 

Classificações

Fotografias

6 comentários:

Mini Trail de Sesimbra - Antevisão

Se tudo correr bem no próximo Domingo concretizo o 3º objectivo para 2013: "3) Fazer um Trail maiorzito tipo 20 Km (Já estou inscrito para o Mini-Trail de Sesimbra)"

A inscrição estava feita, e contando que não acontece nada de estranho até ao fim da Semana, Domingo as 09:30 estarei em Sesimbra a partir para aquela que será a minha maior e mais complicada aventura desde que comecei a correr. Bem sei que para muitos 20Km devem fazer-se com uma perna às costas mas para mim sei que vou precisar de ter as 2 a funcionar muito bem.

Informações Uteis

  • Partida para o Ultra Trail - 07:00

  • Partida para o Mini Trail - 09:00

  • Partida para a Caminhada - 09:15

  • Entrega de Dorsais

    • Sábado dia 13 das 15h as 22h

    • Domingo dia 14 das 06h as 06:45 para o Ultra Trail e das 07:30 as 08:45 para o Mini Trail




Objectivos

Este é realmente um dos meus objectivos para 2013, mas passa apenas pelo participar e terminar a prova. Não sei o que é fazer 20 Km em Trail, por isso a expectativa é correr por trilhos e paisagens diferentes do habitual, e passar uma agradável manhã.

O 1º desafio vai ser o acordar as 06:30 para ter tempo de tomar o pequeno almoço e ir para Sesimbra, depois venham os 20 Km que com mais ou menos tempo hei-de os concluir.

Percurso (percurso retirado deste track: http://connect.garmin.com/activity/168444954 )

Fui a procura no garmin connect pela prova do ano passado e encontrei este track.

Sesimbra2013_Percurso

Altimetria

Também retirada do track acima

Sesimbra2013_Altimetria

 

8 comentários:

Treino - Subida ao Palácio da Pena

22:51 5 Comments

Se na quinta tinha feito um treino no Jamor para experimentar os ténis, neste fim de semana fui fazer um treino que já estava na lista para fazer à algumas semanas e que baptizei de Treino da Subida ao Palácio da Pena

Tanto o treino no Jamor como o do Palácio têm como objectivo os 20 Km de Trail de Sesimbra no próximo Domingo. Se o 1º foi para dar algum uso aos ténis, este segundo foi para fazer um treino mais longo e com bastante subida.

Aproveitando o bom tempo sai de casa Sábado por volta das 10h e fui lentamente correndo até Sintra. Como de costume os primeiros custam sempre um bocado até as pernas entrarem em modo piloto automático, felizmente costumam ser só 2 ou 3 Km.

Passado o período de aquecimento já estava na portela de Sintra e cerca de 1 Km depois estava a fazer a 1ª pausa para abastecimento na Fonte Mourisca.

fonte-mourisca_509936Já hidratado novamente estava pronto para me fazer à mesma subida que já tinha feito no GP Fim da Europa. Não sei se foi por estar mais preparado, ou se fiz a subida mais lenta a verdade é que desta vez consegui não parar de correr, ok confesso que houve alturas em que o ritmo de corrida devia ser igual ao de andar, mas continuava a ser movimentos de corrida :)

Soube mesmo bem fazer novamente esta subida, Sintra é um local fantástico e é extremamente agradável estar a correr sozinho serra acima. Felizmente até passaram poucos carros por mim.

No final da subida comum ao GP Fim da Europa entra-se no empedrado que vai dar ao Castelo dos Mouros, esta foi para mim a pior parte. Apesar de ter uma fase a descer que dá para descansar um bocado, a seguir aparecem rampas com bastante inclinação que juntando ao piso fazem mossa.

19036_sintra_castelo_dos_mouros

Na zona do castelo já se via imensa gente a andar por lá e a aproveitar um bom dia de Primavera para visitar o Castelo e Palácio. Nesta altura também aproveitei para uma visita mas à casa de banho do castelo para beber água e experimentar um gel que tinha comprado.

Regressei à estrada para fazer os restantes metros de subida e chegar ao Palácio da Pena. Daqui para a frente seria tudo mais fácil já que era maioritariamente a descer, mas confesso que fiquei com vontade de subir mais.

palacio_pena1

Desci pelo outro lado indo dar a São Pedro e mais uma vez comprovei que prefiro subir do que descer, acho que o impacto nas pernas e o esforço de travar na descida acaba por ser pior.

No regresso a casa podia ter terminado o treino com cerca de 14 Km mas ainda tinha algum combustível para gastar e apeteceu-me fazer mais uns quilómetros por isso acabei por dar mais uma voltinha por aqui, acabando com uns bonitos 17.17 Km e 1 hora e 57 minutos de treino.

Foi um treino excelente, a subida foi durinha e diferente do que vou apanhar em Sesimbra, mas deu para meter quilómetros nas pernas e fazer subidas, alem disso foi um treino que soube mesmo muito bem.

O perfil do treino acabou por ser este, se não ligarem  aos números do lado direito dá a impressão que subi uma enorme montanha :P

TreinoSintra

5 comentários:

Calções e T-Shirt

22:08 3 Comments

Sou apenas mais uma das pessoas que já esta farta de tanto frio vento e chuva e andava à algum tempo a dizer que tinha saudades de sair à rua para treinar só de calções e t-shirt. Na passada quinta-feira foi o dia em que isso aconteceu :)

Tinha planeado um treino no Jamor para poder dar algum uso aos novos Asics Gel Trabuco antes dos 20 Km de Sesimbra, e acabei por apanhar um final de tarde excelente, com uma optima temperatura, sol e sem chuva (pelo menos durante o meu treino). Cheguei ao jamor com uma camisola mais quente vestida mas com o sol bem quente acabei por deixa-la no carro antes de me fazer à estrada.

O plano era fazer 7 ou 8 Km pelo Jamor, começar na zona do remo / canoagem (n sei bem o que é aquilo), dar depois uma volta pelos campos de ténis e por fim subir para a mata ao lado do estádio.

TreinoJamorFoi um treino impecável, se na parte de baixo ainda encontrei algumas pessoas ao entrar na mata o treino mudou. O som passou para apenas o som da passada e o dos pássaros a cantar, e as pessoas que andavam a treinar foram substituídas por inúmeros coelhos que atravessavam os trilhos.

Acabei por andar por lá durante cerca de 5 Km e com mais os 4 Km que tinha feito no inicio acabei por fazer 9. A vontade era de continuar mais um bocado mas estava a ficar apertado a nível de tempo e o treino teve de ficar por ali.

Agora com os dias mais longos quero ver se volto a fazer com mais regularidade os treinos no Jamor.

Ah em relação aos ténis, so os senti a patinar um bocado nas partes de paralelo que estavam com algum lama, porque de resto tudo impecável e sempre com óptima tracção.

 

3 comentários:

Corrida das Fogueiras 2013 - Data

Recebi à pouco um e-mail bastante agradável a anunciar a data da corrida das Fogueiras 2013.

De todas as provas de estrada que fiz esta foi sem duvida a que mais me marcou, não por ter feito uma super prova (por acaso até correu bem) mas devido a todo o ambiente envolvente.

É impressionante ver tanta gente de Peniche na rua a incentivar todos os atletas do primeiro ao último, a juntar a isso as fogueiras de 500 em 500 metros com os seus grupos de pessoas a puxar por nós tornam a prova em algo de diferente e que deixa uma enorme vontade de voltar.

Aconselho esta prova a toda a gente que ainda não a fez. Quem já a fez de certeza que vai querer voltar.

Corrida das Fogueiras 2013

  • Data da Prova: 29 de Junho

  • Inscrições (carregar aqui)

    • Fogueiras 15 Km - 7€

    • Fogueirinhas 6 Km - 3.5€



0 comentários:

Março 2013

14:05 4 Comments

Março acabou por ser um mês um bocadinho melhor que Fevereiro, tanto a nível de quilómetros como de tempo passado na estrada. O inicio do mês acabou por não ter quase nenhum treino resultante de uma constipação e dores de garganta que se prolongaram por algum tempo.

Em relação a provas fiz apenas 1 - Meia Maratona da Ponte 25 de Abril, com um resultado adequado à minha preparação.

Resumo_Março2013

Fica em baixo o quadro resumo de Março 2013:




























































Corrida



Natação



Ciclismo



Total:


Nº Actividades6 + 1 Prova 00 7
Km’s51.53 0051.53
Duração5h 55m 19s 005h 55m 19s
Ritmo Médio6:54 min/km 006:54 min/km
BMP médio 172 N/A0172
Calorias 3968 N/A0 3968
Ganho Elevação 303 m N/A0 303 m

Para o mês de Abril prevejo um grande aumento no nº de actividades e especialmente nos quilómetros feitos dado que vai ser um mês com pelo menos 2 provas longas e mais uns treinos longos também planeados.

Bom mês para todos.

4 comentários: