Resumo de Novembro

14:02 1 Comments

Novembro foi mesmo o mês de regresso aos treinos e com uma regularidade bastante "anormal" para mim. Consegui fazer sempre entre 2 a 3 treinos por semana.

Novembro 2013Sai para a rua um total de 12 vezes, sendo que uma delas foi a prova do Corre Jamor.

Os restantes treinos englobaram um pouco de tudo: tanto fiz séries como treinos mais longos e consequentemente mais lentos.

O treino mais curto do mês acabou por ser o primeiro com apenas 3.42 Km e o mais longo foi um belo treino citadino com 13 Km.

Os locais do treino também variaram um pouco, tanto fiz treinos no Campo Grande (séries) como fui até Monsanto ou andei pelo meio da cidade.

Dezembro começa já com a Corrida do Sporting e a nível de provas ainda terei mais duas São Silvestres no fim do mês, Lisboa e Amadora.

Também consegui hoje igualar o numero de quilómetros feitos em 2012 - 638 Km. Estou a 104 Km do record de 2011, gostava imenso de o igualar ou passar, mas é capaz de ser complicado fazer tantos quilómetros em Dezembro, vamos a ver. Uma coisa é certa quero ver se aumento a distância (e a elevação) dos treinos longos.

Bons Treinos

 

1 comentários:

4ª Corre Jamor

 Soube bem voltar as provas (menos o acordar cedo a um Domingo, mas isso é problema crónico). O ir de carro para o local da prova a ouvir musicas mais "aceleradas" para entrar no ritmo.







Chegar ao estacionamento enquanto me desvio das já imensas pessoas a acabar de equipa e aquecer.

Estacionar o carro calçar luvas, meter o gorro na cabeça e sair para o aquecimento.

Ignorar as dores no pé esquerdo dizendo para mim mesmo, "isto é só do frio, já vai passar". Andar para trás e para a frente calmamente a aquecer e por fim dirigir-me para a partida.

IMG_5997

Ficar parado à espera do inico da prova enquanto se sente o cheiro a cânfora e se ouve as habituais conversas:

"Hoje venho só treinar, é para uns 40m"

"Vamos devagarinho ali nos 5min/km"

"Não treinei nada a semana toda"

E inevitavelmente levar uns encontrões de quem chega à partida atrasado e depois tenta furar até chegar à fila da frente, o normal em muitas provas.

Entretanto ouve-se o tiro de partida e começamos todos a correr estrada abaixo. Já tinha saudades destes momentos, o ir pela estrada fora no meio de tanta gente a ouvir o som dos muitos ténis a bater no chão... é um som que gosto bastante de ouvir, mesmo quando vou correr sozinho.

Fui para esta prova sem expectativas nenhumas a nivel de tempos, ia apenas correr e desfrutar do Jamor por isso fui correndo ao ritmo em que me sentia melhor.

Nos primeiros quiloómetros mais rápido devido à descida mas depois acabei por estabilizar nos 6:30 min/Km.

O percurso começa por dar uma agradável volta junto ao "lago" seguindo depois junto aos campos de ténis, nesta altura fui sendo passado por muita gente mas sempre sem grandes preocupações, ainda havia muita prova.

Depois de uma fase inicial plana começam as dificuldades. Primeiro a subir até ao Estádio Nacional e depois de forma mais suave pela mata.

MA131124_1345

Nesta fase acabei por me surpreender pois consegui manter um bom ritmo ao longo de toda a subida e passar assim muita gente. Alias isto foi regra durante o resto da prova, nas subidas passava algumas pessoas e quando o terreno endireitava ou descia era passado.

Tal como o ano passado demos uma série de voltas no estacionamento e quando íamos para o lado direito do estádio tive quase a voar. O pé esquerdo decidiu ficar a confraternizar com uma raiz e por momentos vi o chão a ficar cada vez mais próximo. Felizmente reagi a tempo, fui com a mão direita ao chão e lá me equilibrei novamente sem mazelas. Ainda não foi desta que cai :)

A parte direita do estádio foi uma passagem interessante, já que no regresso fomos por cima das bancadas passando por dentro da tribuna.

No final uma descida mais inclinada deu para me atirar por ela abaixo confiando na aderência dos ténis, correu bem :)

Para terminar a volta na pista do Jamor (com algumas zonas um bocado degragadas) serviu para acabar em beleza este regresso às provas.

Com 2 participações nesta prova, posso dizer que gosto bastante, é uma prova na zona de Lisboa, diferente de todas as outras, com um percurso bastante agradável e sem ser plano (o que gosto). A organização é bastante competente por isso só posso mesmo dizer bem e aconselhar.

Detalhes da Prova:

JamorResumo

Tracking – 4º Corre Jamor

Classificação Oficial – 1052 / 1428

Tempo Oficial – 01:03:25

Tempo Chip / Relógio – 01:02:45

 

Tempo Ano Anterior (9Km) – 0:55:45

 Classificações:

Fotografias:

1 comentários:

Amanhã no Jamor

21:02 0 Comments

Amanhã volto a por uma coisa destas ao peito :)

SAMSUNG

 

Se tiver o frio que estava hoje quando lá fui levantar o dorsal vai ser duro, mas estou com bastante vontade de voltar a correr no Jamor.

Até amanhã

0 comentários:

6ª Corrida do Destak

Tenho de confessar que quando acordei no passado Domingo não estava com grande vontade de ir fazer a prova, mas lá me arrastei da cama tomei o pequeno almoço e fui para Cascais deixar o carro.

Desta vez ao contrário da minha anterior participação (em 2011) consegui apanhar o comboio que queria e ir calmamente da estação de Carcavelos até à partida onde, com calma, ainda fiz um curto aquecimento.

Á hora marcada o Nelson Évora deu a partida e apesar da vontade não ser muita fui por ali fora a um ritmo bastante acima do que seria desejavel. Se misturarmos um ritmo acima do aconselhavel com falta de vontade de correr, tudo levado ao forno resulta em alternar corrida com caminhada dsd o Km5 até ao final.

Há provas em que me chateia ter de ir a andar, neste caso optei por não me chatear e aproveitar o óptimo dia que estava para ir em modo passeio.

Foi assim que entre caminhar e olhar para o rio, e correr cheguei finalmente a Cascais com um tempo de 01h 05m 28s.

Foi a segunda vez que fiz esta prova e não me compreendam mal, a prova é bastante agradável e acho que o percurso ate é mais giro que o da Corrida do Tejo, o problema aqui foi mesmo a falta de vontade.

Detalhes da Prova:

Destak_Resumo

Tracking – 6ª corrida do Destak

Classificação Oficial – 1991 / 2521

Tempo Oficial – 01:06:35

Tempo Chip / Relógio – 01:05:28

 

Tempo em 2011 – 00:59:31


 

2 comentários:

37ª Meia Maratona de São João das Lampas

Depois de em maio ter participado na 1ª edição dos  Trilhos das Lampas e ter ficado bastante agradado a prova e a simpatia de todos os envolvidos, não podia faltar à Meia Maratona a realizar em Setembro. Nos anos anteriores tinha optado pela corrida do Avante, mas este foi o ano das Lampas.

Já tinha ouvido falar bastante desta prova, especialmente das suas temíveis Rampas e como sempre a ideia era fazer uma preparação adequada... Claro que, como sempre, a preparação não foi a melhor. Acho mesmo que das várias (não muitas) Meias que fiz esta foi a mais dura e aquela para a qual me preparei pior.


Independentemente da participação fui bastante animado para São João das Lampas. Depois de levantar o dorsal, fui fazer um pequeno aquecimento e fiquei a aguardar pelo inicio.


A ideia era ir devagarinho, não abusar nas descidas e tentar manter o ritmo estável durante as subidas, já me tinha mentalizado para se fosse necessário fazer um bocado tipo trail e ir a andar nas subidas mais duras.


Logo depois da partida vejoa a Isa um bocadinho mais à frente e acelerei para chegar até ela. Seguimos juntos à conversa até cerca do Km 5 onde na 2ª grande subida ela embalou e seguiu :)


O percurso tem realmente bastante sobe e desce mas a paisagem e o publico ao longo da estrada quase que fazem esquecer as dificuldades.


Depois da segunda grande subida consegui manter um ritmo estável primeiro por volta dos 06:15 até passar novamente na zona da partida. Ao entrar na segunda fase da prova o ritmo começou a descer mas mesmo assim mantive-me nos 06:30 e apesar de cansado até ia relativamente bem.


Nesta passagem por São João das Lampas já ia praticamente sozinho e daqui para a frente em alguns cruzamentos tinha mesmo de pedir indicações ao senhora da guarda que estava a vigiar.


Quilómetro a Quilómetro lá fui correndo, conseguindo sempre aguentar a vontade de caminhar que se começava a instalar.


O limite foi a última subida por volta do Km 18, na altura até fiquei satisfeito, para a preparação que tinha chegar ao Km 18 a correr foi bastante bom, o problema foi o voltar a correr mesmo quando o terreno já era a direito.


No final da subida faltavam apenas cerca de 2 Km para o fim, mas o sol já estava a ir embora e o vento estava mais forte e de frente. Eu já estava cansado mas esta parte final foi terrivel, custava-me a correr e estava completamente gelado, só queria chegar ao fim e ir para casa.


Cheguei ao final com um tempo de 2h: 24m conseguindo cumprir aquele que se tornou no meu objectivo - fazer menos de 2h e 30m.


Mas a "prova" não terminou por ai, o pior ainda estava para vir. Cheguei a casa completamente gelado e fui logo tomar um banho de água quente a ver se melhorava. Não ajudou muito porque ao frio juntou-se a má disposição e a respectiva consequência e também fiquei com um bocado de febre.


Resumindo, acabei mesmo em mau estado e tive o pior pós-prova que me lembro.


Apesar de tudo isto, quero muito voltar a São João das Lampas e a esta Meia Maratona, mas de preferência com uma preparação adequada.


Detalhes da Prova:

LampasResumo

Tracking – 37ª Meia Maratona de S. João das Lampas

Classificação Oficial – 705/ 718

Tempo Oficial – 02:24:25

Tempo Chip / Relógio – 02:24:15

Tempo 10 Km: 01:02:44

Tempo Ano Anterior – n/a

 

2 comentários:

The Road so far...

22:58 3 Comments

Depois de uma grande ausência do blog, e também da estrada, acho que está na altura de fazer um ponto de situação.

Desmotivei um bocado no final da época, tanto com a corrida como com o escrever no blog. A desmotivação acabou por atingir o ponto mais alto na corrida do Destak onde pela primeira vez acordei e fui para o local da partida sem vontade de participar / correr.

Desde essa altura fui correndo de forma muito esporádica e com o Casamento e Lua de Mel em Outubro os treinos pararam por completo.

Já a viver em Lisboa e com novas rotinas a serem criadas decidi também recomeçar a treinar de forma mais regular (algo que nunca consegui fazer).

Para já posso dizer que Novembro está a correr bastante bem e que estou novamente motivado, mas mais pormenores virão num outro post. Para já é altura de por alguns posts em dia.

Para começar e tendo em conta esta paragem maior que fiz em Outubro acho que é uma boa altura para fazer o balanço do que tem sido a minha vida como corredor desde que comecei.

Epocas

O conceito de Época é um bocado relativo, para esta análise escolhi acabar cada época antes do período de maior paragem em cada ano.

Como comecei a correr em Janeiro de 2011 a primeira época foi a mais curta de todas. Por oposição a esta ultima que devido á preparação para a Meia das Lampas só a dei por concluída no inicio de Outubro.

Como facilmente se nota a tendência tem sido aumentar época a época o número de treinos, de provas e consequentemente de quilómetros. A ideia para o futuro passa por aumentar os quilómetros e os treinos mas talvez reduzir um pouco o número de provas. Não que não goste de participar mas começo a achar que talvez faça muitas provas iguais quando podia fazer treinos que me dão mais gozo (mais sobre isso num próximo post).

Passando para uma análise anual as coisas mudam de figura:

Totais

Se a tendência entre épocas era subir, aqui a tendência tem sido descer, pelo menos de 2011 para 2012. Não sei explicar o porquê desta redução no 2º ano, mas espero em 2013 ainda chegar a números próximos de 2011 pelo menos do que diz respeito aos Km's, faltam 130 Km's vai ser complicado mas vamos a ver.Grafico

Como se percebe pelo gráfico acima o primeiro ano de corridas foi nitidamente o melhor, em 2012 com menos 17 actividades fiz também menos cerca de 100 Km.

Apesar da paragem em Outubro 2013 não está a ser mau e com 99% de certeza que passarei os numero de 2012 com uma curiosidade. Tenho quase o mesmo numero de Km's em menos quase 20 treinos. Parece que os tenho feito treinos mais longos do que fiz em 2012.

ActividadesEm relação à distribuição entre provas e treinos, a tendência é a mesma que para os outros indicadores. Mais uma vez espero manter / diminuir o numero de provas e aumentar o de treinos.

Este post já vai longo e com tabelas / gráficos / números a mais por isso vou ficar por aqui. Talvez faça mais tarde uma análise aos tempos das provas ao longo destes anos a ver se retiro alguma coisa interessante dai.

Para já o que importa é que regressei aos treinos e estou a gostar :)

3 comentários: