Trail da Serra D'Arga - Balanço dos Treinos

18:00 5 Comments

E já é quase Domingo ou seja está quase na hora de concretizar o 1º objectivo que defini quando retomei a corrida no inicio na parte inicial do ano: 20Km do Trail Curto do Grande Trail da Serra d'Arga.

14 Semanas depois de começar a seguir um plano de treinos chego finalmente ao fim e posso fazer um balanço (só porque gosto de números, gráficos e estatísticas).

Estatística e Gráficos

Em primeiro lugar tenho de realçar a regularidade que consegui ter nos últimos 3 meses algo que nos quase 4 anos que já corro nunca consegui manter por muito tempo. Em Julho Agosto e Setembro fiz sempre mais de 100 Km's por mês, algo que em 4 anos só tinha feito por 2 vezes.

Calendario

Fazendo as contas finais verifico que dos 428 Km que tinha planeado acabei por fazer 370,3 Km o que equivale a 87%. Confesso que fiquei um bocadinho surpreendido com este número, pensava que estaria mais próximo dos 100%.

Ao analisar os dados com mais algum detalhe, vejo que as principais falhas foram 2 semanas em que só consegui fazer 1 treino, e numa dessas semanas esse treino foi o Longo. Ou seja acabei por fazer quase todos os treinos longos que tinha planeado inicialmente, o que me parece ser o mais importante.

Total distance

Sinto que ficou a faltar mais alguns treinos em Trilhos e mais regularidade nos exercícios de reforço muscular, mas para compensar (ou para me convencer que compensa) acabei por fazer outros desportos como ciclismo ou, nas ultimas semanas, natação.

Actividades

Os números finais são:

Resumo

 

Sensações nos Treinos:

Em relação ao que fui sentido nos treinos, fui notando semana após semana melhoria no desempenho e na forma como me sentia.

Nos treinos específicos também notei que ia evoluindo. No primeiro treino de escadas que fiz (4 repetições nas Escadas do Lavra) até acabei bem, mas o resto da semana até tinha dificuldades em andar com as dores que tinha nos gémeos. No ultimo que fiz acabei por fazer 8 repetições, mais rápidas e passei bem o resto da semana :)

Nos treinos que fiz em Rampas (Parque Eduardo VII) também fui evoluindo tanto no numero de repetições que era capaz de fazer como a velocidade a que as fazia.

A maior parte dos treinos longos foram feitos em jeito de Urban Trail por Lisboa, adorei a subir e descer escadinhas e ruelas pela zona historia de Lisboa e é algo que quero continuar a fazer nos próximos tempos.

Fui também algumas vezes para Monsanto, onde no 1º treino que fiz lá acabei um bocado desapontado. Foram cerca de 16 Km que me custaram imenso e onde tive de ir a andar uma série de vezes.

Para compensar fiz uns excelentes treinos de 19Km em Agosto, primeiro um plano em que corri sem parar 19Km algo que já não fazia nem sei à quanto tempo. E o outro no Minho em terreno mais acidentado com belas paisagens e onde me senti óptimo.

Para culminar fiz à duas semanas a minha melhor Meia Maratona de sempre em São João das Lampas, tendo feito uma excelente prova e batido o meu record pessoal que vinha de 2011.

O Trail Curto da Serra D'Arga

Para o trail espero poder apreciar a tão falada beleza da Serra D'Arga, usufruir de uma prova organizada pelo grande campeão Carlos Sá e principalmente acabar a prova em bom estado e sem mazelas. Os treinos estão feitos e apesar de estar confiante, só irei saber se foram ou não suficientes no Domingo.



Mais do que a altimetria (nunca fiz 1000+) preocupa-me a possibilidade da chuva, não pela chuva em si, mas por tornar o terreno mais escorregadio e consequentemente mais perigoso. Esperemos que esteja bom tempo.

Tenho pelo menos 4 amigos que não vão fazer nem 20, nem 33 Km, vão sim ter uma Ultra Aventura de 55 Km: Eduardo, Isa, Vitor e Rute. Por isso para eles e também para todos os outros, espero que façam uma excelente prova.

Até Domingo.

5 comentários:

  1. Rapaz aproveita a prova! Muita Sorte! Grande Abraço

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigado e boa prova para ti também! Estás mais que preparado para os 21km, começa com calma, poupa as pernas, e desfruta!
    (Se te deixa mais descansado, o meu último treino em Monsanto também foi desmoralizante!! Eu acho que é quando o vento está do lado ali daquele campo de futebol de Carnide... :D )
    Muita sorte, e lá nos vemos domingo!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Força!!!! Vai correr tudo bem e disfruta!!! :D

    ResponderEliminar
  4. Tudo a correr pelo melhor, João!
    Aproveita, desfruta e atinge este objectivo pois a seguir vem outro bem ambicioso :)

    Um abraço e FORÇA!

    ResponderEliminar
  5. Obrigado pela força João!
    Que tudo corra bem também para ti!
    Até domingo!
    Abraço

    ResponderEliminar