1ª Corrida do Centenário da Aviação Militar

Quando comecei a treinar para a Maratona esta corrida não estava no plano, mas depois de o meu pai ter demonstrado interesse em fazer a caminhada, acabei por o inscrever a ele e ao resto da família, e aproveitei para me inscrever na corrida de 10 Km.


A participação na prova obrigou-me a mudar o plano e a dividir em dois o treino de 22 Km que estava previsto. E foi assim que fiz 12 Km em treino de manhã (com direito a queda) e 4 horas depois estava na linha da partida para fazer mais 10 Km em prova. Estava curioso para ver como é que o corpo ia aguentar a prova já com alguma fadiga do treino anterior e não sabia bem com que estratégia devia abordar esta prova.

Começámos a corrida a dar uma volta pela pista da Base Aérea e tentei ir controlando o meu ritmo, sentia as pernas algo presas, restava saber se era o típico preso de inicio de treino que aos 2 Km passa ou se era resultado do treino da manhã. 




Durante os primeiros 4 / 5 Km andámos sempre dentro da base, o que foi interessante já que é um sitio onde não se vai todos os dias. Com o passar dos quilómetros comecei a sentir-me mais solto e ia facilmente com um ritmo abaixo dos 6 min/km, mas foi à saída da base que as coisas começaram a mudar. A 2ª parte da prova seria feita fora da base passando por uma série de povoações ali na zona (com uma série de gente na rua a aplaudir) antes de voltarmos a entrar na base pelo outro lado.

Se a primeira metade da corrida tinha sido mais controlada, pois tinha algum medo de estoirar no final, a partir de meio não sei bem o que aconteceu, dei por mim a aumentar o ritmo e a correr cada vez mais rápido quer fosse a descer ou a subir, fui toda esta parte final a passar outros atletas e não me lembro de ter sido passado por ninguém. Isto a juntar ao facto de me ir a sentir bastante bem dá uma motivação extra e faz correr ainda mais rápido. 




Nestes quilómetros finais desapareceu tudo, deixei de me preocupar com o cansaço do treino da manhã, deixei de me preocupar com o joelho (felizmente nunca deu sinal de estar com problemas), deixei de me preocupar com a possibilidade de estoirar, à medida que os quilómetros passavam cada vez me convencia mais que ia conseguir manter-me neste ritmo e por momentos ali por volta do Km 8 ao ver o tempo com que ia sonhei que podia bater o meu record dos 10 Km, mas o oxigénio devia estar todo a ir para as pernas e não para o cérebro, não sei que raio de contas fiz na altura :)


De qualquer forma sentia-me a voar e rapidamente reentrei na base e cortei a meta com um tempo de 55:17 o que para mim equivale ao meu 3º melhor tempo em provas de 10 Km e uma enorme satisfação por ter cumprido o bi-diário de forma tão boa.

Soube-me bem voltar às provas de 10 Km (já não fazia nenhuma desde Junho na corrida do Jumbo). Em relação à parte organizativa, para uma primeira edição a organização esteve muito bem, o percurso foi bastante variado tivemos abastecimento a meio e o trânsito bem cortado. O único ponto que podia ser melhorado é passarem a marcar os quilómetros, para quem leva relógio GPS não é muito grave, mas para quem não usa pode dar jeito saber em que ponto da corrida é que se vai.

Classificações:


Fotografias:

6 comentários:

  1. Muitos parabéns pela excelente prova e pela presença da família Cravo :)

    Várias vezes, os receios é que nos impedem de irmos mais à frente. Noutras, deixamos os receios de lado e arrependemo-nos. É difícil realizar o equilíbrio perfeito mas há dias assim como no sábado passado e há que aproveitar.

    E para mim, já tem a ver com os treinos que andas a fazer :)

    Um abraço e força para uma boa continuação

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade João, estive ainda uma série de tempo a ponderar se devia ir correr ou se mais valia fazer só a caminhada. Talvez tenha arriscado um bocado mas felizmente correu bem e deu bom resultado no final.

      Espero que para alem de um dia bom os treinos estejam realmente a contribuir para a melhoria de forma.

      Abraço

      Eliminar
  2. Grande prestação!
    Parabéns!
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  3. Parabéns pela bela prestação! Os treinos estão a dar frutos. ;)
    E poder contar com a presença da família é óptimo, pode ser que para a próxima consigas convencer alguém a juntar-se a ti na corrida. ;)
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ter a família presente dá uma motivação extra. Quando a conseguir convencer alguém a juntar-se nas corridas, acho que seria tarefa mais complicada que um UTMB, mas pronto se forem fazendo as caminhadas já não é mau :)

      Beijinhos

      Eliminar