Paris 2015 - Semana 10

22:23 7 Comments

Preparação Maratona de Paris 2015 - Semana 10


Segunda (Plano: Lento 8 Km) - Treino 11,3 Km: Desta vez o treino foi diferente. Juntei-me a uns colegas de trabalho que costumam correr à hora de almoço e fui com eles fazer cerca de 11 Km. O ritmo foi mais elevado do que tenho feito ultimamente mas fui-me aguentando bem o que acabou por me surpreender.

Terça - Casa -Trabalho 2,5 Km: Ritmo lento, com a mochila da roupa às costas a incomodar um bocado.
     Trabalho - Casa 2,9 Km: Ritmo lento, novamente com a mochila a incomodar. Se continuar a fazer estas deslocações a correr tenho de pensar numa alternativa para o transporte da roupa.

Quarta (Plano: Séries 8x600m) - Séries 8x600: Nesta semana experimentei aumentar a distância das séries passando para os 600m. Confesso que de modo geral custou-me mais que as de 400 metros, não a nível de caixa ou muscular mas a nível psicológico. Os tempos de cada série nem foram maus de todo.

Quinta (Plano: Recup 4 Km) - Recuperação 5 Km: Este treino foi de estreia porque calhou no dia de Natal, a ideia era fazer um treino pequenino, acabei por fazer mais 1 Km que o planeado. Pode ser que tenha "queimado" mais um sonho ou uma filhós.

Sexta - n/a

Sábado (Plano: Longo 24 Km) - n/a

Domingo - Longo 24 Km. Este treino começou por ser bastante mau, ao fim de 2 Km de treino já estava a parar com dores na perna direita na zona do gémeo, esta dor não era normal e a custo fui continuando com mais paragens ora para alongar ora para ajeitar novamente a meia de compressão que levava. A dor continuava e internamente ia em discussão comigo mesmo não ia conseguir fazer 24 Km com a perna assim, e ora pensava em parar no Oriente e apanhar o metro para casa, ora pensava em continuar o treino mesmo que tivesse de ser a andar. Sempre nesta discussão interna acabei por chegar à Estação do Oriente onde parei e pela 3ª vez ajeitei a meia daquela perna, voltei a correr e... a dor tinha desaparecido :) Não consigo perceber o que aconteceu, estou farto de usar aquelas meias e nunca tinha tido problemas.

Já sem dores não havia duvidas, o treino era para continuar. O resto do treino não tem grande historia, fui até um bocado depois da Ponte Vasco da Gama e voltei para trás para seguir até ao Cais do Sodré. Mais ou menos a partir do Km 20 começou a custar-me mais e tenho quase a certeza que fui enganado e que cada Km tinha mais do que 1000 metros. 

Tirando a parte inicial do treino que foi realmente péssima o resto até que correu bem tendo em conta a alimentação (nada) saudável que fiz na altura do Natal. 

Próxima Semana:
Para esta semana o plano é quase igual, mas em vez de fazer o treino de séries vou participar na São Silvestre da Amadora, prova que conheci o ano passado e que adorei. 

Boa Semana e bons treinos e um bom ano para todos

7 comentários:

  1. Nas series pareces um relógio suíço :) ...são feitas em estrada ou em pista?
    Abraço e BOM ANO para ti

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem estrada, nem pista lol. Estão a ser feitas à volta do Campo Pequeno, numa linha circular de blocos de pedra que há no chão à volta da Praça. Dá pouco mais de 400 m cada volta.

      Abraço e Bom 2015 Carlos

      Eliminar
  2. João... mete na cabeça que é a maior mentira que existe que cada km tem mil metros.
    Há alturas que alguns km parecem ter apenas escassas centenas de metros. Por seu turno, em especial a partir dos 30 numa Maratona, cada km é maior que o anterior. Olha, o 41 que fiz agora no Porto, a subir a Avenida da Boavista, ninguém me tira da cabeça que tinha para aí uns 3 mil metros ou mais! :)

    Parabéns por mais um 24 no currículo! E agora sozinho e com essa dor

    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acredito nisso, nos ultimos km's do treino lembrei-me da conversa que tivemos, eu já nem olhava para o relógio para não ver os metros a passarem tão devagar.

      No próximo sábado há mais 24, vamos a ver como correm :)

      Abraço e bom 2015 João

      Eliminar
  3. Para mim, esse treino que te correu bem com os teus colegas é o puro reflexo do trabalho que tens feito. As séries e o fartlek vão fazer-te evoluir de uma maneira que nem imaginas! De certeza que já estás a notar. Continuando assim, Paris vai ser espetacular! Força!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Filipe, por acaso tenho notado que as séries têm um impacto interessante quando tento fazer treinos mais rápidos, vou ter amanhã um bom teste na São Silvestre da Amadora.

      Abraço e bom 2015

      Eliminar
  4. Feliz 2015 e que seja cheio de Kms de corrida!

    ResponderEliminar