Serra d'Arga - Semana 1

Tive a tentar fazer um plano de treinos para ter algo mais "serio" para seguir para o Trail da Serra D'Arga e acabou ontem a primeira das 14 semanas.

O plano tem apenas como objectivo estruturar os treinos longos, um mais especifico em cada semana e ver tambem como é que as provas encaixavam nas semanas antes do Trail, mas mais sobre o plano num proximo capitulo.

A semana que passou foi a semana que defini como semana 1, e começou logo com 1 treino em falta em relação aos 3 planeados. A verdade é que acabou por coincidir com as minhas férias com metade praia em Melides e outra metade em Sevilha, por isso acho que nem foi mau conseguir fazer 2 treinos, um mais rapido tipo fartlek e o longo.

Estou a tentar fazer com que os treinos no fim de semana alem de serem os chamados "longos" tenham também um bom Desnivel acumulado com muita subida e descida, por isso esta semana optei por fazer o chamado "Urban Trail".

Foram 14 Km com muita escadinha e ruela, na zona do castelo, graça, mouraria, alfama e afins. Não tivesse sido um torcer do pé ao Km 10 (aparentemente sem mazelas) e praticamente nem estava a dar pelos quilómetros a passar.

O resultado do treino este: Arga Semana 1 - Treino Longo (Urbano)

Semana 1


  • 2 Treinos

  • 2h 12m

  • 20,76 Km



Boa Semana

2 comentários:

2ª Corrida do Jumbo (Autódromo do Estoril)

Já tinha ficado de olho nesta prova o ano passado, mas como calhou no dia a seguir à Meia Maratona de São João das Lampas acabei por não ir, ficando a estreia para este ano.

Com as temperaturas a aumentar previa uma prova bem complicada para Domingo, já que no autodromo as sombras são praticamente inexistentes. Uns dias antes a organização acabou por anunciar que ia haver chuveiros no percurso para as pessoas se refrescarem. Infelizmente foi apenas em 2 pontos, soube bem, mas soube a pouco.

Depois de chegar ao autodromo e estacionar o carro tive de passar por baixo da pista para chegar à zona das boxes e ter uma visão do autodromo que normalmente não se tem. Enquanto caminhava para a pista encontrei o João Lima a Isa e o Vitor e acabei por fazer o resto do aquecimento com eles.

À hora marcada foi dada a partida e toca a acelerar pelo autodromo. Ainda na recta da meta junta-se a nós a Sandra com quem acabei por fazer toda a prova.

Nunca fui muito de ver desportos motorizados, mas joguei várias vezes em jogos de PC na pista do Estoril por isso tinha uma ideia de como era o percurso e de onde estavam as subidas, o que eu não contava é que estas se revelassem tão duras.

IMG_4758

Começamos logo a descer e antes de fazermos a recta interior temos a 1ª subida que nesta altura ainda se fez bem. Depois da recta, nova descida e toca a subir novamente, desta vez aos S's o que acaba por proporcionar uma bela imagem dos atletas todos espalhados pela pista.

O interessante desta prova é que apesar de serem 2 voltas ao autodromo nao repetimos o sentido. Quando chegamos a primeira vez à meta, viramos para dentro das boxes onde damos umas voltas e voltamos a aparecer na outra ponta da recta da meta para fazer novamente a pista mas agora em sentido contrário.

Confesso que esta segunda volta já me custou bastante a vontade de para de correr e andar já era grande, e provavelmente se fosse sozinho teria-o feito. O cansaço e o calor já começavam a fazer mossa e por isso a 2ª volta acabou por ser mais lenta, mas acabámos por conseguir chegar à meta com um tempo de 1h e mais uns segundos.

ZG140615_1587

No final um senhor da organização dizia que para o ano a prova seria ao fim da tarde, o que me parece ser uma excelente noticia caso calhe num dia quente como o que esteve este ano.

Para a semana começam as 14 semanas de preparação para a Serra D'Arga. Estou a tentar estruturar um plano de treinos para chegar lá em condições de fazer os 20Km.

Em relação a provas e antes da Serra D'Arga vou participar na "Da Estrada para a Pista" são só 5 Km mas vai ser a oportunidade de fazer uma corrida em pista e ter assim uma nova experiência.

Boas Corridas

5 comentários:

Novidades

Depois de imenso tempo parado (para ser sincero, não tinha vontade de escrever) está na altura de voltar a dar vida ao blog.

Qual o motivo para esta "reactivação"? Na realidade não é apenas um motivo mas dois

O que tem de ser falado primeiro é o que acontece mais tarde, mas por muitos motivos é o mais importante.

Depois de alguma indecisão o João Lima convenceu-me a aproveitar o ter sido sorteado e a inscrever-me para...

ParisFazer 42.195 metros na fantástica cidade de Paris :D

Sim vou fazer a minha estreia numa Maratona no dia 12 de Abril de 2015 na Schneider Electric Marathon de Paris 2015

--

Em segundo lugar e apesar de já ter feito algumas provas de trail, vou também fazer mais uma estreia. A distância já a conheço: 20 Km

Serra D'ArgaMas os anunciados 2000 metros de desnível acumulado suspeito que me vão dar muito trabalho.

Dia 28 de Setembro de 2014 estarei a correr no tão elogiado Grande Trail da Serra D'Arga.

Agora é altura de começar a dar as perninhas, que com estas 2 provas tenho já muito com que me "entreter".

 

 

8 comentários: