Serra d’Arga – Semana 8

21:53 3 Comments

Treino Serra D'Arga:




































TreinosDistânciaTempoElevaçãoPeso
Semana 7321.9 Km02:36:26212 m80.9 Kg
Semana 8441.9 Km04:24:32440 m80.2 Kg
Totais23209 Km23:31:343138 m-2.3 Kg


Semana 5 estrelas. Consegui fazer 4 treinos, todos eles com boas sensações e para culminar um excelente treino de 19 Km sempre a correr.

Espero que esta semana continue a correr tão bem :)

Resumo da Semana:
































Segunda

  • Exercícios de Reforço Muscular


Terça

  • Treino de Rampas - 8 Km. Que treino excelente, se da vez anterior tinha-me queixado de ter feito as rampas a um ritmo baixo desta vez compensei ao fazer a um bom ritmo e para um total de 6 series.


Quarta

  • Treino de Recuperação 4,5 Km. Depois das rampas optei por fazer um treino curto de recuperação aqui mais perto de casa só para por as pernas a mexer e ver como é que o corpo reagia a vários dias seguidos de treino. Mais uma vez o resultado foi muito bom. Pelo meio houve o momento "Stravasshole" para o Segmento do Campo Pequeno.

  • Exercícios de Reforço Muscular


Quinta

  •  Treino Fartlek - 10 Km. 3º Treino desta sequência, não tinha nada de especial planeado por isso a meio do treino decidi começar a fazer variações no ritmo. Andei sempre pelo jardim do Campo Grande acelerando de vez em quando para um total de 10 Km.


Sexta

  • n/a


Sábado

  • Treino Longo - 19 Km. A ideia antes de Arga era fazer treinos com subidas, mas este fim de semana no Alentejo isso foi impossível. Mesmo sem as subidas fui fazer o treino longo que por erro de cálculo no percurso acabou por termais 1 Km que o planeado. O positivo é que mesmo com 1 km a mais não custou muito a fazer e foi todo feito em corrida sempre com boas sensações.


Domingo

  • n/a




Boa Semana

3 comentários:

Domingo Desportivo

22:54 1 Comments

Treino Longo - 14Km

Este domingo começou por volta das 07:30 com o despertador a tocar (Deixa qualquer pessoa com vontade de sair para a rua a correr) para ir tomar o pequeno almoço. Cerca de 1 hora depois estava a sair de casa em direcção a Belém onde tinha combinado com o João Lima a Isa e o Vitor acompanha-los durante parte do treino.

Às 9 horas lá arrancámos em direcção ao Jamor. Em 4 anos de corrida nunca tinha ido correr para esta zona junto ao rio, achei bastante agradável e ficou na lista para ir mais vezes.

Com o falar sobre Paris, planos de treino, geis desportivos e as greves da TAP, nem se deu pelos quilómetros a passar e rapidamente chegámos ao Jamor. Como tinha planeado um treino de apenas 14 Km depois de uma volta pela pista de canoagem estava na altura de me despedir dos meus companheiros de treino e voltar para trás.

Feitas as despedidas meti-me a caminho para regressar pelo mesmo percurso até chegar a Belém com 14 Km e mais alguns metros.

1º Circuito de Lisboa - 29 Km Bicicleta

Desde miúdo que sempre gostei imenso de ciclismo e que me imaginava no meio do pelotão a fazer as corridas que eles faziam. Cada vez que andava de bicicleta era inevitável imaginar que era o Joaquim Gomes ou o Gamito ou o grande Lance Armstrong.

SAMSUNG

Quando me enviaram o link de inscrição para esta prova, inscrevi-me logo mas ainda estava indeciso se ia ou não, o receio de andar em pelotão deixava-me um pouco de pé atrás.

Ainda bem que acabei por me decidir a ir. Para mim foi como que um sonho poder andar em pelotão pelo circuito da Volta a Portugal, ir passando pelas placas dos 5, 4, 3, 2, 1 Km para a meta, até começar as ver as placas que vemos nos sprints finais das etapas com os metros que faltam para culminar na passagem pela linha de Meta.

SAMSUNG

Chegada a hora da partida começamos a subir para o Saldanha e cedo fiquei para a parte final, mas tudo bem, queria era aproveitar a oportunidade de pedalar por ali sem carros e não entrar em loucuras correndo o risco de cair. Acabei por conseguir apanhar o pelotão na viragem da Avenida de Berna e seguir ali no elástico até ao Rossio. Foi uma sensação bestial fazer a Fontes Pereira de Melo, a rotunda do Marquês e descer a Avenida com as barreiras de lado enquanto as pessoas assistiam e incentivavam.

SAMSUNG

No Rossio estava a viragem para voltarmos a subir, esta viragem mais complicada já que o piso empedrado é péssimo para pedalar, felizmente correu tudo bem e não cai.

A subida para o Marquês não é fácil, mas pondo um ritmo certinho e por vezes seguindo a roda de alguém fazia-se bem. Depois da 1ª passagem pela meta tínhamos mais 3 voltas para fazer.

Acabei por fazer as 4 voltas em cerca de 1h e 10 minutos a uma média de 26 km/h o que para mim foi bastante bom, mas melhor ainda foi realmente ter feito este circuito e ter-me sentido ciclista durante cerca de 1 hora.

SAMSUNG

1 comentários:

Serra d’Arga – Semana 7

21:26 0 Comments

Treino Serra D'Arga:




































TreinosDistânciaTempoElevaçãoPeso
Semana 6334.9 Km03:52:23631 m80.7 Kg
Semana 7321.9 Km02:36:26212 m80.9 Kg
Totais19167 Km19:07:022698 m-1.6 Kg


Resumo da Semana:
































Segunda

  • n/a


Terça

  • Treino de Escadas - 3.9Km (Escadas da Liberdade)Foi o 2º treino nestas escadinhas mas tenho de confessar que não me apeteceu fazer 4Km a correr para lá e depois mais 4 para voltar para casa por isso fui de carro. Em relação ao treino passei das 3 series e meia da ultima vez para 5 e meia. Foi um bom incremento mas continuo sem conseguir concluir a correr a ultima serie.

  • Exercícios de Reforço Muscular


Quarta

  • n/a


Quinta

Sexta

  • n/a


Sábado

  • Treino Bicicleta - 18 KmInicialmente a ideia era dar uma volta maior, mas acabei a 1ª subida já cansado e comecei a pensar que no dia seguinte ia correr e andar de bicicleta novamente por isso acabei por voltar a casa mais cedo


Domingo

  • Treino Longo - 14 KmDia de treino longo num local novo (Belém) e com a agradável companhia do João Lima, Isa e Vítor. Tive pena de não os acompanhar o treino todo, mas o plano mandava que esta semana fosse mais calma e ainda tinha a prova de bicicleta à tarde.

  • 1º Circuito de Lisboa (Bicicleta) 29KmEstreia numa prova / passeio de ciclismo e logo no circuito da chegada da Volta a Portugal, foi fantástico poder passar no circuito da volta com todas as infraestruturas já no local e o publico à espera dos verdadeiros campeões.




Boa Semana

0 comentários:

Julho 2014

17:38 2 Comments

Já noutras situações tinha tentado seguir um plano de treinos, mas a determinada altura acabava sempre por os abandonar, ou porque não podia treinar em alguns dias ou porque arranja uma desculpa qualquer parva quando simplesmente não me apetecia correr.

Um dos objectivos do plano alem de ter os treinos mais estruturados era ver se conseguia seguir uma coisa destas do inicio ao fim. Isto porquê? Porque em Abril parece que tenho 42.195 metros para correr e convem estar muito bem preparado, para tal é conveniente seguir um plano de treinos e cumpri-lo. Desta vez e estando quase a meio do plano posso dizer que tem estado a correr muito bem, tenho conseguido ser bastante regular mantendo sempre 3 treinos semanais (excepção para a semana 5 em que com o falecimento de um familiar foi impossível ir treinar), por isso acho que o saldo é positivo.

Apesar do saldo positivo no que diz respeito aos treinos de corrida nos treinos de Fortalecimento Muscular continua a existir alguma preguiça. Faço mais do que fazia antes mas ainda não os faço com a regularidade que devia. Em alguns fins de semana tenho conseguido ir também andar de bicicleta o que acaba por ser bastante agradável e um bom complemento à corrida

Em relação ao peso tenho tentado controlar um bocadinho melhor o que como e a quantidade mas é algo que para mim é bastante complicado. Queria chegar pelo menos aos 77 Kg antes de Paris, para já tenho conseguido perder peso, provavelmente mais pelos treinos do que pela comida, mas se continuar assim é positivo.

Depois de pensar um bocado posso chegar a 3 factores para conseguir estar a seguir o plano de treinos. Em primeiro está bem presente objectivo Serra D'Arga e o respeito pelos 20km com 1000+ o que vai ser inédito para mim. Em segundo lugar e a uma maior distância mas também bem presente na mente está a Maratona de Paris, e por fim, mas não menos importante a minha mulher que me dá força e insiste para ir treinar nos dias em que me apetece mais ficar no sofá.

Confesso que às vezes até me sinto meio envergonhado com a ênfase / importância / respeito que estou a dar a estes 20 Km do Trail da Serra D'Arga, isto quando comparado com o Ultra de 55 Km e outras provas ainda maiores(admiro muito quem faz estas distâncias), mas depois lembro-me que todos começamos por algum lado, cada um tem o seu nível e que se vai passando por todas as distâncias, quem sabe se para o ano os meus treinos não serão para os 55 Km :)

Em relação aos treinos, de modo geral têm corrido todos bastante bem. Normalmente os primeiros 2 Km custam um bocado a sair, parece que sinto as pernas presas e a vontade de ir a andar é muita, mas depois assim do nada passa e já nem me lembro que as pernas estavam a doer.

Nos treinos específicos (Rampas / Escadas) tenho tentado aumentar as repetições ou a distância e até agora tem corrido bem. Nos treinos longos estou a aumentar a distância de forma gradual e a escolher percursos que tenham uma altimetria jeitosa, ando longe dos 1000+ de Arga (tenho feito entre os 400 e 600+), mas também não quero fazer a prova, antes da prova.

Em relação aos percursos feitos tenho optado mais por percursos urbanos (zona típica de Lisboa) do que por Trilhos em Monsanto, e aqui é provavelmente o ponto em que devia variar mais, mas gosto imenso de correr por Lisboa e quando faço essas voltas quase nem dou pelos quilómetros a passar.

Boas férias para quem vai, e bons treinos :)

Calendário de Julho

July_CalendarKm's percorridos desde Janeiro

Km's2014

 

 

2 comentários:

Serra d’Arga – Semana 6

22:34 0 Comments

Treino Serra D'Arga:




































TreinosDistânciaTempoElevaçãoPeso
Semana 5116.46 Km02:13:11440 m81.1 Kg
Semana 6334.9 Km03:52:23631 m80.7 Kg
Totais16145 Km16:30:362486 m-1.8 Kg


Resumo da Semana:
































Segunda

  • n/a


Terça

  • Treino de Rampas (Parque Eduardo VII) – 8KmDesta vez decidi "inventar" um bocado mais e em vez de fazer series mais curtas, subi o Parque todo, o que dá 500 metros. No final depois de analisar o treino fico com sentimentos mistos. Se por um lado fico contente por ter feito os 500 metros da subida 4 vezes, por outro lado fico um bocado desanimado por a velocidade ter sido tão lenta. Acho que também se fosse mais rápido não aguentava a subida toda.


Quarta

  • n/a


Quinta

  • Treino Fartlek - 10 KmNão tinha nada de especial planeado para este treino e acabei por ir para o Estádio Universitário onde aproveitei existir um segmento no Strava do circuito exterior para acelerar durante essa parte do percurso. Resultado média do segmento de 2,7Km a 4:59 min/km e no total um bom treino de 10Km em cerca de 58 minutos. No meio ainda deu para estar uns 10 minutos à conversa com o João Lima, a Isa e o Vitor.


Sexta

  • n/a


Sábado

  • Treino Longo - 16Km. Mais uma vez optei por fazer o treino em Lisboa quase com o mesmo percurso da semana passada. Se há uma semana tinha-me custado um bocado a fazer este treino, esta semana foi o oposto, inevitavelmente fiz muitas zonas de escadas e algumas subidas a caminhar, mas de modo geral senti-me sempre bastante bem e melhor que a na semana anterior.


Domingo

  • n/a




Boa Semana

0 comentários: