Trail da Serra D'Arga - Balanço dos Treinos

18:00 5 Comments

E já é quase Domingo ou seja está quase na hora de concretizar o 1º objectivo que defini quando retomei a corrida no inicio na parte inicial do ano: 20Km do Trail Curto do Grande Trail da Serra d'Arga.

14 Semanas depois de começar a seguir um plano de treinos chego finalmente ao fim e posso fazer um balanço (só porque gosto de números, gráficos e estatísticas).

Estatística e Gráficos

Em primeiro lugar tenho de realçar a regularidade que consegui ter nos últimos 3 meses algo que nos quase 4 anos que já corro nunca consegui manter por muito tempo. Em Julho Agosto e Setembro fiz sempre mais de 100 Km's por mês, algo que em 4 anos só tinha feito por 2 vezes.

Calendario

Fazendo as contas finais verifico que dos 428 Km que tinha planeado acabei por fazer 370,3 Km o que equivale a 87%. Confesso que fiquei um bocadinho surpreendido com este número, pensava que estaria mais próximo dos 100%.

Ao analisar os dados com mais algum detalhe, vejo que as principais falhas foram 2 semanas em que só consegui fazer 1 treino, e numa dessas semanas esse treino foi o Longo. Ou seja acabei por fazer quase todos os treinos longos que tinha planeado inicialmente, o que me parece ser o mais importante.

Total distance

Sinto que ficou a faltar mais alguns treinos em Trilhos e mais regularidade nos exercícios de reforço muscular, mas para compensar (ou para me convencer que compensa) acabei por fazer outros desportos como ciclismo ou, nas ultimas semanas, natação.

Actividades

Os números finais são:

Resumo

 

Sensações nos Treinos:

Em relação ao que fui sentido nos treinos, fui notando semana após semana melhoria no desempenho e na forma como me sentia.

Nos treinos específicos também notei que ia evoluindo. No primeiro treino de escadas que fiz (4 repetições nas Escadas do Lavra) até acabei bem, mas o resto da semana até tinha dificuldades em andar com as dores que tinha nos gémeos. No ultimo que fiz acabei por fazer 8 repetições, mais rápidas e passei bem o resto da semana :)

Nos treinos que fiz em Rampas (Parque Eduardo VII) também fui evoluindo tanto no numero de repetições que era capaz de fazer como a velocidade a que as fazia.

A maior parte dos treinos longos foram feitos em jeito de Urban Trail por Lisboa, adorei a subir e descer escadinhas e ruelas pela zona historia de Lisboa e é algo que quero continuar a fazer nos próximos tempos.

Fui também algumas vezes para Monsanto, onde no 1º treino que fiz lá acabei um bocado desapontado. Foram cerca de 16 Km que me custaram imenso e onde tive de ir a andar uma série de vezes.

Para compensar fiz uns excelentes treinos de 19Km em Agosto, primeiro um plano em que corri sem parar 19Km algo que já não fazia nem sei à quanto tempo. E o outro no Minho em terreno mais acidentado com belas paisagens e onde me senti óptimo.

Para culminar fiz à duas semanas a minha melhor Meia Maratona de sempre em São João das Lampas, tendo feito uma excelente prova e batido o meu record pessoal que vinha de 2011.

O Trail Curto da Serra D'Arga

Para o trail espero poder apreciar a tão falada beleza da Serra D'Arga, usufruir de uma prova organizada pelo grande campeão Carlos Sá e principalmente acabar a prova em bom estado e sem mazelas. Os treinos estão feitos e apesar de estar confiante, só irei saber se foram ou não suficientes no Domingo.



Mais do que a altimetria (nunca fiz 1000+) preocupa-me a possibilidade da chuva, não pela chuva em si, mas por tornar o terreno mais escorregadio e consequentemente mais perigoso. Esperemos que esteja bom tempo.

Tenho pelo menos 4 amigos que não vão fazer nem 20, nem 33 Km, vão sim ter uma Ultra Aventura de 55 Km: Eduardo, Isa, Vitor e Rute. Por isso para eles e também para todos os outros, espero que façam uma excelente prova.

Até Domingo.

5 comentários:

Serra d’Arga – Semana 14

11:18 0 Comments

Treino Serra D'Arga:




































TreinosDistânciaTempoElevaçãoPeso
Semana 13325.8 Km02:26:52343 m79.5 Kg
Semana 14000.0 Km00:00:000000 m79.5 Kg
Totais36351 Km38:15:445409 m-3 Kg


Última semana do plano de treinos a culminar com a prova na Serra D'Arga no Domingo. A ideia era ter uma semana relaxada, fazer apenas 1 ou 2 treinos e foi isso que aconteceu.

E com a prova terminada, terminam também (para já) estes resumos semanais. A meio de Outubro começa novo plano para o meu maior desafio de sempre: Maratona de Paris 2015.

Resumo da Semana:
































Segunda

  • n/a


Terça

  • n/a


Quarta

  • Treino Lento 7 Km. Penúltimo treino antes de Arga, o objectivo era apenas rolar um bocadinho e foi o que foi feito.


Quinta

  • Caminhada 3 Km. Com a greve do metro foi dia de ir a pé para o Trabalho.


Sexta

  • n/a


Sábado

  • n/a


Domingo

  • n/a




Boa Semana

0 comentários:

Serra d’Arga – Semana 13

20:26 5 Comments

Treino Serra D'Arga:




































TreinosDistânciaTempoElevaçãoPeso
Semana 12334.1 Km03:25:24318 m79.5 Kg
Semana 13325.8 Km02:26:52343 m79.5 Kg
Totais36351 Km38:15:445409 m-3 Kg


Na semana pós Meia das Lampas a ideia era não forçar muito nos treinos e meter apenas mais alguns quilómetros em treinos lentos, mas não foi bem o que aconteceu.

Não sei bem porquê mas esta semana, aquela coisa de correr normalmente ao ritmo que o corpo pede e se sente bem acabou por ser um ritmo mais rápido do que eu costumava fazer. Dei por mim a fazer confortavelmente ritmos por volta dos 5:45 min/km, ou menos como se fosse algo perfeitamente normal (para mim não costuma ser).

O objectivo agora não passa por ser rápido mas é bom ver esta evolução.

Nesta altura os treinos já estão feitos e esta ultima semana é apenas para manter as pernas a mexer, se foram suficientes ou não... irei descobrir no próximo Domingo.

Resumo da Semana:
































Segunda

  • n/a


Terça

  • Treino Rápido - 6 Km. Apesar do Strava marcar 7 Km o GPS passou os primeiros km's marado e por isso o total foram só 6. Ia com ideia de fazer um treino lento, mas acabou por ser um dos mais rapidos que alguma vez fiz. Não sei se por efeitos da Meia Maratona, mas o corpo ia bem a um ritmo alto e por isso deixei-me ir. Fiquei com vontade de me testar numa prova de 10Km.


Quarta

  • Natação - 900 metros. Cerca de 40 minutos de natação divididos em 16x Crawl, 12x Bruços e 8x Costas, não por esta ordem.


Quinta

  • Treino Moderado - 8,4 Km. No segundo treino da semana dei por mim mais uma vez a correr mais rápido do que pretendia e mais uma vez deixei-me ir. O treino não teve grande história para alem de ter sido mais um teste ao impermeável. É realmente impermeável mas voltei a ficar com a ideia de ser assim para o quentinho.


Sexta

  • Natação 1000m. Mais um treino de natação em cerca de 40 minutos com 16x Crawl, 16x Bruços e 8x Costas.


Sábado

  • n/a


Domingo

  • Treino Longo (c/ Fartlek) - 11,4 Km. Foi o último treino "longo" antes de Arga. De longo não teve muito mas nesta altura estou em fase de reduzir os quilómetros. Continuo surpreendido com o meu ritmo, parece que desde as Lampas ando a correr muito mais rápido. Apesar de não ser o objectivo para agora é bom conseguir correr a estes ritmos como se fosse correr normalmente.




Boa Semana

5 comentários:

38ª Meia Maratona de São João das Lampas

A minha preparação nas ultimas semanas tem sido sempre com o objectivo do Trail da Serra D'Arga em mente, mas esta Meia Maratona tinha-me ficado "atravessada" o ano passado, e por isso este ano a 2 semanas de Arga era uma excelente oportunidade para fazer um ultimo treino longo, testar a minha forma e tentar "vingar-me" do ano anterior.

Posso já dizer que foi quase tudo concluído com sucesso, muito sucesso :)

Em relação à prova, nada de negativo a apontar, organização impecável, percurso, marcação, trânsito (ausência dele), abastecimentos e a simpatia de toda a gente que está posicionada ao longo do percurso. Este ano também em vez de estacionar numa berma, decidi ir procurar o parque dos atletas (excelente a sinalização) e deixar lá o carro. Tomara todas as provas proporcionarem tudo isto aos atletas.

DSCN1417

Em relação à parte da corrida e à minha performance, não me posso queixar. Comecei a correr com o Vitor e a Isa e segui com eles até cerca do Km 5 onde numa descida acabei por ficar para trás (foi norma durante o resto da prova, perder tempo nas descidas).

 

No ano passado tinha ido bem até ao Km 18 até que quebrei bastante, por isso esta ano estava um bocado apreensivo na parte inicial da prova com receio que pudesse acontecer o mesmo apesar de estar com mais e melhores treinos em cima.

Os quilómetros iam passando e com eles as famosas subidas, aqui notei realmente que os treinos de rampas e escadas dão resultado, já que se nas descidas perdia algum tempo e era ultrapassado nas subidas acabava por recuperar e dava por mim a passar vários atletas.

Ia com ideia de estar a fazer uma boa média e tinha pensado que acabar com cerca de 2h e 15 minutos seria bom, mas à medida que os quilómetros passavam continuava bem e a fazer alguns quilómetros com bons tempos.

Garmin Connect

Para mim a parte pior desta meia é depois de passar pela zona da meta e começar a 2ª parte, as subidas que apanhamos aqui não são tão longas mas são bem mais inclinadas e claro que com 13 Km nas pernas acaba por custar um bocado mais. Foi nesta fase que comecei a fazer contas...

Ia no Km 16 e comecei a pensar que o meu Record Pessoal na Meia Maratona estava nas 2h e 10 minutos na antiga Meia Maratona de Lisboa realizada em Dezembro. Ou seja o meu record era de 2011 o ano em que comecei a correr.

10616197_10202913892552277_8438063036386368388_nContas e mais contas (até dava jeito para me distrair das subidas) e chego à conclusão que talvez fosse possível bater o meu record. Algo que no inicio da prova achava impensável ainda por cima logo em São João das Lampas.

 

Com todas as contas acabo por chegar à ultima subida da prova onde tinha quebrado o ano passado, passo pelo local onde tinha começado a andar, mas desta vez vou bem e no fim da subida com 2 Km para o fim, volto a fazer contas e começo a acelerar.

Acabei por fazer nestes dois últimos quilómetros os meus quilómetros mais rápidos de toda a prova, já ia cansado, mas as 2 horas e 10 minutos estavam ao meu alcance e não as ia deixar fugir.

PM140913_2180Entro finalmente na bonita passadeira para a meta e acabo com cerca de 2 horas e 8 minutos (tempo relógio).

Tinha acabado a Meia Maratona de São João das Lampas e tirado 2 minutos ao meu anterior record.

Fiquei extremamente satisfeito, se bater um record pessoal é bom, faze-lo numa Meia Maratona desta dificuldade sabe ainda melhor.

Treinar realmente dá resultado :)

 

Acabei a prova bastante satisfeito, alem do record, tinha sido um óptimo teste para a Serra D'Arga.

Mas... (há sempre um mas), continuo com um pós prova complicado. Terminei a prova fui para o carro e a caminho de casa comecei a sentir-me um pouco nauseado e sem conseguir comer nada, situação que se manteve durante mais umas horas até me forçar a vomitar.

Esta situação não é nova, ainda não consegui perceber o porquê de acontecer, nos treinos longos (máximo 19km) que tenho feito nunca tive problemas, e não acho que seja pelos 2 Km a mais que tenha ficado assim.

A minha tentativa de arranjar explicações para isto resume-se a:


  • Grande esforço nos 2 últimos Km's com paragem logo quando cheguei à meta

  • Nos treinos costumo levar cubos de marmelada e cajus e tem resultado bem. Desta vez levei um cubo e um gel que ingeri aos 15Km. Suspeito que o corpo não esteja habituado ao gel e que não tenha reagido bem.



Apesar de me ter sentido bem toda a prova esta situação acaba por me chatear um bocado até porque dia 12 de Abril não são 21 Km mas sim 42Km. Tenho de resolver este problema durante os 6 meses de preparação para a Maratona. Ou habituar o corpo a ingestão do gel ou então perceber mesmo se sou intolerante e arranjar outra solução para alimentação durante a prova.

Na Serra D'Arga vou voltar ao esquema que usei nos treinos: cubos + caju e ver o resultado final.

10 comentários:

Serra d’Arga – Semana 12

19:56 2 Comments

Treino Serra D'Arga:




































TreinosDistânciaTempoElevaçãoPeso
Semana 11336.5 Km04:08:47687 m80.8 Kg
Semana 12334.1 Km03:25:24318 m79.5 Kg
Totais33322 Km35:48:525066 m-3 Kg


Resumo da Semana:
































Segunda

  • Exercícios de Reforço Muscular


Terça

  • Treino Lento - 8.3 KmEm semana de Meia Maratona das Lampas a ideia é so fazer alguns quilómetros leves para manter as pernas a mexer. Aproveitei para ir conhecer o Parque de Alvalade que achei bastante interessante.


Quarta

  • Caminhada 3 Km. Com a greve do metro durante a manhã aproveitei para ir a pé para o trabalho, o chato foi estar a chover.

  • Natação 600 m. Fui fazer o teste de aptidão para me inscrever nas piscinas com o objectivo de fazer Cross-Train durante a preparação da maratona e fiquei mais um bocado a nadar. Foram 8x25 de Crawl, Bruços e Costas.

  • Caminhada 3 Km. Aqui o esperto esqueceu-se do passe do metro em casa e por isso no final do dia toca a voltar para casa a pé.


Quinta

  • n/a


Sexta

  • Treino Lento - 4.5 Km. Ultimo treino antes da Meia das Lampas só para as pernas não se esquecerem do que é correr.


Sábado

  • n/a


Domingo



Boa Semana

2 comentários:

Serra d’Arga – Semana 11

20:54 2 Comments

Treino Serra D'Arga:



 TreinosDistânciaTempoElevaçãoPeso
Semana 1017.8 Km00:44:21167 m80.8 Kg
Semana 11336.5 Km04:08:47687 m80.8 Kg
Totais30288 Km32:22:584747 m-1.7 Kg


Depois de 1 semana de férias com apenas um treino, esta semana foi importante para retomar a regularidade e para voltar a meter os treinos de Reforço Muscular que andavam a ficar esquecidos. O treino longo foi mais longo que os 16 Km planeados, mas como falhei o da semana passada achei melhor tentar "compensar". 

A partir de agora é começar a reduzir a carga, excepção para o próximo Sábado com o último longo antes de Arga só que desta vez não é num treino mas sim na Meia Maratona de São João das Lampas. Depois do desastre do ano passado espero conseguir um bom resultado este ano

Resumo da Semana:

Segunda
  • Exercícios de Reforço Muscular
Terça
  • Treino Lento - 8,7 KmDepois de uma semana parado fui ver como estava. As terças têm sido dia de treino específico (Rampas / Escadas), desta vez não me apeteceu fazê-lo. Acabei por ir à mesma para o Parque Eduardo VII para tentar fazer algumas subidas mas sempre sem parar. Apesar da tosse que continua presente acabou por não ser um mau treino.
Quarta
  • Exercícios de Reforço Muscular
Quinta
  • Treino Progressivo - 9 Km. Este foi um treino esquisito, comecei por não me sentir muito bem e com uma dor esquisita nas costas que me fez pensar em voltar para casa. No final da 1ª subida comecei a caminhar com a ideia de ir assim até casa, passado um bocado voltei a tentar correr e quase não sentia a tal dor estranha por isso optei por continuar. O resto do treino acabou por ser a aumentar progressivamente o ritmo a cada quilómetro.
Sexta
  • Exercícios de Reforço Muscular
Sábado
  • Treino Longo - 18,7 KmDepois de falhar o treino longo da semana passada, o desta era mesmo obrigatório e por isso mesmo com um tempo esquisito fui para Monsanto. Fiquei um pouco apreensivo porque apesar de ter sido bem melhor que a ultima vez que tinha feito este percurso em Monsanto, custou-me à mesma fazer todo o treino. Tive muitos momentos de caminhada mesmo com o terreno a direito. Espero que tenha sido apenas um dia mau.
Domingo
  • n/a


Boa Semana

2 comentários:

Serra d’Arga – Semana 10

21:53 1 Comments

Treino Serra D'Arga:




































TreinosDistânciaTempoElevaçãoPeso
Semana 9335.5 Km03:58:16756 m79.6 Kg
Semana 1017.8 Km00:44:21167 m80.8 Kg
Totais27252 Km28:14:114061 m-1.7 Kg


Depois de 2 boas semanas esta foi o descalabro. Estando de férias acabei por fazer apenas 1 treino durante a semana e com o cansaço das viagens e de um casamento no sábado não consegui ir fazer o treino longo planeado para Domingo.Para alem da falta de treinos o peso também subiu novamente.

A próxima semana é para entrar novamente na linha.

Resumo da Semana:
































Segunda

  • n/a


Terça

  • Treino Rápido - 7,8 Km.  Num dia de chuva decidi ir experimentar o impermeável. Apesar de ser chuva miudinha o resultado foi positivo, como ponto negativo só o facto de ser um pouco quente para a temperatura que estava. Em relação ao treino, optei por tentar fazer um treino rápido apesar do terreno acidentado. O resultado foi bom, tirando a constipação e tosse com que fiquei.


Quarta

  • n/a


Quinta

  • n/a


Sexta

  • n/a


Sábado

  • n/a


Domingo

  • n/a




Boa Semana

1 comentários:

Serra d’Arga – Semana 9

21:51 0 Comments

Treino Serra D'Arga:




































TreinosDistânciaTempoElevaçãoPeso
Semana 8441.9 Km04:24:32440 m80.2 Kg
Semana 9335.5 Km03:58:16756 m79.6 Kg
Totais26244 Km27:59:503894 m-2.9 Kg


No geral foi uma semana positiva, em que o final da semana já foi passado no Norte do País em inicio de férias.

Tal como nos outros anos aproveitei a visita lá acima para fazer um treino longo em terreno mais acidentado. Foi um treino excelente de 19 Km em que notei que os treinos têm feito bastante bem.

Resumo da Semana:
































Segunda

  • n/a


Terça

  • Treino de Escadas (Lavra) - 6 Km. Tal como nos outros treinos em escadas também neste consegui incrementar o número de séries, desta vez para 8. Duas delas optei por subir os degraus dois a dois. Continuo espantado comigo mesmo, mas a verdade é que as sensações continuam a ser bastante boas. O lado negativo foi no final ao descer a rua até à Av. da Liberdade, as pernas pareciam que não tinham grande força para descer, chegado lá abaixo lá consegui voltar a meter um passo de corrida devagarinho.


Quarta

  • n/a


Quinta

Sexta

  • n/a


Sábado

  • n/a


Domingo

  • Treino Longo - 19 Km. Tinha ficado com este treino na cabeça ja desde o ano passado quando não tive pernas para o fazer todo. Este ano a preparação está a ser melhor e fiz mais um excelente treino. A paisagem deste percurso é fabulosa e nem se dá pelos quilómetros (e subidas) a passar. O final da ultima subida teve de ser feito a caminhar, é realmente uma subida muito dura.




Boa Semana

0 comentários: