Divulgação - VIII GP de Atletismo de Mem Martins

A edição de 2015 do GP de Atletismo de Mem Martins já tem data marcada e inscrições abertas. Será a VIII edição desta prova popular e onde eu vou estar presente pela quarta vez.

VIII GP de Atletismo de Mem Martins (carregar para abrir site da prova)


  • Data: 8 de Fevereiro 2015 pelas 10h
  • Distância: Corrida 10 Km ou Caminhada de5 Km
  • Preço Corrida até 31-01: 8 €
  • Preço Corrida de 01-02 a 05-02: 10€
  • Preço Caminhada: Inscrições Gratuitas

Em relação ao percurso da prova será o mesmo que nos anos anteriores. Podem encontrar mais informação sobre o mesmo e a sua altimetria neste blog na página dedicada aos percursos e altimetrias de diversas provas.

2 comentários:

Paris 2015 - Semana 10

22:23 7 Comments

Preparação Maratona de Paris 2015 - Semana 10


Segunda (Plano: Lento 8 Km) - Treino 11,3 Km: Desta vez o treino foi diferente. Juntei-me a uns colegas de trabalho que costumam correr à hora de almoço e fui com eles fazer cerca de 11 Km. O ritmo foi mais elevado do que tenho feito ultimamente mas fui-me aguentando bem o que acabou por me surpreender.

Terça - Casa -Trabalho 2,5 Km: Ritmo lento, com a mochila da roupa às costas a incomodar um bocado.
     Trabalho - Casa 2,9 Km: Ritmo lento, novamente com a mochila a incomodar. Se continuar a fazer estas deslocações a correr tenho de pensar numa alternativa para o transporte da roupa.

Quarta (Plano: Séries 8x600m) - Séries 8x600: Nesta semana experimentei aumentar a distância das séries passando para os 600m. Confesso que de modo geral custou-me mais que as de 400 metros, não a nível de caixa ou muscular mas a nível psicológico. Os tempos de cada série nem foram maus de todo.

Quinta (Plano: Recup 4 Km) - Recuperação 5 Km: Este treino foi de estreia porque calhou no dia de Natal, a ideia era fazer um treino pequenino, acabei por fazer mais 1 Km que o planeado. Pode ser que tenha "queimado" mais um sonho ou uma filhós.

Sexta - n/a

Sábado (Plano: Longo 24 Km) - n/a

Domingo - Longo 24 Km. Este treino começou por ser bastante mau, ao fim de 2 Km de treino já estava a parar com dores na perna direita na zona do gémeo, esta dor não era normal e a custo fui continuando com mais paragens ora para alongar ora para ajeitar novamente a meia de compressão que levava. A dor continuava e internamente ia em discussão comigo mesmo não ia conseguir fazer 24 Km com a perna assim, e ora pensava em parar no Oriente e apanhar o metro para casa, ora pensava em continuar o treino mesmo que tivesse de ser a andar. Sempre nesta discussão interna acabei por chegar à Estação do Oriente onde parei e pela 3ª vez ajeitei a meia daquela perna, voltei a correr e... a dor tinha desaparecido :) Não consigo perceber o que aconteceu, estou farto de usar aquelas meias e nunca tinha tido problemas.

Já sem dores não havia duvidas, o treino era para continuar. O resto do treino não tem grande historia, fui até um bocado depois da Ponte Vasco da Gama e voltei para trás para seguir até ao Cais do Sodré. Mais ou menos a partir do Km 20 começou a custar-me mais e tenho quase a certeza que fui enganado e que cada Km tinha mais do que 1000 metros. 

Tirando a parte inicial do treino que foi realmente péssima o resto até que correu bem tendo em conta a alimentação (nada) saudável que fiz na altura do Natal. 

Próxima Semana:
Para esta semana o plano é quase igual, mas em vez de fazer o treino de séries vou participar na São Silvestre da Amadora, prova que conheci o ano passado e que adorei. 

Boa Semana e bons treinos e um bom ano para todos

7 comentários:

Paris 2015 - Semana 9

18:47 4 Comments

Preparação Maratona de Paris 2015


Foi uma semana de treinos quase completa, ficou a faltar apenas um treino curtinho de recuperação das séries, mas que é quase como que um treino opcional. No fim de semana registei novo record de distância ao fazer 24 Km de treino Longo na companhia do João Lima.

Segunda (Plano: Lento 8 Km) - Lento 8 Km: Para estes treinos de 8 Km experimentei voltar ao Estádio Universitário mas não sei se será o melhor percurso é que ao ir treinar já de noite o circuito exterior não tem iluminação nenhuma e torna-se perigoso andar por ali a correr sem conseguir ver bem o chão. Em relação ao treino foi feito a custo, não sei porquê mas fui o treino quase todo com a perna direita a doer, daquelas dores sem explicação e que não se repetem.

Terça - n/a

Quarta (Plano: Séries 10x400m) - Séries 7.2 Km: Quarta foi um dia em cheio, com a greve do metro não fiz só o treino planeado mas fiz também 2 caminhadas com cerca de 3 Km cada uma. 
Com a caminhada de 3 Km de regresso a casa achei que podia cortar no aquecimento para as series e assim em vez dos habituais 2 Km acabei por fazer só uns 600 metros. Desta vez custou-me mais a fazer as séries. cheguei a meio já cansado e as ultimas 3 já foram feitas a algum custo.
Tal como no treino de series anterior na ultima dei tudo o que ainda tinha e baixei novamente o tempo aos 400 metros para 00:01:36,4. 
Um dia destes tenho de ir fazer um treino mais curto só com um sprint de 400 metros para ver que tempo consigo fazer.


Quinta (Plano: Recup 4 Km) - n/a.

Sexta - text

Sábado (Plano: Longo 24 Km) - Longo 24 Km: Tinha combinado com o João Lima fazermos juntos aquele que seria o meu 1º treino de 24 Km fazendo assim um novo record de distância :)

Foi com o termómetro do carro a marcar 5º e com bastante nevoeiro que fui ter com o João Lima a Belém na manhã de sábado. O plano era deixar o carro por ali, apanhar o comboio para Cascais e voltar a correr. Em cascais já a ver-se o sol mas ainda com os 5º graus começámos o nosso treino. 

Nem dei pelos quilómetros a passar, sempre na conversa com o João os quilómetros iam passando sem se dar por eles. Só por volta do Km 17 é que comecei a sentir algum cansaço mas deu para aguentar até ao final. 

Tenho de agradecer ao João pela excelente companhia neste treino, fazer treinos assim não custa quase nada, como se vê na foto do final :)
 
Domingo - text

Próxima Semana:
Para a próxima semana o plano é o mesmo, mas há uma diferença muito importante é semana de Natal, se em relação aos treinos acho que dá para encaixar bem e fazer o planeado, em relação à comidinha e ao peso já vai ser uma tarefa muito mais complicada.

Boa Semana, bons treinos e um bom Natal.

4 comentários:

Paris 2015 - Semana 8

19:18 7 Comments

Preparação Maratona de Paris 2015 - Semana 8


Esta semana era suposto ser de treinos calmos, mas não tão calmo como foi. Só fiz um treino no inicio da semana, entretanto faleceu a minha avó e já não fiz mais nada. Domingo ainda pensei em ir ao longo, mas sinceramente não estava com grande vontade de estar a sair de casa.

Segunda (Plano: 5 Km Lentos) - n/a
Terça - 5 Km Lentos
Quarta (Plano: 5 Km Lentos) - n/a
Quinta (Plano: 5 Km Lentos) - n/a
Sexta - n/a
Sábado (Plano: 15 Km Lentos) - n/a
Domingo - n/a

Próxima Semana:
Esta semana (dado que o post já vem quase a meio da semana) dá inicio a um novo ciclo de 3 semanas com mais carga que o ciclo anterior. Para o fim de semana tenho planeado o primeiro treino de 24 Km que a correr tudo bem será um novo record de distância.

Boa Semana e Bons treinos

7 comentários:

Paris 2015 - Semana 7

19:20 8 Comments

Preparação Maratona de Paris 2015:

Treinos
X-Train
Distância
Tempo
Elevação
Peso
Semana 6:
4
0
39,40 Km
3h 56m 51s
249 m
80,90 Kg
Semana 7:
4
0
44,60 Km
40h 37m 39s
238 m
80,50 Kg
Total:
22
4
200,94 Km
58h 31m 36s
2520 m
-0,40 Kg

De modo geral a semana correu bem, cumpri os 4 treinos previstos e sempre dentro do planeado. O treino longo custou um bocadinho mais do que o outro de 22 Km que tinha feito mas consegui fazer tudo.

Resumo da Semana:

Segunda (Plano: Lento 7 Km) - Lento 7 Km - Como de costume segunda é dia de fazer um treino de 7 Km lento para recuperar do fim de semana. Nada de novo aqui, percurso igual e as sensações durante o treino foram as do costume, primeiros km's a custar a aquecer e depois rolar até ao final.

Terça - Exercícios de Reforço Muscular 


Quarta (Plano: Séries 10 Km) - Séries 10 Km - A semana passada tinha achado que devia diminuir o tempo de Arrefecimento, depois de fazer as séries apetecia-me mais ir para casa do que estar a correr 2,X Km só para ficar com um redondo 10 no fim. Como é que resolvi este problema (mas claro que mantendo o redondo 10) meti mais 2 series no treino passando a fazer 10x 400 metros. 
Desta vez tive como companhia o frio mas mesmo assim foi um bom treino, tentei sempre usar a técnica de aumentar a passada e consegui fazer as series todas mais rápido que a semana passada (as serie 8 e 9 já a custar um bocado, a 10 foi mais rápida para deixar o resto de energia que tinha).

Quinta (Plano: Lento 5 Km) - n/a

Sexta - Lento 5 Km - Como não fiz o treino planeado na quinta fiz na sexta.

Sábado (Plano: Longo 22 Km) - Longo 22 Km - Este treino custou-me um pouco mais a fazer que o primeiro de 22 Km que tinha feito, não sei se foi por ir mais rápido no inicio ou se por estar mais frio mas ali por volta do Km 10 já estava a ficar cansado e ainda faltava mais de metade. Devagarinho os quilómetros foram passando e já em casa ao analisar o treino reparei numa coisa gira nas variações de ritmo em determinados momentos do treino:



Depois de uma primeira parte mais rápida estabilizei os ritmos, até que ao passar na parte da Praça do Comercio acabei por, sem querer e sem me aperceber, ir mais rápido. Depois disso fui outra vez cada vez mais lento à medida que me afastava do local do final do treino e chegado ao ponto de retorno pelos vistos também comecei a ir mais rápido. É engraçado ver o que a mente faz sem nos apercebermos.

Domingo - n/a

Próxima Semana:

Esta semana será mais calma é a semana de transição entre o primeiro ciclo de 3 semanas e o próximo ciclo de mais 3 semanas com longos de 24Km. 

Para esta semana o objectivo é só fazer treinos curtos e calmos e um semi-longo de 15 Km no fim de semana.

Boa Semana e Bons treinos

8 comentários:

1ª Corrida do Centenário da Aviação Militar

Quando comecei a treinar para a Maratona esta corrida não estava no plano, mas depois de o meu pai ter demonstrado interesse em fazer a caminhada, acabei por o inscrever a ele e ao resto da família, e aproveitei para me inscrever na corrida de 10 Km.


A participação na prova obrigou-me a mudar o plano e a dividir em dois o treino de 22 Km que estava previsto. E foi assim que fiz 12 Km em treino de manhã (com direito a queda) e 4 horas depois estava na linha da partida para fazer mais 10 Km em prova. Estava curioso para ver como é que o corpo ia aguentar a prova já com alguma fadiga do treino anterior e não sabia bem com que estratégia devia abordar esta prova.

Começámos a corrida a dar uma volta pela pista da Base Aérea e tentei ir controlando o meu ritmo, sentia as pernas algo presas, restava saber se era o típico preso de inicio de treino que aos 2 Km passa ou se era resultado do treino da manhã. 




Durante os primeiros 4 / 5 Km andámos sempre dentro da base, o que foi interessante já que é um sitio onde não se vai todos os dias. Com o passar dos quilómetros comecei a sentir-me mais solto e ia facilmente com um ritmo abaixo dos 6 min/km, mas foi à saída da base que as coisas começaram a mudar. A 2ª parte da prova seria feita fora da base passando por uma série de povoações ali na zona (com uma série de gente na rua a aplaudir) antes de voltarmos a entrar na base pelo outro lado.

Se a primeira metade da corrida tinha sido mais controlada, pois tinha algum medo de estoirar no final, a partir de meio não sei bem o que aconteceu, dei por mim a aumentar o ritmo e a correr cada vez mais rápido quer fosse a descer ou a subir, fui toda esta parte final a passar outros atletas e não me lembro de ter sido passado por ninguém. Isto a juntar ao facto de me ir a sentir bastante bem dá uma motivação extra e faz correr ainda mais rápido. 




Nestes quilómetros finais desapareceu tudo, deixei de me preocupar com o cansaço do treino da manhã, deixei de me preocupar com o joelho (felizmente nunca deu sinal de estar com problemas), deixei de me preocupar com a possibilidade de estoirar, à medida que os quilómetros passavam cada vez me convencia mais que ia conseguir manter-me neste ritmo e por momentos ali por volta do Km 8 ao ver o tempo com que ia sonhei que podia bater o meu record dos 10 Km, mas o oxigénio devia estar todo a ir para as pernas e não para o cérebro, não sei que raio de contas fiz na altura :)


De qualquer forma sentia-me a voar e rapidamente reentrei na base e cortei a meta com um tempo de 55:17 o que para mim equivale ao meu 3º melhor tempo em provas de 10 Km e uma enorme satisfação por ter cumprido o bi-diário de forma tão boa.

Soube-me bem voltar às provas de 10 Km (já não fazia nenhuma desde Junho na corrida do Jumbo). Em relação à parte organizativa, para uma primeira edição a organização esteve muito bem, o percurso foi bastante variado tivemos abastecimento a meio e o trânsito bem cortado. O único ponto que podia ser melhorado é passarem a marcar os quilómetros, para quem leva relógio GPS não é muito grave, mas para quem não usa pode dar jeito saber em que ponto da corrida é que se vai.

Classificações:


Fotografias:

6 comentários: