2014 - O ano que passou

14:00 9 Comments

O Ano de 2014 não começou da melhor forma, uma dor no pé provocada por uma fascite andava a acompanhar-me à algum tempo e os primeiros meses foram muito parcos em treinos, ainda estive inscrito nos 20 Km do 2º Trail de Bucelas mas acabei por faltar à prova com medo de fazer ainda mais estragos no pé. Os treinos pararam e depois de um GP de Mem Martins feito muito lentamente decidi finalmente ir ver o que se passava.

Acabei por ir ao GFD onde se confirmou uma fascite plantar mas felizmente nada de grave. Acabei por sair de lá  com umas palmilhas novas e com "autorização" para voltar a correr. Foi assim que a partir de Março retomei os treinos com mais alguma regularidade, apesar de serem lentos e curtos.

Maio foi o mês em que as coisas mudaram, vi no blog do amigo João Lima que tinha aberto o sorteio para as inscrições da Maratona de Paris, e sem pensar muito inscrevi-me para ver se tinha sorte. Uns dias depois recebia um mail a dizer que tinha sido sorteado com uma inscrição para a prova. Confesso que na altura hesitei muito, andei ali uns dias com vontade de completar a inscrição, mas com medo e muitas duvidas nas minhas capacidades para fazer os míticos 42 Km. Foi depois da Corrida do 1º de Maio onde o João me incentivou a aproveitar a oportunidade que acabei por deixar as duvidas de lado e assim que cheguei a casa, depois da prova, completei a inscrição para a minha primeira Maratona de estrada. 

Umas semanas mais tarde devo ter achado que uma Maratona de Estrada não seria suficiente e não resisti a inscrever-me para o Grande Trail da Serra D'Arga (versão 20 Km).

Com as dificuldades previstas para o Trail da Serra d'Arga senti necessidade de mais uma vez criar um plano de treinos, digo mais uma vez porque já tinha tentado seguir planos de treino no passado e ficavam sempre a meio. A grande diferença desta vez foi que consegui seguir o plano até ao fim e acabar com sucesso a prova que tinha passado as ultimas semanas a preparar. Foi uma enorme satisfação cortar aquela meta e receber o colete de finisher.

Duas semanas antes da prova ainda consegui também bater o meu Record Pessoal na Meia Maratona ao completar a Meia Maratona de São João das Lampas em cerca de 2 horas e 8 minutos.

Uma semana depois da prova em Arga, fui duas semanas de de férias  e os treinos acalmaram um pouco. Queria descansar um bocado antes de começar o plano de 25 Semanas que me vai levar até à Maratona de Paris, onde quero conseguir estar a 100% para cortar a meta na Av Foch com o Arco do Triunfo lá ao fundo. Se tudo correr bem 2015 será o ano em que me torno Maratonista.

Poucas horas antes do ano terminar tive uma enorme surpresa ao bater o meu Record Pessoal aos 10 Km na São Silvestre da Amadora. O tempo anterior vinha desde 2011 e não contava baixa-lo nos próximos tempos, foi uma excelente maneira de terminar o ano.

2014 foi um ano que desportivamente começou mal, mas que acabou em beleza, para 2015 só peço que seja um ano livre de lesões, porque o resto vem por acréscimo :)

Bom 2015.

9 comentários:

  1. Isto não é como começa, é como acaba :) ...ai Paris...foi a melhor Maratona (2013) a nível de ambiente que fiz até hoje....50.000 Maratonistas e centenas de milhares de pessoas na rua....até arrepia... e para ti ainda vai ser melhor, pq não há nada como a primeira (para mim foi a 4ª na altura). Força nisso....para já está a correr lindamente.
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Carlos, para já esta a ser óptimo, é continuar assim nos próximos 3 meses e dia 12 ser um dos 50.000 a fazer a festa :)

      Abraço

      Eliminar
  2. Também tiveste um bom ano, sempre em crescendo! E 2015 vai de certeza trazer-te ainda melhores memórias.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Rute, foi mesmo um ano em crescendo depois de um inicio meio tremido.

      Beijinhos

      Eliminar
  3. "Começares" 2015 com uma Maratona em Paris é qualquer coisa de muito bom! :)
    Também quero muito uma internacionalização em Maratonas, só não sei ainda qual.

    Força em todos os teus objetivos e bom 2015!
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, é realmente uma óptima maneira de começar o ano. 1ª Maratona, 1ª internacionalização, vai ser excelente :)

      Abraço

      Eliminar
  4. Um ano a crescer, crescer, entras no ano e continuas a crescer até àquela meta na Foch e vais entrar na 2ª fase da tua carreira, a DM :)

    Força!

    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Até 12 de Abril na Av. Foch vai ser sempre em crescendo João, tem mesmo de ser.

      Estou curioso para ver a fase DM :)

      Abraço

      Eliminar