Marathon de Paris 2015 - Semana 13

00:00 6 Comments


Segunda (Plano: Lento 10 Km)
  • Exercícios de Reforço Muscular
Terça (Plano: n/a)
  • Rápido 12,5 Km: Treino Dividido em 3 partes
    • 2,5 Km Aquecimento: Casa - Cidade Universitária
    • 7,7 Km Treino Correr Lisboa: Desafiado pelo Eduardo fui pela 1ª vez experimentar o treino do Correr Lisboa, optei por ir no grupo dos 5:30 min/km e depois de uma fase inicial em que tive algumas dificuldades para acompanhar consegui finalmente entrar no ritmo tendo seguido sempre bem até ao final. Foi interessante fazer este treino já que nos meus treinos individuais não costumo correr a estes ritmos e é sempre bom para evoluir um pouco mais.
    • 2,5 Km Aquecimento: Cidade Universitária - Casa
Quarta (Plano: Series 8x600m)
  • Exercícios de Reforço Muscular
Quinta (Plano: Lento 5 Km)
  • n/a
Sexta (Plano: n/a)
  • Lento 5,5 Km: O plano era ir dar uma volta ao campo Grande, mas chegado a uns semáforos vermelhos não me apeteceu ficar parado e por isso comecei a improvisar. Acabei por seguir a mesma lógica de não parar em sinais vermelhos (mas calma, não era atravessar a rua à parva, era simplesmente virar para onde o sinal estivesse verde), e com isto passei em muitas zonas por onde nunca tinha corrido. Foi um treino diferente do habitual e que me deu bastante gozo a fazer.
Sábado (Plano: Longo 26 Km)
  • n/a
Domingo (Plano: n/a)

Longo 26 Km: Domingo foi dia de mais um treino longo com a companhia do João Lima (que está em grande forma na sua preparação para Paris), desta vez não posso dizer que me tenha corrido tão bem como o anterior treino de 24 Km. Começámos bem e com a conversa os quilómetros foram passando rapidamente, pelo menos até por volta do Km 20. Não me ia a sentir tão solto como no treino anterior e ao chegar ao Terreiro do Paço começou a ficar mais complicado, o problema nem era tanto mas pernas mas sim as costas que estavam a começar a incomodar-me bastante. Com algum esforço fui mantendo-me a correr, sempre que dizia ao João que ia ter de parar para caminhar era incentivado e assim foi até aos 25 Km onde acabei mesmo por ter de caminhar durante um bocado. Depois de uns 200 metros a caminhar voltei a retomar a corrida até aos 26 Km onde dei por finalizado o treino. Apesar de ter chegado à distância planeada, não foi bem como pretendia, vamos ver como corre o próximo longo. Tenho de agradecer ao João pela excelente companhia, aliás se não fosse ele teria parado para caminhar bem mais cedo.

Próxima Semana:
Para esta semana a principal diferença vai ser o fim de semana. Em vez do treino longo que deveria ter 26 Km vou participar no GP Fim da Europa, tendo a prova as subidas que tem (bem complicadas) não vou arriscar fazer 10 Km antes para totalizar os 26 Km, vou fazer antes 10 Km devagarinho no sábado e depois ver como é que o corpo está para Domingo. A verdade é que tenho feito os treinos quase todos em plano, por isso prevejo dificuldades nas subidas desta prova.

Boa Semana e Bons Treinos

6 comentários:

  1. Força João! Estás a ir muito bem na preparação rumo à estreia de sonho! :)

    Até domingo

    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Força João....não te preocupes com um ou outro treino em que não te sintas tão bem, é perfeitamente normal. Em todas as preparações que fiz para Maratonas o ciclo foi mais ou menos este....euforia inicial, forma a subir a pique, motivação em alta - depois alguma dificuldade para manter a motivação (aqui é preciso forçar), algum cansaço normal de muitas semanas a focar no objectivo - mais tarde a motivação volta em força, já está próximo o dia D - faltam agora duas semanas, redução do treino, as pernas parece que estão perras, não andam :) ...será que fiz tudo bem? Montes de dúvidas - no dia D correr a Maratona não custa nada :), afinal fizemos tudo certo, pode não sair como planeamos, mas passar aquela meta é algo indiscritível ....e tu vais sentir isso, ainda por cima pela primeira vez e logo em Paris...haverá um João A.M. (antes da Maratona) e um João D.P. (depois da Maratona)...dá-lhe com alma.
    Grande Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lento o teu comentário acho que é um bocado isso Carlos, mesmo assim tenho conseguido manter os longos todos. O não andar a conseguir treinar no inicio da semana também atrapalha, acaba por ficar tudo encavalitado no fim de semana.

      Abraço

      Eliminar
  3. Força João, também vou lá estar no Fim da Europa, a ver se nos encontramos por lá!

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Já não sei se é um cravo corredor ou voador!
    Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eheh :)

      Isso faz lembrar a musica dos Clã - Tenho Asas nos Pés. Há treinos / provas em que parece

      Abraço Jorge

      Eliminar