O que é um Record Pessoal?

18:32 8 Comments

Passado quase 4 anos desde que comecei a correr dediquei finalmente um bocado de tempo a fazer uma lista de todas as provas em que tinha participado e a organizar os melhores tempos para cada distância (Ver na barra superior do blog)

Se na lista total de provas não tive grandes problemas e listei meramente por data, ao organizar os tempos por distância deparei-me com um "problema". O que é um Record Pessoal? Como definir se o resultado de uma determinada prova deve ser ou não considerado como Record?

Pegando nas provas de 10 Km são raras as corridas em que no final o meu GPS marca a distância exacta, há sempre uma variação ou para mais ou para menos, mas estando a prova anunciada como 10 Km será que isso significa que afinal a prova não teve os 10 Km certos? Muitas das vezes a trajectória escolhida ao longo da prova acaba por não ser a mais correcta  e isso acaba por ter impacto na distância final, mas até que valor é que esta variação deve ser considerada normal? (o blog DCRainMaker tem um excelente artigo sobre a melhor trajectória para um prova e a medição das distâncias).

Ao fazer a lista das minhas provas de 10 Km (ou pelo menos anunciadas como tendo 10 Km) deparei-me com variações que considerei muito grandes, desde 9,77 Km até aos 10,19 Km, mesmo admitindo que não tenha seguido a melhor trajectória acho que variações de cerca 200 metros na distância final é muito, mas mais uma vez até aceito que se for variação para cima possa ser da trajectória, mas quando é para baixo?

A minha questão aqui é o que fazer com os tempos destas provas, com uma variação tão grande o tempo obtido deve ser considerado para Record Pessoal, vocês fariam-no, mesmo que a prova tenha metros a mais? (acho que se for num caso de metros a menos é mais "fácil" admitir que ainda não foi desta que se bateu o record).

A questão dos metros a mais leva a outra questão. Pegando no caso da prova com 10,19 Km onde acabei com um tempo de 01:02:45 mas se for ver os parciais o tempo aos 10 Km certos é de 01:01:58. Nesta situação vocês considerariam o tempo aos 10Km certos como Record Pessoal ou iriam considerar o tempo de chip da prova?

Presumo que a norma seja considerar o tempo de prova tenha esta mais ou menos metros que os 10 Km anunciados, mas não sei se é suposto ser assim especialmente no caso que falei da prova com 9,77 Km (por acaso seria o meu 2º melhor tempo), presumo também que cada pessoa tenha o seu método.

No meu caso para fazer a lista dos melhores tempos aos 10 Km optei por considerar apenas as provas em que o GPS no final ficou entre os 9,9 Km e os 10,1 Km. Porquê estes 200 metros de margem (pareceu-me um bom número!). As provas com variação superior a estes 200 metros deixei-as ficar no final da lista dos records com a respectiva distância GPS indicada à frente.

Não sei se é um tema sobre o qual já perderam algum tempo a pensar até porque há coisas mais importantes que os tempos de prova, mas no fundo todos nós gostamos de bater Records :) 

Deixem a vossa opinião sobre o assunto.

8 comentários:

  1. Primeira questão a ter em conta, o GPS não é exacto, nunca é. Mesmo os GPS's militares têm margem de erro.
    Sem nenhum interveniente externo à correcta recepção (túneis, prédios altos, ruas muito estreitas ou becos, etc.) o relógios de corrida medem distância a mais, no caso do meu são cerca de 100m a mais a cada 10 Km. Cheguei a este valor nas várias provas com medição oficial.
    Dá uma vista de olhos neste post que fiz há uns tempos atrás (http://correrevicio.blogspot.pt/2013/05/nos-o-gps-e-as-mentiras-em-que-ele-nos.html).
    Forte abraço e continuação de boa preparação para Paris.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Pedro, vou dar uma vista de olhos no teu post.

      Abraço

      Eliminar
  2. Uma prova que tenha a chegada no mesmo local da partida muito dificilmente tem a distância certa.

    Se pensarmos que por uma questão de logística é isto que acontece na maioria das provas populares, está encontrada a justificação para a diferença que o GPS indica.

    Por isso para mim o objectivo é colocado no ritmo médio.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em que critério, cientifico, se baseia para produzir essa afirmação? Na minha opinião se uma prova for medida seguindo, com rigor, todos os procedimentos oficiais para tal pratica isso não tem qualquer tipo de influencia.

      Eliminar
  3. Embora já com uns anos continua muito actual este artigo da Revista Atletismo que publicamos no Último Quilómetro com a gentil autorização de referida revista:
    http://ultkm.blogspot.pt/2010/08/fiabilidade-da-medicao-de-corridas.html
    Neste artigo percebe-se de uma forma clara como é medida uma prova e tal e feito com muito mais rigor que usando o GPS. Penso que a esmagadora maioria dos corredores desconhece com se procede à medição de uma prova e o trabalho que isso implica.
    Sobre a exactidão do GPS há um teste muito simples de ser feito: usar o GPS numa pista de atletismo e ver a diferença entre o GPS e a pista (claro que se tem de correr sem "à corda").
    Evidentemente que há provas mal medidas mas entre o rigor de uma prova criteriosamente medida por medidores oficiais e experientes e os dados que nos dá o GPS acredito muito mais nos primeiros pois esta provado que o GPS está sujeito a uma serie de falhas que sempre vão alterar a medição.
    Já agora uma informação: se numa prova de estrada for batido um recorde mundial para o mesmo ser homologado a prova tem de ser de novo medida e por outros medidores que não os mesmos que mediram a prova inicialmente.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Interessante Jorge, não fazia ideia que se for batido um record têm de ir medir novamente o percurso da prova.

      @Anónimo o analisar pela média da corrida é também algo interessante, especialmente se for para comparar provas em anos diferentes que tenham o mesmo percurso mas o tal valor do GPS diferente

      Eliminar
  4. Ora bem, João, nós nunca conseguimos fazer todo o percurso na trajectória ideal. Basta ultrapassar um atleta, vamos um pouco ao lado e retomamos a linha e, por mais incrível que pareça podemos ter feito mais um metro. A ir ao reabastecimento, somamos mais um, dois ou três metros com a maior das facilidades. O facto de uma prova certificada dar mais 200 metros no GPS, acho perfeitamente aceitável, considerando que dá uma média de 2 metros por cada 100, e não é nada difícil, até acaba por ser natural, fazer mais 2 metros em 100.
    O GPS dar menos de 10.000 é que já é sintoma de qualquer coisa estranha.
    Sobre o dar mais, posso relatar uma experiência que fiz no passeio Marítimo de Oeiras, que está marcado de 100 em 100 metros, numa extensão de 3.500 metros. Percorri o percurso indo sempre pela linha ideal e depois percorri sempre pelo lado de fora das curvas. Como sabes, o passeio até nem é assim tão largo, mas foi o suficiente para em 3.500 metros dar uma diferença de 70 metros entre as duas passagens, por dentro e por fora, o que projectado para 10.000 temos 200 metros. Ora quantas vezes vamos ao ponto x duma curva em corrida, quantas vezes não a fazemos um pouco mais pelo lado de fora? Ora a diferença entre cada um dos 8 corredores de pista numa pista de Atletismo é de 7 metros por cada 400, estando ali mesmo ao lado, Se fazemos metro e meio mais de fora, dá logo uns 15 metros em 400.
    Por isso, podemos entrar numa prova certificada (que dá a garantia de ter 10.000 metros) e fazermos 10.200, mas o que é certo é que apesar de termos corrido mais, demorámos x tempo para cobrir aqueles 10.000 metros...

    Assim, os meus records pessoais contam sempre é na meta, desde que não tenha distância inferior. O meu record de 10.000 é de 50.08 e pelo GPS passei aos 10.000 ainda nos 49 (e o que sonhava em fazer 49 aos 10.000...) mas o que é certo é que demorei 50.08 para completar aqueles 10.000, independentemente das voltas que posso ter dado, compreendes?
    Excluo as provas menores (já marquei 47.30 numa prova de 10 mas que afinal tinha cerca de 9.400...) e considero o tempo de meta. Mas o tempo real, que é o de linha de partida a linha de meta. Não seria justo considerar o tempo de prova quando, por vezes, estou 3 minutos para a iniciar...

    Outra questão que tem que se ter cuidado com os GPS é se há túneis ou outro tipo de interiores. Segundo parece, os nossos GPS vão marcar menos em Paris por causa de alguns túneis mas a certeza é que a prova está devidamente certificada e tem os seus 42.195 metros, nem mais nem menos um :)

    Um abraço e boa continuação de preparação rumo à estreia de sonho!

    ResponderEliminar
  5. Podemos ver aqui
    http://www.fpatletismo.pt/pt/provas-com-medicao-valida---relatorios-de-medicao-
    exemplos de relatórios de certificação das provas.

    ResponderEliminar