Marathon de Paris 2015 - Semana 20

13:22 6 Comments


No geral foi uma boa semana, 2 treinos curtos durante a semana, e um excelente longo no Sábado. Estou bastante contente com os últimos treinos, depois de ter chegado à marca dos 30 Km na semana anterior esta semana fiz em treino uma Meia Maratona onde bati o meu record pessoal. É muito bom ver esta evolução e dá um animo maior para a parte final dos treinos para Paris... Faltam 5 semanas!

Segunda
  • Lento 4,18 Km: Com as pernas (até era mais os joelhos) e costas um pouco doridas do treino de 30 Km do dia anterior estive quase a ficar em casa, mas acabei por me forçar a sair para aproveitar que o tempo já está a ficar menos frio. O inicio custou um bocadinho mas depois acabou por saber bem mexer as pernas.
Terça
  • Natação 800 metros: Tal como nos treinos anteriores fiz 800 metros, mas distribuídos de forma um pouco diferente e em menos tempo. 12x Crawl, 12x Costas, 8x Bruços. As piscinas (25 metros) foram feitas em blocos de 4, excepto costas onde fiz 6.
Quarta
  • n/a
Quinta
  • Lento 5 Km: Este foi um lento mais rápido do que o costume, continuo a achar que os ténis novos "incentivam" a correr mais rápido sem se dar por isso. Com a temperatura a aumentar ando a ver se consigo finalmente ir treinar só de t-shirt mas, ainda não foi neste. Estou com esperança para o treino de sábado
Sexta
  • n/a
Sábado
Em semana calma o plano mandava fazer 15 Km, mas quando sai de casa ia logo com ideia de fazer entre 15 e 21. A ideia era ir vendo como me sentia ao longo do treino e logo decidia quantos quilómetros fazia.

Sai em direcção ao Parque das Nações e prai no Km 3 apercebo-me que me tinha esquecido da garrafa de água em casa, e estupidamente também não levei dinheiro. Não havia muito a fazer, por isso resignei-me e continuei, logo se via se ia fazer falta ou não.

O dia estava óptimo e as sensações também mas fui a parte inicial do treino a controlar o ritmo a que seguia, não queria ir demasiado rápido já que o treino era suposto ser mais calmo e não queria estoirar a meio caminho. 

Já junto ao rio e a seguir em direcção à Praça do Comércio deixei as cautelas de lado. Estava a sentir-me mesmo bem e porque não aproveitar? Fiquei espantado quando dei por mim a melhorar o ritmo km a km e começou a formar-se uma ideia na minha cabeça.

Ao Km 13,5 encontro no sentido contrário o amigo Rui Gameiro (que também está a treinar para Paris), sem pensar muito dei meia volta e segui com ele. Foi aqui que percebi o porquê de estar km a km a melhorar o ritmo... pelos vistos estava com vento pelas costas :)

O Rui já seguia com cerca de 25 Km's nas pernas e abrandei um bocadinho o ritmo a que ia para seguir à conversa com eles. A ideia que se tinha formado antes foi desaparecendo, até que chegámos ao (meu) Km 20 e olhei para o relógio. 

Contas rápidas e ainda dá, desatei a acelerar feito parvo e acabo o treino aos 21,2 Km com um tempo de 02:07:20 o que é um novo record pessoal (não oficial) na Meia Maratona por cerca de minuto e meio. Venha agora a meia da Ponte para oficializar este tempo (ou um menor se for possível).

O Rui acabou por fazer um excelente treino de cerca de 31 Km, e eu fiz uma Meia Maratona a bom ritmo, algo que não contava inicialmente mas que me deixou bastante contente.
Domingo
  • n/a
Boa Semana e Bons Treinos

6 comentários:

  1. Respostas
    1. Está a começar o ultimo mês, a preparação tá quase feita a preocupação começa a ser não me lesionar.

      Abraço

      Eliminar
  2. Muitos parabéns João, cada vez estás mais em forma!

    Estamos a 33 dias :)

    Força!!!!

    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parece que sim, é bom sinal a forma estar a subir assim nesta fase final da preparação

      Abraço

      Eliminar