A 42.195 metros de ser feliz

23:19 15 Comments

Apesar das 25 semanas que teve o meu plano de treinos o inicio desta história começa bem antes, mais precisamente no dia 21 de Abril quando li no blog do João Lima que estavam abertas as inscrições para o sorteio da Maratona de Paris. Como a inscrição no sorteio era gratuita não pensei muito, foi mais "deixa cá preencher o formulário e ver no que dá". 

Pois bem, no dia dia 23 de Abril tinha um e-mail que começava da seguinte forma:

"Félicitations, vous avez été tiré au sort pour participer à l'édition 2015 du Schneider Electric Marathon de Paris"

Nesta altura sim, comecei a pensar e muito, tinha até 4 de Maio para confirmar e pagar a inscrição e foi quase até a ultima que continuei a pensar no que devia fazer. As duvidas eram imensas, nunca tinha feito mais do que uma Meia Maratona, tinha muitas duvidas na minha capacidade para fazer a versão completa e principalmente treinar para ela, vinha de uma fascite plantar e de uma fase de desmotivação que resultou em quase 0 treinos nos primeiros meses de 2014, portanto  apesar de existir a vontade, a parte mais racional dizia-me que ir a Paris fazer a mítica distância era uma loucura.

Na corrida do 1º de Maio fiz a prova quase toda na companhia do João Lima que me foi sempre a incentivar para aproveitar a oportunidade e aceitar a inscrição na prova. Com o incentivo dele e da minha mulher (Rita) acabei por deixar a parte racional de lado e abraçar a vontade enorme que tinha de me inscrever para a estreia na Maratona e logo na bela Paris.



E foi assim que com pouco menos de 1 ano de antecedência tinha avião e apartamento marcado para Paris e 42 quilómetros para fazer no dia 12 de Abril de 2015. Nunca tinha planeado e marcado uma viagem tanto tempo antes, devia estar louco.

Tinha decidido começar a treinar em Outubro depois de voltar de férias, dava-me cerca de 6 meses de treino, o que para uma primeira Maratona me pareceu bem, o passo seguinte foi fazer o plano de treinos que me ia acompanhar nas 25 semanas seguintes.

Já que tinha tempo preferi ir aumentando os quilómetros com calma e fazendo ciclos de 3 semanas de treino com 1 semana mais de recuperação entre eles. Desta maneira consegui ir desde os 22 quilómetros até aos 30 sem grandes problemas.




A ideia era ter 3 tipos de treinos de corrida diferentes: Lento / Recuperação, Séries / Fartlek a meio da semana e o obrigatório treino Longo ao fim de semana. A juntar aos treinos de corrida ia (agora posso dizer que ia era mesmo a expressão certa) fazer reforço muscular e tentar perder peso até chegar aos 77 Kg (fiquei-me pela tentativa)

A preparação começou no dia 21 de Outubro mas apesar de ter já a Maratona de Paris em mente, as primeiras semana de treino foram também a pensar no Trail do Zêzere (versão mini) que ia ter 17 Km. Nesta fase os treinos longos eram (comparando com o que fiz no final da preparação) curtos, mas também como tinha estado de férias não queria entrar logo a matar, tendo em conta o trail optei também por fazer treinos em terreno mais acidentado. Assim os fins de semana passaram-se com treinos entre 15 a 17 Km e com o Trail pelo meio que me deu bastante gozo a fazer. 



Terminado o trail o foco passou todo para a Maratona e no dia 22 de Novembro bati o meu record de distância, é verdade que foram só 200 metros a mais, mas foi a primeira vez que passei a distância da Meia Maratona, foi duro a partir do quilómetro 18, mas cheguei aos 22 bastante satisfeito e motivado por ter ultrapassado esta barreira.

Nos meses seguintes continuei a quebrar o meu record de distância, ou não fosse o plano de treinos incremental nesse aspecto. Com a regularidade que ia tendo nos treinos o total de quilómetros no fim do mês também aumentou para os meus melhores números desde que comecei a correr e foi assim que consegui em Dezembro ter o meu melhor mês de sempre com 168 Km feitos. Para chegar a estes números também tenho de agradecer a todo o apoio e incentivo que tive da Rita, se não fosse ela alguns dias tinha ficado no sofá em vez de ter ido correr.

O mês de Dezembro trouxe também um novo Record Pessoal aos 10 Km, foi um record completamente inesperado já que apesar de andar a fazer treinos de séries não andava preocupado com tempos. Este meu record já vinha de 2011 e foi no último dia de 2014 na Corrida de São Silvestre da Amadora que caiu em cerca de 45 segundos estando agora nos 53:03.




Como queria cumprir todos os treinos longos planeados acabei por abdicar de algumas provas que gostava de ter feito, era uma questão de opções e a Maratona era mais importante. Mesmo assim houve 2 provas que não quis abdicar: GP Fim da Europa (17 Km) e o GP de Mem Martins (10 Km). Estas duas provas correram bastante bem mas mesmo assim tentei nesses fins de semana fazer, no dia anterior à prova (sábado), os quilómetros que faltavam para ter o total de quilómetros do fim de semana igual ao que deveria ter sido o treino Longo dessa semana.

Para alem de terem corrido bem e servir para correr a um ritmo mais intenso do que nos treinos que vinha a efectuar foi também nestas provas que fiz a minha estreia pelos 4 ao Km depois de ter sido convidado pelo João Lima na corrida do GP Fim da Europa.



Depois do GP Fim da Europa e do GP de Mem Martins era altura de começar com os treinos de 28 Km. O inicio deste ciclo foi a altura mais complicada do plano, vinha de uns treinos de 26 Km bastante sofríveis e estava a entrar numa fase de alguma saturação. Os treinos a meio da semana foram os prejudicados e os que mais ficaram por fazer, mas os longos eram sagrados, esses tinham mesmo de ser feitos (por acaso agora ao ver os números finais vi que na semana 8 falhei um longo de 15 Km, nem me lembrava)

Se os treinos a meio da semana foram os que mais sofreram esta é uma boa altura também para dizer que os treinos de reforço muscular também iam ficando cada vez mais esquecidos, a intenção no inicio no plano era boa, mas mais uma vez (no plano para Arga também aconteceu) não consegui fazer estes treinos com a regularidade que devia. 

O primeiro treino de 28 Km foi uma vitória pessoal, sofri imenso nos últimos 3 quilómetros até chegar Cascais e só uma vontade imensa de chegar ao fim sem parar de correr é que me levou até lá. O segundo treino foi o primeiro e único de todo o plano que não consegui acabar, optei por fazer parte do percurso da antiga Maratona de Lisboa e quando cheguei ao quilómetro 23 já na Almirante Reis tive de ir deixar a corrida e ir a caminhar, mas nem a caminhar consegui completar os 28 Km planeados, fiquei a 3 dessa distância e apanhei o metro para casa. 

Nesta altura tive duvidas do que andava a fazer e se não tinha sido uma parvoíce inscrever-me na Maratona, por outro lado tentava contrariar estes pensamentos ao lembrar-me dos treinos bons que tinha tido e com o já ter feito um treino de 28 quilómetros, sofrido mas concluído. Estava a precisar de um bom treino que me desse um boost de confiança para a parte final do plano. 

Mal eu sabia que esse bom treino iria aparecer logo na semana seguinte. Era o último treino de 28 Km e tinha combinado com o João Lima fazer Cascais - Cais do Sodré, a dada altura começamos a falar de ir até aos 30 Km e no final do treino o meu relógio marcava pela primeira vez 30 Km feitos. Foi o treino que precisava para me aumentar a confiança até ao final do plano.  

Nas semanas seguintes a motivação manteve-se em alta, um treino de 21 Km onde bati o meu record da Meia Maratona e mais um treino de 30 Km onde acabei com a sensação que podia ter continuado mais um bocadinho (só um bocadinho) e a desilusão da Meia Maratona de Lisboa, que apesar de não ter conseguido o que estava à espera não abalou a confiança e motivação para Paris.

As ultimas semanas foram dedicadas a rolar calmamente, a aproveitar o aparecimento do bom tempo com treinos calminhos para não estragar tudo o que foi feito nas ultimas 24 semanas. 

Estes últimos treinos têm sido um pouco nostálgicos (não sei se será a expressão correcta) ao pensar nos últimos 6 meses e nos treinos que fiz até chegar a este ponto em que só faltam 42.195 metros para passar a meta.

Números finais:

  • 69 Treinos de 99 planeados;
  • 812,87 Km de 977 planeados;
    • 83% do plano de treinos concluído
  • 86h 31m 34s de corrida
  • Semana com mais Km's: Semana 10 com 55,93 Km feitos. Curiosamente foi a semana do Natal.
  • Treino mais demorado: 3h 28m 25s no 2º treino de 30 Km
  • Treino com maior Elevação: 257 metros num treino de 24 Km pelo percurso da antiga Maratona de Lisboa

Não posso ir para Paris sem agradecer a todos os que por aqui foram passando ao longo destes últimos meses transmitindo sempre força e motivação para continuar os treinos e atingir a ambicionada meta na Av. Foch em Paris. 



Muito obrigado amigos, de certeza que me irei lembrar de todos ao longo da prova e que as vossas palavras me vão ajudar a percorrer os 42.195 metros que faltam para terminar esta aventura e tornar-me Maratonista.

15 comentários:

  1. Amigo João,

    Gostei muito de ler!
    A maratona transmite-nos tantas emoções e estes dias até lá vão continuar a ser especiais. E quando estiveres a viver o sonho vai ser um momento único na vida. Vive cada momento pois vais ser muito feliz.

    VAIS SER MARATONISTA!!!

    FORÇA!!! :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Isa. A alguns dias da prova e as emoções já são muitas, imagino que amanhã quando for levantar o dorsal e entrar completamente naquele ambiente seja ainda melhor.

      Beijinhos e até amanhã :)

      Eliminar
  2. Parabéns João! Gostei de ler esta tua viagem até aqui, que vai ter uma culminação fantástica em Paris. Força!
    Paris vai ser só a primeira de muitas outras "estações". ;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Rute, realmente a maratona começou muito antes da prova em si, Paris vai ser o fim desta aventura, e como dizes e bem, a primeira de próximas paragens já pensadas :)

      Beijinhos

      Eliminar
  3. Bonito percurso, sem dúvida....agora só falta fecha-lo com o cruzar de meta no domingo :):) Aproveita o João Cravo A.M (antes da Maratona), pois depois de te tornares Maratonista no domingo, nada voltará a ser como antes ;)
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, estou ansioso por fechar triunfalmente (ou não estivesse o arco do triunfo ao fundo da meta) esta aventura. Ainda não cheguei lá mas já estou "em pulgas" por entrar no Salon Du Running.

      Abraço

      Eliminar
  4. Grande resumo do que foi este ano tão especial. As tais centenas de quilómetros da Maratona cuja meta está no final dos últimos 42 km :)

    Vais ser maratonista!!! :)

    Um grande abraço e FORÇA!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exactamente João, a sensação é mesmo essa a Maratona já começou à umas centenas de quilómetros atrás. Estou ansioso por viver todo aquele ambiente logo a partir de amanhã e passar a meta na Av Foch.

      Abraço e até amanhã :)

      Eliminar
  5. Vais ser muito feliz em Paris!
    Abraço.

    ResponderEliminar
  6. Foi um bom percurso. Bem delineado e a conseguires fazê-lo quase na totalidade.
    Acredita que valerá a pena.

    E não te assustes com os 42,195. No meio daquela multidão e com a consciência de que aquela meta é tua, vais encontrar forças onde julgavas não as haver.

    Boa sorte!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero que sim, também agora não há mais nada a fazer, o treino está feito só falta chegar lá e deixar-me envolver no ambiente.

      Muito Obrigado

      Abraço

      Eliminar
  7. A Maratona é A prova justa, de certeza que te vai compensar todo o teu esforço! O mais dificil está feito, agora é só aproveitar! Força!

    ResponderEliminar
  8. Fizeste tudo bem João!
    Agora é ser feliz em Paris!
    E vamos todos ser felizes lá!

    Abraço

    ResponderEliminar
  9. Viva João!! Venha o relato de Paris :)

    Um abraço

    ResponderEliminar