Marathon de Paris 2015 - Semana 24

19:08 12 Comments


Depois de finalizado o ultimo treino longo do Domingo da semana anterior entrei no chamado periodo de tapering. Resta-me  fazer alguns treinos mais curtos e lentos só para me manter em actividade e deixar o corpo recuperar e preparar-se para enfrentar A Maratona.

Esta semana também marcou o inicio da fase mais paranoica: ver por onde ando na rua para não cair ou torcer um pé, ficar preocupado com a mínima dor que sinta no corpo, pensar se devo ou não comer isto ou aquilo, ir todos os dias ver a previsão do tempo para 12 de Abril em Paris e claro ver vídeos e ler relatos de outras edições da Maratona. Presumo que haja mais gente assim, não devo ser o único "louco". 

Falta 1 só semana, o grande dia está quase a chegar :D

Segunda
  • n/a
Terça
  • n/a
Quarta
  • Lento 7 Km: Em período de tapering a ideia é apenas manter o corpo a mexer-se, não esticar o andamento para não criar problemas, apenas e só manter-me em actividade. Foi o que fiz neste treino, 7 quilómetros ao fim do dia aproveitando o sol e o calor que apareceu.
Quinta
  • n/a
Sexta
  • Lento 4,5 Km: Mais um treino normal, sem nada de significante.
Sábado
  • "Longo" 10 Km: E está feito o ultimo treino "longo" do plano. Confesso que me senti um bocado nostálgico em alguns momentos do treino, foram 24 semanas a preparar a Maratona e neste momento falta só praticamente fazer a prova. 
Tenho andado preocupado com onde levar os geis na Maratona, a bolsa que tenho usado só leva 3 o que não é suficiente, por isso de manhã passei na decathlon e comprei um cinto porta dorsal, para ao menos experimentar antes da prova.

Fiz 10 Km por Lisboa, dando umas voltas pelo parque e bairro de Alvalade, sempre sem esticar muito o ritmo. Pensava que o cinto fosse subir ou descer ao longo do treino mas não, manteve-se sempre no sitio onde começou sem atrapalhar muito, os geis é que se não levar a camisola para dentro do cinto ficam a roçar na pele o que acaba por não ser muito confortável. 

Domingo
  • n/a

Boa Semana e Bons Treinos

12 comentários:

  1. Não te vou iludir. O estares paranóico vai aumentando à medida que o dia se aproxima :)
    E as dúvidas também. Mas tem a certeza que estás preparado e que fizeste tudo bem.

    Tanto queremos o dia como ficamos nostálgicos com o fim da preparação :)
    No fundo, uma Maratona são centenas de quilómetros cuja meta está no final dos últimos 42 km

    Um abraço e força!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Realmente a sensação é que a Maratona já começou a 25 semanas atrás, mas o nervosismo só se instalou mais nesta ultima semana.

      Abraço

      Eliminar
  2. Força, João! Está quase!
    Beijinhos
    PS: Ah, e essa "loucura"... é perfeitamente normal! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São só mesmo mais uns dias dias, estes dias finais antes de provas importantes são o pior.

      Beijinhos

      Eliminar
  3. Essa paranóia é normal não te preocupes :)
    Vai correr tudo bem, treinaste bem e com aquele ambiente vais ter uma estreia de sonho!
    Vai nas calmas a desfrutar do ambiente e quando deres por ela já vais no km 30 e depois é deixares-te ir. Quando tiveres que andar, anda, sem stress. E num instante estarás na meta! :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero que sim, os treinos estão feitos (menos o reforço muscular), a previsão de tempo para dia 12 é animadora por isso resta esperar que os dias passem e depois desfrutar de tudo o que a Maratona me trouxer.

      No final do próximo domingo vamos todos ter as nossas medalhas e camisolas de finisher :)

      Beijinhos

      Eliminar
  4. Esta é a semana que vai custar mais!
    Lembro-me que quando fiz a 12 horas, em 1987, circulava em Lisboa de motorizada e na última semana antes da prova só andava de autocarro com medo de algum azar :)
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Até tenho estado calmo, mas esta ultima semana o nervosismo começa a aumentar.

      A parte de andar de transportes já o faço, mas verdade seja dita já o fazia antes, agora nos últimos treinos ando é com muito mais cuidado a onde ponho os pés.

      Abraço

      Eliminar
  5. Hehehe....conheço tão bem o que estás a sentir :) ....diz lá, quantas vezes é que já te imaginastes a cortar a meta em Paris só hoje???? Se for menos que 150 ainda não estás no ponto :P
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda não estou no ponto, mas tenho de confessar que nos últimos dois dias sonhei com a prova, mas mais parecia um filme cómico, do que me lembro do sonho, fui para a partida mas quando lá cheguei reparei que estava de chinelos e tinha de fazer 2 Km a correr até ao carro onde tinham ficado os ténis. Enfim, parvoíces lol

      Abraço

      Eliminar
  6. Pensa só no momento de cortar a meta. Foi para isso que treinaste. Desfruta os 42.195 e o momento mágico!
    Escolhe uma música que aches que transmite o que é maratona para ti e sempre que tiveres pensamentos paranoicos canta essa música e lembra-te a cortar a meta! Comigo resulta!
    Força!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nunca corro com musica, mas quando vou para as provas de carro há uma serie de musicas que vão sempre a tocar e que transmitem imensa energia. Ainda tenho de as por no telemóvel para servirem de "aquecimento" antes da prova :)

      Beijinhos

      Eliminar