1+1+1 = 3

20:41 11 Comments

Ainda antes de fazer a Maratona de Paris, tinha o meu amigo João Pires a picar-me para um novo desafio. Este desafio é algo que já tenho vontade de experimentar há muito tempo - aliás ainda não corria e já era algo que me atraia bastante.

Na realidade, trata-se da soma de outros três que já fiz em separado. Agora chegou a altura de os juntar numa só prova.

Dia 21 de Junho vou fazer o meu primeiro Triatlo. Vou experimentar a versão mais curta (Super-Sprint) do Triatlo de Oeiras.

As distâncias são as seguintes:
 - Natação: 300 metros
 - Ciclismo: 10.000 metros
 - Corrida: 2.500 metros

As distâncias parecem-me aceitáveis para uma primeira experiência na modalidade. A componente do ciclismo e da corrida não me preocupam mas a natação já é outra história. 

Apesar de fazer natação de forma algo intermitente, a minha experiência em águas abertas limita-se a meia dúzia de braçadas quando vou à praia no Verão. Fazer 300 metros seguidos não sei como será. A preocupação com esta componente extende-se também à sua logística já que o meu material de natação limita-se a uns calções de piscina, touca e óculos. 

Em termos de preparação para o triatlo não tenho planeado nada de especial, para além da natação e de testar algumas transições.

Quero fazer dois treinos de natação por semana e ir pelo menos uma ou duas vezes treinar para a praia onde vai ser a prova. Já vi que consigo nadar 350 metros seguidos em piscina, mas no mar certamente que não será igual.

Em relação ao ciclismo vou pôr a bicicleta na revisão este fim de semana para a ter em condições de meter alguns quilómetros antes do triatlo. Sendo esta componente de apenas 10 quilómetros não estou muito preocupado, mas se puder ter algum andamento prévio nas pernas melhor.


A ultima parte será a corrida. Não vou preparar esta componente de forma especial uma vez que é a minha actividade principal e a distância não é muito longa. Penso que o mais crítico nos 2500 metros de corrida, será o cansaço acumulado da natação e do ciclismo, mais do que propriamente a distância.

Claro que vou continuar a treinar corrida, mas os treinos vão ser orientados para as próximas provas que tenho planeadas.

11 comentários:

  1. Tenta fazer uns treinos em águas abertas, é mais diferente da piscina do que parece! Ah, e prepara-te para a confusão na partida para água (um dos factores que me levou a nunca perseguir muito o triatlo eheh). Os 300 metros vão passar num instante e não te vai custar nada. Penso que para essa distancia também não tens que te preocupar com o fato, ainda por cima em Junho. O triatlo também está na minha bucket list, e já estive quase quase para me inscrever num iron ehehe A natação era O meu desporto, e a corrida também lá vai. O pior é a bicicleta.. Detesto bicicleta :\ Bem, força então nesses treinos! Vai contando como corre :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que na partida vou deixar ir a malta toda a correr para a água e eu vou depois calmamente a caminhar.

      Já tiveste para te inscrever num Iron? eh la isso é mesmo de IronMan. Essas distâncias não consigo pensar bem nelas, mas um Olímpico já me parece mais fazível.

      Abraço

      Eliminar
  2. O Filipe está certo, nadar 300m em piscina não tem muito a ver com 300m em águas abertas. É um pouco diferente, mas tenho a certeza que não será problema. O fato para uma distância curta e ainda para mais apenas 300m julgo que não será problema. Pior mesmo vai ser os pontapés e chapadas que irás receber. Mas isso não se treina.... é ir à luta ehehhe
    Nadar em águas abertas o importante é força de braços... o resto é o desenrasca como diria o meu irmão.
    Vai ser tranquilo .....
    Tem só cuidado ao sair da água... vê se sais tonto é normal caso aconteça... basta ires direitinho que passa logo logo :)

    O resto é pedalar e correr... ehehehehhehehe

    Treinar só um pouco a transição da bicicleta para a corrida, que inicialmente pode fazer um pouco confusão mas assim que a coisa engrena tudo numa boa :D

    Vais adorar!!!
    Tenho a certeza!!!

    E acho mesmo que te vai saber a pouco!! :)
    Algo me diz que daqui a uns tempo vais estar a comprar um fato todo giro, e umas coisas mais apropriadas.
    O bicho vai-te picar!!! hahahahahaha :D

    Força nesses treinos!! :)

    Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vamos a ver se depois de da prova continuo a gostar de Triatlo ou não. Julgo que sim, que irá correr bem. De qualquer forma é um desporto que para outro tipo de distâncias já exige uma preparação muito maior.

      Para estas distâncias ainda consigo treinar, tenho é de dar atenção às transições e à natação.

      Beijinhos.

      Eliminar
  3. Força João! Vais ser o 3º triatleta na equipa :) (uma escreveu o comentário em cima, eh eh eh)

    Um abraço e FORÇA!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado João.

      Temos uma equipa de atletas bastante versáteis :)

      Abraço

      Eliminar
  4. Isso já era muita areia para a minha limousine!
    Já correr, sabe Deus... Nunca fui grande nadadora e bicicleta é coisa que (ainda) não me assiste.
    Mas... Nunca digas nunca!!

    Boa sorte e FORÇA!!

    ResponderEliminar
  5. Opá, que emocionante!!! :) Depois tens de contar tudinho, desde a preparação ao material! Um dia quero experimentar uma coisa destas, mas as minhas dúvidas estão mais ao nível do material e investimento, já que teria de ter uma bike em condições, o que de momento não pode ser.
    Bons treinos, força!!
    Beijinhos

    ResponderEliminar