Pré-Prova - Triatlo de Oeiras (Super-Sprint)

Nota prévia: Este post vai ser longo. Primeiro porque é um apanhado de textos sobre a preparação para o triatlo e que estão espalhados neste blog. Segundo porque tenho como objectivo deixar este registo para memória futura.

Ao longo da preparação tenho procurado relatos de quem já fez triatlo, em particular das provas de estreia. Espero com este post conseguir ajudar ou incentivar quem está na mesma situação que eu.

Posto isto a parte inicial não será nada de novo. Na parte final deste post irei fazer um resumo da preparação e o que espero do meu primeiro triatlo.

Preparação Piscina
Já antes de fazer a Maratona de Paris tinha combinado com o Pires fazer este triatlo, e por isso tive de começar a atinar mais com os treinos de natação. Estes treinos para alem de serem um bom complemento para a corrida passaram a servir para preparar a componente de natação do Triatlo. 

Notei uma boa evolução na piscina. Ao inicio custava-me a fazer mais de 4 piscinas seguidas, aos poucos fui aumentando até chegar às 12 piscinas (300 metros - distância do Super-Sprint) e a semana passada fiquei bastante satisfeito por ter conseguido fazer 30 piscinas seguidas (750 metros).

Treino em Mar aberto (texto já publicado)
Aproveitando os treinos organizados pelo Tri Jamor para o Triatlo de Oeiras fui fazer a minha primeira experiência de natação em águas abertas. O dia estava óptimo, o mar calminho e a água a uns "excelentes" 15 graus! Como este vai ser o meu primeiro triatlo e o chamado wetsuit é caro, optei por não comprar nenhum. Para remediar comprei uma camisola de surf supostamente térmica. 

A organização dos treinos tinha montado no mar duas bóias, mais ou menos como vão estar no dia da prova. O primeiro exercício consistia em fazer o circuito que se vai fazer na prova. Depois de um aquecimento, foi altura de entrar na água e posso dizer que devo ter demorado tanto tempo a entrar na água como o que demorei a fazer o circuito a nadar.



Depois de ganhar coragem para finalmente mergulhar, a dificuldade foi começar a nadar. O choque térmico foi tão grande que a respiração estava totalmente descontrolada, não conseguia inspirar / expirar normalmente e nadar crawl estava fora de questão. Fui nadando bruços e tentando o crawl de vez em quando, mas até à primeira bóia foi impossível.

Perto da bóia lá consegui atinar com a respiração e começar a nadar normalmente, mas ainda não estava tudo a 100%. Depois do problema da respiração o problema agora era a testa começar a doer-me quando punha a cabeça debaixo de água. Não sabia bem o que fazer por isso limitei-me a puxar a touca mais para baixo e a aguentar.

Chegado à segunda bóia era só voltar para a areia. Aqui comecei a sentir a corrente. Sem dar por isso ia-me chegando para as rochas no lado direito, e tinha de parar e apontar novamente a trajectória para a praia. Mas não era dos piores, havia malta que estava mesmo a ir a direito para as rochas. Como não tenho termo de comparação estava na duvida se seria uma corrente normal ou não, mas segundo os treinadores a corrente naquele dia estava mesmo forte.

O meu sair da água deve ter sido bastante cómico para quem estava a ver. Quando me levantei e comecei a caminhar na areia parecia que estava com os copos. Não conseguia ir a direito.

O resto do treino foi treinar as entradas e as saídas da água. Repetimos umas três vezes cada exercício e foi bastante engraçado.

O balanço final desta primeira experiência em águas abertas é bastante bom. Tirando o frio inicial gostei imenso do treino. Espero que no dia da prova o mar esteja à mesma calminho mas de preferência um pouco mais quente :)

Ainda em relação ao wetsuit, em principio vou mesmo optar por não comprar. É que depois do choque inicial até aguentei bem. Provavelmente no dia da prova entro na água uns 30 minutos antes para tentar habituar-me e aquecer um bocadinho antes da prova começar.

Treino de Duatlo (texto já publicado)
 - [RunDuatlo Corrida 1: 2,5 Km: Com toda a gente no local foi altura de começar o treino. O primeiro segmento seria de corrida e com uma distância curta. Sendo o primeiro segmento o grupo foi todo junto num ritmo já bastante vivo. 




Com os 2,5 Km de corrida feitos a uma média de 5:10 min /km, chegámos novamente ao parque de transição.

[Transição 1 (T1)]
A primeira coisa foi logo por o capacete na cabeça, para não haver esquecimentos e consequente penalização. Para o processo ser mais rápido o capacete tinha sido deixado logo preso ao guiador com as fitas abertas. Depois descalçar os ténis de corrida, calçar os de ciclismo pegar na bicicleta e sair do parque. 

Julgo não ter demorado muito tempo nesta parte, mas também éramos só uns 20. Foi fácil encontrar a bicicleta e vínhamos de uma corrida e não da natação. Acho que depois de sair da água e correr pela areia até ao parque vou estar bem mais cansado.

 - [BikeDuatlo Bicicleta: 20 KmNo segundo segmento deste duatlo iríamos fazer o percurso de ciclismo da prova de Sprint, ou seja íamos até Algés e voltávamos para trás. Como a marginal estava fechada e havia várias actividades tivemos direito a uma mota da PSP a abrir caminho à nossa frente :) 

Neste segmento fiquei surpreendido comigo mesmo. Consegui aguentar-me bem no grupo da frente, mas tenho noção que eles não iam a puxar como se fossem em prova. 

Fiz os 20 Km deste segmento a uma média de 26 Km/h. 

Quase a chegar ao parque de transição tentei armar-me em gajo que percebe de triatlo e comecei a descalçar-me em cima da bicicleta. Correu bem com o pé esquerdo, mas o direito não o consegui tirar do sapato. Resultado, entrei no parque de transição descalço, com um sapato preso aos pedais e o outro na mão :)

[Transição 2 (T2)]
A transição 2 é mais fácil que a anterior e só tive de deixar a bicicleta, tirar o capacete e calçar os ténis de corrida. Para não perder tempo os atacadores estavam logo apertados, mas pelos vistos estavam de mais. Algo a ter atenção no dia da prova.

Calçado e sem capacete estava pronto para o ultimo segmento.

 - [RunDuatlo Corrida 3 - 2,5 KmCorrer depois de pedalar é esquisito, as pernas parecem dois troncos que não se querem mexer e no inicio dá a sensação que estamos a correr lentamente e de forma estranha. Surpresa das surpresas, apesar dessa sensação quando olho para o relógio vejo que estou a ir abaixo dos 5 min/km.

Sendo uma corrida curta e apesar de ser já o 3 segmento da "prova" foi também muito rápida e feita quase toda no limite. Acabei com uma excelente média de 04:46 min/km.


Pré-Prova e Expectativas

Com a preparação feita o que espero desta prova? Acima de tudo espero gostar, gostei de fazer o duatlo e gostei de nadar no mar, por isso espero continuar a gostar depois de juntar as 3 componentes na mesma prova. Se acabar com vontade de me inscrever no Triatlo Olímpico de Lisboa é bom sinal.

  • Preparação: Ok dentro do esperado. Sinto-me fisicamente preparado para a distância da natação, ciclismo e corrida. Tenho a expectativa de conseguir esticar bastante o ritmo no ciclismo e na corrida para compensar o que provavelmente irei perder na natação.
  • Equipamento: Tudo preparado e arrumado. É mais material do que eu pensava ao inicio.

    • Natação: Fato de Triatlo Decathlon (que irá acompanhar-me em toda a prova); Camisola de surf de manga curta; Óculos de Natação; 2 Toucas (dica dos treinadores para tentar compensar a água fria).
    • Ciclismo: Bicicleta, óculos, capacete e sapatos de encaixe. O capacete fica com as correias abertas e pendurado no guiador de modo a que seja só pegar e por directamente na cabeça. Só não sei se calço os sapatos logo na minha área no parque, ou se os levo na mão e calço à saída do parque de transição, vai depender da distância. A duvida prende-se com o facto dos meus sapatos de encaixe terem o encaixe à frente e não ser pratico correr com eles. Em relação à entrada para a Transição 2 (T2), estou a pensar se tento descalçar os sapatos em andamento ou se não invento e jogo pelo seguro.
    • Corrida: Óculos que já vêm do ciclismo. Ténis que vão ficar logo com os atacadores apertados (espero que seja fácil enfiar o pé lá dentro). Ainda estou na duvida se levo boné ou um buff que sempre absorve melhor o suor e evita que me escorra para os olhos.

A minha maior preocupação vai para a componente da natação. Não pelo acto de nadar no mar, o treino serviu para ficar menos preocupado com isso, mas sim pelos cerca de 250 inscritos na prova. 
Li no facebook da prova comentários onde a expressão usada para tantos inscritos era "máquina de lavar". É uma expressão gira, mas deixo de achar piada quando sei que vou estar nessa "máquina". 

Para tentar evitar essa confusão deram-me a dica de na zona de saída encostar-me ao lado oposto da primeira bóia, para alem disso estou a pensar na saída deixar-me ficar para trás (provavelmente na altura não resisto e desato a correr).

Outra preocupação que tenho tem a ver com as transições, não tanto com o acto da transição em si, mas mais com o andar perdido à procura do meu local para levantar / deixar a bicicleta.

No Domingo quero chegar cedo para ter tempo de deixar a bicicleta no sitio certo e poder treinar a entrada e saída no parque. Já li ideias parvas (ou não) de pendurar um balão na bicicleta, ou por umas fitas mais coloridas na bicicleta para ser mais fácil de encontrar.

Expectativas
Eu sei que é uma primeira experiência no Triatlo, mas tenho de admitir que tenho expectativas no que diz respeito ao tempo final. Estou a apontar para os 45 minutos, acho que se a natação correr bem é uma marca que consigo fazer. 

Partindo do pressuposto que actualmente faço na piscina, 300 metros em cerca de 7 minutos:

10 minutos para Natação 
20 minutos para Ciclismo (média de 30 Km/h). É uma média ambiciosa mas acho que "fazível" (se não sair esgotado da natação)
15 minutos corrida  (média de 6 min/km). No duatlo fiz 12 minutos e tal a uma média de 04:46. (estou a dar uma boa margem aqui).


Tudo somado dá os 45 minutos. Claro que há muitas variáveis que podem influenciar estas estimativas, mas se tudo correr bem, julgo ser um tempo que consigo bater.


PS: Só passado umas horas de ter escrito este post é que me lembrei de um pormenor, que provavelmente muitos já repararam. Nas minhas contas para os 45 minutos não contei os tempos das transições... pois fui nabo. 

Não sei quanto tempo vou demorar nas transições por isso os 45 minutos talvez seja mais complicado do que pensei inicialmente. De qualquer forma vou partir para a prova com essa ideia, logo se vê se consigo encaixar o tempo das transições na margem que coloquei nos tempos previstos para cada segmento.


A preparação está feita, o pré-prova preparado e relatado, por isso venha o Triatlo :D

3 comentários:

  1. Gostei muito deste post, informativo e cheio de dicas úteis para quem nunca fez nenhuma aventura destas e talvez um dia gostasse de experimentar... ;)
    Desconhecia esses treinos organizados, mas decerto é muito útil poder treinar a natação em mar, já que, imagino, será diferente que numa piscina.
    Força, João! Que seja uma óptima experiência!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os treinos foram bastante utéis. Não tenho assim tanta confiança no mar e para fazer um primeiro treino preferi algo organizado e com treinadores. Para alem disso os mesmo treinadores dão sempre boas dicas para o triatlo.

      Experimenta fazer um, não é assim tão complicado e é muito engraçado.

      Beijinhos

      Eliminar