Resumo da Semana 01-06-2015 a 07-06-2015

20:44 4 Comments

Esta semana foi de balda, vim cansado do fim de semana em Nice e não me apeteceu fazer nada no inicio da semana. O final da semana já foi mais intenso com um treino de natação no mar e a 14ª Corrida do Oriente.


Esta semana também continuei com as idas de bicicleta para o trabalho. É algo que me sabe bastante bem e sempre são 6 Km por dia.


Segunda
 - n/a

Terça
 - n/a

Quarta
 - n/a

Quinta
 - Corrida + Reforço Muscular: Para o primeiro treino da semana fui ter com o João a Isa e o Vitor ao Inatel. O treino acabou por não ser só de corrida dado que depois do aquecimento fomos, primeiro para as escadas e depois para o relvado, fazer uma série de exercícios de Reforço Muscular. No final ainda acompanhei o João (que está a preparar o Challenge 3000) num quilómetro mais rápido à volta da pista e em rectas de 60 metros. 
Apesar de ter sido um treino com pouca corrida no dia seguinte estava mais dorido do que nos treinos ditos normais.

Sexta
 - n/a

Sábado
 - Natação Treino Mar: Aproveitando os treinos organizados pelo Tri Jamor para o Triatlo de Oeiras fui fazer a minha primeira experiência de natação em águas abertas. O dia estava óptimo, o mar calminho e a água a uns "excelentes" 15 graus! Como este vai ser o meu primeiro triatlo e o chamado wetsuit é caro, optei por não comprar nenhum. Para remediar comprei uma camisola de surf supostamente térmica. 

A organização dos treinos tinha montado no mar duas bóias, mais ou menos como vão estar no dia da prova. O primeiro exercício consistia em fazer o circuito que se vai fazer na prova. Depois de um aquecimento, foi altura de entrar na água e posso dizer que devo ter demorado tanto tempo a entrar na água como o que demorei a fazer o circuito a nadar. Depois de ganhar coragem para finalmente mergulhar, a dificuldade foi começar a nadar. O choque térmico foi tão grande que a respiração estava totalmente descontrolada, não conseguia inspirar / expirar normalmente e nadar crawl estava fora de questão. Fui nadando bruços e tentando o crawl de vez em quando, mas até à primeira bóia foi impossível.

Perto da bóia lá consegui atinar com a respiração e começar a nadar normalmente, mas ainda não estava tudo a 100%. Depois do problema da respiração o problema agora era a testa começar a doer-me quando punha a cabeça debaixo de água. Não sabia bem o que fazer por isso limitei-me a puxar a touca mais para baixo e a seguir.

Chegado à segunda bóia era só voltar para a areia. Aqui comecei a sentir a corrente. Sem dar por isso ia-me chegando para as rochas no lado direito, e tinha de parar e apontar novamente a trajectória para a praia. Mas não era dos piores, havia malta que estava mesmo a ir a direito para as rochas.

O meu sair da água deve ter sido bastante cómico para quem estava a ver. Quando me levantei e comecei a caminhar na areia parecia que estava com os copos. Não conseguia ir a direito.

O resto do treino foi treinar as entradas e as saídas da água. Repetimos umas três vezes cada exercício e foi bastante engraçado.

O balanço final desta primeira experiência em águas abertas é bastante bom. Tirando o frio inicial gostei imenso do treino. Espero que no dia da prova o mar esteja à mesma calminho mas de preferência um pouco mais quente :)

Ainda em relação ao wetsuit, em principio vou mesmo optar por não comprar. É que depois do choque inicial até aguentei bem. Provavelmente no dia da prova entro na água uns 30 minutos antes para tentar habituar-me e aquecer um bocadinho antes da prova começar.

Domingo

 - Corrida 14ª Corrida do Oriente: Depois do cansativo dia anterior estava apreensivo para esta prova. Mas no final até acabou por correr bastante bem e tive um resultado que me deixou satisfeito. O relato sai nos próximos dias.

Boa Semana

4 comentários:

  1. Depois duma semana de balda, como lhe chamaste, estiveste muito bem no Oriente :)

    Força para o dia 21!

    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, fiquei surpreendido dado que no inicio da corrida não contava com o que veio a ser o resultado final.

      Abraço

      Eliminar
  2. Olha, já somos dois "baldas" :):):) .... e vê se não te metes nos copos quando vais nadar em mar aberto, é que pode dar-te uma congestão :P
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eheheh. é que parecia mesmo. Já ia avisado mas mesmo assim foi uma situação estranha.

      Abraço

      Eliminar