1º Duatlo do Jumbo

Depois de no ano passado ter feito os 10 Km da corrida do Jumbo no Autódromo do Estoril, este ano voltei mas para participar no duatlo.


Apesar de o duatlo ter menos uma modalidade (não há componente de natação) continua a ser composto por três segmentos. Começamos por fazer corrida, depois a componente de ciclismo e para terminar faz-se novamente uma corrida. A prova em que eu participei foi a prova aberta que tinha as seguintes distâncias: 2 Km Corrida + 8 Km Ciclismo + 1 Km Corrida.

Sendo as distâncias tão curtas combinei com o João Pires irmos logo de Lisboa de bicicleta e no final da prova voltar também a pedalar. Deste modo conseguíamos fazer mais cerca de 30 Km para cada lado o que dava já um total jeitoso.

Lisboa - Autódromo
Por volta das 7:15 da manhã estava a sair de casa para ir até à Pontinha onde o Pires estaria à minha espera. As pernas ainda estavam doridas do treino de corrida do dia anterior (17Km 500m+) mas com o passar dos Km's foram ficando mais soltas.



No percurso de ida optámos por ir "por dentro". Havia pouco trânsito àquela hora e chegámos ao autódromo sem problemas cerca de 1 hora e 26 minutos depois e já com 29,4 Km's. 



Segmento 1 - Corrida: 09:18 média de 4:50 min/km
Com uma distância tão curta o ritmo tinha de ser alto logo desde o inicio. Arranquei o mais rápido que consegui mas mesmo assim dei por mim no fim do pelotão. Não desanimei e consegui manter-me sempre num ritmo alto para o que tinha planeado inicialmente (tinha planeado 05:30 min/km).


O percurso consistia em dar duas voltas na zona das boxes, e na segunda volta fui conseguindo passar alguns atletas. Na aproximação para a zona de transição tentei reduzir um pouco o andamento e recuperar o fôlego para o segmento de ciclismo.

Transição Corrida - Ciclismo: 00:49
Na altura tudo me pareceu muito rápido mas a verdade é que demorei quase 1 minuto. Entrei a correr, descalcei-me rápido e talvez tenha demorado um pouco a calçar os sapatos de ciclismo. Depois foi só pegar na bicicleta e correr com os sapatos de encaixe (não dá jeito nenhum) até ao fim do parque.




Segmento 2 - Ciclismo: 15:51 média de 30,9 Km/h
É giro pedalar num autódromo onde normalmente só andam carros e motas a alta velocidade.

Deu-me um gozo enorme poder "acelerar" por ali fora e tentar fazer sempre a trajectória certa nas curvas para ganhar algum tempo. Fui sempre o mais rápido que consegui e passei imensa gente neste segmento, mas também fiz tudo praticamente sozinho. Durante as duas voltas que dei ao percurso não consegui encontrar nenhum grupo que fosse com um andamento semelhante ao meu, ou iam mais rapido e não conseguia lá chegar ou mais lentos e eu acabava por preferir ir sozinho

Tal como tinha visto o ano passado na corrida do Jumbo o percurso não é plano e tem duas zonas de subida. A primeira para a recta interior faz-se bem, mas a segunda subida na zona da "shikane" já é mais complicada e obrigava a levantar da bicicleta. Depois era recuperar um bocadinho até a curva da parabólica e voltar a acelerar na entrada da recta da meta.


Infelizmente eram só 8 quilómetros e ao fim da segunda volta estava na altura de voltar a entrar no parque de transição.

Transição Ciclismo - Corrida: 00:40
Esta transição foi um pouco mais rápida que a outra, não sei porquê. Entrei a correr calçado (ainda não sei descalçar-me em cima da bicicleta), e chegado ao meu local, foi só trocar os sapatos de ciclismo pelos ténis e preparar-me para sair. Só quando estava a acabar de calçar os ténis é que me lembrei que convinha tirar o capacete.

Segmento 3 - Corrida: 04:48 média de 4:51 min/km
Mais um arranque muito rápido, mas rapidamente percebi que não dava mais, queria chegar-me ao atleta que ia à minha frente mas não conseguia mesmo forçar um andamento mais rápido. 


Acabei por gerir o ritmo até ao final com o objectivo de fazer este ultimo segmento a uma média inferior a 5 min/km o que consegui.




Antes da prova não tinha pensado em tempos finais, queria fazer tudo o melhor que conseguisse e esse objectivo foi claramente cumprido. O tempo final foi de 31 minutos e 28 segundos.


A Minha Prova:


Autódromo - Lisboa


No regresso optámos por ir pela Marginal, o percurso seria mais plano e dava para descansar um bocadinho. Neste regresso a casa já sentia o cansaço acumulado nas pernas mas ainda faltava a parte final. Ou subia pelo Restelo, entrava em Monsanto e descia do outro lado, ou então ia até ao Terreiro do Paço e subia até ao Saldanha. Para evitar as linhas de eléctricos e o trânsito adicional dessa zona fomos pelo Restelo.


A subida é bastante longa mas devagarinho lá consegui aguentar-me até ao final. O pior foi quando virámos à esquerda para dentro de Monsanto. Era uma subida curta e não era especialmente inclinada mas estive quase quase a ter de pôr o pé no chão. Mesmo na mudança mais leve foi um sacrifício enorme fazer aqueles 200 metros de estrada.




Balanço Final
O balanço final da prova é extremamente positivo. A organização esteve impecável, levantamento de dorsais sem problemas, percurso bem marcado e com os km's certinhos e uma enorme variedade de produtos oferecidos no final. 


Pessoalmente gostava que as distâncias dos segmentos fossem um bocadinho maiores, mas compreendo que para quem quer experimentar um duatlo sejam as indicadas. É uma boa forma de permitir à maior parte das pessoas experimentar juntar duas modalidades.


Fotos e Classificações:

2 comentários:

  1. Muitos parabéns pela prova. Acelerar naquele local de culto é sempre especial :)

    Um abraço e boa continuação

    ResponderEliminar
  2. muito BOM!

    Parabéns!

    Deve ser uma prova realmente especial pelo sitio onde se corre, mas que com as 2 "subidinhas" também deve moer.

    Abraço

    ResponderEliminar