39º Meia Maratona de São João das Lampas

Tenho andado com pouca motivação para correr. A paragem no inicio de Agosto mandou-me um bocado abaixo, a boa forma que tinha acabou por ir desaparecendo, o que fez aumentar a minha preocupação em relação à forma como vou enfrentar duas provas seguidas na Serra d'Arga.

Essas duas provas deviam servir como objectivo para treinar ainda mais e tentar compensar o tempo de paragem mas não aconteceu. Nos últimos tempos ao ver que dificilmente vou fazer o que queria nessas provas desmotivei e fiquei ainda com menos vontade para treinar.

No dia da Meia das Lampas, passei o dia a dizer à Rita que não estava com muita vontade de ir correr, especialmente uma Meia Maratona, e que provavelmente ia fazer só a 1ª parte da prova ficando-me pelos 13 Km. Ela não deixou, insistiu sempre para fazer a prova toda e que eu era capaz. (fast-forward: ao passar ao km 13 não podia ficar lá e dizer que não me tinha apetecido continuar).



Para alem da falta de vontade e das dúvidas sobre a minha forma para correr 21 Km estava preocupado com o vento que se fazia sentir e a possibilidade de ficar, tal como em 2013, cheio de frio nos quilómetros finais.

Quando cheguei a São João das Lampas, encontrei-me com o João, a Isa e o Vitor que quando me ouviram dizer que se calhar só fazia os 13 Km disseram logo o mesmo que a Rita. Não fazia nada só 13 Km, tinha de fazer a prova toda. 

Começámos a prova devagarinho e depois da volta pelo largo éramos praticamente os últimos atletas. Nada de grave, a prova é longa e complicada por isso mais valia começar com calma e aguentar tudo até ao final. Este atraso inicial até deu jeito já que acabou por resultar numa boa foto.


A Rita tinha-me deixado em S. João das Lampas antes da prova e ao Km 3 lá estava ela para dar uma força extra antes de uma das subidas :) Depois de doping em forma de beijinho, a subida até passou mais facilmente do que eu pensava. Aliás durante quase toda a provas as subidas não custaram tanto como eu pensava que iam custar.

Entre subidas e descidas fomos fazendo o percurso do costume ate à passagem em São João das Lampas. A meta estava na rua do lado e nós a fugir dela para fazer ainda mais cerca de 8 quilómetros. Nesta altura fisicamente estava bem e não ia ficar acabar a prova ali só porque não me tinha apetecido continuar.

Nesta altura os quatro 4 ao Km presentes ainda seguiam todos juntos, mas aos poucos eu fui ficando para trás. As pernas até que estavam boas mas estava a começar a sentir-me desconfortável, digamos que na zona abdominal.


A situação ia piorando e eu ia olhando à volta a ver como é que podia resolver o problema. Não faltavam zonas de descampado à volta da estrada mas lenços é que não havia e não me apetecia ter de deixar o dorsal abandonado a meio caminho. Fui-me aguentando com a ideia de que nos anos anteriores tinha visto algures naquela zona um café... estava enganado!

Ia-me contorcendo e correndo mais devagar mas a situação não melhorava, a dada altura tive mesmo de ir a caminhar durante um bocado e confesso que pensei seriamente em pedir para fazer uma visita a casa de uma das várias pessoas que estavam às suas portas a ver e incentivar os atletas que passavam.

Acabou por não ser necessário. Num cruzamento por volta do Km 17, vejo o que me pareceu um café, paro o relógio, entro e ... Era um talho! Bem já que ali estava mais valia perguntar pela casa de banho, que por acaso havia mas estava avariada. Acabaram por me indicar o café que era mesmo ao lado. 

A casa de banho do café (Café "O Pesquita") estava a funcionar e em poucos minutos ficou o problema resolvido :)

Curiosamente esta situação é uma das preocupações que costumo levar para as provas, mas até à data nunca tinha acontecido. Para as provas de trail já ando com um pacote de lenços na mochila, para as de estrada vou ter de pensar em alguma coisa para desenrascar.

Quando voltei à estrada (ainda ouvi um "olha lá vai ele" dos fregueses que estavam a porta do café) estavam a passar o Nuno e a Sandra. Aproveitei logo a boleia deles para ir até ao final. Ainda voltei a sentir a barriga a queixar-se mas acabei por chegar ao fim da prova sem mais problemas.

Depois da ultima subida aconteceu o que tinha previsto no inicio, ou seja fui (eu e todos os outros claro) com vento de frente, mas acabei por não sentir frio como tinha receio no inicio. Cruzei a meta com um tempo oficial de prova + café de 02:16:34 e com tempo real (marcado no relógio) de 02:12:34 (curioso, paragem exacta de 4 minutos).

Acabei por fazer a prova toda e para alem disso fiz um tempo bem melhor do que julgava ser possível. Não estou com a preparação que queria estar para o Grande Trail da Serra d'Arga mas este resultado acabou por me deixar um pouco mais motivado.

Em relação à organização da prova mais uma vez nada de negativo a apontar. Prova com menos gente do que as Meias Maratonas mais conhecidas, mas de resto maior em tudo. A simpatia de toda a gente, o apoio, o preço da inscrição, a zona e mesmo o percurso duro mas mais motivador do que muitas outras fazem desta meia maratona (para mim) uma prova a não perder.

A minha prova:

2 comentários:

  1. Fizeste uma excelente prova!
    Por acaso ainda nunca me sucedeu ter que efectuar uma paragem técnica dessas. Espero não estar aqui a falar e acontecer logo amanhã :)

    Um abraço e em força para Arga (e neste momento para o Urban Trail)

    ResponderEliminar
  2. Olha, foste "praxado"... :)
    É coisa que nunca (ainda) me aconteceu, mas não deve ser agradável, sobretudo em zonas em que não podemos ir discretamente atrás dos arbustos...
    Mas mesmo com a paragem técnica, fizeste muito bom tempo para uma Meia dessa dificuldade!
    Vemo-nos em Arga! Força!
    Beijinhos

    ResponderEliminar