Meo Urban Trail 2015 - Lisboa

17:00 3 Comments

No passado fim de semana participei novamente (já tinha feito a primeira edição) no Meo Urban Trail de Lisboa. Esta prova não estava nos meus planos, muito devido ao que eu considero exagerado preço de inscrição, mas com a oferta de um convite decidi de aproveitar. 

Apesar de ser apenas a uma semana do Grande Trail da Serra d'Arga fui ao local da partida no Terreiro do Paço com a ideia de esticar o ritmo ao máximo que conseguisse. Já que não tinha treinado o suficiente, ia fazer da prova um treino bem duro.

Na primeira edição lembrava-me que assim que se chegou às primeiras subidas e escadas mais estreitas houve logo engarrafamentos, por isso e para conseguir fazer um ritmo mais elevado tentei posicionar-me mais à frente do que costumo fazer nas outras provas. Para alem disso o objectivo era aproveitar o terreno plano do primeiro quilómetro e fazê-lo mais rápido que o habitual.

Esta estratégia resultou bem, e assim que foi dada a partida arranquei a todo o gás (média do 1º km - 05:18 min/km). Pouco depois estávamos na primeira subida da noite que nos ia levar ao miradouro de Sta. Catarina. Claro que o ritmo baixou mas consegui manter-me sempre em corrida. Depois de descer umas escadinhas,  nova subida, desta vez a atravessar todo o Bairro Alto e mais uma vez consegui manter-me sempre em corrida.

A seguir vinha uma fase mais calminha, primeiro com a descida do Elevador da Glória onde abusei um bocadinho, em vez de usar a descida para recuperar como tinha pensado,  mandei-me por ali abaixo o mais rápido que consegui (foi 03:40 min/km).

Seguiu-se uma passagem pelo metro dos Restauradores, algo que seria estranho numa prova normal, mas que nesta até parece normal e logo a seguir a subida pelo Elevador e Escadinhas do Lavra onde pela primeira vez me meti a caminhar.

No jardim do Tourel estava o primeiro (e único? pelo menos não vi mais nenhum) abastecimento. Nova descida e nova subida até ao Campo Mártires da Pátria, aliás toda a prova foi assim, subidas, descidas e escadas.

Depois de nova passagem pelo metro, desta vez no Martim Moniz, sabia que íamos entrar na parte mais complicada da prova. Sempre a subir fomos dar às escadas da Sra do Monte que tão bem conheço dos treinos "Escadinhas e Subidinhas". Estas escadas são bastante complicadas mas a vista lá em cima compensa todas as dificuldades. 



Faltava ainda enfrentar o famoso Caracol da Graça e depois sim dava para descansar um pouco antes das ultimas dificuldades nas escadas da Mouraria e do Castelo. 

Nesta altura já fazia praticamente todas as escadas a caminhar, mas assim que chegava ao fim voltava a correr. Apesar de começar a sentir as pernas mais pesadas continuava a sentir-me bem, o único problema era a sede. Estava a contar com um segundo abastecimento que ou não havia ou não o encontrei.

As ultimas escadas (Escadas de São Crispim) foram feitas em grande esforço, mas sabia que eram as ultimas, restava agora embalar na fase final. Foi isso que fiz, aproveitei a descida e mandei-me para um último km a um ritmo perto dos 5 min/km.

Cortei a meta com um tempo final de 01:13:11 e muito satisfeito com o meu desempenho. Tinha ideia de ter ficado "bem colocado" na classificação e ao contrário do que costumo fazer noutras provas, nestas fui ver as classificações finais. Acabei em 526 em cerca de 1800 classificados o que para mim não foi nada mau.

Gostei imenso de fazer esta prova o percurso é duro, mas para compensar não se dá pelos quilómetros a passar. Prefiro percursos assim do que aqueles junto ao rio para trás e para a frente. Durante a prova vi voluntários extremamente simpáticos em todas as mudanças de direcção e nunca senti dificuldade em perceber para onde ir. 

No entanto há também alguns pontos onde acho que se pode melhorar. Fui levantar os dorsais logo no primeiro dia e estive cerca de uma hora em 2 filas, primeiro para o dorsal e depois para o kit, julgo que o processo devia ser feito de outra forma mais célere. Durante a prova só vi 1 abastecimento o que me parece insuficiente para uma prova destas e na parte final julgo que faria sentido criar dois corredores distintos para corrida e caminhada para evitar atropelamentos na recta da meta.

Fiquei com vontade de fazer o Urban Trail de Sintra em Outubro e de voltar a fazer o de Lisboa para o ano, no entanto ainda vou pensar se vale a pena pagar o que considero o elevado custo da inscrição nestas provas.

A Minha Prova:

3 comentários:

  1. Grande prova João ... tb estou de acordo, os preços para os Urban Trail são um exagero completo e por isso não ponho lá os pés. Mas pronto, não falta quem vá e por isso acho que a organização faz bem ... se podem vender a 10 não vão vender a 5.
    Abraço e bom trail na Arga ... diverte-te

    ResponderEliminar
  2. Grande forma! E essa de descer o elevador da Gloria 3:40 até me arrepiei todo! Eu partia-me era todo mesmo!
    Não gosto é do nome da prova! Trail urbano é coisa que não existe!
    Abraço.

    ResponderEliminar
  3. Ainda estou em choque. Li 3.40?!?!?
    Que máquina!!!

    Parabéns e um abraço

    ResponderEliminar