6º Corre Jamor

No passado domingo fui pela quarta vez ao Estádio nacional para fazer o Corre Jamor. Gosto muito de correr nesta zona e talvez por isso simpatize imenso com esta prova. 

Não acho que a prova possa ser considerada de estrada, no entanto também não lhe chamaria uma prova de Trail, fica algures ali no meio e fica bem. Tem diferentes tipos de piso, um percurso bem agradável e algumas dificuldades pelo meio para tornar a prova mais interessante. Este ano com o bom tempo que se tem feito sentir nem sequer havia lama.

Antes da prova começar e enquanto andava na zona da partida a ver o ambiente tive a oportunidade de conhecer o simpático Luís Estêvão e encontrar ainda outros amigos destas andanças. 

Depois de uns fracos 30 Km durante todo o mês de Outubro estou agora a recomeçar novamente os treinos e por isso defini como objectivo terminar a prova abaixo de 1 hora.



Tentei poupar-me nos primeiros quilómetros de prova já que são enganadores. O facto de se começar logo a descer é bom para embalar mas não queria começar logo a desgastar-me e pagar o esforço mais tarde nas subidas.

Ao longo de toda a prova consegui fazer uma boa gestão do esforço. Diminuia o ritmo nas subidas, e tentava recuperar assim que o terreno endireitava ou descia um bocadinho. Estas variações no terreno fazem que com os parciais de cada quilómetro mostrem ritmos bastante diferentes, mas no geral a sensação foi sempre de ir bem. 



O segmento mais lento acabou por ser a 1ª subida por trás do centro de alto Rendimento, talvez por ser a primeira, a mais inclinada e aquela que tinha mais "trânsito". Curiosamente não foi a que mais me custou. Na parte final da prova quando passamos para o outro lado do estádio nacional temos um trilho com pouca inclinação mas que dura algum tempo, este sim custou mais a passar.

O último quilómetro foi o mais rápido de toda a prova, o que acaba por ser normal, tanto por ser o ultimo como, especialmente, por ser quase todo a descer.

Cortei a meta com um tempo de 58:48 o que é o melhor tempo nas minhas quatro participações no Corre Jamor. Foram 10 Km muito bem passados num percurso desafiante, nada monótono, e numa zona bastante agradável. 

A Minha Prova:

6 comentários:

  1. Muito bom tempo! Com sobe e desce e uma mistura de pisos com certeza que não devia ser uma prova fácil. A zona do Jamor é bastante agradável.
    Parabéns e força para os próximos objectivos!
    Beijinhos e abraços

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Isa. O Jamor é uma maravilha para correr, consegue-se treinar de tudo um pouco.

      Beijinhos

      Eliminar
  2. ehehe obrigado João! ;)

    Também gosto desta prova precisamente por causa do terreno misto! tem um bocadinho de tudo e o percurso não cansa... a cabeça, eheheh!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pessoalmente prefiro este tipo de percursos do que aqueles em Belem que 90% das provas de Lisboa fazem.

      Abraço

      Eliminar
  3. Gostei muito dessa prova, na única vez que a fiz e que foi na 1ª edição. Infelizmente agora tem coincidido com a meia da Nazaré.

    Para quem tem corrido pouco, estiveste muito bem!

    Um abraço e até amanhã

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado.

      Tens de voltar lá João, agora até já tem 10Km

      Abraço

      Eliminar