1ª São Silvestre de Sta Maria Maior

Este Domingo participei na edição inaugural da São Silvestre de Sta. Maria Maior e espero que tenha sido a primeira de várias participações.

Estava bastante curioso para esta prova uma vez que iria ter um percurso um pouco diferente do habitual em Lisboa. Esse percurso acabou por ser realmente diferente dado que não teve os 10 Km anunciados mas sim cerca de 7,5 Km. Falha bastante aborrecida, mas é realmente a única coisa negativa que tenho a apontar.

Domingo bem cedo encontrei-me no Terreiro do Paço com o João a Mafalda, a Sandra e o Nuno e subimos calmamente a pé até ao local da partida. 



No inicio da prova iríamos descer até à Rua da Prata pelo mesmo percurso do famoso Eléctrico 28. O piso nesta primeira descida está em muito mau estado e era preciso descer com cuidado para não haver nenhum azar.

A minha ideia para esta prova era de a fazer mais calmamente do que as anteriores até porque pensava que o percurso seria um pouco acidentado. Depois de fazer a viragem na Av. Almirante Reis para o terceiro Km de prova vi que estava a fazer uma boa média, e que me sentia bastante bem, foi ai que optei por continuar a puxar e ver se baixava novamente dos 50.

Depois de mais uma viragem na zona dos Restauradores passámos para a subida mais complicada da prova (e única): Rua do Carmo + Rua Garret. Fiz a subida sem perder muito tempo e quando passei ao Km 5 ia com 25:22, era um bom prenuncio para o que ainda faltava.

Foi ao chegar ao Cais do Sodré que me comecei a aperceber que tendo em conta o que faltava do percurso anunciado, a prova não teria os 10 Km anunciados mas sim bem menos. Na altura fiquei um pouco desapontado e equacionei se valia a pena continuar a esticar mas tendo em conta que ia bem optei por continuar.

Estou convencido que se a prova tivesse os 10 Km tinha mais uma vez baixado dos 50 minutos. Fiz os últimos 3 Km de prova a médias de 04:55 min/km o que, se não quebrasse até ao final, me permitia recuperar o 22 segundos que tinha a mais aos 5 Km.

A meta apareceu quando o relógio marcava 7,63 Km e um tempo de 00:38:05.



Fiquei bastante satisfeito com a minha performance e com a prova. Tirando a questão da distância foi agradável fazer uma prova em Lisboa com um percurso diferente e onde a organização esteve bastante bem tendo inclusive dois abastecimentos ao longo da prova.

Não sei se é uma prova que se vai repetir para o próximo ano mas se for tentarei estar presente.

A Minha Corrida:

3 comentários:

  1. Estás numa forma incrível!!! :)

    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Faltarem 2,5 km em 10 km...é assim para o ...apertem o cinto???

    Como escreve o João estás em boa forma, é aproveitar!

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. É pena não ter tido a distância anunciada, mas pelo menos parece que foi uma prova bonita e deu para esticares bem (mais uma vez!).
    Força para as próximas!
    Beijinhos

    ResponderEliminar