10 Km dos Descobrimentos (Correndo nos, e a, 4 ao Km)

Inicialmente estava inscrito para a meia maratona e o objectivo era atacar as duas horas. Mas como quase não treinei em Outubro e em Novembro não fiz nenhum treino longo para enfrentar os 21 Km, achei melhor mudar a inscrição para os 10, e ainda bem que o fiz!

Foi com bastante nevoeiro e frio que fui de manhã para Belém onde se ia realizar a prova. Desta vez não ia com o "bom felling" que tinha da semana passada e estava um pouco desconfortável com o frio que se sentia. 

Depois de um bom aquecimento fui para o local da partida, onde acabei por ficar mais atrás do que pretendia inicialmente.

Felizmente a zona da partida era bastante larga e consegui, com rapidez, ultrapassar uma série de gente e acelerar para um ritmo no qual me sentia confortável. Nunca tinha feito esta prova mas sabia que o início seria a subir. Foi por isso pensei que o tempo que perdesse seria compensado depois na descida, o que acabou por não ser necessário dado que subi bastante bem.

Tal como na semana passada, aproveitei a descida ao terceiro quilómetro para tentar embalar para o resto da prova. Com este quilómetro feito a 04:49, e os dois seguintes (quarto e quinto) a 05:04 e 04:56 respectivamente, comecei a ter ideias parvas e a pensar "Queres ver que...". Deve ter sido a prova em que mais vezes olhei para o relógio :)

Desta vez a distância do relógio estava a bater quase a 100% com os marcadores de Km's e com o pensamento no sub-50 a tornar-se cada vez mais forte, estava curioso para ver o tempo com que ia passar na placa dos 5.

O relógio marcou aos 5 Km 25:05, mas tinha uma diferença de alguns metros para a placa, o que significava acrescentar mais ou menos uns 10 segundos. Ou seja tinha de tirar 15 segundos na segunda metade da prova, e de preferência mais alguma coisa para ter alguma margem de manobra.

Não havia volta a dar, da maneira que a prova estava a correr ia tentar logo ali fazer sub-50. Fui sempre a dar tudo o que tinha e nos dois quilómetros até à viragem consegui manter o ritmo que levava. Com os quilómetros 6 e 7 feitos a 04:56 e 05:01 tinha conseguido recuperar um pouco do tempo de que precisava.

Depois da viragem ia passar a estar a favor do vento, que, apesar de não estar a soprar com muita força, é sempre preferível quando não é frontal. Cada vez mais motivado com o tempo que poderia fazer continuei a esticar.

Fiz o quilómetro 8 a 04:52. Nesta altura ia com 39:54, ou seja já estava 5 segundos abaixo do tempo que precisava, mas a prova ainda não tinha acabado e queria ter mais tempo de margem para o caso de acabar com mais do que os 10 Km certos.

Quilómetro 9 feito a 04:49. Tempo de 44:43 já estava 16 segundos abaixo do objectivo. 

Ao entrar no ultimo quilómetro comecei a convencer-me que ia ser hoje, que ia conseguir fazer um tempo inimaginável para mim há uns meses atrás. 

Na ultima viragem para a meta estava o João a assistir e a incentivar para os últimos metros de prova. A média deste ultimo quilómetro estava nos 04:33, os sub-50 iam ser uma realidade. Ao aproximar-me da meta vi que o cronómetro do tempo oficial estava ainda no minuto 49, o que me fez fazer um sprint final para já agora terminar também com um tempo oficial abaixo dos 50. Foi o que aconteceu!

Tempo Final - 49:47
Tempo Chip - 49:21

Fiquei extremamente satisfeito, mal conseguia acreditar, não só foi abaixo dos 50 como até já foi mais próximo do minuto 48. 


Sinceramente há uns meses atrás não acreditava que conseguisse baixar o meu tempo para o minuto 49, pelo menos para já. Queria baixar o meu record de 53:05 para o minuto 52, mas depois da prova da semana passada comecei a acreditar que era possível baixar ainda mais. O resultado apareceu hoje.

No espaço de duas semanas baixei dos 53:05 para 49:21. Para a semana há o GP de Natal, prova onde tinha pensado atacar os sub-50. A primeira vez já a consegui hoje, a ver se para a semana consigo repetir a graça :)


A minha corrida:

10 comentários:

  1. Que marca de sonho!!! Brutal!!!
    E pensar eu que andei a tentar convencer-te a não mudares da Meia para os 10...
    Quando te vi a cortar no CCB, e onde ias a voar baixinho, e ao ouvir o teu "deve dar", pensei que te referias "apenas" a bater novamente p record da semana passada, o que já achei espectacular, dois records em duas semanas, não imaginava que ias ser já sub-50. Grande orgulho!!!

    E tal como te disse, com o teu querer, a tua idade e os quilos perdidos, até onde chegarás?!? :)

    Um abraço e, mais uma vez, MUITOS PARABÉNS a quem corre nos e a 4 ao km :)))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito Obrigado João.

      Eu na altura também fiquei com a ideia que não te apercebeste logo que ia para os 49 minutos :)

      A ver o que é que o GP de Natal me reserva.

      Abraço

      Eliminar
  2. Parabéns João, pelo novo recorde pessoal!
    Aquele percurso e nesta altura do ano, é propício a boas marcas!
    Agora é trabalhar para te aproximares dos 45... ;)

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Luís, Eu não gosto muito do tempo frio, mas admito que para fazer boas provas é bem melhor.

      Ui... 45 minutos era bom. Quem sabe :)

      Abraço

      Eliminar
  3. Yesss... muito bom e muitos parabéns João. Tirar assim quase 4 minutos não é para qualquer um ;) ... desfruta do feito, recupera que no fim de semana há mais ;)
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Carlos.

      Sim agora há mais no próximo fim de semana e no outro e no outro. É uma barrigada de provas até ao final do ano (para juntar à barrigada no dia de Natal com comidinha a sério). Isto de andar a perder peso dá bons resultados na corrida, mas à mesa custa :)

      Abraço

      Eliminar
  4. Parabéns João!
    Para a semana voltas a bater o record!!

    Força! Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado.

      Não sei, nesta altura já não digo nada, o que vier vem, já fico satisfeito se conseguir manter-me abaixo dos 50.

      Abraço

      Eliminar
  5. Parabéns João! Entraste no clube dos sub-50, espectáculo! :)
    Estás em forma!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado,

      Parece que sim, pelos resultados recentes estou bem melhor do que pensava estar :)

      Beijinhos

      Eliminar