25º GP Fim da Europa (A estreia)

O passado domingo foi dia de participar pela terceira vez no fantástico Grande Prémio Fim da Europa, como a organização diz "dificilmente haverá prova mais bonita" e este ano com um dia a cheirar a primavera ainda melhor fica este slogan.

Mas então se foi a terceira participação nesta prova de que estreia é que eu falo no titulo deste post? 

Antes da corrida estive a conversar com o João Lima que me fez um convite irrecusável :) Pois é, tenho o prazer de anunciar que "assinei contrato" com os "4 ao Km" tendo sido logo tirada a foto de apresentação.


Depois de vestir a "amarelinha", com que acabei por fazer a prova, fomos novamente para o local da partida onde nos encontrámos com os restantes elementos da equipa (Eu, João, Marta e o Eberhard)


Depois da foto de grupo fui aquecer um bocadinho já que ia partir 15 minutos depois dos meus companheiros.

Já as 10:15 e depois de um aquecimento muito curto (acabei por encontrar mais amigos das corridas com quem fiquei à conversa) comecei a prova.

Como já tenho dito, sendo a maratona de Paris praticamente toda plana, tenho feito os treinos também todos em plano por isso ia um pouco apreensivo para as difíceis subidas desta prova (mesmo assim o objectivo era tirar 10 minutos ao meu tempo do ano passado: 01h 55m). Qual foi o meu espanto quando dei por mim e já tinha feito a primeira subida complicada da prova, fiquei extremamente satisfeito por a ter conseguido fazer sem sentir necessidade de andar.

A surpresa seguinte veio na descida seguida, dei por mim a correr à vontade a um ritmo de cerca de 05:30. Não sabia o que se estava a passar comigo mas já que estava assim o melhor era aproveitar.

Um pouco antes da 2ª subida que mais parece uma parede apanhei a Marta e ainda segui um bocadinho com ela à conversa. Mais à frente já a começar a parede tive mesmo de ir a passo, fiquei um pouco desapontado ainda não ser desta que ia fazer a prova toda a correr mas paciência, haverá mais edições.

Ultrapassada a parede sabia que era a descer até à meta e voltei a acelerar o passo, com a descida a ajudar acabei por fazer os quilómetros finais a pouco mais de 05:00 min/km. Estava realmente em dia bom :)

O percurso da Azoia até ao Cabo da Roca é engraçado porque começamos a cruzar-nos com quem já acabou a prova e está já a voltar para os carros, foi nesta altura que vi novamente o Rui Gameiro e o Filipe Torres (desculpa não ter respondido com mais do que um curto aceno, ia mesmo no limite). 

Quase a chegar ao Cabo da Roca achei um pouco estranho não ver a meta no sitio do costume, e ver pessoal a continuar a correr para a "parte de trás". Quando lá cheguei percebi o porquê, a meta mudou de sitio tendo passado para muito perto do miradouro. Tenho de admitir que o novo local da chegada é ainda mais bonito, mas foi cruel ter de fazer aquela curta mas inclinada subida final seguida de uma também inclinada descida em empedrado. 


Passado esta ultimo desafio vi finalmente a meta com o relógio a marcar 1h e 42m mas já nem consegui fazer o sprint final, limitei-me a cortar a meta tendo sido apanhado em flagrante pela Mafalda.


Em jeito de conclusão não podia ter tido uma melhor estreia com a camisola dos 4 ao Km, a camisola deu-me "asas" para fazer um tempo muito melhor do que alguma vez teria previsto. 

Em relação à organização da prova tenho pouco a apontar, a logística desta prova não é fácil mas a organização consegue fazer com que tudo funcione bem, a ideia das duas partidas separadas é bastante boa e provavelmente a única forma de ter tanta gente a participar, mesmo assim na primeira subida senti por vezes algumas dificuldades em conseguir prosseguir a direito entre tanta gente que ia a ritmos mais lentos ou a andar.

A minha prova:


Fotos:



Classificações:

20 comentários:

Marathon de Paris 2015 - Semana 14

20:56 0 Comments


Segunda (Plano: Lento 10 Km)
  • Exercícios de Reforço Muscular
Terça (Plano: n/a)
  • n/a
Quarta (Plano: Series 8x600m)
  • n/a
Quinta (Plano: Lento 5 Km)
  • n/a
Sexta (Plano: n/a)
  • Lento 5,3 Km: Isto de fazer o primeiro treino da semana só à 6ª é complicado e ficam os treinos todos encavalitados no fim de semana, mas pronto era melhor assim do que não correr nada por isso ao fim do dia lá sai para fazer 5 Km lentinhos para mexer um bocadinho as pernas.
Sábado (Plano: Lento 10 Km)
  • Lento 10 Km: Tendo a prova no domingo e sendo ela bastante dura não ia fazer mais Km's antes para somar os 26 Km. Por isso optei por fazer 10 Km no dia anterior à prova. Mais uma vez o ritmo foi lento.
Domingo (Plano: 25º GP Fim da Europa)
  • 25º GP Fim da Europa: Que prova excelente e com um desempenho inesperado, foi um grande dia. O relato segue nos próximos dias :)

Próxima Semana:
A proxima semana é a ultima deste ciclo dos treinos de 26 Km. O objectivo passa por voltar a atinar com os dias dos treinos que isto de acumular os treinos todos no fim da semana não da jeito nenhum,

Boa Semana e Bons Treinos

0 comentários:

O que é um Record Pessoal?

18:32 8 Comments

Passado quase 4 anos desde que comecei a correr dediquei finalmente um bocado de tempo a fazer uma lista de todas as provas em que tinha participado e a organizar os melhores tempos para cada distância (Ver na barra superior do blog)

Se na lista total de provas não tive grandes problemas e listei meramente por data, ao organizar os tempos por distância deparei-me com um "problema". O que é um Record Pessoal? Como definir se o resultado de uma determinada prova deve ser ou não considerado como Record?

Pegando nas provas de 10 Km são raras as corridas em que no final o meu GPS marca a distância exacta, há sempre uma variação ou para mais ou para menos, mas estando a prova anunciada como 10 Km será que isso significa que afinal a prova não teve os 10 Km certos? Muitas das vezes a trajectória escolhida ao longo da prova acaba por não ser a mais correcta  e isso acaba por ter impacto na distância final, mas até que valor é que esta variação deve ser considerada normal? (o blog DCRainMaker tem um excelente artigo sobre a melhor trajectória para um prova e a medição das distâncias).

Ao fazer a lista das minhas provas de 10 Km (ou pelo menos anunciadas como tendo 10 Km) deparei-me com variações que considerei muito grandes, desde 9,77 Km até aos 10,19 Km, mesmo admitindo que não tenha seguido a melhor trajectória acho que variações de cerca 200 metros na distância final é muito, mas mais uma vez até aceito que se for variação para cima possa ser da trajectória, mas quando é para baixo?

A minha questão aqui é o que fazer com os tempos destas provas, com uma variação tão grande o tempo obtido deve ser considerado para Record Pessoal, vocês fariam-no, mesmo que a prova tenha metros a mais? (acho que se for num caso de metros a menos é mais "fácil" admitir que ainda não foi desta que se bateu o record).

A questão dos metros a mais leva a outra questão. Pegando no caso da prova com 10,19 Km onde acabei com um tempo de 01:02:45 mas se for ver os parciais o tempo aos 10 Km certos é de 01:01:58. Nesta situação vocês considerariam o tempo aos 10Km certos como Record Pessoal ou iriam considerar o tempo de chip da prova?

Presumo que a norma seja considerar o tempo de prova tenha esta mais ou menos metros que os 10 Km anunciados, mas não sei se é suposto ser assim especialmente no caso que falei da prova com 9,77 Km (por acaso seria o meu 2º melhor tempo), presumo também que cada pessoa tenha o seu método.

No meu caso para fazer a lista dos melhores tempos aos 10 Km optei por considerar apenas as provas em que o GPS no final ficou entre os 9,9 Km e os 10,1 Km. Porquê estes 200 metros de margem (pareceu-me um bom número!). As provas com variação superior a estes 200 metros deixei-as ficar no final da lista dos records com a respectiva distância GPS indicada à frente.

Não sei se é um tema sobre o qual já perderam algum tempo a pensar até porque há coisas mais importantes que os tempos de prova, mas no fundo todos nós gostamos de bater Records :) 

Deixem a vossa opinião sobre o assunto.

8 comentários:

Marathon de Paris 2015 - Semana 13

00:00 6 Comments


Segunda (Plano: Lento 10 Km)
  • Exercícios de Reforço Muscular
Terça (Plano: n/a)
  • Rápido 12,5 Km: Treino Dividido em 3 partes
    • 2,5 Km Aquecimento: Casa - Cidade Universitária
    • 7,7 Km Treino Correr Lisboa: Desafiado pelo Eduardo fui pela 1ª vez experimentar o treino do Correr Lisboa, optei por ir no grupo dos 5:30 min/km e depois de uma fase inicial em que tive algumas dificuldades para acompanhar consegui finalmente entrar no ritmo tendo seguido sempre bem até ao final. Foi interessante fazer este treino já que nos meus treinos individuais não costumo correr a estes ritmos e é sempre bom para evoluir um pouco mais.
    • 2,5 Km Aquecimento: Cidade Universitária - Casa
Quarta (Plano: Series 8x600m)
  • Exercícios de Reforço Muscular
Quinta (Plano: Lento 5 Km)
  • n/a
Sexta (Plano: n/a)
  • Lento 5,5 Km: O plano era ir dar uma volta ao campo Grande, mas chegado a uns semáforos vermelhos não me apeteceu ficar parado e por isso comecei a improvisar. Acabei por seguir a mesma lógica de não parar em sinais vermelhos (mas calma, não era atravessar a rua à parva, era simplesmente virar para onde o sinal estivesse verde), e com isto passei em muitas zonas por onde nunca tinha corrido. Foi um treino diferente do habitual e que me deu bastante gozo a fazer.
Sábado (Plano: Longo 26 Km)
  • n/a
Domingo (Plano: n/a)

Longo 26 Km: Domingo foi dia de mais um treino longo com a companhia do João Lima (que está em grande forma na sua preparação para Paris), desta vez não posso dizer que me tenha corrido tão bem como o anterior treino de 24 Km. Começámos bem e com a conversa os quilómetros foram passando rapidamente, pelo menos até por volta do Km 20. Não me ia a sentir tão solto como no treino anterior e ao chegar ao Terreiro do Paço começou a ficar mais complicado, o problema nem era tanto mas pernas mas sim as costas que estavam a começar a incomodar-me bastante. Com algum esforço fui mantendo-me a correr, sempre que dizia ao João que ia ter de parar para caminhar era incentivado e assim foi até aos 25 Km onde acabei mesmo por ter de caminhar durante um bocado. Depois de uns 200 metros a caminhar voltei a retomar a corrida até aos 26 Km onde dei por finalizado o treino. Apesar de ter chegado à distância planeada, não foi bem como pretendia, vamos ver como corre o próximo longo. Tenho de agradecer ao João pela excelente companhia, aliás se não fosse ele teria parado para caminhar bem mais cedo.

Próxima Semana:
Para esta semana a principal diferença vai ser o fim de semana. Em vez do treino longo que deveria ter 26 Km vou participar no GP Fim da Europa, tendo a prova as subidas que tem (bem complicadas) não vou arriscar fazer 10 Km antes para totalizar os 26 Km, vou fazer antes 10 Km devagarinho no sábado e depois ver como é que o corpo está para Domingo. A verdade é que tenho feito os treinos quase todos em plano, por isso prevejo dificuldades nas subidas desta prova.

Boa Semana e Bons Treinos

6 comentários:

Faltam 3 meses

19:41 7 Comments



Faltam 3 meses para fazer a minha primeira Maratona. 





Faltam 3 meses para estar junto a mais 49.999 atletas nos Champ Elysees, a aguardar pela partida. 




Faltam 3 meses para correr 42195 metros, entrar na Av. Foch e ver o Arco do Triunfo lá ao fundo enquanto cruzo a meta.

Faltam 3 meses para ter este dorsal colocado na camisola que irá percorrer as ruas de Paris.

Faltam 3 meses.

7 comentários:

Marathon de Paris 2015 - Semana 12

19:32 2 Comments


Segunda (Plano: Lento 5 Km)
  • n/a
Terça (Plano: n/a)
  • n/a
Quarta (Plano: Lento 5 Km)
  • Exercícios de Reforço Muscular
Quinta (Plano: Lento 5 Km)
  • n/a
Sexta (Plano: n/a)
  • Fartlek 5 Km: Era para ser um treino lento, mas como não tinha treinado mais nada o resto da semana acabei por ir aumentado o ritmo ao longo do treino.
Sábado (Plano: Longo 15 Km)
  • Longo 15,5 Km: Em semana mais calma optei por ir para Monsanto matar algumas saudades dos trilhos e experimentar os Bastões que os meus pais me ofereceram pelo Natal. A 1ª impressão e depois de correr / andar o tempo todo com eles na mão é que são bastante leves, e se normalmente chateia-me andar com uma garrafa de água na mão, curiosamente os bastões não incomodaram. Gostei de os usar nas subidas acaba por ajudar bastante, acho é que também vai ser necessário mais alguns treinos com eles até conseguir apanhar o ritmo certo para os usar em corrida mais continua. Em descida não arrisquei usar :)
  • Apesar do treino terem sido só 15,5 Km demorei mais de 2h, já não estou habituado a tanta altimetria e acabei por ter muitos momentos de caminhada. No geral foi uma manhã de treino / passeio bem agradável passada em Monsanto.
Domingo (Plano: n/a)
  • n/a

Próxima Semana:
Esta semana marca o inicio de mais um ciclo de 3 semanas em que os treinos longos passam a 26 Km, este fim de semana vai ser mais um record de distância. Vou tentar também fazer um esforço para comer melhor já que está a ser muito complicado baixar para o peso que queria ter em Abril. 

Boa Semana e Bons Treinos

2 comentários:

2014 - O ano que passou (em números e gráficos)

21:37 5 Comments

Acho que já referi aqui que gosto de brincar com tabelas e gráficos dos treinos que faço, mas para não encher muito o post anterior optei por fazer este só com os números do ano que passou.

Números de 2014


Comparação Anual de Km's
(carregar para aumentar imagem)
Km's feitos por mês
(carregar para aumentar imagem)
Para alem de ter conseguido passar o número de quilómetros feitos nos anos anteriores consegui também, finalmente, passar dos 1000 Km's anuais. 

Para chegar a esses números ajudou e muito a regularidade nos treinos que consegui ter nos últimos 6 meses do ano (Outubro foi o mês de férias)

Número de Provas e Treinos


(carregar para aumentar imagem)
Se o número de quilómetros aumento em 2014 o número de actividades também teve de aumentar. Entretanto à custa dos primeiros meses do ano parado e do objectivo Arga no final do ano acabei por fazer muito menos provas que nos anos anteriores. 

Tinha noção de ter feito menos provas, mas não sabia que tinha sido cerca de metade.

De modo geral são estes os números de 2014, vamos a ver o que 2015 me reserva. 

5 comentários:

2014 - O ano que passou

14:00 9 Comments

O Ano de 2014 não começou da melhor forma, uma dor no pé provocada por uma fascite andava a acompanhar-me à algum tempo e os primeiros meses foram muito parcos em treinos, ainda estive inscrito nos 20 Km do 2º Trail de Bucelas mas acabei por faltar à prova com medo de fazer ainda mais estragos no pé. Os treinos pararam e depois de um GP de Mem Martins feito muito lentamente decidi finalmente ir ver o que se passava.

Acabei por ir ao GFD onde se confirmou uma fascite plantar mas felizmente nada de grave. Acabei por sair de lá  com umas palmilhas novas e com "autorização" para voltar a correr. Foi assim que a partir de Março retomei os treinos com mais alguma regularidade, apesar de serem lentos e curtos.

Maio foi o mês em que as coisas mudaram, vi no blog do amigo João Lima que tinha aberto o sorteio para as inscrições da Maratona de Paris, e sem pensar muito inscrevi-me para ver se tinha sorte. Uns dias depois recebia um mail a dizer que tinha sido sorteado com uma inscrição para a prova. Confesso que na altura hesitei muito, andei ali uns dias com vontade de completar a inscrição, mas com medo e muitas duvidas nas minhas capacidades para fazer os míticos 42 Km. Foi depois da Corrida do 1º de Maio onde o João me incentivou a aproveitar a oportunidade que acabei por deixar as duvidas de lado e assim que cheguei a casa, depois da prova, completei a inscrição para a minha primeira Maratona de estrada. 

Umas semanas mais tarde devo ter achado que uma Maratona de Estrada não seria suficiente e não resisti a inscrever-me para o Grande Trail da Serra D'Arga (versão 20 Km).

Com as dificuldades previstas para o Trail da Serra d'Arga senti necessidade de mais uma vez criar um plano de treinos, digo mais uma vez porque já tinha tentado seguir planos de treino no passado e ficavam sempre a meio. A grande diferença desta vez foi que consegui seguir o plano até ao fim e acabar com sucesso a prova que tinha passado as ultimas semanas a preparar. Foi uma enorme satisfação cortar aquela meta e receber o colete de finisher.

Duas semanas antes da prova ainda consegui também bater o meu Record Pessoal na Meia Maratona ao completar a Meia Maratona de São João das Lampas em cerca de 2 horas e 8 minutos.

Uma semana depois da prova em Arga, fui duas semanas de de férias  e os treinos acalmaram um pouco. Queria descansar um bocado antes de começar o plano de 25 Semanas que me vai levar até à Maratona de Paris, onde quero conseguir estar a 100% para cortar a meta na Av Foch com o Arco do Triunfo lá ao fundo. Se tudo correr bem 2015 será o ano em que me torno Maratonista.

Poucas horas antes do ano terminar tive uma enorme surpresa ao bater o meu Record Pessoal aos 10 Km na São Silvestre da Amadora. O tempo anterior vinha desde 2011 e não contava baixa-lo nos próximos tempos, foi uma excelente maneira de terminar o ano.

2014 foi um ano que desportivamente começou mal, mas que acabou em beleza, para 2015 só peço que seja um ano livre de lesões, porque o resto vem por acréscimo :)

Bom 2015.

9 comentários:

Marathon de Paris 2015 - Semana 11

19:00 3 Comments


Segunda (Plano: Lento 8 Km)
  • n/a
Terça (Plano: n/a)
  • Treino 9 Km: Treino impecável, sem dores, sem cansaço e ainda acabei por fazer mais 1 Km que o planeado. Nestes últimos dias todos os metros contam para tentar chegar aos 1000 Km em 2014
Quarta (Plano: São Silvestre da Amadora)
  • Aquecimento 2,2 Km. Deslocação Carro - Partida a servir de aquecimento e a somar Km's para chegar aos 1000 no ano
  • 40ª São Silvestre da Amadora 10 Km: Melhor prova do ano e dos últimos anos, foi excelente como já tive oportunidade de relatar aqui.
  • Arrefecimento 2,2 Km: Deslocação Prova - Carro. Mais uns km's a somar ao total do ano e a servir de relaxamento da corrida.
Quinta (Plano: Recup 4 Km)
  • n/a
Sexta (Plano: n/a)
  • n/a
Sábado (Plano: Longo 24 Km)
  • Longo 24 Km: Este foi sem duvida o melhor longo que fiz desde que comecei a correr em 2011. Desta vez optei por fazer uma parte do percurso da antiga Maratona de Lisboa, é um percurso mais interessante do que o Parque das Nações - Cais do Sodré que tenho vindo a fazer e talvez também um pouco mais duro. Nos últimos treinos longos tenho tido dificuldades por volta do quilómetro 18 e depois mais ou menos aos 22. Desta vez, não sei porquê, mesmo subindo a Almirante Reis na parte final do treino fui sempre a sentir-me bem sem sentir que ia em grande esforço e inclusive acabei o treino com a sensação que podia ter continuado mais alguns quilómetros. As ultimas semanas têm sido bastante boas, depois do RP nos 10 Km da Amadora, fazer este longo sempre em óptima condição e com uma óptima recuperação para o dia seguinte deixa-me bastante confiante e motivado. Espero que continue assim.
Domingo (Plano: n/a)
  • n/a

Próxima Semana:
A próxima semana marca o fim de mais um ciclo de 3 semanas de treinos, por isso vai ser uma semana calminha. Treinos de 5 Km a meio da semana e um treino de 15 Km no fim de semana. É altura de dar algum descanso ao corpo para preparar novo incremento nas distâncias na semana 13.

Boa Semana e Bons Treinos

3 comentários:

40ª São Silvestre da Amadora

Tal como no ano passado, dia 31 de Dezembro fui para a Amadora para participar na tradicional corrida de São Silvestre. Esta corrida é fantástica, com algumas subidas jeitosas e um apoio popular como não se vê em mais lado nenhum (excepção feita à Corrida das Fogueiras). É uma corrida obrigatória e que não posso deixar de aconselhar a todos.


Em relação à prova não ia com nenhuma ideia pré-definida, queria testar-me para ver como estava a minha condição mas não ia com nenhuma ideia para um tempo final. No entanto tinha um outro objectivo para esta noite que não tinha a ver com a prova propriamente dita. Queria acabar o ano com 1000 Km feitos, dado que só com  a prova ficaria com 996, seria demasiado frustrante ficar apenas a 4 Km de um total de 4 dígitos no ano, por isso a solução foi ir de carro até Alfornelos onde me encontrei com o amigo João Pires e fazer um aquecimento de cerca de 2 Km até ao local da partida ao qual iria somar no final mais 2 Km para regressar ao carro.

Com o aquecimento feito e já na Amadora era altura de encontrar mais amigos das corridas e aguardar pelo inicio da prova. Às 18:10, 10 minutos depois da partida da prova feminina, foi dado o tiro e comecei aquela que seria uma corrida perfeita.     

Comecei a corrida com o João Lima e com ele a puxar estava a ir mais rápido do que pretendia, mas pensei "que se lixe, enquanto der siga" e assim foi. Sempre à conversa com o João chegámos à primeira subida. Dado que os meus treinos têm sido todos em plano estava com algum receio das subidas desta prova e nesta noite mais ainda dado o ritmo a que estávamos a correr, mas estranhamento estava a aguentar-me bastante bem, sentia-me "leve" e motivado com o apoio popular.

Tendo passado tão bem a subida deixei-me ir e aproveitei a descida que se seguiu para embalar um bocado. Ia com a sensação de estar bastante bem, mas continuava sem me passar pela cabeça fazer o tempo X no final, até porque o receio de estoirar antes do fim continuava presente, mas o pensamento do continuar até onde der era mais forte.

Mais ou menos a meio da prova aparece a 2ª subida e mais uma surpresa, aguentei-me novamente bastante bem toda a subida sem perder muito o ritmo a que seguia. Sabia que até ao final era quase sempre a descer e nesta altura, por volta do Km 7 olho pela primeira vez para o relógio onde vejo 40 minutos. Na altura fiquei com a ideia que era um bom tempo mas não fiz contas logo na altura, dei foi por mim a ir cada vez mais rápido e a manter-me abaixo dos 5 min/km (para mim é uma velocidade estonteante)

Foi quase ao chegar ao Km 8 que comecei a fazer contas, tinha ideia de ser 53:12 (Na realidade era 00:53:49) como melhor tempo e pensei que se conseguisse passar aos 8 quilómetros com 43:12 batia o meu Record (contas feitas para 5 min /km), o que muito sinceramente era algo impensável para mim nesta altura. Ora bem, aos 8 Km:



Mesmo no limite do tempo fiz um esforço por manter-me aquele ritmo, aliás quem estava a ver a prova pode ter-se assustado com a minha passagem tendo em conta as caretas que eu ia a fazer enquanto tentava ir o mais rápido possível. 

Com muitos "hi-fives" às crianças que estavam na rua a assistir cheguei à Avenida onde estava a meta, mas antes de a subir ainda era preciso descer à rotunda e dar a volta, já ia muito no limite e o ter de me afastar da meta desanimou-me um bocado, tinha a certeza que da maneira que ia, o tempo final andaria lá perto, mas se dava para baixar do record tinha algumas duvidas. Ao entrar nos últimos 100 metros e ao ver o relógio a aproximar-se "perigosamente" dos 53 minutos mandei um grito (só interior), não podia ficar a segundos de bater o meu tempo, simplesmente não podia ser, e consegui não sei como fazer um sprint final.


Cortei a meta com um tempo de 53:03 e uma enorme sensação de felicidade, de orgulho no meu desempenho nesta prova e de que os treinos realmente compensam. Como sabem ando a preparar minha estreia na Maratona e baixar tempos é algo que não me tem passado pela cabeça, foi mesmo uma enorme surpresa ver este tempo que vinha de 2011 a cair. 

Este resultado acabou por me dar ainda mais motivação para continuar com os treinos.

Fazendo um balanço da prova este tem de ser 100% positivo não só pelo meu resultado mas pela excelência da organização e principalmente das pessoas da Amadora que saem todas à rua no ultimo dia do ano para ver os atletas a passar. Acho que este ano ainda estava mais gente que no ano passado, é algo inexplicável, têm mesmo de fazer esta prova.

A Minha Prova:


Classificações

Fotos

13 comentários: