Resumo da Semana 18-05-2015 a 24-05-2015

12:00 6 Comments

Tenho a sorte de trabalhar bastante perto de casa, no entanto sou preguiçoso e costumo usar o metro para vir trabalhar. 


Esta semana com a greve do metro experimentei pela primeira vez vir trabalhar de bicicleta. Gostei bastante da experiência e voltei a repetir novamente mais no fim da semana.


Vou continuar a usar o metro, mas estou a contar nos dias em que venho nadar de manhã (duas vezes por semana) vir também de bicicleta.


Quanto ao balanço da semana o saldo fica em:

  • Corrida - 3 Treinos com 30 Km
  • Natação - 2 Treinos com 1,6 Km
  • Ciclismo - 1 Treino com 32 Km
  • Reforço Muscular - 1 Treino
Segunda
 - n/a


Terça
 - Natação 600m: Com alguns atrasos de manhã acabei por ter de fazer um treino mais curto do que pretendia. Mesmo assim fiz uma série longa de 16 piscinas crawl. 
 - Reforço Muscular: 25 minutos de exercícios. Foram 3 series de 3 conjuntos diferentes de exercícios. Nos últimos já estava de rastos.


Quarta
 - Corrida Fartlek 5Km: Estava indeciso entre um treino de 10 Km ou um mais curto. Acabei por optar por fazer mais curto (5 Km) mas com várias acelerações pelo meio. Não me apetecia ir para os sítios do costume e por isso acabei por ir correndo sem caminho definido. Acabei por chegar à subida que vai desde a Av. Gago Coutinho até à Igreja de São João de Brito. Só tinha passado ali uma vez e andava com vontade de repetir. A subida tem cerca de 800 metros primeiro com uma inclinação constante e na parte final inclina mais um bocado. Estiquei bastante na subida e vi quando cheguei a casa que acabei com um 6 lugar neste segmento no strava. Tenho de lá voltar para tentar subir mais umas posições, acho que até ao 3º lugar consigo chegar.


Quinta
 - Corrida Rápido 10Km: Sinceramente não estava com muita vontade de ir correr, mas como tenho abandalhado um pouco os treinos de corrida forcei-me a sair. Tal como na semana passada fui para o EUL com ideia de fazer duas voltas (volta Longa + Volta Curta) a esticar. A primeira volta correu bem, a segunda volta "morri" a meio e arrastei-me até ao final.


Sexta
 - Natação 1000m: Treino de natação à semelhança dos anteriores, mas desta vez com mais piscinas. A ideia tem sido sempre fazer pelo menos uma (idealmente duas) série longa. Fiz 16x Crawl (400m) 4x Bruços (100m) e voltei a repetir. As ultimas piscinas da segunda série de 16 já custaram bastante. Acabei com os braços e ombros bem doridos.


Sábado
 - Bicicleta 32 Km: Mais um treino por Monsanto no percurso habitual, consegui melhorar quase todos os segmentos de subida apesar de um pequeno percalço a meio do treino quando me saltou a corrente.


Domingo
 - Corrida 15Km: Domingo de manhã foi dia de participar, no 1º Trai ACB. Foram cerca de 15 Km's feitos pelos trilhos de Monsanto bastante animados na companhia de vários amigos do ACB.

Boa Semana

6 comentários:

Resumo da Semana 11-05-2015 a 17-05-2015

22:01 4 Comments

Não estou a seguir nenhum plano especifico para o Triatlo de Oeiras, estou simplesmente a tentar manter os treinos de corrida e a meter treinos de natação e alguns treinos / passeios de bicicleta pelo meio. Apesar disso, há semelhança do que fiz para a Maratona de Paris, vou fazer posts semanais com o resumo dos treinos da semana e de como estes correram.

Segunda

 - n/a

Terça

 - Corrida Rápido: Em vez de começar já com os treinos de rampas e escadas, optei por começar a esticar mais nos treinos a meio da semana. Quero tentar bater os meu Record Pessoal aos 10 Km e julgo que é melhor começar a fazer treinos mais puxados.

Quarta

 - Natação: Depois de um treino de natação na semana anterior que foi uma surpresa - Depois de 2 meses sem nadar consegui fazer 14 piscinas seguidas. O treino de quarta não foi o melhor, não consegui durante o treino fazer mais do que 6 piscinas por série.
 - Reforço muscular: Eram para ser 3 repetições de cada conjunto de exercícios mas fiquei-me por apenas 1.

Quinta

 - n/a

Sexta

 - Natação: Treino excelente. O inicio do treino foi como na quarta, ou seja à sexta piscina já estava a sentir os braços muito cansados mas forcei-me a continuar e não sei explicar, mas depois da 6ª piscina parece que entrei em piloto automático. Acabei por fazer 12 piscinas seguidas em crawl, depois foram mais 6 de bruços para "descansar" e depois mais uma série longa de 16 piscinas crawl. Novamente a mesma "barreira" das 6 piscinas e depois o piloto automático.

Sábado

 - Corrida Rápido: Era para ter sido mais um treino rápido, mas a meio comecei a sentir-me mais cansado. Por isso, e como também já estava apertado de tempo acabei por encurtar o treino.

Domingo

 - Ciclismo: Depois de por a bicicleta na revisão na bikefix, domingo foi o dia de regressar aos treinos. Fui para Monsanto que apesar de ser um pouco acidentado é mais sossegado a nível de carros. Acabei por fazer um treino bastante agradável com 38 Km's e onde fui sempre a sentir-me bem.

Boa Semana

4 comentários:

3º Trilho das Lampas

10:00 6 Comments

No passado sábado ao final da tarde desloquei-me até São João das Lampas para participar na 3ª edição dos Trilhos das Lampas. Foi a minha segunda participação nesta prova e a minha primeira prova de Trail do ano. 

Com a ultima prova de trail feita em Novembro (Trail do Zêzere) e o último treino com algum desnível em Janeiro não sabia como é que as pernas iriam aguentar estes 20 Km em São João das Lampas. Por causa da Maratona de Paris os treinos foram todos em estrada e mais do que isso praticamente todos planos. Apesar disso não estava muito preocupado, do que me lembrava a prova não era muito difícil e com mais ou menos dificuldades iria chegar ao fim.



Tal como me lembrava da 1ª edição a parte inicial desta prova é bastante corrivel o que numa prova de trail acaba por não ser muito comum. Para mim o risco de uma prova assim é o pagar mais tarde se nos esticarmos muito nas tais zonas onde é fácil correr. 

Fiz a prova toda na companhia do Vitor e da Isa e entretidos a conversar rapidamente chegámos à primeira grande subida. Lembrava-me de algumas partes do percurso mas por algum motivo não me lembrei desta subida, só mesmo quando ela apareceu à frente. Esta zona não é muito acidentada mas mesmo assim consegue ter pelo menos umas duas subidas jeitosas.

Pensava que o trilho que nos iria levar à praia estaria no final desta subida, mas estava enganado. Mais uma vez não me lembrava de uma zona do percurso e era novamente uma subida. Esta aparecia depois de uma descida relativamente rápida. Já tinha saudades de andar a correr por trilhos e de descidas assim mais rápidas. 

Se no inicio tínhamos a ideia de chegar à praia a tempo do pôr do sol, essa ideia foi caindo por terra. Vimos sim o por do sol, mas foi com outro tipo de paisagem não menos bonita.

Quando finalmente chegámos à praia estava a começar a ficar mais escuro e achámos melhor tirar os frontais da mala. A saída da praia era feita por uma subida um pouco técnica e onde era preciso ir com imensa atenção para não virmos cá parar abaixo. 

A segunda parte da prova foi feita sempre junto ao mar e já de noite. No que diz respeito a marcações estava tudo impecável, espalhados ao longo do caminho no chão, estavam pequenos quadrados reflectores que indicavam o caminho a seguir. Aliás mesmo noutras zonas da prova não tive qualquer duvida sobre o caminho a seguir.

A preocupação nesta fase era não cair. Correr de noite é giro mas exige muito mais concentração, ainda para mais quando estamos a descer e a subir arribas sempre junto ao mar. Felizmente correu bem e ao fim da terceira arriba estávamos a voltar para o interior e para a 3ª parte desta prova.

A parte final da prova era novamente mais corrível, mas a dada altura (numa das várias vezes que íamos a andar) comentámos entre os 3 que tanto parecia que ninguém estava com vontade de correr. É que tanto atrás de nós como à frente ia tudo a andar. 




Sabia que se o percurso fosse igual ao da primeira edição ainda faltava uma subida mais complicada, mas com uma bonita envolvência. A subida aparece-nos depois de passarmos por uma ponte romana ladeada de archotes que inclusive nos acompanham no inicio da subida. Fantástico. É por estes pequenos pormenores que vale a pena voltar aos Trilhos das Lampas.

No regresso ao alcatrão e antes da meta voltámos a correr, ainda tínhamos a esperança de acabar antes das 3 horas de prova mas os 500 metros (para os quais tinhamos sido avisados no briefing) trocaram-nos as voltas. Mesmo assim ao ver grupos de atletas à nossa frente e que iam a caminhar forçamos um pouco o ritmo para os conseguir passar. Temos uma ponta final muito forte :)

Cortámos os 3 a meta bastante satisfeitos com a prova que tínhamos acabado de fazer e com um tempo final de 3 horas e pouco. À minha espera estava o meu Pai e a Rita, a qual se fartou de refilar que estava ali ao frio a apanhar uma pneumonia enquanto esperava por mim. 



Mais uma vez fiquei bastante satisfeito com estes trilhos das Lampas. A organização é excelente, ou não fosse do Fernando Andrade, o percurso é interessante e apesar de não haver grandes serras tem as suas dificuldades e ainda proporciona uma corrida nocturna o que é uma variante interessante ao resto das provas.



A Minha Prova:

6 comentários:

34ª Corrida do 1º de Maio

20:55 6 Comments

No passado dia 1 de Maio, participei pela quarta vez na corrida com o mesmo nome. É uma corrida que, tal como a da Liberdade, gosto bastante de fazer. 

Tinha as expectativas altas para esta prova, inclusive a nível de recorde pessoal. Depois de um óptimo desempenho na Corrida da Liberdade e de uma visita ao mestre Urbano a meio da semana, estava muito curioso para ver o que ia conseguir fazer.


A ideia era acompanhar o João, mas logo nos primeiros túneis do Campo Grande acabei por o deixar seguir e fui ficando para trás. O João está em grande forma e foi a "voar" por ali fora. Desde a Meia Maratona de Lisboa, e por causa do estoiro que dei naquela prova, fiquei com algum receio de começar a puxar demasiado cedo.

Sabendo que na parte final do percurso ia ter a Avenida Almirante Reis pela frente fui sempre a um bom ritmo mas deixando sempre alguma energia, para não estoirar nessa longa subida.

Gostei de passar na zona dos Restauradores e Terreiro do Paço com bastantes turistas a aplaudir os atletas. É agradável e dá sempre uma motivação extra. Foi também nesta altura que decidi tomar o gel que tinha levado.




Ao começar a subir a Rua da Prata encontrei o pai de uma amiga, com quem acabei por fazer o resto da prova. Aliás fui "rebocado" por ele a Almirante Reis quase toda. Obrigado :)

Ao começar a Avenida Almirante Reis o ritmo obviamente caiu, mas o que me interessava era conseguir chegar ao Areeiro com energia suficiente para acelerar nos dois quilómetros finais. Essa parte consegui cumprir e depois de recuperar um bocadinho do esforço da subida comecei novamente a acelerar. Nesta altura já tinha a certeza que se não houvesse nada de anormal ia bater o meu record dos 15 Km. Restava saber por quanto.




Com a entrada na Avenida da Igreja fui usando a técnica do "é só passar aquele. Agora o grupo ali da frente". Desta forma consegui ainda passar bastante gente e acabar a prova a sprintar para retirar cerca de 3 minutos e meio ao meu Record Pessoal. Acabei a prova com 1:23:36.

O pós Maratona e a ida ao Urbano fizeram-me bastante bem e estou animado para ver o que as próximas provas me reservam.

No final, novo encontro com os colegas de equipa, mais umas fotos e regressei para casa a correr bem mais lentamente para descontrair um pouco da prova que tinha feito.



A Minha Corrida:

6 comentários:

Próximas Corridas

19:06 2 Comments

Ao longo da preparação para a Maratona de Paris abandonei por completo o Trail, quer em provas quer em treinos (o último foi em Janeiro). Na altura achei melhor assim, para me poder focar por completo na prova de estrada e evitar algum azar num treino em trilhos.

Com tanto tempo de ausência do Trail as saudades desta vertente de corrida foram aumentando e por isso mesmo, nos próximos tempos quero dar alguma atenção aos trilhos. Para tal tenho uma série de provas previstas.

A primeira prova será já este fim de semana em São João das Lampas. Depois de ter participado na edição de estreia dos Trilhos das Lampas vou voltar agora para a sua 3ª edição. 

Depois desta prova tenho 2 / 3, chamemos-lhes grandes, objectivos até ao final do ano. Mas ainda não será este ano que vou ser ULTRA. Ainda não me sinto capaz de o fazer, mas gostava de experimentar uma distância intermédia neste tipo de provas, normalmente à volta de 30 Kms.

O primeiro destes objectivos será o Trail Nocturno da Lagoa de Óbidos versão 25 Kms. Já ando há algum tempo com vontade de ir a esta prova e espero este ano conseguir inscrever-me.

O objectivo seguinte será em parte uma repetição. Vou voltar à Serra d'Arga para fazer novamente os 20 Km da prova de Domingo. Pensei em inscrever-me nos 33 Km mas esta distância não passa pela parte por onde passei o ano passado e que gostei imenso, daí ter optado por repetir a distância. A novidade neste fim de semana será a participação na prova que vai haver sábado às 19 horas. Esta prova chamada de "Sunset Trail" terá 17 Km. 

Assim sendo, nesse fim de semana, vou fazer 17 Km sábado à noite e mais 20 Km domingo de manhã. É um desafio diferente do que estou habituado e vou ter de me preparar para conseguir aguentar dois dias seguidos a correr a distância e o desnível. 

Esse fim de semana será também um teste. Porquê um teste? Não sei se já ouviram falar de uma prova chamada Peneda Gerês Trail Adventure. Pois é, eu desde que ouvi falar fiquei apaixonado por ela e com uma vontade enorme de me inscrever. A cada relato que leio, fotos e vídeos que vejo da edição deste ano fico cada vez mais perto de fazer a inscrição.

Não sei se será para o ano ou não, porque participar numa prova deste género envolve muita coisa. Mas é algo que definitivamente está na lista para fazer.

Para finalizar o terceiro objectivo, se existir, são os 30 Km do Trail do Zêzere. Digo se existir porque ainda não sei se haverá ou não uma segunda Maratona de Estrada este ano e se existir pode afectar um pouco o calendário do final do ano.

Mas nem tudo é trail e também tenho algumas provas de estrada planeadas. Aliás, entre a Maratona e a data deste post já fiz a Corrida da Liberdade e a Corrida do Primeiro de Maio.

As próximas previstas são:
 - Corrida do Oriente
 - Corrida das Fogueiras
 - Meia Maratona de S. João das Lampas.

É provável que apareçam mais algumas, mas estas são aquelas a que não quero mesmo faltar. 


Para ser mais fácil de visualizar adicionei um calendário à barra lateral direita do blog. Neste calendário estão registadas as provas em que irei estar presente.

2 comentários:

1+1+1 = 3

20:41 11 Comments

Ainda antes de fazer a Maratona de Paris, tinha o meu amigo João Pires a picar-me para um novo desafio. Este desafio é algo que já tenho vontade de experimentar há muito tempo - aliás ainda não corria e já era algo que me atraia bastante.

Na realidade, trata-se da soma de outros três que já fiz em separado. Agora chegou a altura de os juntar numa só prova.

Dia 21 de Junho vou fazer o meu primeiro Triatlo. Vou experimentar a versão mais curta (Super-Sprint) do Triatlo de Oeiras.

As distâncias são as seguintes:
 - Natação: 300 metros
 - Ciclismo: 10.000 metros
 - Corrida: 2.500 metros

As distâncias parecem-me aceitáveis para uma primeira experiência na modalidade. A componente do ciclismo e da corrida não me preocupam mas a natação já é outra história. 

Apesar de fazer natação de forma algo intermitente, a minha experiência em águas abertas limita-se a meia dúzia de braçadas quando vou à praia no Verão. Fazer 300 metros seguidos não sei como será. A preocupação com esta componente extende-se também à sua logística já que o meu material de natação limita-se a uns calções de piscina, touca e óculos. 

Em termos de preparação para o triatlo não tenho planeado nada de especial, para além da natação e de testar algumas transições.

Quero fazer dois treinos de natação por semana e ir pelo menos uma ou duas vezes treinar para a praia onde vai ser a prova. Já vi que consigo nadar 350 metros seguidos em piscina, mas no mar certamente que não será igual.

Em relação ao ciclismo vou pôr a bicicleta na revisão este fim de semana para a ter em condições de meter alguns quilómetros antes do triatlo. Sendo esta componente de apenas 10 quilómetros não estou muito preocupado, mas se puder ter algum andamento prévio nas pernas melhor.


A ultima parte será a corrida. Não vou preparar esta componente de forma especial uma vez que é a minha actividade principal e a distância não é muito longa. Penso que o mais crítico nos 2500 metros de corrida, será o cansaço acumulado da natação e do ciclismo, mais do que propriamente a distância.

Claro que vou continuar a treinar corrida, mas os treinos vão ser orientados para as próximas provas que tenho planeadas.

11 comentários:

Resumo Mensal - Abril 2015

20:44 4 Comments

Abril de 2015 fica para sempre marcado como o mês em que me tornei MaratonistaO resto do mês foram alguns treinos e o regresso às provas na Corrida da Liberdade.



Estes foram os números de Abril 2015:

  • Actividades: 11
    • Treinos
      • Estrada: 9
      • Trail: 0
    • Provas
      • Estrada: 2
      • Trail: 0
  • Quilómetros: 102,15 
    • Treino
      • Estrada: 48,2
      • Trail: 0
    • Prova
      • Estrada: 53,95
      • Trail: 0
  • Duração: 11h 30m 55s
  • Ganho Elevação: 713+
  • X-Train: 0
    • Reforço Muscular: 0
    • Natação: 0

4 comentários: