Triatlo de Oeiras 2015 (Super-Sprint)

Desta vez vou começar o post logo pelo fim. Está feito, sou triatleta. Onde e quando é o próximo triatlo para me inscrever?

Mas vamos voltar ao Inicio, que por sinal foi bastante cedo para um domingo. Às 06:50 estava o despertador a tocar. Foi só tomar o pequeno almoço e pegar nas coisas que estavam organizadas de véspera para sair de casa e ir ter com o João Pires.

A logística para um triatlo é um bocadinho mais complicada do que a das corridas. Por isso, queria chegar cedo para poder entrar sem fila no parque de transição e deixar as coisas arrumadas com calma. 


Depois de deixarmos tudo pronto no parque fomos ter com a Rita que tinha ido logo para a praia apanhar sol. Também aqui o chegar cedo deu jeito, já que ela conseguiu arranjar um espacinho para o chapéu de sol mesmo junto do percurso que iríamos fazer entre a água e o parque de transição.


Cerca de trinta minutos antes do inicio fomos fazer o aquecimento. Primeiro uma corrida pela areia e depois umas braçadas na água para o corpo se ambientar à temperatura. Felizmente desta vez não custou tanto a entrar. A água estava a cerca de 18º e ao mergulhar não senti a mesma dificuldade a respirar que tinha sentido no treino feito ali há umas semanas.

Quase à hora marcada fomos para a partida, onde ouvimos o treinador de um atleta a avisá-lo que estava uma corrente forte para a esquerda e que era preferível sair o mais à direita possível. 

A partida para a natação foi por vagas e era realmente visível os efeitos da corrente nos atletas que já tinham partido. 

Como se vê na minha excelente representação, os atletas já na agua em vez de seguirem a direito para a bóia formavam ali uma espécie de "balão".


Segmento 1 - Natação (Tempo 08m 29s)
Na hora de sairmos a correr para a água, consegui controlar-me e não ir feito parvo para o meio da molhada. Vá, corri um bocadinho mas deixei-me ficar na cauda do pelotão. Se fui consciente nesta parte o mesmo não posso dizer de quando comecei a nadar. 

Sem me aperceber, entrei na natação demasiado forte, pelo que ao fim de uns 50 metros já me sentia completamente ofegante e passou-me um pouco de tudo pela cabeça. Desde "não vou conseguir acabar a natação" a "vou fazer o resto a costas para conseguir respirar melhor". 

Como comecei a nadar mais rápido do que o pretendido, dei por mim no meio de mais atletas. É expectável que isso aconteça numa prova com mais de 200 inscritos, mas foi uma novidade para mim. Levei com toques nos pés e pernas e bati nos pés e pernas de quem ia à minha frente, mas felizmente sem grandes pancadas. Também passei parte do percurso da natação a engolir água salgadinha... que bom :)

Com tudo isto fui nadando até à primeira bóia, sem no entanto conseguir evitar ter de corrigir várias vezes a trajectória. A corrente estava realmente a puxar um pouco para a esquerda.

Da primeira até à segunda bóia não houve nada de especial, tirando uma situação engraçada com outro atleta em que parecia estarmos a fazer natação sincronizada. Eu normalmente respiro para a direita, e esse atleta ia do meu lado direito, mas a respirar para a esquerda. Resultado: como íamos ao mesmo ritmo, a cada braçada acabávamos os dois a olhar um para o outro. 

Chegado à segunda bóia, faltava só o regresso a terra e um pouco mais de luta contra a corrente. Mais uma vez estava a ser puxado para a esquerda, o que me ia fazer sair demasiado para o lado. 

8 minutos e 29 segundos depois de ter começado a natação estava de regresso à areia para começar a Transição 1.

Transição 1: Natação - Ciclismo (Tempo: 3m 47s) 
Saí da água completamente ofegante e cansado, como aliás é fácil perceber nas fotos que a Rita gentilmente tirou (Obrigado amor, apanhaste-me com óptimo ar!).


Ao inicio ainda tentei correr pela areia mas rapidamente parei com essa parvoíce e fui a andar, até porque da areia até ao parque de transição era sempre a subir. A meio da subida estavam os bombeiros com mangueiras a molhar os atletas, especialmente os pés o que foi excelente para tirar parte da areia. 

Ao entrar no parque de transição tirei rapidamente a camisola, touca e óculos e atirei-os para dentro do cesto. De seguida, foi pegar no dorsal, capacete e óculos já preparados de modo a ser um processo rápido. Comecei a calçar as meias (há quem faça sem meias, eu optei por não experimentar) e apesar dos pés molhados safei-me bastante bem. Também optei por calçar logo os sapatos de ciclismo e ir logo a correr com eles até à linha onde podia montar a bicicleta.

Quando já estava pronto para sair e a pegar na bicicleta, vi o Pires a chegar. Neste momento ainda tinha a esperança de conseguir acabar à frente dele.

Segmento 2 - Ciclismo (Tempo: 18m 3s)
Queria fazer um segmento de ciclismo rápido a uma média de cerca de 30 Km/h e por isso arranquei logo forte de inicio. Comecei por ultrapassar uma série de malta, mas fui sempre sozinho até ao ponto do retorno. Ou eu ia mais rápido do que os atletas por quem passava, ou os que passavam por mim iam muito mais rápido e não conseguia seguir na roda.

No retorno consegui encostar a um outro atleta com o qual segui até ao final. Não chegámos a falar mas entendemos-nos bem - ora puxava eu, ora puxava ele. Foi também depois do retorno que o Pires me apanhou.

Nesta altura éramos um grupo de 4, mas já nos últimos 2 Km não consegui aguentar o andamento do Pires e fiquei para trás. Comecei também a tentar poupar-me para não começar a corrida com as pulsações a mil.

Quase a chegar à entrada para o Parque de Transição optei por jogar pelo seguro e não me descalçar em cima da bicicleta.

Transição 2: Ciclismo - Corrida (Tempo: ???)
Ao entrar para o parque de transição esqueci-me de mudar a actividade no relógio e por isso o registo ficou meio marado. Por isso não sei ao certo quando tempo demorei mas certamente que foi mais rápido do que a primeira.

Esta transição foi bem mais fácil do que a anterior. Foi só chegar ao sitio onde devia guardar a bicicleta, "atira-la" para o ferro e muito rapidamente descalçar uns sapatos de ciclismo e calçar os ténis que já estavam com os atacadores apertados. 

Consegui fazer um transição rápida e sair apenas uns 20 metros atrás do Pires.

Segmento 3 - Corrida (Tempo: 13m 52s)
Teoricamente este seria o segmento onde eu estaria mais à vontade, mas na prática não foi bem assim.

Comecei já bastante cansado e a pensar como é que ia chegar ao fim dos dois quilómetros e meio sem ter de caminhar... Sim só 2,5 Km e eu a pensar em caminhar. 

Olhando para os números o ritmo até nem foi mau de todo (05:38 min/km) mas a sensação era a de ir no limite. E foi assim até ao ponto do retorno aos 1,25 Km.

Já só faltavam mais 1,25 Km para acabar o meu primeiro triatlo e segundo as contas conseguiria acabar abaixo dos 45 minutos. A somar a estas boas noticias comecei a sentir-me melhor e consegui aumentar o ritmo (05:10 min/km).

Fui ultrapassado por alguns atletas nesta fase e julgo que não consegui passar ninguém, nem sequer seguir no ritmo dos que passavam. Nos últimos 500 metros consegui aumentar ainda mais um pouco o ritmo (04:50 min/km), mas mesmo assim não evitei ser passado mais uma vez. Ainda tentei acompanhar mas já não dava mais.

Acabei por cortar a meta com um tempo final de 44 minutos e 24 segundos e bastante feliz por ter concretizado um sonho bastante antigo (ainda não corria e já tinha o desejo parvo de um dia fazer um triatlo).

É uma experiência do caraças. Não foi fácil - não no sentido muscular mas mais na componente cardio. Presumo que numa prova maior não seja assim, mas a sensação que me ficou desta prova é a de que fui sempre no limite e com muitos poucos momentos de descanso. 


Como resultado final deste triatlo fica a vontade de fazer um próximo e de aumentar as distâncias. 

Para quem está na duvida sobre se consegue ou não fazer um triatlo (super-sprint), eu diria para experimentarem. As distâncias são bastante acessíveis e a dificuldade normalmente está na natação, pelo menos para mim foi assim. Com alguns treinos na piscina e um ou dois no mar conseguem resolver isso.

A logistica apesar de ser mais complexa também tem a sua piada mas pode ser simplificada. Por exemplo, podem fazer o ciclismo com uma bicicleta de btt, como muita gente o faz, ou nadar com um simples fato de banho (podem é passar mais frio).

Arrisquem, vale muito a pena.

PS: quando tiver as classificações e fotos da prova actualizo o post.

Classificações:



A Minha Prova:

Natação:


Ciclismo:


Corrida:

14 comentários:

Pré-Prova - Triatlo de Oeiras (Super-Sprint)

Nota prévia: Este post vai ser longo. Primeiro porque é um apanhado de textos sobre a preparação para o triatlo e que estão espalhados neste blog. Segundo porque tenho como objectivo deixar este registo para memória futura.

Ao longo da preparação tenho procurado relatos de quem já fez triatlo, em particular das provas de estreia. Espero com este post conseguir ajudar ou incentivar quem está na mesma situação que eu.

Posto isto a parte inicial não será nada de novo. Na parte final deste post irei fazer um resumo da preparação e o que espero do meu primeiro triatlo.

Preparação Piscina
Já antes de fazer a Maratona de Paris tinha combinado com o Pires fazer este triatlo, e por isso tive de começar a atinar mais com os treinos de natação. Estes treinos para alem de serem um bom complemento para a corrida passaram a servir para preparar a componente de natação do Triatlo. 

Notei uma boa evolução na piscina. Ao inicio custava-me a fazer mais de 4 piscinas seguidas, aos poucos fui aumentando até chegar às 12 piscinas (300 metros - distância do Super-Sprint) e a semana passada fiquei bastante satisfeito por ter conseguido fazer 30 piscinas seguidas (750 metros).

Treino em Mar aberto (texto já publicado)
Aproveitando os treinos organizados pelo Tri Jamor para o Triatlo de Oeiras fui fazer a minha primeira experiência de natação em águas abertas. O dia estava óptimo, o mar calminho e a água a uns "excelentes" 15 graus! Como este vai ser o meu primeiro triatlo e o chamado wetsuit é caro, optei por não comprar nenhum. Para remediar comprei uma camisola de surf supostamente térmica. 

A organização dos treinos tinha montado no mar duas bóias, mais ou menos como vão estar no dia da prova. O primeiro exercício consistia em fazer o circuito que se vai fazer na prova. Depois de um aquecimento, foi altura de entrar na água e posso dizer que devo ter demorado tanto tempo a entrar na água como o que demorei a fazer o circuito a nadar.



Depois de ganhar coragem para finalmente mergulhar, a dificuldade foi começar a nadar. O choque térmico foi tão grande que a respiração estava totalmente descontrolada, não conseguia inspirar / expirar normalmente e nadar crawl estava fora de questão. Fui nadando bruços e tentando o crawl de vez em quando, mas até à primeira bóia foi impossível.

Perto da bóia lá consegui atinar com a respiração e começar a nadar normalmente, mas ainda não estava tudo a 100%. Depois do problema da respiração o problema agora era a testa começar a doer-me quando punha a cabeça debaixo de água. Não sabia bem o que fazer por isso limitei-me a puxar a touca mais para baixo e a aguentar.

Chegado à segunda bóia era só voltar para a areia. Aqui comecei a sentir a corrente. Sem dar por isso ia-me chegando para as rochas no lado direito, e tinha de parar e apontar novamente a trajectória para a praia. Mas não era dos piores, havia malta que estava mesmo a ir a direito para as rochas. Como não tenho termo de comparação estava na duvida se seria uma corrente normal ou não, mas segundo os treinadores a corrente naquele dia estava mesmo forte.

O meu sair da água deve ter sido bastante cómico para quem estava a ver. Quando me levantei e comecei a caminhar na areia parecia que estava com os copos. Não conseguia ir a direito.

O resto do treino foi treinar as entradas e as saídas da água. Repetimos umas três vezes cada exercício e foi bastante engraçado.

O balanço final desta primeira experiência em águas abertas é bastante bom. Tirando o frio inicial gostei imenso do treino. Espero que no dia da prova o mar esteja à mesma calminho mas de preferência um pouco mais quente :)

Ainda em relação ao wetsuit, em principio vou mesmo optar por não comprar. É que depois do choque inicial até aguentei bem. Provavelmente no dia da prova entro na água uns 30 minutos antes para tentar habituar-me e aquecer um bocadinho antes da prova começar.

Treino de Duatlo (texto já publicado)
 - [RunDuatlo Corrida 1: 2,5 Km: Com toda a gente no local foi altura de começar o treino. O primeiro segmento seria de corrida e com uma distância curta. Sendo o primeiro segmento o grupo foi todo junto num ritmo já bastante vivo. 




Com os 2,5 Km de corrida feitos a uma média de 5:10 min /km, chegámos novamente ao parque de transição.

[Transição 1 (T1)]
A primeira coisa foi logo por o capacete na cabeça, para não haver esquecimentos e consequente penalização. Para o processo ser mais rápido o capacete tinha sido deixado logo preso ao guiador com as fitas abertas. Depois descalçar os ténis de corrida, calçar os de ciclismo pegar na bicicleta e sair do parque. 

Julgo não ter demorado muito tempo nesta parte, mas também éramos só uns 20. Foi fácil encontrar a bicicleta e vínhamos de uma corrida e não da natação. Acho que depois de sair da água e correr pela areia até ao parque vou estar bem mais cansado.

 - [BikeDuatlo Bicicleta: 20 KmNo segundo segmento deste duatlo iríamos fazer o percurso de ciclismo da prova de Sprint, ou seja íamos até Algés e voltávamos para trás. Como a marginal estava fechada e havia várias actividades tivemos direito a uma mota da PSP a abrir caminho à nossa frente :) 

Neste segmento fiquei surpreendido comigo mesmo. Consegui aguentar-me bem no grupo da frente, mas tenho noção que eles não iam a puxar como se fossem em prova. 

Fiz os 20 Km deste segmento a uma média de 26 Km/h. 

Quase a chegar ao parque de transição tentei armar-me em gajo que percebe de triatlo e comecei a descalçar-me em cima da bicicleta. Correu bem com o pé esquerdo, mas o direito não o consegui tirar do sapato. Resultado, entrei no parque de transição descalço, com um sapato preso aos pedais e o outro na mão :)

[Transição 2 (T2)]
A transição 2 é mais fácil que a anterior e só tive de deixar a bicicleta, tirar o capacete e calçar os ténis de corrida. Para não perder tempo os atacadores estavam logo apertados, mas pelos vistos estavam de mais. Algo a ter atenção no dia da prova.

Calçado e sem capacete estava pronto para o ultimo segmento.

 - [RunDuatlo Corrida 3 - 2,5 KmCorrer depois de pedalar é esquisito, as pernas parecem dois troncos que não se querem mexer e no inicio dá a sensação que estamos a correr lentamente e de forma estranha. Surpresa das surpresas, apesar dessa sensação quando olho para o relógio vejo que estou a ir abaixo dos 5 min/km.

Sendo uma corrida curta e apesar de ser já o 3 segmento da "prova" foi também muito rápida e feita quase toda no limite. Acabei com uma excelente média de 04:46 min/km.


Pré-Prova e Expectativas

Com a preparação feita o que espero desta prova? Acima de tudo espero gostar, gostei de fazer o duatlo e gostei de nadar no mar, por isso espero continuar a gostar depois de juntar as 3 componentes na mesma prova. Se acabar com vontade de me inscrever no Triatlo Olímpico de Lisboa é bom sinal.

  • Preparação: Ok dentro do esperado. Sinto-me fisicamente preparado para a distância da natação, ciclismo e corrida. Tenho a expectativa de conseguir esticar bastante o ritmo no ciclismo e na corrida para compensar o que provavelmente irei perder na natação.
  • Equipamento: Tudo preparado e arrumado. É mais material do que eu pensava ao inicio.

    • Natação: Fato de Triatlo Decathlon (que irá acompanhar-me em toda a prova); Camisola de surf de manga curta; Óculos de Natação; 2 Toucas (dica dos treinadores para tentar compensar a água fria).
    • Ciclismo: Bicicleta, óculos, capacete e sapatos de encaixe. O capacete fica com as correias abertas e pendurado no guiador de modo a que seja só pegar e por directamente na cabeça. Só não sei se calço os sapatos logo na minha área no parque, ou se os levo na mão e calço à saída do parque de transição, vai depender da distância. A duvida prende-se com o facto dos meus sapatos de encaixe terem o encaixe à frente e não ser pratico correr com eles. Em relação à entrada para a Transição 2 (T2), estou a pensar se tento descalçar os sapatos em andamento ou se não invento e jogo pelo seguro.
    • Corrida: Óculos que já vêm do ciclismo. Ténis que vão ficar logo com os atacadores apertados (espero que seja fácil enfiar o pé lá dentro). Ainda estou na duvida se levo boné ou um buff que sempre absorve melhor o suor e evita que me escorra para os olhos.

A minha maior preocupação vai para a componente da natação. Não pelo acto de nadar no mar, o treino serviu para ficar menos preocupado com isso, mas sim pelos cerca de 250 inscritos na prova. 
Li no facebook da prova comentários onde a expressão usada para tantos inscritos era "máquina de lavar". É uma expressão gira, mas deixo de achar piada quando sei que vou estar nessa "máquina". 

Para tentar evitar essa confusão deram-me a dica de na zona de saída encostar-me ao lado oposto da primeira bóia, para alem disso estou a pensar na saída deixar-me ficar para trás (provavelmente na altura não resisto e desato a correr).

Outra preocupação que tenho tem a ver com as transições, não tanto com o acto da transição em si, mas mais com o andar perdido à procura do meu local para levantar / deixar a bicicleta.

No Domingo quero chegar cedo para ter tempo de deixar a bicicleta no sitio certo e poder treinar a entrada e saída no parque. Já li ideias parvas (ou não) de pendurar um balão na bicicleta, ou por umas fitas mais coloridas na bicicleta para ser mais fácil de encontrar.

Expectativas
Eu sei que é uma primeira experiência no Triatlo, mas tenho de admitir que tenho expectativas no que diz respeito ao tempo final. Estou a apontar para os 45 minutos, acho que se a natação correr bem é uma marca que consigo fazer. 

Partindo do pressuposto que actualmente faço na piscina, 300 metros em cerca de 7 minutos:

10 minutos para Natação 
20 minutos para Ciclismo (média de 30 Km/h). É uma média ambiciosa mas acho que "fazível" (se não sair esgotado da natação)
15 minutos corrida  (média de 6 min/km). No duatlo fiz 12 minutos e tal a uma média de 04:46. (estou a dar uma boa margem aqui).


Tudo somado dá os 45 minutos. Claro que há muitas variáveis que podem influenciar estas estimativas, mas se tudo correr bem, julgo ser um tempo que consigo bater.


PS: Só passado umas horas de ter escrito este post é que me lembrei de um pormenor, que provavelmente muitos já repararam. Nas minhas contas para os 45 minutos não contei os tempos das transições... pois fui nabo. 

Não sei quanto tempo vou demorar nas transições por isso os 45 minutos talvez seja mais complicado do que pensei inicialmente. De qualquer forma vou partir para a prova com essa ideia, logo se vê se consigo encaixar o tempo das transições na margem que coloquei nos tempos previstos para cada segmento.


A preparação está feita, o pré-prova preparado e relatado, por isso venha o Triatlo :D

3 comentários:

Resumo Mensal - Maio 2015

19:34 1 Comments


Maio começou bastante bem com um novo record aos 15 Km. Uma semana depois foi o regresso aos trilhos na prova de São João das Lampas. Foram 20 km bastante agradáveis e feitos em bom ritmo. 

Neste mês voltaram os treinos de natação, desta vez bem mais regulares ou não fosse o Triatlo de Oeiras estar quase a chegar.

Também comecei a usar mais a bicicleta não só para treinar, mas para me deslocar para o trabalho. Na imagem de baixo estão só alguns desse registos, mas actualmente tenho ido praticamente todos os dias de bicicleta.

Estes foram os números de Maio 2015:


Actividades: 10
  • Treinos: 8
    • Estrada: 7
    • Trail: 1
  • Provas: 2
    • Estrada: 1
    • Trail: 1


Quilómetros: 107,38
  • Treino: 71,59
    • Estrada: 57.12
    • Trail: 14.47
  • Provas: 35,79
    • Estrada: 15.07
    • Trail: 20.62

Duração: 14h 46m 13s

Desnível Positivo: 1410

X-Train: 11
  • Reforço Muscular: 3
  • Natação: 6
  • Bicicleta: 2

1 comentários:

Resumo da Semana 07-06-2015 a 13-06-2015

13:29 2 Comments

Desde que voltei de Nice ainda não atinei novamente com os treinos, especialmente os de corrida. 

Para compensar a pouca corrida tenho continuado a ser regular na natação. 

Nesta semana aproveitei o feriado para participar em mais um treino do Tri Jamor. Desta vez foi um duatlo na Marginal. Adorei o duatlo, e estou bastante ansioso por dia 21 juntar finalmente as 3 modalidades.

Segunda
 - n/a

Terça
 - [Natação] 500m: Sem muito tempo para treinar acabaram por ser apenas 500 metros.

Quarta
 - [Bike] Jamor - Oeiras 8 Km: Com a marginal fechada e a ser preciso chegar à Praia da Torre, eu e o Pires deixámos o carro no Jamor e fizemos logo de bicicleta o caminho até lá.


Chegados à Praia da Torre já estava montado o mini parque de transição onde "estacionámos" a bicicleta e ficámos a ouvir umas dicas sobre a melhor forma de colocar o material todo para fazer uma transição rápida. 
Uma das coisas que devia fazer era deixar logo os sapatos de ciclismo encaixados no pedais, mas acho que se o fizer, vou acabar a "abraçar o chão" assim que saia do parque de transição, por isso vou optar por os calçar antes de sair. 

 - [Run] Duatlo Corrida 1: 2,5 Km: Com toda a gente no local foi altura de começar o treino. O primeiro segmento seria de corrida e com uma distância curta. Sendo o primeiro segmento o grupo foi todo junto num ritmo já bastante vivo. 




Com os 2,5 Km de corrida feitos a uma média de 5:10 min /km, chegámos novamente ao parque de transição.

A primeira coisa foi logo por o capacete na cabeça, para não haver esquecimentos e consequente penalização. Para o processo ser mais rápido o capacete tinha sido deixado logo preso ao guiador com as fitas abertas. Depois descalçar os ténis de corrida, calçar os de ciclismo pegar na bicicleta e sair do parque. 

Julgo não ter demorado muito tempo nesta parte, mas também éramos só uns 20. Foi fácil encontrar a bicicleta e vínhamos de uma corrida e não da natação. Acho que depois de sair da água e correr pela areia até ao parque vou estar bem mais cansado.

 - [Bike] Duatlo Bicicleta: 20 Km: No segundo segmento deste duatlo iríamos fazer o percurso de ciclismo da prova de Sprint, ou seja íamos até Algés e voltávamos para trás. Como a marginal estava fechada e havia várias actividades tivemos direito a uma mota da PSP a abrir caminho à nossa frente :) 

Neste segmento fiquei surpreendido comigo mesmo. Consegui aguentar-me bem no grupo da frente, mas tenho noção que eles não iam a puxar como se fossem em prova. 


Fiz os 20 Km deste segmento a uma média de 26 Km/h. 

Quase a chegar ao parque de transição tentei armar-me em gajo que percebe de triatlo e comecei a descalçar-me em cima da bicicleta. Correu bem com o pé esquerdo, mas o direito não o consegui tirar do sapato. Resultado, entrei no parque de transição descalço, com um sapato preso aos pedais e o outro na mão :)

A transição 2 é mais fácil que a anterior e só tive de deixar a bicicleta, tirar o capacete e calçar os ténis de corrida. Para não perder tempo os atacadores estavam logo apertados, mas pelos vistos estavam de mais. Algo a ter atenção no dia da prova.

Calçado e sem capacete estava pronto para o ultimo segmento.

 - [Run] Duatlo Corrida 3 - 2,5 Km: Correr depois de pedalar é esquisito, as pernas parecem dois troncos que não se querem mexer e no inicio dá a sensação que estamos a correr lentamente e de forma estranha. Surpresa das surpresas, apesar dessa sensação quando olho para o relógio vejo que estou a ir abaixo dos 5 min/km.


Sendo uma corrida curta e apesar de ser já o 3 segmento da "prova" foi também muito rápida e feita quase toda no limite. Acabei com uma excelente média de 04:46 min/km.

 - [Bike] Oeiras - Jamor 8 Km: Depois do duatlo mais 8 Km de bicicleta para regressar ao carro. Desta vez já foi mais complicado dado que a Marginal estava cheia de gente.

Quinta
 - n/a

Sexta
 - [Natação] 1000m: Desta vez com mais tempo fiz o treino normal de natação com um total de 1000 metros. Apesar da distância do costume, fiz algumas coisas diferentes. Pela primeira vez consegui fazer 24 piscinas seguidas, e depois optei por fazer 4 series de 50 metros mais rápidas.

Sábado
 - n/a

Domingo
 - n/a

Boa Semana

2 comentários:

14ª Corrida do Oriente

No passado domingo participei pela quarta vez na Corrida do Oriente. É uma prova que gosto imenso de fazer e que apesar de não apresentar grandes dificuldades no percurso costuma ser feita debaixo de algum calor.

Tal como tinha dito antes, o meu objectivo para esta prova era atacar o Record Pessoal dos 10 Km mas logo de manhã vi que ia ser muito complicado. O treino do dia anterior no mar tinha-me deixado bastante dorido e cansado. 

Já sem ideias de atacar o record fui ter com os meus colegas de equipa à zona da partida. Depois de alguma conversa e de um curto aquecimento fomos aguardar pelo inicio da prova.


O inicio da prova foi lento. Não só pelas duvidas na minha capacidade de esticar muito o ritmo logo desde inicio mas também pela quantidade de gente que estava ao longo da estrada.

Com o passar dos quilómetros e o alargar do pelotão comecei também a aumentar o ritmo, ia confortável nos 05:30 e defini nesta altura que na impossibilidade de baixar o meu RP queria acabar a prova abaixo dos 55 minutos.

Continuava com duvidas se seria capaz de manter o ritmo mas a cerca de meio da prova aconteceu daquelas coisas difíceis de explicar. Sem saber bem porquê comecei a correr mais rápido.

Até ao final o ritmo foi sempre a melhorar com excepção do quilómetro 8. Não sei o porquê da pequena quebra neste quilómetro, talvez a falta de treinos mais rápidos ou o piso em pior estado nesta parte da prova. 

Passadas estas dificuldades voltei a impor um ritmo forte com o objectivo de acabar abaixo dos 55 minutos. 

Acabei por cortar a meta com um resultado bastante bom de 54:05 o que faz o meu melhor tempo nesta prova.



Mais uma vez a organização esteve impecável, 2 abastecimentos fixos e mais uns voluntários a caminhar por volta do Km 8 a oferecer águas, trânsito bem cortado e partida e chegada sem problemas. Depois de mais uma participação posso dizer que continuo a gostar bastante desta prova.

A minha prova:

3 comentários:

Resumo da Semana 01-06-2015 a 07-06-2015

20:44 4 Comments

Esta semana foi de balda, vim cansado do fim de semana em Nice e não me apeteceu fazer nada no inicio da semana. O final da semana já foi mais intenso com um treino de natação no mar e a 14ª Corrida do Oriente.


Esta semana também continuei com as idas de bicicleta para o trabalho. É algo que me sabe bastante bem e sempre são 6 Km por dia.


Segunda
 - n/a

Terça
 - n/a

Quarta
 - n/a

Quinta
 - Corrida + Reforço Muscular: Para o primeiro treino da semana fui ter com o João a Isa e o Vitor ao Inatel. O treino acabou por não ser só de corrida dado que depois do aquecimento fomos, primeiro para as escadas e depois para o relvado, fazer uma série de exercícios de Reforço Muscular. No final ainda acompanhei o João (que está a preparar o Challenge 3000) num quilómetro mais rápido à volta da pista e em rectas de 60 metros. 
Apesar de ter sido um treino com pouca corrida no dia seguinte estava mais dorido do que nos treinos ditos normais.

Sexta
 - n/a

Sábado
 - Natação Treino Mar: Aproveitando os treinos organizados pelo Tri Jamor para o Triatlo de Oeiras fui fazer a minha primeira experiência de natação em águas abertas. O dia estava óptimo, o mar calminho e a água a uns "excelentes" 15 graus! Como este vai ser o meu primeiro triatlo e o chamado wetsuit é caro, optei por não comprar nenhum. Para remediar comprei uma camisola de surf supostamente térmica. 

A organização dos treinos tinha montado no mar duas bóias, mais ou menos como vão estar no dia da prova. O primeiro exercício consistia em fazer o circuito que se vai fazer na prova. Depois de um aquecimento, foi altura de entrar na água e posso dizer que devo ter demorado tanto tempo a entrar na água como o que demorei a fazer o circuito a nadar. Depois de ganhar coragem para finalmente mergulhar, a dificuldade foi começar a nadar. O choque térmico foi tão grande que a respiração estava totalmente descontrolada, não conseguia inspirar / expirar normalmente e nadar crawl estava fora de questão. Fui nadando bruços e tentando o crawl de vez em quando, mas até à primeira bóia foi impossível.

Perto da bóia lá consegui atinar com a respiração e começar a nadar normalmente, mas ainda não estava tudo a 100%. Depois do problema da respiração o problema agora era a testa começar a doer-me quando punha a cabeça debaixo de água. Não sabia bem o que fazer por isso limitei-me a puxar a touca mais para baixo e a seguir.

Chegado à segunda bóia era só voltar para a areia. Aqui comecei a sentir a corrente. Sem dar por isso ia-me chegando para as rochas no lado direito, e tinha de parar e apontar novamente a trajectória para a praia. Mas não era dos piores, havia malta que estava mesmo a ir a direito para as rochas.

O meu sair da água deve ter sido bastante cómico para quem estava a ver. Quando me levantei e comecei a caminhar na areia parecia que estava com os copos. Não conseguia ir a direito.

O resto do treino foi treinar as entradas e as saídas da água. Repetimos umas três vezes cada exercício e foi bastante engraçado.

O balanço final desta primeira experiência em águas abertas é bastante bom. Tirando o frio inicial gostei imenso do treino. Espero que no dia da prova o mar esteja à mesma calminho mas de preferência um pouco mais quente :)

Ainda em relação ao wetsuit, em principio vou mesmo optar por não comprar. É que depois do choque inicial até aguentei bem. Provavelmente no dia da prova entro na água uns 30 minutos antes para tentar habituar-me e aquecer um bocadinho antes da prova começar.

Domingo

 - Corrida 14ª Corrida do Oriente: Depois do cansativo dia anterior estava apreensivo para esta prova. Mas no final até acabou por correr bastante bem e tive um resultado que me deixou satisfeito. O relato sai nos próximos dias.

Boa Semana

4 comentários:

Resumo da Semana 25-05-2015 a 31-05-2015

20:42 3 Comments

Com uma semana de atraso aqui vai o relato da ultima semana de Maio.

Segunda
 - n/a

Terça

 - Natação 1000m: Continuação dos treinos de natação, noto alguma evolução mas series longas, mas deve ser bastante diferente de nadar em mar.

Quarta
 - Corrida Treino Lento 5 Km: Com o treino que sabia que ia ter no dia seguinte optei apenas por fazer uma corrida curta e lenta.

Quinta

 - Corrida Escadinhas & Subidinhas 11 Km: Andava já à algum tempo com vontade de experimentar estes treinos organizados pelo João Campos e desta vez concretizou-se. Estes treinos são feitos pelas inúmeras escadinhas e subidas que existem em Lisboa o que faz com que não sejam treinos fáceis. Apesar da dificuldade diverti-me imenso, passei por várias zonas que não conhecia e acabei por me safar bem melhor do que pensava. É sem duvida um treino a repetir

Sexta

 - n/a

Sábado

 - Corrida Treino "Nice" 6 Km: Fui com a Rita visitar familiares a Nice e claro que os ténis faziam parte da "roupa" essencial para meter na mala. Consegui no sábado ao final da tarde encaixar um treino curtinho. Ao longo da baía existe um paredão enorme com imensa gente a correr, pedalar, andar de patins ou simplesmente a passear. É uma zona muito agradável e resultou nu, treino bem "Nice".

Domingo


Boa Semana

3 comentários: