VII Trail Nocturo da Lagoa de Óbidos

No primeiro fim de semana de Agosto desloquei-me a Óbidos para participar na VII edição do Trail Noturno da Lagoa de Óbidos. 

Cheguei a Óbidos por volta das 18:30 e fui logo tratar de levantar o dorsal, de seguida voltei para o carro para o guardar e fui dar uma volta pela vila e tratar de encontrar um sitio onde pudesse jantar antes da prova. 

Não queria comer nada de muito fora do habitual e quando encontrei um restaurante que tinha no menu "esparguete com atum" acabei por aproveitar visto ser uma receita já testada anteriormente e com sucesso.

Como tinha jantado cedo consegui ir calmamente para o carro equipar-me colocar as ultimas coisas na mochila e ir para o "jogo da bola": Local da concentração de atletas para a prova e onde seria dado o briefing.

No local da concentração encontro os meus colegas de equipa: Isa o Vitor e com eles estava o grande Filipe que aproveitei para finalmente conhecer pessoalmente. 

Depois de bastante tempo de espera durante o qual, soube posteriormente, (na altura não me apercebi de nada tal a confusão) que foi feito o briefing da prova e um minuto de silêncio em memória do João Marinho começamos a descer as ruas da vila até à entrada onde seria a partida oficial da prova.

Não posso dizer que tenha sido uma prova que tenha gostado particularmente. Prova com muito estradão, e apenas umas duas ou três zonas com subidas e descidas mais complicadas, inclusive algumas tinham de ser feitas com auxilio de cordas. Nestas zonas havia single tracks que se fosse de dia tinha-me aventurado a correr um pouco mais, mas de noite fui menino e tive receio de ficar ali estendido.

Acho que o interessante desta prova é o ser feita de noite. Acaba por ser diferente do habitual e tem outro tipo de dificuldades. Por exemplo achei que mesmo com o frontal o chão parece todo a direito, não sei se acontece com os frontais xpto que parecem farois, mas com o meu em alguns tipos de piso não se consegue perceber se está ali um desnivel ou não.

A minha prova correu dentro do normal, tendo terminado com mais alguns minutos do que o máximo das 4h a que me tinha proposto. Para alem ao fazer os 26Km desta prova disso atingi o meu máximo de distância em provas de Trail.

Não sei se voltarei a Óbidos, é uma prova que me deixa sentimentos mistos. Por um lado foi algo de diferente, por outro lado não consigo encontrar nada na prova que me puxe imediatamente para a repetir.

A minha prova:

6 comentários: