A caminho da Serra d'Arga 2015

Depois de ter feito a prova de 20 Km o ano passado, este ano andava indeciso entre ir novamente aos 20 Km ou aos 33. Esta indecisão prendia-se com o facto da prova de 33 Km não passar na parte do rio, que foi uma das partes que achei mais bonita. 

Entretanto quando começaram a aparecer noticias sobre as provas do Grande Trail da Serra d'Arga foi anunciada uma nova prova no sábado, um Sunset Trail. Ao saber que as provas de Domingo tinham um percurso igual ao do ano anterior optei por fazer novamente os 20 Km, mas para a ida lá acima compensar mais armei-me em parvo e inscrevi-me nas duas provas:

Sábado   19:00 - Sunset Trail 17 Km com cerca de 700D+



Confesso que quando vi este gráfico ri-me. Suspeito que não haja muitos momentos de descanso durante esta prova, ou se está a subir ou a descer. A ultima descida preocupa-me um bocado dado que é certo que já será feita de noite e não sei como é o tipo de piso. Se for como a descida final da prova de Domingo vai ser complicado. 

É uma prova para fazer com calma e cuidado para não chegar muito massacrado ao dia seguinte.

Domingo 09:30 - Trail Curto 23 Km com cerca de 1000D+




O percurso é praticamente igual ao do ano passado mas vamos ter direito a mais 3 Km na fase inicial e, segundo o gráfico, a mais 200+ de subida. 


A ideia era chegar lá com melhor forma do que o ano passado, mas tal como já referi noutro post acabei por não fazer o que queria durante o mês de Agosto e comecei a por em causa a participação na prova de Sábado. A verdade é que sei que fazendo o Sunset Trail é quase certo que vou sofrer mais no Domingo. A parte final a descer que já me custou o ano passado vai ser mais complicada este ano com o cansaço acumulado de 2 dias.

Continuo com duvidas, mas tenho sido incentivado a participar nas duas. Já que estou inscrito faço a prova no Sábado, e a de Domingo alinho também e faço o que conseguir fazer. Se não alinhar numa delas iria sempre ficar sem saber se não teria conseguido fazer esta dose dupla.

Agora vou acabar a mala, pôr-me a caminho de Arcos de Valdevez e "experienciar" a vindima durante quinta e sexta para ficar melhor preparado para as provas.

4 comentários:

Meo Urban Trail 2015 - Lisboa

17:00 3 Comments

No passado fim de semana participei novamente (já tinha feito a primeira edição) no Meo Urban Trail de Lisboa. Esta prova não estava nos meus planos, muito devido ao que eu considero exagerado preço de inscrição, mas com a oferta de um convite decidi de aproveitar. 

Apesar de ser apenas a uma semana do Grande Trail da Serra d'Arga fui ao local da partida no Terreiro do Paço com a ideia de esticar o ritmo ao máximo que conseguisse. Já que não tinha treinado o suficiente, ia fazer da prova um treino bem duro.

Na primeira edição lembrava-me que assim que se chegou às primeiras subidas e escadas mais estreitas houve logo engarrafamentos, por isso e para conseguir fazer um ritmo mais elevado tentei posicionar-me mais à frente do que costumo fazer nas outras provas. Para alem disso o objectivo era aproveitar o terreno plano do primeiro quilómetro e fazê-lo mais rápido que o habitual.

Esta estratégia resultou bem, e assim que foi dada a partida arranquei a todo o gás (média do 1º km - 05:18 min/km). Pouco depois estávamos na primeira subida da noite que nos ia levar ao miradouro de Sta. Catarina. Claro que o ritmo baixou mas consegui manter-me sempre em corrida. Depois de descer umas escadinhas,  nova subida, desta vez a atravessar todo o Bairro Alto e mais uma vez consegui manter-me sempre em corrida.

A seguir vinha uma fase mais calminha, primeiro com a descida do Elevador da Glória onde abusei um bocadinho, em vez de usar a descida para recuperar como tinha pensado,  mandei-me por ali abaixo o mais rápido que consegui (foi 03:40 min/km).

Seguiu-se uma passagem pelo metro dos Restauradores, algo que seria estranho numa prova normal, mas que nesta até parece normal e logo a seguir a subida pelo Elevador e Escadinhas do Lavra onde pela primeira vez me meti a caminhar.

No jardim do Tourel estava o primeiro (e único? pelo menos não vi mais nenhum) abastecimento. Nova descida e nova subida até ao Campo Mártires da Pátria, aliás toda a prova foi assim, subidas, descidas e escadas.

Depois de nova passagem pelo metro, desta vez no Martim Moniz, sabia que íamos entrar na parte mais complicada da prova. Sempre a subir fomos dar às escadas da Sra do Monte que tão bem conheço dos treinos "Escadinhas e Subidinhas". Estas escadas são bastante complicadas mas a vista lá em cima compensa todas as dificuldades. 



Faltava ainda enfrentar o famoso Caracol da Graça e depois sim dava para descansar um pouco antes das ultimas dificuldades nas escadas da Mouraria e do Castelo. 

Nesta altura já fazia praticamente todas as escadas a caminhar, mas assim que chegava ao fim voltava a correr. Apesar de começar a sentir as pernas mais pesadas continuava a sentir-me bem, o único problema era a sede. Estava a contar com um segundo abastecimento que ou não havia ou não o encontrei.

As ultimas escadas (Escadas de São Crispim) foram feitas em grande esforço, mas sabia que eram as ultimas, restava agora embalar na fase final. Foi isso que fiz, aproveitei a descida e mandei-me para um último km a um ritmo perto dos 5 min/km.

Cortei a meta com um tempo final de 01:13:11 e muito satisfeito com o meu desempenho. Tinha ideia de ter ficado "bem colocado" na classificação e ao contrário do que costumo fazer noutras provas, nestas fui ver as classificações finais. Acabei em 526 em cerca de 1800 classificados o que para mim não foi nada mau.

Gostei imenso de fazer esta prova o percurso é duro, mas para compensar não se dá pelos quilómetros a passar. Prefiro percursos assim do que aqueles junto ao rio para trás e para a frente. Durante a prova vi voluntários extremamente simpáticos em todas as mudanças de direcção e nunca senti dificuldade em perceber para onde ir. 

No entanto há também alguns pontos onde acho que se pode melhorar. Fui levantar os dorsais logo no primeiro dia e estive cerca de uma hora em 2 filas, primeiro para o dorsal e depois para o kit, julgo que o processo devia ser feito de outra forma mais célere. Durante a prova só vi 1 abastecimento o que me parece insuficiente para uma prova destas e na parte final julgo que faria sentido criar dois corredores distintos para corrida e caminhada para evitar atropelamentos na recta da meta.

Fiquei com vontade de fazer o Urban Trail de Sintra em Outubro e de voltar a fazer o de Lisboa para o ano, no entanto ainda vou pensar se vale a pena pagar o que considero o elevado custo da inscrição nestas provas.

A Minha Prova:

3 comentários:

39º Meia Maratona de São João das Lampas

Tenho andado com pouca motivação para correr. A paragem no inicio de Agosto mandou-me um bocado abaixo, a boa forma que tinha acabou por ir desaparecendo, o que fez aumentar a minha preocupação em relação à forma como vou enfrentar duas provas seguidas na Serra d'Arga.

Essas duas provas deviam servir como objectivo para treinar ainda mais e tentar compensar o tempo de paragem mas não aconteceu. Nos últimos tempos ao ver que dificilmente vou fazer o que queria nessas provas desmotivei e fiquei ainda com menos vontade para treinar.

No dia da Meia das Lampas, passei o dia a dizer à Rita que não estava com muita vontade de ir correr, especialmente uma Meia Maratona, e que provavelmente ia fazer só a 1ª parte da prova ficando-me pelos 13 Km. Ela não deixou, insistiu sempre para fazer a prova toda e que eu era capaz. (fast-forward: ao passar ao km 13 não podia ficar lá e dizer que não me tinha apetecido continuar).



Para alem da falta de vontade e das dúvidas sobre a minha forma para correr 21 Km estava preocupado com o vento que se fazia sentir e a possibilidade de ficar, tal como em 2013, cheio de frio nos quilómetros finais.

Quando cheguei a São João das Lampas, encontrei-me com o João, a Isa e o Vitor que quando me ouviram dizer que se calhar só fazia os 13 Km disseram logo o mesmo que a Rita. Não fazia nada só 13 Km, tinha de fazer a prova toda. 

Começámos a prova devagarinho e depois da volta pelo largo éramos praticamente os últimos atletas. Nada de grave, a prova é longa e complicada por isso mais valia começar com calma e aguentar tudo até ao final. Este atraso inicial até deu jeito já que acabou por resultar numa boa foto.


A Rita tinha-me deixado em S. João das Lampas antes da prova e ao Km 3 lá estava ela para dar uma força extra antes de uma das subidas :) Depois de doping em forma de beijinho, a subida até passou mais facilmente do que eu pensava. Aliás durante quase toda a provas as subidas não custaram tanto como eu pensava que iam custar.

Entre subidas e descidas fomos fazendo o percurso do costume ate à passagem em São João das Lampas. A meta estava na rua do lado e nós a fugir dela para fazer ainda mais cerca de 8 quilómetros. Nesta altura fisicamente estava bem e não ia ficar acabar a prova ali só porque não me tinha apetecido continuar.

Nesta altura os quatro 4 ao Km presentes ainda seguiam todos juntos, mas aos poucos eu fui ficando para trás. As pernas até que estavam boas mas estava a começar a sentir-me desconfortável, digamos que na zona abdominal.


A situação ia piorando e eu ia olhando à volta a ver como é que podia resolver o problema. Não faltavam zonas de descampado à volta da estrada mas lenços é que não havia e não me apetecia ter de deixar o dorsal abandonado a meio caminho. Fui-me aguentando com a ideia de que nos anos anteriores tinha visto algures naquela zona um café... estava enganado!

Ia-me contorcendo e correndo mais devagar mas a situação não melhorava, a dada altura tive mesmo de ir a caminhar durante um bocado e confesso que pensei seriamente em pedir para fazer uma visita a casa de uma das várias pessoas que estavam às suas portas a ver e incentivar os atletas que passavam.

Acabou por não ser necessário. Num cruzamento por volta do Km 17, vejo o que me pareceu um café, paro o relógio, entro e ... Era um talho! Bem já que ali estava mais valia perguntar pela casa de banho, que por acaso havia mas estava avariada. Acabaram por me indicar o café que era mesmo ao lado. 

A casa de banho do café (Café "O Pesquita") estava a funcionar e em poucos minutos ficou o problema resolvido :)

Curiosamente esta situação é uma das preocupações que costumo levar para as provas, mas até à data nunca tinha acontecido. Para as provas de trail já ando com um pacote de lenços na mochila, para as de estrada vou ter de pensar em alguma coisa para desenrascar.

Quando voltei à estrada (ainda ouvi um "olha lá vai ele" dos fregueses que estavam a porta do café) estavam a passar o Nuno e a Sandra. Aproveitei logo a boleia deles para ir até ao final. Ainda voltei a sentir a barriga a queixar-se mas acabei por chegar ao fim da prova sem mais problemas.

Depois da ultima subida aconteceu o que tinha previsto no inicio, ou seja fui (eu e todos os outros claro) com vento de frente, mas acabei por não sentir frio como tinha receio no inicio. Cruzei a meta com um tempo oficial de prova + café de 02:16:34 e com tempo real (marcado no relógio) de 02:12:34 (curioso, paragem exacta de 4 minutos).

Acabei por fazer a prova toda e para alem disso fiz um tempo bem melhor do que julgava ser possível. Não estou com a preparação que queria estar para o Grande Trail da Serra d'Arga mas este resultado acabou por me deixar um pouco mais motivado.

Em relação à organização da prova mais uma vez nada de negativo a apontar. Prova com menos gente do que as Meias Maratonas mais conhecidas, mas de resto maior em tudo. A simpatia de toda a gente, o apoio, o preço da inscrição, a zona e mesmo o percurso duro mas mais motivador do que muitas outras fazem desta meia maratona (para mim) uma prova a não perder.

A minha prova:

2 comentários:

1º Duatlo do Jumbo

Depois de no ano passado ter feito os 10 Km da corrida do Jumbo no Autódromo do Estoril, este ano voltei mas para participar no duatlo.


Apesar de o duatlo ter menos uma modalidade (não há componente de natação) continua a ser composto por três segmentos. Começamos por fazer corrida, depois a componente de ciclismo e para terminar faz-se novamente uma corrida. A prova em que eu participei foi a prova aberta que tinha as seguintes distâncias: 2 Km Corrida + 8 Km Ciclismo + 1 Km Corrida.

Sendo as distâncias tão curtas combinei com o João Pires irmos logo de Lisboa de bicicleta e no final da prova voltar também a pedalar. Deste modo conseguíamos fazer mais cerca de 30 Km para cada lado o que dava já um total jeitoso.

Lisboa - Autódromo
Por volta das 7:15 da manhã estava a sair de casa para ir até à Pontinha onde o Pires estaria à minha espera. As pernas ainda estavam doridas do treino de corrida do dia anterior (17Km 500m+) mas com o passar dos Km's foram ficando mais soltas.



No percurso de ida optámos por ir "por dentro". Havia pouco trânsito àquela hora e chegámos ao autódromo sem problemas cerca de 1 hora e 26 minutos depois e já com 29,4 Km's. 



Segmento 1 - Corrida: 09:18 média de 4:50 min/km
Com uma distância tão curta o ritmo tinha de ser alto logo desde o inicio. Arranquei o mais rápido que consegui mas mesmo assim dei por mim no fim do pelotão. Não desanimei e consegui manter-me sempre num ritmo alto para o que tinha planeado inicialmente (tinha planeado 05:30 min/km).


O percurso consistia em dar duas voltas na zona das boxes, e na segunda volta fui conseguindo passar alguns atletas. Na aproximação para a zona de transição tentei reduzir um pouco o andamento e recuperar o fôlego para o segmento de ciclismo.

Transição Corrida - Ciclismo: 00:49
Na altura tudo me pareceu muito rápido mas a verdade é que demorei quase 1 minuto. Entrei a correr, descalcei-me rápido e talvez tenha demorado um pouco a calçar os sapatos de ciclismo. Depois foi só pegar na bicicleta e correr com os sapatos de encaixe (não dá jeito nenhum) até ao fim do parque.




Segmento 2 - Ciclismo: 15:51 média de 30,9 Km/h
É giro pedalar num autódromo onde normalmente só andam carros e motas a alta velocidade.

Deu-me um gozo enorme poder "acelerar" por ali fora e tentar fazer sempre a trajectória certa nas curvas para ganhar algum tempo. Fui sempre o mais rápido que consegui e passei imensa gente neste segmento, mas também fiz tudo praticamente sozinho. Durante as duas voltas que dei ao percurso não consegui encontrar nenhum grupo que fosse com um andamento semelhante ao meu, ou iam mais rapido e não conseguia lá chegar ou mais lentos e eu acabava por preferir ir sozinho

Tal como tinha visto o ano passado na corrida do Jumbo o percurso não é plano e tem duas zonas de subida. A primeira para a recta interior faz-se bem, mas a segunda subida na zona da "shikane" já é mais complicada e obrigava a levantar da bicicleta. Depois era recuperar um bocadinho até a curva da parabólica e voltar a acelerar na entrada da recta da meta.


Infelizmente eram só 8 quilómetros e ao fim da segunda volta estava na altura de voltar a entrar no parque de transição.

Transição Ciclismo - Corrida: 00:40
Esta transição foi um pouco mais rápida que a outra, não sei porquê. Entrei a correr calçado (ainda não sei descalçar-me em cima da bicicleta), e chegado ao meu local, foi só trocar os sapatos de ciclismo pelos ténis e preparar-me para sair. Só quando estava a acabar de calçar os ténis é que me lembrei que convinha tirar o capacete.

Segmento 3 - Corrida: 04:48 média de 4:51 min/km
Mais um arranque muito rápido, mas rapidamente percebi que não dava mais, queria chegar-me ao atleta que ia à minha frente mas não conseguia mesmo forçar um andamento mais rápido. 


Acabei por gerir o ritmo até ao final com o objectivo de fazer este ultimo segmento a uma média inferior a 5 min/km o que consegui.




Antes da prova não tinha pensado em tempos finais, queria fazer tudo o melhor que conseguisse e esse objectivo foi claramente cumprido. O tempo final foi de 31 minutos e 28 segundos.


A Minha Prova:


Autódromo - Lisboa


No regresso optámos por ir pela Marginal, o percurso seria mais plano e dava para descansar um bocadinho. Neste regresso a casa já sentia o cansaço acumulado nas pernas mas ainda faltava a parte final. Ou subia pelo Restelo, entrava em Monsanto e descia do outro lado, ou então ia até ao Terreiro do Paço e subia até ao Saldanha. Para evitar as linhas de eléctricos e o trânsito adicional dessa zona fomos pelo Restelo.


A subida é bastante longa mas devagarinho lá consegui aguentar-me até ao final. O pior foi quando virámos à esquerda para dentro de Monsanto. Era uma subida curta e não era especialmente inclinada mas estive quase quase a ter de pôr o pé no chão. Mesmo na mudança mais leve foi um sacrifício enorme fazer aqueles 200 metros de estrada.




Balanço Final
O balanço final da prova é extremamente positivo. A organização esteve impecável, levantamento de dorsais sem problemas, percurso bem marcado e com os km's certinhos e uma enorme variedade de produtos oferecidos no final. 


Pessoalmente gostava que as distâncias dos segmentos fossem um bocadinho maiores, mas compreendo que para quem quer experimentar um duatlo sejam as indicadas. É uma boa forma de permitir à maior parte das pessoas experimentar juntar duas modalidades.


Fotos e Classificações:

2 comentários:

Resumo Mensal - Agosto 2015

13:30 9 Comments

O mês de Agosto acabou por não ser nada do que eu queria. Depois da prova de Óbidos tinha decidido tirar uma semana sem fazer nada, uma espécie de férias do desporto. Ia ser só uma semana e depois retomava em força os treinos para as 2 provas na Serra d'Arga. 

Pois a semana de férias transformou-se em duas semanas e meia. Se os primeiros 7 dias de paragem foram previstos os seguintes já foram forçados. Apanhei uma virose qualquer que me deixou com febre e diarreia. Depois disso foram mais alguns dias com bastantes dores nas costas que me deixaram completamente parado.


Quando voltei aos treinos claro que a forma já não estava como antes e em vez de treinar mais para compensar acabei por desmotivar e correr menos.

O resultado foi o meu pior mês do ano.

Calendário do mês de Agosto:

Número de Actividades em Agosto 2015:



Número de Km's em corrida - Agosto 2015:



9 comentários: