8ª São Silvestre de Lisboa

Fazer uma prova no dia 26 de Dezembro pode parecer uma ideia um bocado parva, especialmente no meu caso tendo em conta o que comi no dia 24 e 25. Mas a inscrição estava feita, e para piorar ainda a situação o objectivo estava definido e era ambicioso: baixar novamente dos 50 minutos.

Como de costume fui de metro até ao Marquês e fiz o resto a correr para servir logo de aquecimento. Este ano tinha a vantagem de ter conseguido um tempo inferior a 50 minutos numa prova anterior e como tal consegui o dorsal para sair na zona de sub-50 :)



Deu bastante jeito poder sair um pouco mais à frente mas mesmo assim ainda apanhei muita confusão na fase inicial da corrida.




Nesta prova, e ao contrário das outras duas em que fiz tempos próximos do minuto 50, optei por tentar começar logo abaixo dos 5 min/km para ir ganhando vantagem que me permitisse fazer a subida da Avenida da Liberdade mais relaxado com o tempo.

A estratégia estava a ser um sucesso. Sentia-me bem àquele ritmo e sem me sentir a ir no limite. 

Até chegar ao Km 5 fiz os seguintes parciais: 04:49 / 04:56 / 04:59 / 04:58 / 04:58.

Quando cheguei a meio da prova a distância no relógio estava praticamente igual aos grandes balões iluminados que marcavam cada Km e nesta vi que levava cerca de 20 segundos de vantagem para os 50 minutos finais. As coisas estavam bem encaminhadas até que...


Já não sei se foi ao Km 6 ou ao Km 7, mas a dada altura, ganhei mais uns 100 metros em relação aos marcadores (não sei porquê nem como), e a vantagem que levava a meio da prova passou a desvantagem. Se ao Km 5 tinha ficado mais relaxado aqui comecei a stressar um pouco.

Faltava a pior parte da prova e ainda por cima ia já com um atraso que não ia recuperar a subir. 

Penei muito na subida para o marquês, aqui sim já fui sempre no limite e a tentar não perder demasiado tempo, mas claro que nesta subida é inevitável.

Entrei no último quilómetro sem saber se ia ou não conseguir, tinha de o fazer a menos de 04:30 min/km, o que vale é que era tudo a descer.

Mandei-me por ali abaixo o mais rápido que as pernas conseguiam, a cabeça queria mais mas o corpo já não dava.

A meio da descida vi algo que me mandou um bocado abaixo, no sentido ascendente da Avenida estava um atleta caído e o pessoal que estava a descer foi dali até à meta a gritar por uma ambulância e por ajuda.

Quanto à minha descida desenfreada, permitiu-me fazer o último Km a 04:13 e cortar a meta com o tempo final de chip de 00:49:39.



Não foi um novo record pessoal, mas foi a segunda vez que baixei dos 50 minutos e num dia que pensava que ia ser complicado. 

Quanto à prova em si, apesar de este ano ter saído mais à frente apanhei ainda alguma confusão na parte inicial. Mesmo assim julgo que os blocos de partida e as partidas por vagas (separadas por alguns minutos) é uma óptima iniciativa para permitir que as 12.000 pessoas consigam escoar de forma menos confusa.

A Minha Corrida:

O meu histórico nesta prova:



Edição Data Distância Tempo Chip Média Km 5 Km 10
2015-12-26 10,13 00:49:39 04:54 00:24:41 00:49:09
2013-12-28 10,08 00:56:22 05:35 00:28:39 00:56:05
2012-12-29 10,04 00:56:32 05:38 00:27:00 00:56:21
2011-12-31 10,08 00:58:54 05:51 00:27:30 00:58:34

1 comentários:

1ª São Silvestre de Sta Maria Maior

Este Domingo participei na edição inaugural da São Silvestre de Sta. Maria Maior e espero que tenha sido a primeira de várias participações.

Estava bastante curioso para esta prova uma vez que iria ter um percurso um pouco diferente do habitual em Lisboa. Esse percurso acabou por ser realmente diferente dado que não teve os 10 Km anunciados mas sim cerca de 7,5 Km. Falha bastante aborrecida, mas é realmente a única coisa negativa que tenho a apontar.

Domingo bem cedo encontrei-me no Terreiro do Paço com o João a Mafalda, a Sandra e o Nuno e subimos calmamente a pé até ao local da partida. 



No inicio da prova iríamos descer até à Rua da Prata pelo mesmo percurso do famoso Eléctrico 28. O piso nesta primeira descida está em muito mau estado e era preciso descer com cuidado para não haver nenhum azar.

A minha ideia para esta prova era de a fazer mais calmamente do que as anteriores até porque pensava que o percurso seria um pouco acidentado. Depois de fazer a viragem na Av. Almirante Reis para o terceiro Km de prova vi que estava a fazer uma boa média, e que me sentia bastante bem, foi ai que optei por continuar a puxar e ver se baixava novamente dos 50.

Depois de mais uma viragem na zona dos Restauradores passámos para a subida mais complicada da prova (e única): Rua do Carmo + Rua Garret. Fiz a subida sem perder muito tempo e quando passei ao Km 5 ia com 25:22, era um bom prenuncio para o que ainda faltava.

Foi ao chegar ao Cais do Sodré que me comecei a aperceber que tendo em conta o que faltava do percurso anunciado, a prova não teria os 10 Km anunciados mas sim bem menos. Na altura fiquei um pouco desapontado e equacionei se valia a pena continuar a esticar mas tendo em conta que ia bem optei por continuar.

Estou convencido que se a prova tivesse os 10 Km tinha mais uma vez baixado dos 50 minutos. Fiz os últimos 3 Km de prova a médias de 04:55 min/km o que, se não quebrasse até ao final, me permitia recuperar o 22 segundos que tinha a mais aos 5 Km.

A meta apareceu quando o relógio marcava 7,63 Km e um tempo de 00:38:05.



Fiquei bastante satisfeito com a minha performance e com a prova. Tirando a questão da distância foi agradável fazer uma prova em Lisboa com um percurso diferente e onde a organização esteve bastante bem tendo inclusive dois abastecimentos ao longo da prova.

Não sei se é uma prova que se vai repetir para o próximo ano mas se for tentarei estar presente.

A Minha Corrida:

3 comentários:

58º GP de Natal

Com o objectivo dos sub-50 conseguido na semana anterior, a ideia para esta prova passava por tentar manter-me abaixo desse tempo. Não queria ir com expectativas de baixar novamente o meu RP de 49:21, se fizesse novamente sub-50 já ficava contente.

De manhã tive a habitual indecisão da quantidade de roupa a levar vestida. Pensei que tivesse mais fresco do que estava e fui com duas camisolas: uma de manga comprida, uma de manga curta e ainda as luvas. Acabei por me arrepender. Não estava frio nenhum, pelo contrário estava até bastante abafado e passei grande parte da prova com calor.

Depois de me encontrar com os restantes colegas de equipa fomos posicionarmos-nos para a partida (sim, faltou o aquecimento). O problema foi a quantidade de gente que já lá estava e que nos fez ficar muito para trás o que, no final, acabou por deixar marca. Nunca pensei que estivesse tanta gente inscrita.

Dois minutos depois de ser dada a partida estava a passar o pórtico e a começar a correr mas com tanta gente à frente, e um ligeiro afunilamento na estrada, não consegui começar logo ao ritmo que queria e acabei por perder algum tempo que me fez falta no final.

Passando para a Av. da República já havia mais espaço e consegui meter um ritmo mais próximo do que tinha planeado mas mal tinha entrado no ritmo aparece o primeiro túnel. 

Aproveitei a descida para embalar um bocado e sei que passei por alguém que me chamou, e a quem só acenei, peço desculpa mas não consegui ver quem era nem responder a tempo. 

Sai do túnel em direcção ao Saldanha e nesta primeira passagem por aqui ainda ia bem. Aos poucos começava a aquecer mas também começava a perceber que não me sentia tão bem como na semana passada. 

A prova continuava agora em direcção ao Campo Grande com novas passagens pelos túneis, no total foram 7 passagens, e apesar de ser não terem grandes subidas acabam por ir deixando marca, principalmente o ultimo túnel de cada lado. 

Segundo o meu relógio passei ao Km 5 com um tempo de 25:07. 7 Segundos acima da marca pretendida mas melhor do que estava à espera. Mas claro que com tanto túnel o sinal GPS estava todo marado e a distância não estava correcta. As marcas dos Km's começavam a aparecer a mais uns 150 / 200 metros do que o relógio marcava. Ou seja aos 5 Km reais tinha um pouco mais de 1 minuto a mais do que o marcado no relógio.



Não estava a conseguir aumentar o ritmo e por isso tentei só chegar ao Saldanha sem perder mais tempo para que na descida para os Restauradores recuperar o atraso que levava. Até ao ultimo túnel ainda consegui manter-me com o tal minuto de desvantagem, mas a saída do último túnel e o falso plano até ao Saldanha mandaram-me um bocado a baixo e perdi mais uns segundos.

Quando comecei a descida tinha cerca de minuto e meio para recuperar, ou seja tinha de fazer cerca de 2 km a menos de 04:30 min/km ... e pernas para isso?

Eu bem tentava acelerar mas estava muito complicado, o penúltimo km acabou por ser feito a 04:42 e o ultimo a 04:22. No fim da Av da Liberdade já via a meta lá ao fundo e o tempo no relógio a desaparecer, 30 segundos... 20 segundos... 10 segundos... mas já não dava. 

Cortei a meta com um tempo final de 50:10. Fiquei um pouco frustrado por não me conseguir manter nos Sub-50, mas a verdade é que senti que tinha dado tudo o que tinha nesta prova. 


É verdade que perdi tempo no inicio por ter saído tão atrás e que o não ter aquecido pode também ter tido alguma influência mas acho que simplesmente não estava num dia tão bom como na semana passada.

Depois desta prova começa a época das São Silvestres, a primeira de quatro que vou fazer é já domingo dia 20 - São Silvestre de Sta Maria Maior. Estou bastante curioso com o percurso desta prova, já que vai ser diferente do habitual em Lisboa, no entanto devido a essa particularidade do percurso não será uma prova para bons tempos.

A próxima tentativa de fazer sub-50 está marcada para dia 26 de Dezembro na São Silvestre de Lisboa.

A Minha Corrida:

2 comentários:

Resumo Mensal - Junho 2015

21:45 0 Comments

E é no final de Julho que faço o resumo de Junho, nada mau e bem dentro do tempo :)

Junho foi até agora o mês com menos quilómetros de corrida feitos no ano. Mas no entanto isso tem uma justificação: foi o mês em que fiz a estreia no triatlo. Os treinos neste mês dividiram-se mais entre Natação e corrida.

Apesar dos poucos km's de corrida ainda participei na corrida das Fogueiras no fim do mês onde tirei cerca de 3 minutos ao meu record pessoal dos 15 Km.

Resumindo foi um excelente mês :)

Calendário de Junho 2015:













Número de Actividades: 25
  • Corrida: 13
  • Natação: 6
  • Ciclismo: 6

Km's de Corrida: 72,91 Kms
  • Treino: 44,92
  • Provas: 27,99













Duração:
  • Corrida: 07:57:47
  • Natação: 02:07:25
  • Ciclismo: 02:14:29

Desnível Positivo: 609+

Reforço Muscular: 0



0 comentários:

Resumo Mensal - Julho 2015

21:45 3 Comments

Depois de ter feito menos quilómetros no mês de Junho, este mês voltei aos números habituais, apesar de não ter tido qualquer prova.

Calendário de Julho 2015:


Número de Actividades: 18
  • Corrida: 10
  • Natação: 5
  • Ciclismo: 0
  • Reforço Muscular: 3

Km's de Corrida: 112,64 Kms
  • Treino: 112,64
  • Provas: 0

Duração:
  • Corrida: 13:10:54
  • Natação: 02:00:06
  • Ciclismo: n/a
  • Reforço Muscular: 00:31:26
Desnível Positivo: 2239 m+

3 comentários:

Resumo Mensal - Novembro 2015

12:19 1 Comments

O mês de novembro marcou o regresso aos treinos regulares. Já não fui a tempo de treinar para a Meia Maratona por isso virei a atenção para baixar o meu tempo aos 10 Km. 

Essa mudança de foco acabou por dar resultados dado que acabei o mês baixando o meu RP aos 10 Km para os 51 minutos. 

Este mês fui também a uma consulta de nutrição com a Filipa Vicente para ver se finalmente consigo perder peso. Ando à demasiado tempo a tentar chegar aos 77 Kg pelo menos. Com o objectivo que tenho para o próximo ano dava-me realmente jeito perder algum peso.

Calendário de Novembro


Número de Actividades de 2015


Número de Km's de 2015


Peso Novembro: 80,5

1 comentários:

10 Km dos Descobrimentos (Correndo nos, e a, 4 ao Km)

Inicialmente estava inscrito para a meia maratona e o objectivo era atacar as duas horas. Mas como quase não treinei em Outubro e em Novembro não fiz nenhum treino longo para enfrentar os 21 Km, achei melhor mudar a inscrição para os 10, e ainda bem que o fiz!

Foi com bastante nevoeiro e frio que fui de manhã para Belém onde se ia realizar a prova. Desta vez não ia com o "bom felling" que tinha da semana passada e estava um pouco desconfortável com o frio que se sentia. 

Depois de um bom aquecimento fui para o local da partida, onde acabei por ficar mais atrás do que pretendia inicialmente.

Felizmente a zona da partida era bastante larga e consegui, com rapidez, ultrapassar uma série de gente e acelerar para um ritmo no qual me sentia confortável. Nunca tinha feito esta prova mas sabia que o início seria a subir. Foi por isso pensei que o tempo que perdesse seria compensado depois na descida, o que acabou por não ser necessário dado que subi bastante bem.

Tal como na semana passada, aproveitei a descida ao terceiro quilómetro para tentar embalar para o resto da prova. Com este quilómetro feito a 04:49, e os dois seguintes (quarto e quinto) a 05:04 e 04:56 respectivamente, comecei a ter ideias parvas e a pensar "Queres ver que...". Deve ter sido a prova em que mais vezes olhei para o relógio :)

Desta vez a distância do relógio estava a bater quase a 100% com os marcadores de Km's e com o pensamento no sub-50 a tornar-se cada vez mais forte, estava curioso para ver o tempo com que ia passar na placa dos 5.

O relógio marcou aos 5 Km 25:05, mas tinha uma diferença de alguns metros para a placa, o que significava acrescentar mais ou menos uns 10 segundos. Ou seja tinha de tirar 15 segundos na segunda metade da prova, e de preferência mais alguma coisa para ter alguma margem de manobra.

Não havia volta a dar, da maneira que a prova estava a correr ia tentar logo ali fazer sub-50. Fui sempre a dar tudo o que tinha e nos dois quilómetros até à viragem consegui manter o ritmo que levava. Com os quilómetros 6 e 7 feitos a 04:56 e 05:01 tinha conseguido recuperar um pouco do tempo de que precisava.

Depois da viragem ia passar a estar a favor do vento, que, apesar de não estar a soprar com muita força, é sempre preferível quando não é frontal. Cada vez mais motivado com o tempo que poderia fazer continuei a esticar.

Fiz o quilómetro 8 a 04:52. Nesta altura ia com 39:54, ou seja já estava 5 segundos abaixo do tempo que precisava, mas a prova ainda não tinha acabado e queria ter mais tempo de margem para o caso de acabar com mais do que os 10 Km certos.

Quilómetro 9 feito a 04:49. Tempo de 44:43 já estava 16 segundos abaixo do objectivo. 

Ao entrar no ultimo quilómetro comecei a convencer-me que ia ser hoje, que ia conseguir fazer um tempo inimaginável para mim há uns meses atrás. 

Na ultima viragem para a meta estava o João a assistir e a incentivar para os últimos metros de prova. A média deste ultimo quilómetro estava nos 04:33, os sub-50 iam ser uma realidade. Ao aproximar-me da meta vi que o cronómetro do tempo oficial estava ainda no minuto 49, o que me fez fazer um sprint final para já agora terminar também com um tempo oficial abaixo dos 50. Foi o que aconteceu!

Tempo Final - 49:47
Tempo Chip - 49:21

Fiquei extremamente satisfeito, mal conseguia acreditar, não só foi abaixo dos 50 como até já foi mais próximo do minuto 48. 


Sinceramente há uns meses atrás não acreditava que conseguisse baixar o meu tempo para o minuto 49, pelo menos para já. Queria baixar o meu record de 53:05 para o minuto 52, mas depois da prova da semana passada comecei a acreditar que era possível baixar ainda mais. O resultado apareceu hoje.

No espaço de duas semanas baixei dos 53:05 para 49:21. Para a semana há o GP de Natal, prova onde tinha pensado atacar os sub-50. A primeira vez já a consegui hoje, a ver se para a semana consigo repetir a graça :)


A minha corrida:

10 comentários:

Divulgação - São Silvestre de Sta Maria Maior

Hoje venho divulgar uma prova para a qual não tenho visto grande publicidade e que pelo que me parece pode ser bastante interessante. Sim é mais uma São Silvestre e mais uma corrida em Lisboa, mas com um percurso diferente de todas as outras provas aqui realizadas.

Não sou grande fã das corridas feitas junto ao rio em que se faz 5 Km para cada lado em intermináveis rectas. O percurso desta prova deverá ser muito mais interessante, passando por zonas onde as outras provas de Lisboa não passam. Claro que não será uma prova para bater records, mas será certamente muito menos monótona.


Informações da Prova (carregar para abrir) 

Percurso retirado do regulamento:

1 comentários:

2.ª Corrida Juntos Contra a Fome

Como tinha dito num post anterior, o meu objectivo até ao final do ano é baixar o meu record pessoal aos 10 Km (53:05). Para alcançar esse objectivo tenho várias provas de 10 Km marcadas até ao final do ano e no passado sábado foi a primeira dessas provas: a Corrida Juntos contra a Fome.

Durante a manhã de sábado lembro-me de a dada altura pensar "Estou com um bom feeling para hoje". Não sei porquê mas foi o que senti na altura.

O resto do dia passou-se normalmente e perto da hora da prova fui com a Rita e uma amiga (que iam fazer os 5 Km da caminhada) para a Praça do Comércio. 

Assim que cheguei lá encontrei-me com o João Lima e depois de uma foto com alguns amigos fomos fazer um curto aquecimento-




Visto esta ser a primeira de uma série de provas de 10 Km, não ia com o objectivo de baixar já o tempo, o que aliás comentei com o João enquanto subíamos para o Marquês do Pombal. Na sequência da conversa ele pergunta "Então e porque não hoje?". Era realmente uma boa pergunta, à qual lhe respondi "Seria uma boa surpresa, mas realmente porque não hoje<'".

Imediatamente, e aproveitando o embalo da descida o João começou a puxar e eu segui atrás dele. Na passagem pelos Restauradores aproveitei o embalo ganho na descida e com os incentivos do João acabei por prosseguir sozinho.

Estava realmente a sentir-me bem, principalmente tendo em conta o ritmo a que ia, que era bem mais rápido do que costumo fazer.



Com o passar dos quilómetros estava a conseguir manter-me a uma média de cerca de 05:10 min/Km, mas o meu medo era, como sempre, estoirar e arrastar-me até ao final. 

Perto dos 7 Km na Av. 24 de Julho estava a viragem e aqui com apenas 3 Km pela frente comecei a acreditar que o meu record iria cair já nesse dia. 

Na viragem também pude ver que o João vinha pouco atrás de mim a incentivar-me com gritos de "ACREDITA, ACREDITA". Eu comecei realmente a acreditar. Sentia-me forte, e ao ver que não estava a quebrar e continuava constantemente a ultrapassar outros atletas deu-me ainda mais força para esticar mais um bocadinho.

A cada quilómetro que faltava para a meta conseguia fazer um ritmo mais alto e a dada altura devo ter começado a alucinar porque comecei a pensar em sub-50.

Mas não, ainda não foi nesta prova que essa "barreira" caiu. Passei aos 10 Km de relógio com um tempo de 51:11 e cortei a meta aos 10,16 Km no relógio tirando mais de 1 minuto ao meu anterior RP. 

Cortei a meta com 51:48. Como disse no início, foi uma enorme surpresa ter batido o record já nesta prova e por mais de 1 minuto!

Depois de apenas 30 Km em Outubro re-comecei a treinar de forma mais consistente em Novembro, mas sem incluir ainda muitos treinos de velocidade. Tenho treinado com uns colegas bem mais rápidos à hora de almoço, o que de certeza que ajudou, mas acho que o principal são os 2 Kg que já perdi desde que fui a uma consulta de nutrição com a Filipa Vicente.




Depois de um tempo destes o objectivo só pode ser um: Sub-50. Sei que tirar novamente mais 1 minuto e pouco ao meu tempo ainda é um bom bocado mas começo a acreditar que o consigo fazer estando a apontar para tal no GP de Natal dia 13 de Dezembro.

Antes disso, e dado que estou a escrever este texto hoje, ainda fiz os 10 Km dos Descobrimentos esta manhã. A ideia para esta prova era fazer um primeiro teste para ver como aguento os ritmos necessários para os 49:59 ou seja manter uma média abaixo dos 5min/km.

Mas o relato dessa prova virá mais tarde :)

A Minha Corrida:

1 comentários: